Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Bontenmaru

Opinião SQ Iniciante

Recommended Posts

Senhores,

Me chamo Marcelo e como muitos estou montando um SQ simples, to partindo do zero, apenas com o player original.

 

Objetivo: SQ de entrada.

 

Possuo um punto 2013 com som e falantes originais (tw na dianteira e coaxial traseira), minha maior queixa é relacionada aos graves (não existem a não ser que coloque o loudness on - distorcendo td). Cogitei a instalação de apenas um sub simples, mas to orçando a troca do conjunto inteiro.

 

Não sou exigente, AINDA não tenho ouvido capaz de dintinguir sons de extrema qualidade, por isso o set irá evoluir com o tempo. (mas é um som que não quero alterar por um bom tempo).

Sozinho gosto de ouvir rock velha guarda: Led, ACDC, Deep Purple, Judas P, Dire Straits e afins.

Acompanhado ouço de tudo, td mesmo, funk, sertanejo, eletronico.

 

Li alguns bons tópicos no forum e decidi subir meu orçamento no kit 2 vias, mas isso fez com que diminuisse a qualidade ds demais. Segue ae.

 

Equipamentos ainda não adquiridos, mas já conservei brevemente com alguns revendedores do autoforum, aberto para mudanças e sugestões:

Player: Original Punto 2013

Perder o acabamento do rádio é tenso. Possui alguns ajustes manuais de equaliz, mas perde por ter apenas 1 par de rca (salvo engano). Entendo que o player defini muito a qualidade do conjunto, mas realmente não quero substituir. A central multimídia do punto tá custando um notebook bom (R$ 2600), sem condições no momento.

 

Kit Helix B62c.

(já ouvi e gostei) - A instalação será realizada no local original, com tw na porta mesmo. Não é o ideal, mas não quero colocar no painel.

 

Sub Fosgate P1 10'' / NAR 10'' / Questo 8'' / Questo 10''

(ainda não definido, mas tendendo para o questo de 8)

 

Amplificador: Ainda pesquisando nos classificados, mas não achei nada no CxB do dat 4100 por R$300,00. Vou esperar, será o último a ser comprado.

 

Instalação: Vou olhar com calma os d.i.y. e ver se não posso instalar.

Fiz um orçamento no final de semana, segue para opiniões:

Teoricamente preciso de um conversor RCA (não tem marca espec) R$ 80,00

Instalação Módulo: R$ 50,00

Instalação Kit 2 way: R$ 50,00

Porta fusível: R$ 40,00

RCA (Technoise Blindada): R$ 60,00

Fiação em geral (sem marca): R$ 45,00

Box para sub 10'' (mdf de uns 20L): R$ 80,00

 

Possivelmente vou precisar de um cabo remote tb.

 

Vou pesquisar os cabos se compro a parte aqui nos classificados, bem como um módulo melhor, mas a princípio fecharia em algo parecido com nisso. Totalizando: R$ 1250,00

 

Abrass

 

ATUALIZANDO:

 

Alguns equipamentos já comprados;

Amp Hertz EP4;

Kit 2 vias Helix B62c;

RCA Shok reference;

Força Technoise;

Spk Shok 16 para kit e 12 para sub;

Porta Fusível Knu;

Remote;

 

A dúvida é qnto ao sub? Vide última msg.

 

ATUALIZANDO II

 

Sub comprado... Questo Audio 250 - 8''.

Caixa já está na marcenaria. Será de mdf de 20mm com um total interno de 14,8L sem acabamento.

 

Assim q pegar ela vou reforçar as juntas com silicone e o 0,8L excedente, vou verificar o comportamnto da caixa com alguma espuma interna que compense o volume. Pode ser q não de em nada, mas vamos ver e aprender um pouco.

 

Estou com previsão de viajar no meio do ano, assim não vou trocar o player agora, esperar e pegar alguma coisa no ebay direto lá.

