Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
leocatafesta

[Ajuda] - Dicas/Sugestões para som corsa hatch

Recommended Posts

Olá pessoal!

 

Sou novo no autoforum e este é o meu primeiro post! Encontrei o autoforum quando estava "montando" meu primeiro kit para meu carro no site InfinitySom e pesquisei algo mais sobre o módulo B.Buster 3600GL e encontrei este excelente artigo http://autoforum.com...adores-bbuster/. Também novo no assunto de som automotivo, mas considero que tenho um bom conhecimento técnico poiis estou cursando engenharia elétrica.

 

Gostaria de pedir algumas dicas e sugestões para o som do meu carro (no momento não tenho som instalado): Corsa Wind 4 portas Hatch ano 2000, não tenho limitações de espaço. A ideia é ter um som bom para ouvir no carro (com o porta-malas fechado) mas que eu consiga abrir o porta-malas pra tocar em um churrasco ou happy-hour, por exemplo. O orçamento deve ficar na faixa dos 1.200,00, podendo passar um pouco.

 

O módulo B.Buster 3600GL do tópico que citei me agradou bastante pelo resultado e pelo baixo custo, então tomei ele como referencia para montar um som.

Com isso fiz a seguinte configuração, conforme as saídas possíveis do módulo:

 

Player: Pioneer DEH-X3580UI Mixtrax - USB e Aux R$ 349,90

http://www.infinitys...rax---USB-e-Aux

 

Módulo: B.Buster 3600GL R$ 399,60

http://www.infinitys...- -FRETE-GRÁTIS

 

2 Vias: Bravox CS 50 B 5 Polegadas - 130 Watts RMS - Impedância de 4 ohms (5" pois fui informado que o de 6" não cabe na porta do corsa) R$ 139,90

http://www.infinitys...--130-Watts-RMS

 

SubWoofer: PIONEER TS-W310 D/4 LINHA 2013 (4 ohms bobina simples)

Driver TSR 120 RMS 8 ohm (conforme link da caixa abaixo)

Twitter TSR 120 RMS 8 ohm (conforme link da caixa abaixo)

 

OBS: O subwoofer, twitter e corneta pensei em utilizar desta caixa trio: R$ 431,10

http://www.infinitys... --FRETE-GRÁTIS

 

Orçamento total:
R$ 1320,50

Equipamentos + Instalação + Cabos, considero
R$ 1600,00

 

 

Com este conjunto não consegui achar uma forma de conectar tudo e ter a impedância casada, mas tive a ideia de fazer um conector que eu selecionasse a conexão do 2 vias (som para dentro) ou do twitter+corneta (quando quisesse tocar fora).A configuração do módulo pensei desta forma:

 

Configuração para dentro:
  • 2 canais de 600w rms em 4 ohms/bridged (2 canais: 1 par de canais em bridge para sub-w, o sub-w é de 400 W RMS e o módulo suporta 600W)

  • 4 canais de 150w rms em 4 ohms/stéreo (2 canais: 1 canal em 4 ohm para cada 2 vias (4 ohm) , os 2 vias são de 65W e o módulo suporta 150W)

Configuração para fora:
  • 2 canais de 600w rms em 4 ohms/bridged (2 canais: 1 par de canais em bridge para sub-w, o sub-w é de 400 W RMS e o módulo suporta 600W)


  •  

  • 2 canais de 600w rms em 4 ohms/bridged (2 canais: 1 par de canais (4 ohm) em bridge para o twitter (8 ohm) + corneta (8 ohm) em paralelo (4 ohm). twitter + corneta 240W e a saída suporta 600W.)

O resultado passou um pouco do orçamento, mas aparentemente será um bom som. Só não gostei do fato que não consegui casar as impedâncias e não vou conseguir ligar tudo junto ao mesmo tempo.

Acredito que deve existir alguma outra solução, este módulo me parece estar "sobrando" para o som que eu estou propondo. Possivelmente exista uma melhor opção que atenda minha necessidade e que fique mais em conta, não sou muito adepto à corneta e ao twitter então não faz mal se tirar ela do projeto.

Lembrando que essa sugestão foi baseada neste módulo, mas se tiver que trocar os componentes ou se tiver sugestão de outro player está ok!

