Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Neerull

Dúvida, som no PC

Recommended Posts

Olá.

 

Tenho várias dúvidas quanto ao meu som e gostaria de esclarece-las.

 

1- Meu subwoofer automotivo está ligado ao meu hometheater 5.1 pela saída alta (peguei o cabo do subwoofer e liguei no módulo). Como as entradas RCA do módulo estão sobrando eu gostaria de saber se posso ligar algo nelas pra dar mais alimentação em conjunto com a saída alta.

O módulo é um TL-900 e o subwoofer é o BomberOne 200RMS.

 

2- A posição do duto (encima ou embaixo) dá diferença na qualidade e na força dos graves? Se a resposta for sim eu posso simplesmente deixar a caixa de cabeça pra baixo pra resolver o problema?

 

3- Sempre que eu ligo meu módulo direto no RCA ele "engasga" e desliga. Bitola dos fios está sobrando, tem alimentação sobrando até para os picos de grave, ele faz isso mesmo baixo e na entrada alta ele funciona normalmente. Troquei o módulo e ambos apresentam a mesma coisa o que me leva a crer que o problema não é o módulo. Gostaria de saber o que está havendo. OBS: RCA saindo direto da placa de som do PC.

 

4 - Minha caixa é de 50 litros, meu duto é de 3 polegadas alongado em 25cm (pedi pro cara fazer 35 ¬¬') Se eu alongar o duto ele vai dar grave mais forte em baixas frequências como 26hz por exemplo?

 

5- Quanto tempo em média o subwoofer demora pra amaciar completamente? E como eu vou saber quando ele já estiver completamente macio?

 

6- Se eu ligar 2 subwoofer diferentes em um módulo mono de 300WRMS (100W + 200W por exemplo) o módulo vai enviar somente o que eles precisam pra tocar ou eles vão dividir a potencia igualmente (150W pra cada)?

 

7- Minha placa de som é 5.1 mas é bem antiga, se eu trocar de placa de som eu vou ter um resultado gritante?

 

Ficarei muito feliz se todas minhas dúvidas fossem esclarecidas. Obrigado pela atenção :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1- ... não ficou claro ....

2- a posição do duto não faz diferença alguma para o Sub (eu disse para o funcionamento do Sub) ... mas como estamos falando de algo que será usado em residencia tudo pode acontecer e tudo influencia ... tamanho do ambiente, se está no canto, se está virado para a parede, se está debaixo da cama ... realmente tudo influencia então o negocio é testar onde realmente a "baixa" rende mais ...

3- Não era para acontecer nada porem o ampli desliga imediatamente ? toca um pouco ? ou desliga apenas quando vc sobe o ganho no ampli ?

4-Sinto desaponta-lo mas com essa caixa vc não vai tocar nem 35hz ... para isso vc ia precisar de uma caixa bem maior, da maneira que está agora a sintonia de sua caixa deve estar por volta de 45 ~ 55 isso ainda prolongando o duto ... e provavelmente esse duto de 3" deve estar soprando bastante.

5-varia de sub para sub e que tipo de musica se escuta ... se o cidadão escuta um belo lowbass isso pode levar uns 3 ~ 5 meses até estar completamente amaciado, mas isso realmente é muito particular de sub para sub. Macio é macio ... se vc colocar a mão no cone e ele "descer" e "subir" facinho sem nenhum esforço ele está amaciado.

6- vc pode usar 2 sub em modulo mono sem problema, mas eles devem ser identicos ... no seu caso as caracteristicas são diferentes e obviamente irão "tocar" diferente mesmo recebendo a mesma potencia.

7- dificil dizer ...

 

Quanto a pergunta numero 3 o amp toca um tempo bem mais baixo do que na saida alta e depois o sub "engasga" e o amp desliga e volta a ligar, só que eu desligo tudo por medo de danificar algo.

 

Quanto a pergunta numero 1 é que eu quero alimentar meu amplificador usando a saida alta e o RCA ao mesmo tempo, teria como?