Por hora, tem um 2 users vendendo conversores RCA "em conta"

 

Um SGN12 da stinger e outro da Connection. Estou tendenciado a algum deles até a troca do player.

 

Alguém tem alguma experiencia com eles? As opiniões são muito boas, mas parecem papo de vendedor.

Assim q comprar o conversor inicio a etapa de instalação.

 

ATUALIZANDO III

 

Sub questo na mão.

 

Caixa dutada de 14,8 L fabricada.

Reforçada com parafusos a cada 5 cm e silicone em todas as uniões, internas e externas.

O duto ficou com 8 cm de diâmetro (a propaganda do aeroduto era 7,5)

 

Não pude fazer o duto com 32cm conforme o manual, por conta da distancia até a outra face da caixa. Ficou com 29 cm.

 

Eu devia estar bebado qndo li o manual da questo, pois qndo montei o sub com o duto, a bobina ficou encostando no duto. Como fiz ele de pvc, fiz ele levemente curvo para baixo.Q

Ainda relacionado ao sub, ainda não fiz nenhum rebaixo na furação do sub, para encaixar antes de parafusar.

Será mesmo necessário, ou o 4 parafusos já são suficientes para uma vedação? Aí ficaria o mdf em contato direto com o aro metálico do sub? Alguma espuma ou silicone para isolamento seria necessário?

 

Conversor digital Audison SLI4 comprado, aguardando o envio.

 

Com isso eu finalizo a compra dos equipamentos, se td correr bem sábadão eu instalo... a 2 semanas do início de minhas férias. =)

Comprei alguns terminais, mas talvez terei de substituir.

 

No Punto existe um distribuidor na bateria, com diferentes diâmetros de cabo e terminal. (segue a pergunta retórica) Posso ligar em qqer um, isso não iria comprometer o consumo específico de determinada linha ou a bateria consegue suprir independente de onde?

 

ATUALIZANDO IV

 

Som instalado.

 

Sub questo amaciando ainda, ainda sem excursionar quase nada dá um grave bacana. Por hora o duto está soprando um pouco.

Kit heliz b62c é muito bom. O crossover do kit não tem atenuação, por isso "regulei" um pouco no player, senão fica muito estridente.O

O TW está no painel, na base fornecida pela helix, mas a fita dupla face não colou bem, ainda tenho q verificar como fixar.

 

Seguem as considerações.

 

Player: Configuração em "Flat" (Bass: 0 Middle: 0 Treble: -2) - configuração que o som ficou mais agradável, sem o tw estridente.

Vou variar ela com o tempo, assim que o kit for "amaciando".

 

Amplificador Hertz EP4: Kit 2 vias - Corte em aprox. 80 - 100 HZ - Level aprox. 40 - 50 %

 

Com ganho maior não obtive distorção (q pude observar) até uns 80%, mesmo assim vou manter essa configuração por 1 semana e avaliar... aí sim vou poder notar as diferenças e não variar a cada 5 em 5 minutos.

 

Bridge Sub: Corte em aprox. 80 - 100Hz - Level aprox. 40% - Boost: 0 dB.

 

Estou com um ruído de fundo. Com o som desligado é possível ouvir no tw e levemente nos mids. Vou verificar o aterramento e outras coisas qndo tiver tempo.

 

Sem ruído ao acelerar o carro.

 

Não refiz o aterramento da bateria, apenas do amplificador no parafuso do cinto de segurança (raspando a tinta).

 

Os cabos de energia e remote foram passados pelo lado esquerdo do veículo e audio pelo direito.

 

Final de semana que vem vou revisar os aterramentos e ver onde está o galho.

Editado por Bontenmaru

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe moldura 1 din pro Punto.

 

Com conversor RCA não vai ter um resultado legal, o legal seria um processador se realmente não quiser tirar o Original, eu particularmente acho o meu player muito mais bonito que o original.

Tb to pra pegar um punto, e vou tirar o rádio original pra colocar um CD player 1 din.

