Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
fabricioSQ

Equipamentos comprados! Expectativa à mil! Primeiro SQ

Recommended Posts

O set:

 

Alpine 9855 (com interface para ipod)

DAT 800/4

Mids NAR 650-cw-2

Tweeters Vifa BC25SC55-04

RCA knukonceptz krystal 4 canais/6m

Cabeamento de falantes knukoncetpz karma ss 12awg/20m

Cabeamento de energia e aterramento shok

Porta-fusível e terminais knukonceptz

 

Sem sub até janeiro, porque penso em comprar um questo de 10"

 

A instalação:

 

O carro é um Palio g3 economy e tem aquelas "bolsas" porta-trecos nas portas que penso em tirá-las e fazer doorpods. Nesta empreitada, preciso de ajuda:

1- com quantos litros deixo os doorpods para os mids da serie 2 da Nar (6,5")?

2- já que esses mids serão instalados em doorpods, posso cortar abaixo de 63hz?

 

Os tweeters serão instalados on axis nas saidinhas de ar em cima do painel, suporte em fibra..

Outra dúvida: tem problema eu usar cabos de 12awg knukonceptz para os tweeters tb? Tenho tb uma boa quantidade de technoise CCA 2x2,5mm, seria melhor usá-los para os tweeters?

 

Só pra que saibam, farei bi-ampli e os cortes serão ativos.

Como alimentação, tenho uma bateria Moura de 75A...

 

Ajudem ai, por favor! Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente Player pra um primeiro SQ.

 

Já tive e é muito bom!!!

 

Esses Tw são metálicos??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente Player pra um primeiro SQ.

 

Já tive e é muito bom!!!

 

Esses Tw são metálicos??

 

O único porém é que comprei essa HU semi-nova e veio sem controle... Mas o estado de conservação é sem palavras, tá muito novo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O set:

 

Alpine 9855 (com interface para ipod) ok

DAT 800/4 ok

Mids NAR 650-cw-2 ok

Tweeters Vifa BC25SC55-04 ok

RCA knukonceptz krystal 4 canais/6m ok

Cabeamento de falantes knukoncetpz karma ss 12awg/20m ok

Cabeamento de energia e aterramento shok ok

Porta-fusível e terminais knukonceptz ok

 

Sem sub até janeiro, porque penso em comprar um questo de 10" :(

 

A instalação:

 

O carro é um Palio g3 economy e tem aquelas "bolsas" porta-trecos nas portas que penso em tirá-las e fazer doorpods. Nesta empreitada, preciso de ajuda:

1- com quantos litros deixo os doorpods para os mids da serie 2 da Nar (6,5")? Não sei como toca esses mids em doorpods , mas porque não trata as portas somente?

2- já que esses mids serão instalados em doorpods, posso cortar abaixo de 63hz?

 

Os tweeters serão instalados on axis nas saidinhas de ar em cima do painel, suporte em fibra..

Outra dúvida: tem problema eu usar cabos de 12awg knukonceptz para os tweeters tb? Tenho tb uma boa quantidade de technoise CCA 2x2,5mm, seria melhor usá-los para os tweeters? Não tem problema

 

Só pra que saibam, farei bi-ampli e os cortes serão ativos.

Como alimentação, tenho uma bateria Moura de 75A... Dá sim

 

Ajudem ai, por favor! Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Achei meio ruim trabalhar com as portas do Palio. E outra, penso em deixar os doorpods bem bonitões e como se fossem originais do carro, com revestimento idêntico e tal... Vou postar foto de tudo... Aguardem! De imediato, gostaria de definir logo o volume desses doorpods, pois amanhã começo a fazer, tava só esperando os Correios entregarem os mids Nar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, entrei em contato com a NAR e nem eles quiseram me informar o volume para os doorpods.. Fiquei puto da vida!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Projeto legal, boa sorte.

 

Opa! Valeu!

 

Vamos ver como é que fica... Nem instalei e já tenho em mente alguns ups pro ano que vem: um sub, é claro! Penso num Questo de 10". Não sei como se comportarão os mids NAR Serie 2, dependendo como for, saem pra entrada de outros (Helix (Precision)/Hertz (HSK)/MBQuart (algum oldschool da linha Premium pra cima)/fosgate audiophile/German Maestro) se tivesse mais grana sobrando, faria uma experiência com uns HAT Legatia, penso que nesses acertaria na hora, maaaaass são muito caros...

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Projeto que bem executado (instalado e acertado) tem tudo pra ficar bem bacana! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, entrei em contato com a NAR e nem eles quiseram me informar o volume para os doorpods.. Fiquei puto da vida!

 

Quando comprei meu kit tive dúvidas relativo a positivo/negativo dos tweeters (não vem marcado) e eles responderam.

Também fiz contato pra saber a recomendação deles sobre tratamento das portas e responderam.

