Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Fortes

Crossover para Foobar

Recommended Posts

opa!

 

comecei a ir mais a fundo na questão do 3 way do carro e do HT e depois de algumas buscas, encontrei um plugin do Foobar 2k, que faz os cortes 4 way, com uma variedade muitcho loca de cortes e slopes, inversões de fase e etc...

 

O programinha permite cortes do tipo Butterworth, Bessel e Chebyshev.

Faz cortes de HPF, LPF, band bass e "band stop"(não sei o que é).

E o slope é até de 10a ordem...

 

Da para selecionar o canal de saída, fase e em qual lado tu quer aplicar a mudança. Por exemplo, eu apliquei o corte na saída central e subwoofer, mas mandei aplicar somente no "to Right" que é o sub...

 

 

Não sei se vocês já conhecem, mas eu curti pra caramba esse programinha e resolvi compartilhar com a galera... Segue abaixo umas screens da tela do programinha...

 

De qualquer maneira, eu já fiz uns testes... o sub tá "#TOCANDOPRACARAI", tremendo todas janelas "#DERRETENDONOSUBGRAVE" hahahaha, realmente, com os cortes mais corretos, o desempenho do sub melhorou absurdamente...

 

Comentários, são mais do que bem vindos!

 

 

PS: ignorem o gráfico atual, to testando e to bem perdido... hahahahaha

 

segue...

Cross01_zpsc31f45b0.png

Cross02_zpsf5290e8b.png

Cross03_zps603a590c.png

 

link dele:

http://xover.sourceforge.net/

 

abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou usando desde o começo do meu CarPC.

 

Faço o TA do sub por ele, mas o TA dos canais eu faço pelo Foo_Channel_Mixer.

 

Esta semana devo voltar a usar ASIO, e aí vou mapear os canais de forma diferente, pra poder fazer todo o alinhamento temporal apenas pelo x-over.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho usado AudioMulch com um plugin de crossover 3 vias + Virtual audio cable.

 

Gostei pq é pratico e rapido pra mixar o stéreo e pra fazer os cortes pro sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho usado AudioMulch com um plugin de crossover 3 vias + Virtual audio cable.

 

Gostei pq é pratico e rapido pra mixar o stéreo e pra fazer os cortes pro sub.

por favor, discorra mais a respeito

Ele funciona independente do programa que esteja rodando? Tipo, posso usar meu player de Blu Ray, foobar, qualquer player, que os corte s serão feitos através desse programa?

Eu precisava de algo assim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o crossover do Foobar, é uma arma poderosa mesmo

Ele mais o eq de 31 bandas que tem pra baixar, se ajusta qualquer set

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o crossover do Foobar, é uma arma poderosa mesmo

Ele mais o eq de 31 bandas que tem pra baixar, se ajusta qualquer set

 

Tentei usar o EQ de 31 bandas em multicanal e não deu certo. Não sei a razão, nem investiguei muito... Aliás, preciso tentar novamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostei muito desse cross! E to usando o EQ de 10 ou 12 bandas da minha placa mãe. Vou procurar esse EQ aí...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

por favor, discorra mais a respeito

Ele funciona independente do programa que esteja rodando? Tipo, posso usar meu player de Blu Ray, foobar, qualquer player, que os corte s serão feitos através desse programa?

Eu precisava de algo assim

 

Sim, ele processa todo o áudio do pc!!!!!! Pode usar qualquer player que ele faz os cortes e a equalização.

 

O AudioMulch processa somente o áudio que entra no pc através do line in ou outra entrada, porém, ao instalar o Virtual Audio Cable, ele "emula" uma placa de som, então é como se todo o áudio do pc estivesse entrando por essa outra "placa de som virtual". Depois é só colocas os plugins de Crossover, Equalizador e etc.

 

O notebook q eu tenho usado pra tocar umas musicas só tem uma saída de áudio (esquerda/direita). Eu coloco um mixer logo após o crossover e toda a faixa abaixo de 80hz dos dois canais, sai apenas no canal esquerdo, e toda a faixa acima de 80 hz dos dois canais, sai apenas no canal direito. Mesmo o som ficando mono, eu nao perco nenhuma parte da musica.

