Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
yuri.sierakowski

nao usar TW é possivel?

Recommended Posts

Em tempo...

subs em pezoes + midbass + fullrange + tw acho que ai fica legal hein...

Essa ideia pode dar certo, porem tem que estudar bem os direcionamentos e posições para não ter cancelamentos de onda, principalmente entre o sub e o mid bass.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião esta ficando muito complicado. Se for usar os sub em pezões eu deixaria só eles e os full. Sem midbass, sem tweeter.

Compartilhar este post

Link para o post

Ta uma salada esse set, vai ficar tudo embolado os graves... Não da pra ir comprando as coisas achando que vai ficar bom, pq vai ser muito difícil acertar tudo isso.

Vc já escutou um set SQ? Ou nem que seja um SQPL? Vai ver que o caminho é outro..

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

esses subs eu comprei apenas para testar.... agora quanto ao amplificador o dat eh ruim? qual amp ab deveria entrar no lugar para tocar os midbass?

o meu principal problema aqui eh o carro... o astra tem as portas muito grandes e estou sentindo falta de um spl um pouco maior nos midbass, por isso estou fazendo essas experiencias... aqui em campinas/paranavai... todo mundo fala que nao vai tocar mais doque esta tocando as portas...

dia 6 estarei devolta em campinas(estou no parana)

essa semana estarei encontrando com o wagnerk e irei trocar uma ideia com ele... vou peedir para ele ouvir meu set... e opinar...

Compartilhar este post

Link para o post

Putz comprei dois parea dessea Ali Konz e detestei.

Enviado via orelhão

Compartilhar este post

Link para o post

estou aqui no carro brincando com o processador

cortei o midbass de 55hz at'e 3200 e os tw de 3200 pra cima(testando 2 vias... )

dei um tapinha na equalizacao... 50hz +2db 63Hz+3.5db 80Hz +2db 100Hz +1 db 125Hz+2db

nossa acho que da pra viver sem subwoofer... =) ficou top o grave..

Compartilhar este post

Link para o post

nossa acho que da pra viver sem subwoofer... =) ficou top o grave..

Ta vendo, as vezes é falta de regulagem.. sei lá.. tem q ter um "norte" na instalação.. ai vc toma o rumo que quer caminhar..

Os subzinhos agora, como fica? Mesmo que compre só pra testes.. foi por pura falta de pesquisa, audição e não pedir opinião antes da compra... Não leve a mal.. mas só o fato de vc já "brincar" com os mids, já gostou do resultado..

Acertar todo esse equipamento, vai dar trabalho!

Compartilhar este post

Link para o post

opa encontrei o wagnerk ontem... ele colocou as colunas no meu carro nossa agora eu sei o que eh ouvir voz... mais ele comprovou que nao estou ficando louco.. mesmo com o ganho no equalizador... o grave quando desce mais parece que embora.. e que falta espacao na porta... ele me disse para colocar manta nas caixas.. e tentar achar um falante que excurcione mais... vou testar os subs da gradiente... vamos ver como fica.... estou indo para londrina com ele no sabadao no encontro...

Compartilhar este post

Link para o post

afinal, qual é o mid que tu tem disponível aí?

já tentou retirar o EQ que tu adicionou e dar mais ganho na via dos mids?

Compartilhar este post

Link para o post

entao ouvi o som do carro do wagnerk um 3 vias focal....

vou tentar retirar o eq dos mids... e subir o ganho para ver se melhora.... estou cortando eles de 55hz at'e 450hz... vou deixar 63hz at'e 380 e cortar os fulls dai pra cima...

vou tentar colocar manta dentro das portas do astra...

os mids que eu tenho aqui sao hertz e teac... tocando num dat4100

Compartilhar este post

Link para o post

Voce já ouviu um mid tocando de verdade?

O que seria um mid tocando de verdade ?? :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

O que seria um mid tocando de verdade ?? :huh:

Oras... um mid tocando de verdade tem boa dinâmica, descendo até o limite sem exageros e com um medio grave bem agradavel... simples assim.