 

Porém ANTES da compra tive uma dúvida à respeito dos cortes do cross que não consegui encontrar no site, fiz contato e não responderam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, parecem boas escolhas, inclusive acredito que a combinação dos kits com o futuro sub questo ficará muito boa. Muitas vezes, um bom som acertado responde melhor e de forma mais linear do que alguns itens excelentes isolados. No seu lugar, eu aguardaria para ver a resposta do seu projeto, talvez trocando o cabeamento, fazendo uma boa estrutura para as portas, para ver o máximo resultado que ele pode dar, pq, para ups futuros, é preciso conhecer bem o som que vc já tem! Falo isso especificamente por causa da sua escolha futura do kit hertz, cujas características são bem diferentes do NAR, com tweeter metálico e mid muuuuuuito parrudo.

Estou acompanhando!

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Quando comprei meu kit tive dúvidas relativo a positivo/negativo dos tweeters (não vem marcado) e eles responderam.

Também fiz contato pra saber a recomendação deles sobre tratamento das portas e responderam.

 

Porém ANTES da compra tive uma dúvida à respeito dos cortes do cross que não consegui encontrar no site, fiz contato e não responderam.

 

Olha isso:

 

Em 03/12/2013, às 14:49, Contato <contato@naraudio.com.br> escreveu:

 

Fabricio, certinho ???

 

Bom, infelizmente não temos as liragens recomendadas para fazer os Pézinhos.

 

 

 

 

 

Em 02.12.2013 13:22, NAR Audio escreveu:

 

[Nome:*] Fabrício Sestari

[E-mail:*] fabriciosestari@icloud.com

[Assunto:*] Volume de caixa acústica

[Produto:*] Nar Audio

[Mensagem:*] Prezados, boa tarde!

 

Adquiri um par de Midbass modelo 650-cw-2 e farei a instalação em "doorpods" que são caixas acústica moldadas na porta do carro. Para esses mids da Série 2 de 6,5", qual volume os Srs. me indicam para confeccionar as caixas?

 

Atenciosamente,

 

Fabrício Sestari

 

Phóóda!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, parecem boas escolhas, inclusive acredito que a combinação dos kits com o futuro sub questo ficará muito boa. Muitas vezes, um bom som acertado responde melhor e de forma mais linear do que alguns itens excelentes isolados. No seu lugar, eu aguardaria para ver a resposta do seu projeto, talvez trocando o cabeamento, fazendo uma boa estrutura para as portas, para ver o máximo resultado que ele pode dar, pq, para ups futuros, é preciso conhecer bem o som que vc já tem! Falo isso especificamente por causa da sua escolha futura do kit hertz, cujas características são bem diferentes do NAR, com tweeter metálico e mid muuuuuuito parrudo.

Estou acompanhando!

 

:legal:

 

Opa, amigo... Vou ficar um tempo com os equipamentos que comprei sim, conhecê-los bem e ver até onde chegam (falando em qualidade), só em janeiro que entrará um sub para completar o set, ai vem outra dúvida: ligo os tweeters direto na HU e uso a brigde do DAT para o sub ou compro outro ampli? Quanto ao kit, quando falei das marcas pra UP, quis dizer apenas os mids, pq tweeter, resolvi usar sempre de linha residencial... Então, p. ex., usaria apenas os mids do kit Hertz HSK...

 

Valeu por acompanhar e ajudar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To pensando seriamente e parti pra um sq de entrada, chama menos atencao que meu atual set q e voltado para spl

 

Enviado de meu S150 usando o Tapatalk 2

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Opa, amigo... Vou ficar um tempo com os equipamentos que comprei sim, conhecê-los bem e ver até onde chegam (falando em qualidade), só em janeiro que entrará um sub para completar o set, ai vem outra dúvida: ligo os tweeters direto na HU e uso a brigde do DAT para o sub ou compro outro ampli? Quanto ao kit, quando falei das marcas pra UP, quis dizer apenas os mids, pq tweeter, resolvi usar sempre de linha residencial... Então, p. ex., usaria apenas os mids do kit Hertz HSK...

 

Valeu por acompanhar e ajudar!

 

Em primeiro lugar, que legal essa ausência de informações pela SAC da NAR, hein?

 

Bom, eu acho que a melhor solução seria usar dois canais de 100w para os kits, separando cada um com os crossovers dos mesmos e os dois canais traseiros em bridge para o sub! Tudo ficará com potência acima dos falantes, mas isso é bom, pois o amplificador trabalha mais frio, vc não precisa aumentar demais o volume, minimizando as distorções e obtendo um som de melhor aualidade com distribuição de potência equivalente entre os equips...

 

Sem querer jogar água fria, vc precisa escutar o mid da hertz primeiro, pois ele funciona muito bem em baixas frequências e pode não casar com o crossover, a menos que vc o use amplificado e o tweeter direto na HU,sem cortes...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque não faz então o pod pegando toda a parte interna da porta? Teria um misto de doorpod e porta tratada.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Projeto que bem executado (instalado e acertado) tem tudo pra ficar bem bacana! :legal:

Bom, vou caprichar na instalação! Vamos ver como vai tocar esse "trem"! Hahaha

É culpa de vcs que comprei tudo essas coisas hahaha

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Em primeiro lugar, que legal essa ausência de informações pela SAC da NAR, hein?