 

Por quanto viu o Kit Helix? De repente consegue coisa melhor nos usados...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É a primeira vez q estou montando um set, aprendendo as coisas ainda.

Realmente li que com o conversor não fica muito legal, mas é melhor que o adaptador em Y.

 

Existe moldura sim, mas para o punto antigo... para o novo só vi moldura preto que não fica legal. E outra, se tiver que investir em um outro player bom, o orçamento estoura.

 

O Helix cotei com o pr_nor, ainda na busca de um usado ou similar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O player e o cerebro de todo o sistema... Muitas vezes qdo vc muda os falantes originais e nao muda o player, o som tica pior do que o que estava, motivo disso e que o player original ja vem "euqlizado" de fabrica especificamente pros falantes originais, qdo muda esses falantes, o seu player vai continuar jogando aquele ajuste de fabrica safado, e com isso pode ficar ainda pior o som... Na minha opiniao, se nao quer nem trocar o palyer e nem colocar processador, eu pensaria so em colocar um subzinho pra acompanhar o som original...

 

Cansei de ver nego fazendo oq vc ta fazendo e se arrepender de ter gasto grana e o som ter ficado pior...

 

 

Ou troque o player,ou coloque um processador de audio...

 

Pense no que lhe falei... Pois sao raros as HUs originais que sao boas, e essas tal de centaris multimidia caska e afins são umas bosta, e tbm va precisar de um processador pra melhorar...

 

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O player e o cerebro de todo o sistema... Muitas vezes qdo vc muda os falantes originais e nao muda o player, o som tica pior do que o que estava, motivo disso e que o player original ja vem "euqlizado" de fabrica especificamente pros falantes originais, qdo muda esses falantes, o seu player vai continuar jogando aquele ajuste de fabrica safado, e com isso pode ficar ainda pior o som... Na minha opiniao, se nao quer nem trocar o palyer e nem colocar processador, eu pensaria so em colocar um subzinho pra acompanhar o som original...

 

Cansei de ver nego fazendo oq vc ta fazendo e se arrepender de ter gasto grana e o som ter ficado pior...

 

 

Ou troque o player,ou coloque um processador de audio...

 

Pense no que lhe falei... Pois sao raros as HUs originais que sao boas, e essas tal de centaris multimidia caska e afins são umas bosta, e tbm va precisar de um processador pra melhorar...

 

 

Abs

 

+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu. Todos os tópicos que vi sobre player originais a conclusão é essa.

 

O player do Punto é "equalizável", têm as pré-definidas mas tb a custom, onde consigo distribuir as frequencias nas faixas... salvo engano tenho 9 faixas de fequencia para alterar conforme gosto.

 

Mesmo assim vou dar uma olhada nos processadores, ou se ficar muito caro, cogito mudar o player, mas aí vou ficar sem comprar o sub por um tempo.

 

Tem como opinar um pouco sobre os preços da instalação (embora não tenha poucas marcas definidas).

 

Quanto O kit 2 vias, se não encontrar nada nos classificados vou ficar com o b62c msm. Mas o amplificador, existe algo na faixa? Vo garimpar no classif.

Editado por Bontenmaru

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao amplificador:

To garimpando nos classificados td dia em busca de usados.

Vou deixar para adquidir por último pra tentar pegar coisa melhor.

 

O kit possui 50 rms, enquanto o sub 200 rms (se for o fosgate ou o NAR) (já os questo tem 250)

 

Se optar pelo DAT, a ligação do kit fica blz, com 65rms a 4 ohms.

Já a ligação do sub em bridge fornece 240 rms, sobrando 40 rms se optar pelo 1 sub.

(isso considerando que as potencias nominais sejas as reais)

 

Estas sobras de potencia são suficientes ou seria melhor optar por um módulo mais potente e ajustar o ganho para menos.