O povo tem mania de achar que mid bass tem que fazer o papel do sub, que tem que descer horrores, mas esquecem que a maioria mecanicamente e na pratica, não reponde bem abaixo dos 40hz, o papel dele é o punch, o resto é com o sub

Editado por Robson_Lira
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

o problema que o meu soh esta comecando a responder legal apenas com 65hz... e o certo eh ele descer pelo menos at'e uns 45hz... mais o problema esta sendo a minha porta.. ela nao esta ajudando quem esta dando o punch eh o sub...

Compartilhar este post

Link para o post

Oras... um mid tocando de verdade tem boa dinâmica, descendo até o limite sem exageros e com um medio grave bem agradavel... simples assim.

O povo tem mania de achar que mid bass tem que fazer o papel do sub, que tem que descer horrores, mas não esquecem que a maioria mecanicamente e na pratica, não reponde bem abaixo dos 40hz, o papel dele é o punch, o resto é com o sub

Boa [-]

o problema que o meu soh esta comecando a responder legal apenas com 65hz... e o certo eh ele descer pelo menos at'e uns 45hz... mais o problema esta sendo a minha porta.. ela nao esta ajudando quem esta dando o punch eh o sub...

Cara, descer até 45hz tem que ser algo muito bom, mas muito bom mesmo!!

E eu duvido que alguma porta de suporte para isso, talvez em alguns pezões, mas mesmo assim não acredito que vá ter resposta :P

Algumas Torres residências sofrem para chegar no 40Hz com certa força, imagine no carro, onde nem distancia "correta" se tem do falante ao ouvinte!

Abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Corroboro com os colegas... mid entrega punch, os bons, algo que fica na região dos 60~100hz principalmente

Já te digo que nenhum Teac vai te entregar o que tu busca, a FS deles é bem alta

O Hertz até desce mais, não vai substituir um sub, mas te uma pegada boa na região necessária (isso se estivermos falando do ESK pra cima)

Esses fulls ai podem ser cortados abaixo de 380Hz, o que vai te ajudar muito a não ter sensação de voz abafada se o ganho dos mids estiver muito alto, que tb é algo que pode estar atrapalhando no resultado

250hz vai de boa, a menos que esteja estrupiando eles com potência

Compartilhar este post

Link para o post

opa entao os ganhos dos modulos estao todos zerados... vou tentar cortar entao meus mids da hertz.. em 55hz... e dar um ganhozinho na regiao de 60~100hz... sera que rola cortar os fulls em 280Hz at'e 6000Hz? ou corto eles mais alto???

Compartilhar este post

Link para o post

O povo tem mania de achar que mid bass tem que fazer o papel do sub, que tem que descer horrores, mas esquecem que a maioria mecanicamente e na pratica, não reponde bem abaixo dos 40hz, o papel dele é o punch, o resto é com o sub

Onde assino?

Enviado via orelhão

Compartilhar este post

Link para o post

mais aqui mesmo no forum falam que midbass tem que descer horrores... para cortar o sub o mais baixo possivel para eu ter um sq....

posso cortar meu subwoofer alto? 60~70Hz? ou nao?

fullrange corto eles o mais baixo possivel? 250Hz? ou perto do FS no meu caso 105Hz?

tenho que deixar os fullranges subir bastante? digo 10000Hz? ou posso deixar eles at'e uns 5000~6000Hz?

pq escutar o carro parado eh uma coisa agora o carro rodando ter som do midbass em 55Hz eh quase impossivel...

Compartilhar este post

Link para o post
mais aqui mesmo no forum falam que midbass tem que descer horrores... para cortar o sub o mais baixo possivel para eu ter um sq....

posso cortar meu subwoofer alto? 60~70Hz? ou nao?

fullrange corto eles o mais baixo possivel? 250Hz? ou perto do FS no meu caso 105Hz?

tenho que deixar os fullranges subir bastante? digo 10000Hz? ou posso deixar eles at'e uns 5000~6000Hz?

pq escutar o carro parado eh uma coisa agora o carro rodando ter som do midbass em 55Hz eh quase impossivel...

90% dw quem fala sobre corte de midbass nunca nem ouviram ouacertaram um sistema.

Cara mid pede um corte coerente com o que ele pode fazer. Se um mid mecanicamente não desce a 50 hz, não adianta usar este corte.

As vezes cortando em 60 caprichando no slope fica bom. Sem ser cobertor de pobre.