 

Quanto a pergunta numero 4, quantos litros eu precisaria pra conseguir uma frequência mais baixa? eu amo subgraves e realmente essa caixa está tocando mais com frequências altas.

 

Obrigado pela atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

4- O ideal seria usar os Parametros T&S desse sub e fazer uma simulação para saber o volume e duto ideal para a frequencia desejada.

1- A impedancia de entrada alta e entrada RCA são diferentes 18kohm rca e 1,8kohm alta ... Acredito que vc não possa fazer isso por conta das diferenças entre elas.

 

Como está o ganho no amplificador ?

 

Qual é a tensão de saida dos RCA´s que vem da placa de som do PC ?

 

Pode ser que a tensão de saida seja muito alta para a entrada RCA do moldulo por isso ele "engasga" e ele é aceito sem problemas. (achismo ok)

 

a tensão maxima rca com 100% de ganho é = 250mv

a tensão maxima alta com 100% de ganho é = 1,5v

 

Isso me leva a pensar que a saida rca da placa de som está com tensão superior a aceita pelo modulo te levando a usar a entrada amplificada.

 

Meça a tensão de saida nos RCA da Placa de som

 

O ganho no amplificador fica no máximo a 50% pois se eu passar disso o subwoofer excursiona mais do que pode e eu escuto a bobina bater. Acredito que a causa disso seja uma caixa má projetada, mas eu segui tudo como o manual mandou (50 litros, duto de 3 pol, 30cm de duto). Devo fazer um caixa maior pra ele excursionar menos e aceitar mais potência?

 

Já a tensão dos RCA's que vem da placa de som do PC eu não faço a mínima ideia de qual seja. Como eu posso descobrir?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://www.bomber.com.br/App_Uploads/manuais_downloads/10_documents_manuais_downloads.pdf

 

Tá ai o manual dele, retirei o duto que o cara fez pra mim, agora ele ta soprando feito louco. Pretendo fazer outro hoje mesmo de PVC, será que regulando no ouvido eu consigo um subgrave gostoso sem ter que fazer outra caixa?

 

O limite do excursionamento do sub vai aumentar a medida que ele amacia? Quando eu aumento o volume pra mais de 50% no módulo ele excursiona mais do que deveria e eu escuto um barulho feio que creio ser a bobina. Quando ele amaciar ele vai parar de fazer isso ou o problema pode ser a caixa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

So pra esclarecer: O teu sub embola quando liga nas RCA pois elas devem ser FULL. ou seja toda a faixa de frequencia vai pro sub, dai dependendo do sub começa a embolar la pelos 200HZ, 250HZ. 300HZ. e como vc esta usando a saida alta do home 5.1, a saida sub ja vem com o corte mais correto pro sub.

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

LPF cortado em 80hz pelo módulo, fora que o home tem filtro também...

 

To pensando em comprar um cara preta pra ligar nesse TL-900 mas como vou fazer essa ligação se o cara preta tem ligação RCA nele? uma ponta é RCA e a outra é fio normal?

 

Se eu ligar o cara preta num duto de 3 polegadas vai ficar soprando? (qualquer coisa eu posso estender o duto com PVC)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa o cara faz sete perguntas de uma vez, não falou dos cortes, de nada. dai eu sou agredido por tentar dar uma ideia do motivo do sub embolar,,, mas ta tri.

 

MINHAS SINCERAS DESCULPAS AO DONO DO TÓPICO.

 

Ao amigo do tópico pesquise sobre como regular o ganho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

KKKKKKK calma ai Venacio, isso acostuma com o tempo..o pessoal não gosta de aprender, apenas montam o som e somem! FATO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nem vou ler tudo...

 

 

tenho um ONE numa caixa de 43 litros, duto de 3" por 17cm e toca legal bagarai.

 

Usava ele num set "residencial" na sd250 com um corte "banda passante" e ele tocava na faixa de 35 à 90hz. Outro amplificador gradiente tocava 2 coaxiais de 5" de 90hz em diante.