 

Alguma sugestão de amp para este set simples até 500 dilmas, (no MAX, mas se for mais barato não reclamo), aí cogito comprar o sub depois e empenhar a grana no amp.

 

Encontrei este amp. da hertz no ML, aí seriam 60 rms para o kit (50 de potencia) e em bridge 380 rms para o sub (200 ou 250)

Eu conseguiria regular o ganho apenas do sub? pois no kit está com uma folga boa, já no sub acho um pouco demais.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-518241235-amplificador-hertz-ep4-4-canais-otima-qualidade-de-audio-_JM

Editado por Bontenmaru

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A descrição dos ep4 é:

4 x 60WRMS (4 Ohms)

4 x 95WRMS (2 Ohms)

2 x 190WRMS (4 Ohms) Brigde

 

Quero confirmar para não comprar algo que não me atenda:

O amp iria empurar um kit duas vias da helix (50 rms) - blz.

Aqui que mora minha dúvida: Se optar por um sub da fosgate (180 rms) - blz, pois a ligação em bridge fornece 190 rms.

 

Mas queria optar por um questo de 8'' (250 rms)

Este é meu 1 set de som, li bastante para preparar um 1 set bacana, mas este é um assunto que já li em outros tópicos e ainda não entreou na kbça.

 

Apenas confirmando, não teria como usar o questo pois como a ele não iria desenvolver toda potencia, pois o módulo não alimenta ele com os 250 rms requeridos. Assim, não teria como ajustar um ganho legal para evitar as distorções causadas, tendo sérios riscos que queimar o sub qndo abusar do volume, CORRETO?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, sendo um hatch vc nao terá grandes problemas com grave, pois o som

Chega na cabine sem problemas. O fato de um amp mandar menos potencia para um falante nao significa que ele nao vai tocar ou vai haver distorçao. Ele vai tocar como um sub de 200 rms, por exemplo. E como estamos falando de um sub de 8", nao haverá enorme discrepancia, o resultado sera satisfatorio para voce

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, sendo um hatch vc nao terá grandes problemas com grave, pois o som

Chega na cabine sem problemas. O fato de um amp mandar menos potencia para um falante nao significa que ele nao vai tocar ou vai haver distorçao. Ele vai tocar como um sub de 200 rms, por exemplo. E como estamos falando de um sub de 8", nao haverá enorme discrepancia, o resultado sera satisfatorio para voce

 

a maior incidência de queima de subwoofer é por falta de potência, pois pra ouvir melhor o sub com pouca potencia, vc aumenta o volume, gerando distorção;;;

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao amplificador:

To garimpando nos classificados td dia em busca de usados.

Vou deixar para adquidir por último pra tentar pegar coisa melhor.

 

O kit possui 50 rms, enquanto o sub 200 rms (se for o fosgate ou o NAR) (já os questo tem 250)

 

Se optar pelo DAT, a ligação do kit fica blz, com 65rms a 4 ohms.

Já a ligação do sub em bridge fornece 240 rms, sobrando 40 rms se optar pelo 1 sub.

(isso considerando que as potencias nominais sejas as reais)

 

Estas sobras de potencia são suficientes ou seria melhor optar por um módulo mais potente e ajustar o ganho para menos.

 

Alguma sugestão de amp para este set simples até 500 dilmas, (no MAX, mas se for mais barato não reclamo), aí cogito comprar o sub depois e empenhar a grana no amp.

 

Estou montando um set parecido com o seu, amplificador 4 canais, kit duas vias e um sub, optado pelo de 8". Diante das opções de custo benefício para o amplificador com valor médio de 350,00 que atenda o set o DAT 4100 tem sido a melhor opção. Também estou garimpando os classificados diariamente mas acredito que mais em conta vai ser difícil encontrar. Com o valor acima dos 500,00 se tem um leque maior de opções. Hertz, clarion Audiophonic... Acompanhando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou fechando um ep4 da hertz usado. A princípio ele iria empurrar o conjunto inteiro:

 

Kit 2 vias Helix b62c; ( folga de 10 rms)

Amp Hertz ep4;

Sub (fosgate 10'' p1 (150 rms - selada 22 L); - folga de 40 rms;

nar 10'' sw1 (200 rms - selada 25 L) - falta de 10 rms

nar 8'' sw2 (200 rms - selada 10 L) - falta de 10 rms

 

O NAR de 8'' está me parecendo cada vez mais atrativo.