Enviado via orelhão

Compartilhar este post

Link para o post

O corte de um falante pode ser feito a partir do dobro da FS dele, isso é o ideal, apesar de em suba e mids ninguém usar essa regra

No teu caso o corte dos fulls seriam a partir de 210hz, tem que ver quanto de potência vai aplicar, se o volume usado pra ele tocar é adequado para o corte, casamento com demais falantes, etc

250hz é um ponto bom, abaixo disso, só tendo bastante consciência do que se está fazendo

Meu sub está con corte em +- 70hz, dando um pouco mais de pegada no sistema,já que não estou podendo aplicar muita potência aos mids e eles tb terem a característica de eles serem mais planos

Compartilhar este post

Link para o post

nos meus fulls eu estou usando um modulo pioneer de 60wrms@4ohms porem acredito que esteja mandando no maximo uns 20wrms pois os falantes sao 8ohms

quanto aos mids estou mando +- 65Wrms eles devem receber bem 60Wrms

off topic:

modulo dat tem cooler? hj quando estava mexendo no carro escutei barulho de cooler
rodando e fui ver estava vindo de dentro do modulo da dat! amanha vou abrir e tentar tirar fotos...

Editado por yuri.sierakowski

Compartilhar este post

Link para o post
nos meus fulls eu estou usando um modulo pioneer de 60wrms@4ohms porem acredito que esteja mandando no maximo uns 20wrms pois os falantes sao 8ohms

quanto aos mids estou mando +- 65Wrms eles devem receber bem 60Wrms

off topic:

modulo dat tem cooler? hj quando estava mexendo no carro escutei barulho de cooler
rodando e fui ver estava vindo de dentro do modulo da dat! amanha vou abrir e tentar tirar fotos...

sim, a maioria dos dat possui um cooler interno e gera um ruido infernal no audio.

Enviado via AutoForum Mobile App

Editado por Robson_Lira

Compartilhar este post

Link para o post

Yuri seguinte. Num set como o seu praticamente ninguém tem experiência com esses falantes pra te dizer quais são os cortes adequados.

Normalmente o pessoal fala que o midbass deve ser cortado mais baixo num SQ pra deixar o sub trabalhando apenas nos sub graves. Porque isso? Porque o sub não necessariamente tem a mesma articulação de um midbass, a mesma velocidade, a mesma naturalidade, e normalmente não está trabalhando em stereo. Além disso normalmente as pessoas usam um amp pior para o sub que para o stereo, cabos de menor qualidade etc. Tudo isso fica disfarçado quando vc corta o sub por volta de 40Hz. Abaixo dessa frequência vc mais sente o som do que ouve. Isso também ajuda pq dificulta a localização da origem do som, ou seja, do sub vindo de trás.

Mas isso não quer dizer que isso seja uma regra para o seu sub e o seu midbass. E como saber? Perguntando? Não, monta o sistema com seus alto falantes, seus amplificadores, no seu carro e testa. Começa lá em 80Hz e vai baixando, mudando o slope, até acertar.

E se vc achou que 80 ficou melhor que 63 pra vc, cara deixa em 80, afinal é vc quem tem que gostar do som do seu carro.

Com relação ao corte dos full. Realmente o ideal é partir de 250 pra cima. Abaixo vc está arriscando a vida do seu full. Mas também é uma questão de testar. Nem tanto o ponto de corte, mas mais o slope nesse caso. Com o tweeter tem alguns pontos que vc precisa ver. Se o seu tweeter não é agradável ainda tem saída. Principalmente com os fulls vc pode cortar ele bem alto. Acredito que seu full possa ser cortado tranquilamente em 10Khz ou até mais. E depois disso a intelegibilidade do som também já não é aquelas coisas o twt fica mais com uma função de dar ar no sistema. Quando alguém fala em tweeter bom ou ruim, pode ter certeza que é em função da resposta desse tweeter mais próximo do ponto de cross dele, do que da extensão nas altas.

Com relação aos amps. Meu irmão já teve um pioneer desses. Achei um amp bem justo. O Dat tambem não é um amp ruim. Cooler por cooler já tive mcintosh com 4 ventoinhas, e ouvia barulho delas sim. Uma opção é simplesmente trocar ela por uma de baixo ruído, não é caro.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...