 

"Não esperava isso da NAR, não!

 

Bom, eu acho que a melhor solução seria usar dois canais de 100w para os kits, separando cada um com os crossovers dos mesmos e os dois canais traseiros em bridge para o sub! Tudo ficará com potência acima dos falantes, mas isso é bom, pois o amplificador trabalha mais frio, vc não precisa aumentar demais o volume, minimizando as distorções e obtendo um som de melhor aualidade com distribuição de potência equivalente entre os equips...

 

Então, não penso em usar cross passivo, não. Quis o 9855 exatamente pq faz 3way...

 

Sem querer jogar água fria, vc precisa escutar o mid da hertz primeiro, pois ele funciona muito bem em baixas frequências e pode não casar com o crossover, a menos que vc o use amplificado e o tweeter direto na HU,sem cortes...

 

Não é certeza que colocarei os Hertz, só cogitei sendo uma das opções para um futuro UP. Agora, se os mids NAR, mesmo sendo da Serie 2 me agradarem, manterei eles...

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque não faz então o pod pegando toda a parte interna da porta? Teria um misto de doorpod e porta tratada.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

 

Que trabalhera deve ser hein, mas vamos ver, é uma hipótese... O ruim é que gastaria com manta e mais o material dos pods...

Esperar mais um pouco pra ver se alguém fala um bom volume pra esses mids trabalharem.

Valeu! Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida, agora quanto aos tw: eles tem FS em 1320hz, seria legal fazer o HPF perto disso, pra subir bem o palco? Ou nem é bom eu ficar perguntando e TESTAR os cortes que mais me agradam?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida, agora quanto aos tw: eles tem FS em 1320hz, seria legal fazer o HPF perto disso, pra subir bem o palco? Ou nem é bom eu ficar perguntando e TESTAR os cortes que mais me agradam?

 

Não.. Tweeter tem a cordoalha muito fina, acho arriscado forçar muito... Sugiro que efetue o corte em 2,5khz /12db ou 2khz 3ª ordem... O palco já fica bacana com essa configuração!

 

Meu tweeter tem FS de 780hz, e eu corto em 2khz / 12db ou 1,6khz 18db.

 

O ideal sim é você ficar testando os cortes, tem um ponto onde vai se encaixar perfeitamente, depende do set, dos falantes, de vários fatores, mas evite descer mais que 2khz para esse tweeter vifa... Eu tenho um VIFA XT25 em casa parado e acho bacana ele cortando em 2,5khz 12db...

Editado por felipego

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Não.. Tweeter tem a cordoalha muito fina, acho arriscado forçar muito... Sugiro que efetue o corte em 2,5khz /12db ou 2khz 3ª ordem... O palco já fica bacana com essa configuração!

 

Meu tweeter tem FS de 780hz, e eu corto em 2khz / 12db ou 1,6khz 18db.

 

O ideal sim é você ficar testando os cortes, tem um ponto onde vai se encaixar perfeitamente, depende do set, dos falantes, de vários fatores, mas evite descer mais que 2khz para esse tweeter vifa... Eu tenho um VIFA XT25 em casa parado e acho bacana ele cortando em 2,5khz 12db...

 

Opa, valeu as dicas! Bem esclarecedoras e proveitosas... Bom, pra eu entender melhor sobre cortes: nos mids, farei HPF em 63hz(ou menos) e LPF em 2/2,5khz em que slope 6,12,18 ou 24? Existe uma regra, considerando inversão de fases, entre outras coisas?

 

Abs e se eu estiver perguntando muito, manda eu pesquisar nos tópicos! Hahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu as dicas! Bem esclarecedoras e proveitosas... Bom, pra eu entender melhor sobre cortes: nos mids, farei HPF em 63hz(ou menos) e LPF em 2/2,5khz em que slope 6,12,18 ou 24? Existe uma regra, considerando inversão de fases, entre outras coisas?

 

Abs e se eu estiver perguntando muito, manda eu pesquisar nos tópicos! Hahahaha

 

Em crossovers passivos, com componentes eletronicos, ocorre a inversão de fase nos cortes de 2ª e 4ª ordem.

 

No entanto, via de regra o mesmo não se dá no corte ativo, mas pode acontecer de alguma HU inverter o sinal em cortes de 2ª e 4ª ordem para imitar o cross passivo, já vi relatos de algumas HU que fazem isso, mas acredito não ser o caso da HU Alpine 9855....

 

Recomendo cortar o mid no LP igual ao tweeter, a menos que esteja faltando frequencia em alguma região ( apenas dá para saber isso passando um RTA ou com um ouvido muito calibrado. ) Mas via de regra, faça o corte idêntico nos 2, se o mid para de tocar em 2khz 3ª ordem, o tweeter deve assumir dai com 3ª ordem tambem 18db...

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...