Cabos rca technoise blindados, força e remote ainda não sei a marca.

 

Player original do punto. Na hora da instalação vou ver como fica a instalação com o conversor RCA (já que um belo processador está fora de cogitação). Caso o resultado não me agrade, faço toda instalação e cabeamento padrão e deixar td pronto no porta luvas (que é minusculo), aí compro um bom player e deixo por lá msm.

 

Orçamento total previsto: R$ 1270,00

 

O tratamento das portas será um d.i.y, no tempo ainda a ser definido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o punto é fácil de mudar o player sem enfeiar o painel, eu cogitaria um HU legalzinha.

Dá um upgrade TREMENDO !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Velho eu iria de fosgate antes de nar (em termos de subwoofer).

 

Concordo, isso para o punto 2008 - 2012, para os 2013 em diante até tem algumas moluras mo ML (por uns R$ 120), mas como o detalhe do painel é em cor (azul e prata em alguns casos), fica um pouco fora de estética.

 

Estou cogitando passar a fiação pelo porta luvas e manter o player no lugar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Instala um sub de 8" na mala com um ampli de uns 300W,

Faz um tratamento na porta, fica muito bom, vi um punto 2013 assim, muuuuiiito melhor que o original.

Ficou a brincadeira em 900 dilmas com a porta tratada, para um up no original, mas não vai correr para o SQ tá muito bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo, isso para o punto 2008 - 2012, para os 2013 em diante até tem algumas moluras mo ML (por uns R$ 120), mas como o detalhe do painel é em cor (azul e prata em alguns casos), fica um pouco fora de estética.

 

Estou cogitando passar a fiação pelo porta luvas e manter o player no lugar.

 

Mas o som é preto, (Black-PIano)!!! Usando uma moldura assim, fica quase como o original!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Senhores, atualizando

 

O amp foi comprado. O Hertz EP4.

O kit 2 vias foi encomendado hj. O Helix B62c, aqui no forum msm.

O sub vou fechar com a Naraudio o p1s410 no final do mês.

 

O tratamento ficará para 2014, mas a instalação pretendo fazer até metade de dez.

 

Vou testar o sistema com o player original, mas já me precavendo, estou dando uma olhada em alguns players:

Algumas opções que encontrei na msm faixa de preço:

Condição - Usados (300,00 - 350,00).

Alpine Cda-9883 - 3 RCA;

Pioneer deh 7450 sd - 3 RCA e USB traseira.;

Alpine Cda-9883 - 3 RCA;

Sony Xplod Gt927ux - 3 RCA e USB traseira.;

 

Estou com uma tendencia de pegar o sony, além das specs, é de CTBA, facilita o teste e retirada.

 

Nunca ouvi algum por isso gostaria da opinião de vocês.

Não pretendo por hora subir a faixa de preço, só estou cogitando caso o sistema com a HU original fique uma bos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo assim to olhando diáriamente no classif mas sei que na faixa de preço é mais que complicado, quase impossível.

Editado por Bontenmaru

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, instala isso aí sozinho! Todas as lojas que fui em Curitiba me decepcionaram pelo preço. Se precisar tem um monte de gente aqui de Curitiba pra ajudar!

Editado por artuuk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Velho eu iria de fosgate antes de nar (em termos de subwoofer).

 

Ei ja iria de nar em vez de fosgate.... Se for pra sq eu iria de nar, se quiser partir pra sqpl pensaria no tosgate...

 

Abs

Editado por Guto-Black belt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...