Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
w00

Band pass rendendo pouco

Recommended Posts

Seguinte pessoal, fiz uma bandpass 6ª ordem para dois Pioneer 310, mas rendeu menos do q eu esperava.

Meu som eh misto, mini-trio-spl, o q tenho:

 

2 subs pioneer 310

2 woofer hinor 10hpm

2 driver hinor hdi400

2 s.tweeter hinor 5hi320

2 divisores de frequencia 3 vias Alchemy Way

Stetsom 1k6 para os pioneer

Roadstar 4560fd para woofers, drivers e tweeters

2 baterias de 60ah (vou colocar mais uma)

1 fonte 10ah

 

Daí fiz uma caixa cornetada para os hinor que rendeu pra car...lho, e ficou muito boa a qualidade com os divisores de frequencia. Achei q uma banpass iria acompanhar os médios e agudos, mas ficou abaixo do esperado, rendendo aproximadamente a mesma coisa q uma dutada, Na verdade o q acontece eh q quando vou aumentando o ganho no stetsom ele começa a clipar em um ponto e se eu naum baixar ele desliga, tipo assim, nesse ponto os falantes nem estaum excursionando quase (naum sei se isso se deve ao fato de estarem um de frente para o outro, ou eh duto subdimensionado), seguem os detalhes da caixa:

 

camara1 camara2 camara3

vb 49 49 49 litros

fb 35 75 35 hz

 

Os dutos das camaras 1 e 3 são redondos de 100mm por 300mm. O duto da camara central (aí q axo q eh o problema) eh retangular de 70x290 mm e 115mm d comprimento, Estou achando que esse duto tinha q ser maior, pois parece que está limitando a excursão dos falantes. Estou pensando em aumentar esse duto, soh q naum vai da pra aumentar o comprimento, somente a abertura, o que deixará a sintonia da caixa mais alta. O que vcs acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

band-pass eh fo** mesmo, fiz uma uma vez e quem disse que agradava, algumas faixas rendia um baita spl, ja em outras deixava muito a desejar, eu faria uma dutada mesmo. Mas eh o seguinte, ta cortando em quanto os woofers? ja pensou em subir a frequencia das camaras de baixa um pouco e descer a de 75hz? como estao os cortes para os subs?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caixa para Band-Pass o duto deve ser muito próximo á área do cone senão já era, vai haver compressão do cone e rendimento cai muito!

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu ja tive uma infeliz experiência com Band pass pro meu 310... ficou uma mer**.

 

Essa caixa que vc tem aí, de 147 litros, vai ficar perfeita pra 4 pioneer tocando em trio.

 

Se casar a impedância, mete mais 2 paine aí, duta a caixa e ja era.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu ja tive uma infeliz experiência com Band pass pro meu 310... ficou uma mer**.

 

Essa caixa que vc tem aí, de 147 litros, vai ficar perfeita pra 4 pioneer tocando em trio.

 

Se casar a impedância, mete mais 2 paine aí, duta a caixa e ja era.

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diminua o volume da camara 2 com Pet's de 2Litros e teste novamente .... e tb inverta a polaridade de um dos subs

 

se inverter a polaridade vai dar cancelamento..

 

minha sugestão para caixa seria aumentar a area desse duto 7x29 e subir pouca coisa a frequencia da camara de 35hz.

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto à frequencia da caixa, ela esta boa, bem como projetei no bassbox, com o porta-malas aberto ela toca bem sub-graves q antes soh se ouvia com o porta-malas fechado.

Quanto à diminuir o volume da camara central, naum sei não, no bassbox a resposta ficava melhor (mais plana) com o volume maior na camara central e menor nas outras, mas do jeito q fiz eh para tocar mais subgraves.

A minha duvida eh mesmo na area do duto central, será que devo aumentar, provavelmente tocará mais, mas a frequencia ficará mais alta.

Descobri q uma das minhas baterias está fudida, aí fiz uns testes com uma emprestada e rendeu um pouco mais, mas eu deixei os pioneer clipando um pokinho, acho q um poko d distorção eles aguentam. Vou comprar uma bateria d 100ah e vou fazer mais testes antes d mexer na caixa.

Obrigado pelas dicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí galera, finalmente fiz a modificação no duto. Mas antes vou postar as impressoes q tive da caixa (como estava antes) em coparação a uma dutada, de um amigo meu que tem dois falantes iguais com a mesma potencia aplicada, em caixa dutada d 45 litros.

Dentro do carro, a bandpass ganha em subgrave mas perde em spl, notava-se claramente q a resposta de frequencia da bandpass era mais baixa.

Com o porta malas aberto, a bandpass rendeu mais, tanto em spl, quanto em subgrave, enquanto a minha tentava acompanhar 2 driver, 2 s.tw e 2 midbass, a dutada tentava acompanhar 2 6x9.

Agora q arrombei o duto a sintonia da camara central ficou em 88hz. Não era a minha intenção mudar a sintonia da caixa pois tava ótima, mas eu precisava d mais área d duto e naum tinha como aumentar muito o comprimento.

As primeiras impressões q tive foi q ficou MUITO MELHOR, tanto em spl quanto em subgrave, e principalemte pra fora, está acompanhando meu mini-trio. Mas o modulo estava clipando, naum mexi no ganho, está o mesmo q estava antes. Ainda naum deu tempo de regular e testar bem, amanha se der farei mais testes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...