O ONE fedia mas nao batia bobina! Usei em vários fins de semana e o grave era bem gostoso mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nem vou ler tudo...

 

 

tenho um ONE numa caixa de 43 litros, duto de 3" por 17cm e toca legal bagarai.

 

Usava ele num set "residencial" na sd250 com um corte "banda passante" e ele tocava na faixa de 35 à 90hz. Outro amplificador gradiente tocava 2 coaxiais de 5" de 90hz em diante.

O ONE fedia mas nao batia bobina! Usei em vários fins de semana e o grave era bem gostoso mesmo.

 

mas você usava como o ganho do módulo? e na residencia o sd250 estava ligado onde?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
nem vou ler tudo...

 

 

tenho um ONE numa caixa de 43 litros, duto de 3" por 17cm e toca legal bagarai.

 

Usava ele num set "residencial" na sd250 com um corte "banda passante" e ele tocava na faixa de 35 à 90hz. Outro amplificador gradiente tocava 2 coaxiais de 5" de 90hz em diante.

O ONE fedia mas nao batia bobina! Usei em vários fins de semana e o grave era bem gostoso mesmo.

Vitor, nessa caixa seu one não vai bater bobina nunca kkkk

 

Agora experimenta uma caixa de 55L ou maior pra ver, acredito que em músicas com graves de baixa saturação, vai bater bobina beem antes de feder hahaha

 

Digamos que bater bobina é muito mais "saudável" do que deixar feder verniz... Mas ambos os tipos tem riscos.

 

Enviado de meu GT-S5301B usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas você usava como o ganho do módulo? e na residencia o sd250 estava ligado onde?

 

O ganho estava em uns 40%, um notebook ficava responsável pela reprodução e pelos cortes e uma fonte de 13,7v 29A tocava a sd250.

 

Vitor, nessa caixa seu one não vai bater bobina nunca kkkk

 

Agora experimenta uma caixa de 55L ou maior pra ver, acredito que em músicas com graves de baixa saturação, vai bater bobina beem antes de feder hahaha

 

Digamos que bater bobina é muito mais "saudável" do que deixar feder verniz... Mas ambos os tipos tem riscos.

 

Enviado de meu GT-S5301B usando Tapatalk

 

ah, mas pra tocar aberto essa caixa ficou jóia.. E olha q ela tava em cima de um armário e no meio de um cômodo kkkk

Se colocasse no chão e num canto, ia melhorar uns 50%

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei um Pioneer 309 bobina dupla, amanhã pego com o cara. Vou colocar ele no canto do meu quarto, mas nem sei como está a caixa. Qualquer coisa eu coloco ele na caixa do One mesmo 50L, só estou com medo de soprar por causa do duto de 3 polegadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é simples de resolver, manda um marceneiro aumentar o furo para você de 3" para 4" (ele cobraria no máximo 10 reais por esse serviço) compra um aeroduto de 4" (custa em média 5 reais) e um cano cano pvc de 4" (o metro em torno de 10 a 15 reais).

 

Sent from my GT-S5301B using AutoSom Som Automotivo mobile app

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei um Pioneer 309 bobina dupla, amanhã pego com o cara. Vou colocar ele no canto do meu quarto, mas nem sei como está a caixa. Qualquer coisa eu coloco ele na caixa do One mesmo 50L, só estou com medo de soprar por causa do duto de 3 polegadas.

 

Só digo 1 coisa, a acustica de uma casa (ou quarto,cozinha,sala etc..) é mt diferente d um carro, vc tem q acertar o ponto certo pra obter 100% do grave da sua caixa, eu tenho 4 pioneer 310 em casa,e determinados pontos q eu coloco minha caixa o grave mooooooorre geral, e em outras almenta o subgrave, outras almenta o gravao, outros pancada... é só vc achar o melhor posicionamento q fica show.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou pegar o cara preta depois comento o resultado aqui :D

 

Eu acredito que minha caixa já está na melhor posição do quarto. O lugar da casa onde o subgrave fica mais gostoso é no banheiro LOL!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...