 

Edit: Existe a possibilidade de largar mão do tweeter+corneta e usar apenas o 2 vias e o sub em uma caixa dutada (vi uma no site da infinity com apenas um pioneer de 12")

Edit: Também preciso saber qual bateria vou precisar pra alimentar esse som, atualmente o carro está com a original (45Ah) mas já sei que vou trocar ela.

 

Bom, acho que era isso, coloquei o máximo de informações que pude, me desculpem se o tópico acabou ficando muito extenso.

Muito obrigado se puderem contribuir!

Abraços

Editado por leocatafesta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, ontem a noite conversei com um amigo que me convenceu a abandonar o tweeter+corneta e apenas ficar com o 2 vias, e ter um som bom pra dentro do carro. Pra tocar bem para fora na caixa trio eu deveria usar um woofer, e não um sub. Além do que vou conseguir economizar um pouco.

Dessa forma a configuração ficou da seguinte forma:

Amp B.Buster 3600GL

Sub Pioneer 310 S4 ligado em bridge

2 Vias Bravox CS 50 B 5" 130W nos outros canais 4 ohm stereo.

 

Minha pergunta é a seguinte, esse 2 vias vai suportar o módulo se o ganho estiver bem ajustado?

 

Estou usando a calculadora pra dimensionar a minha caixa, a principio ela indica que a caixa ideal seria selada. Já o manual do sub indica uma caixa dutada com dimensões 461mm de largura, 373mm de altura e 338mm de profundidade, com duto de 140mm e 3" de diâmetro.

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim o kit aguenta mas muito cuidado no ganho, quanto a caixa tem inumeros tópicos falando disse aqui, mas a receita do bolo é (para pioneer 308/309/310)para subgraves fortes e presentes 60L, para tocar mais pra fora 45L

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dione2005, obrigado pela resposta.

A questão da utilização do pioneer 310 com esse bb 3600gl eu encontrei em vários tópicos que utilizam e é realmente uma receita de bolo.

O que me deixou na dúvida era realmente o kit 2 vias, pois nos topicos geralmente eram ligados 2 310 ou então 1 310 e drivers de tweeters+cornetas na outra saída, ficando com uma potencia considerável.

O que eu queria confirmar era que, se eu ajustar os ganhos do amplificador eu não teria problemas com o 2 vias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara se voce esta achando que vai gastar só R$300 com instalação e cabeamento é bom refazer seu orçamento ou ficar de olho no instalador...

Voce pelo que entendi vai usar 3 cabos RCA que no mercado nacional (de media qualidade) irá pagar algo em torno dos R$30 cada (de 5m).

Fiação positiva entre no tópico para verificar a bitola que irá utilizar, mais um bom cabo (pois para energia e terra não se usa cabo xingiling) não vai te sair por menos de R$10 o metro. Considerando 5m de positivo e apenas 1 de negativo ja foi outros R$60.

Fiação na bitola correta para os falantes e para o Sub vai te consumir outros R$50 facilmente.

Porta fusivel ou chave distribuidora e alguns outros detalhes ja foi R$50

Acredito que a média que ira gastar com esse tipo de instalação não ficará por menos de R$100 (dependendo do lugar R$150, R$200)

Resumindo só com essa brincadeira foi minimamente R$350 sem considerar um monte de outros fatores....

 

O player Pioneer é bastante confiavel, eu particularmente não gosto de módulos da Buster (alias não curto nacionais), kit 2 vias proximo desse valor não sei se iria de Bravox mais ai é questão talvez de custo ou gosto particular seu, ja o Sub dizem que essa linha 2013 da pioneer esta vendendo bem e é bastante confiavel portanto se esta no orçamento vai nele mesmo.... Driver`s e Tweeter eu não dou opnião pois não curto e nunca montei trio...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

clatyler

Obrigado pelo alerta sobre a instalação.

Como comentei no segundo post vou só de sub e 2 vias. Driver e tweeter não vou mais utilizar, coloquei eles pois me baseei em um orçamento que fiz em uma instaladora de som, mas depois que li vários tópicos e vi que não era o "trio" que eu queria.

Os equipamentos que listei ficaram R$ 1100,00. A instalação fui ontem em outra instaladora pra fazer o orçamento. Me passaram o preço de 430 reais para fiação e instalar tudo. Hoje após o trabalho vou passar em outra pra ver se está dentro do esperado.