 

 

Aí pra combinação ficar excelente, eu uso o Foobar para reproduzir a musica e tb uso o equalizador default dele, e o AudioMulch para processar o áudio e fazer os cortes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Podia sair AudioMulch pra Linux... resolveria o problema de MUITA gente, especialmente porque você pode rodar linux em ARM, que são hardwares poderosos e baratos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Victor, explica aí cono funciona pra usar o AudioMulch só como crossover

Não consegui me achar com ele ainda... vi que tem como mapear as saídas para cada placa de som, mas não achei onde o som geral que roda no note caia nele pra ser cortado e depois saia nas placas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na parte esquerda, vc vai encontrar "Input/Output". Quase no finalzinho desse grupo, haverá "Sound IN"

 

Vc adiciona o sound in, e liga no sound out pra ver se sai som.

Se vc instalou certinho o virtual audio cable, vai ter q sair som a hora q vc ligar o "sound in" no "sound out"

 

Tenta aí e vê se da certo,

se nao funcionar, jaja eu mando uns prints pra vc ver como q eu deixo o meu ligado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aham, eu estava usando outra saída, por isso não funcionou

 

Só falta descobrir onde fica o crossover... ou tem que baixar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem que baixar,

 

procura por "VST Crossover3Way"

 

Na verdade nem lembro de onde baixei isso kkkk, mas o de 4 vias nao funcionou, aí to usando esse de 3. O bom é q pode colocar quantos cross quiser e fazer uma banda passante com ele.

Nao esqueça de colocar o mixer nos canais caso seu notebook só tenha uma saída de audio, assim vc nao perde instrumento em algumas musicas.

 

Sei q é show de bola esse programa! Ainda mais aliado ao foobar, fica shoow!

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois então, minha ideia é manter o Foobar como programa padrão de áudio e esse deixar pra rodar em segundo plano enquanto rodo o player de blu ray

Percebi que o Foobar sozinho é ligeiramente melhor que com o AudioMulch

E pra filmes não se precisa tanta "precisão"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois então, minha ideia é manter o Foobar como programa padrão de áudio e esse deixar pra rodar em segundo plano enquanto rodo o player de blu ray

Percebi que o Foobar sozinho é ligeiramente melhor que com o AudioMulch

E pra filmes não se precisa tanta "precisão"

 

Muita diferença? Tô pensando em fazer o teste neste feriado pra ver se vale a pena a migração. Se valer, passo a usar o XBMC como front end, sem rodar o foobar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é grande não, não é como sair do Windows Media Player pro Foobar, por exemplo

O que eu senti de maior diferença, mas certamente é questão de ajuste, é um delay grande entre o comando dado no player (volume, pause, play...) e se ter a resposta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tb senti um delay tb, mas nao sei se é pq o notebook é fraco kkk.

 

Depois vou testar melhor no meu desktop pra ver.

 

Tem umas opções configuráveis no Virtual Audio Cable, mas ainda nao mechi em nada la.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cristiano, o Delay é problema pra quem tentou usar pra vídeo também. Não sei se dá neste caso, mas usando driver ASIO dá pra corrigir a latência um pouco. No caso de vídeo você pode atrasar o vídeo em relação ao áudio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem me fale em ASIO

De uma hora pra outra não consigo mais usar ele como saída do Foobar, o som fica picando e o ícone da bandeja fica mudando de play/verde pra pause/vermelho, tá uma mer**, já tentei de tudo, mas nada de voltar a funcionar normal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem me fale em ASIO

De uma hora pra outra não consigo mais usar ele como saída do Foobar, o som fica picando e o ícone da bandeja fica mudando de play/verde pra pause/vermelho, tá uma mer**, já tentei de tudo, mas nada de voltar a funcionar normal

 

o ASIO não funcionou no Foobar, mas funcionou no Winamp..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem me fale em ASIO

De uma hora pra outra não consigo mais usar ele como saída do Foobar, o som fica picando e o ícone da bandeja fica mudando de play/verde pra pause/vermelho, tá uma mer**, já tentei de tudo, mas nada de voltar a funcionar normal

 

Estranho... qual ASIO? ASIO4ALL?

 

Dá uma olhada como está a configuração, lá em Preferências -> ASIO... deve ter algum problema de configuração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Estranho... qual ASIO? ASIO4ALL?

 

Dá uma olhada como está a configuração, lá em Preferências -> ASIO... deve ter algum problema de configuração.

esse mesmo

Já fui em tudo que é janela pra tentar arrumar o maldito, mas até agora nada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...