Sobre o duas vias dei uma pesquisada, mas esse bravox foi o que mais pareceu ser um bom c/b. Não posso "torrar" muito dinheiro agora, por isso peguei um mais em conta pra futuramente pegar um de maior qualidade. Mas se vc tiver algum outro modelo (até R$ 200,00) pra me indicar, eu posso rever e trocar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc vai usar 2 pares de rca (recomendo shok industries ótimo CxB) vai dar uns 80/90 reais, para o positivo e negativo eu recomendo residencial, vai gastar uns 6-8 reais no metro em depósitos grandes, uns 7 metros é suficiente, para os falantes uns 2 mm para o 2 vias e 4mm para o sub, esses prefiro não opinar pq não sou bem entendido, ne meu sistema uso o flamenguinho mesmo, mas ja vi muitos testes que provam que ele é bem ruimzinho, mas como só escuto mp3 no carro eu acho esses suficientes!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei la, é meio complicado esse negócio de pegar fiação residencial e usar para som automotivo... Uma coisa é projetada para algo e outra é mais espefícico... É o caso de foração acustica... O povo tem feito daqueles que coloca em laje... Uma coisa foi projetada para ser acusticamente correta para o carro a outra para ser termorepelente para casa... Bem, só minha opnião mais os preços que o Dione passou não conseguirá mesmo fugir disso....

 

Tive contato pessoal com um representante da Shok e um da Technoise... Cheguei a seguinte conclusão final...

 

Cabo de alimentação (energia) sem duvidas Shok na linha mais top

Cabo Rca Technoise

Cabeamento de Audio eu iria da linha maritima da Shok que é muito boa!

 

Nesses casos quanto menos aluminio e mais cobre melhor!

 

 

A questão do Kit, irá muito do gosto e do ouvido, se voce esta tendo um gasto alto agora fique com esses e com o tempo vai trocando devagar até chegar em um nível que lhe agrade (até pq kit`s top de linha hoje não sairia por menos de R$300 sendo que R$18mil é o limite, rs)

Um orçamento de R$400 a R$450 para instalação esta sim dentro do padrão, desde que esteja utilizando itens bons como os que falei acima e dentro do que cada coisa (kit, modulo, sub) necessita.... Alguns instaladores tendem a colocar fiação padrao pra tudo..... Não entendem que existe perda de qualidade e resistencia a cada metro de fio, é do tipo: "sempre instalei assim e nunca deu problema"

 

Boa sorte ae

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu pelo menos nos cabos para positivo e negativo confio mais num residencial do que nesses ditos "automotivos", tendo em vista que muitas vezes um cabo residencial da mesma espessura de um automotivo tem muito mais cobre, sendo que normalmente sempre custam menos!!!!

 

Nos outros sim sempre procurando específicos para automotivo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, primeiramente quero agradecer as suas dicas.

Consegui comprar alguns desses itens mais em conta na Black Friday, agora estou aguardando a entrega.

Enquanto isso vou procurar uma bateria para alimentar o som (atualmente estou com a original de 45Ah), vocês indicam qual capacidade de bateria?

Seria melhor eu adicionar uma extra no porta-malas próxima ao módulo e manter a original, ou apenas substituir a original por uma adequada?

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara pelo som descrito não ha necessidade de uma segunda bateria.... Talvez eu não troca-se nem a original e apenas comprasse um Mega Capacitor, do contrario pelo consumo de amp eu pegaria uma de 70 a 80 que ja estara suprindo e muito bem a capacidade solicitada pelos seu equipamento e, salvo engano, o seu carro consegue recarregar bateria de até 90amp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

clatyler, foi exatamente o que eu pensei...

Posicionando a bateria próxima ao módulo iria reduzir (e muito) a queda de tensão durante picos de corrente. Porém tem a questão do meu carro ser hatch, não me agrada posicionar uma bateria no porta-malas devido à sua emissão de gases.

Um Mega Capacitor com certeza seria útil para auxiliar no fornecimento destes picos de corrente caso a bateria fique no compartimento original do carro. Pretendo adquirir um futuramente caso eu não esteja satisfeito com o resultado.

Agora na questão de autonomia, não pretendo manter a original de 45Ah pois ela não vai durar nada (tanto na questão tempo de som com o carro desligado quanto na sua vida útil). Por ser de baixa capacidade, qualquer tempinho a mais que o som funcionar pode descarregar a bateria demais, e visto que ela não é deep cycle vai acabar matando a sua vida útil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...