Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Elidio

Dicas caixa cornetada e alinhamento de vias (MG 8 pol)

Recommended Posts

Posted (edited)

Bom pessoal, ha um tempo tenho um set no meu carro e vou melhorando o conforme posso, mas tem um defeito que me persegue, a caixa de medios (por enquanto sao 4 d250x e 2 st 350 logo monto uma caixa com algo que renda mais e com mais qualidade porem nao quero arriscar de estraga la igual as outras que tive!) e esta como esta em cima da caixa de graves ela não para, ja tentei por velcro, funcionou pois a caixa de graves é de carpete e a de medios é de courvim, mas com o tempo o carro no sol a cola de traz do velcro soltou o do courvim e ela voltou a cair. pus uma cantoneira na caixa de graves porem parafusada na parte frontal durou muito tempo mas como aqui tem muita rua irregular e eu prefiro as ruas pouco movimentadas (por eu ser carteiro conheco bem alguns atalhos da cidade e tambem por que eu sinto raiva de motorista lerdo kk) com as barcadas o parafuso soberbo soltou agora so me restou perguntar ao pessoal daqui algumas dicas para acabar com a dor de cabeca o ideal seria parafusar a parte traseira mas a corneteira esta muito atraz da caixa de graves. Eu estava pensando em passar algum tipo de cinta atraz da corneteira sei la alguem ai sabe alguma dica para este empasse?

Edited by Elidio
Posted

cara aki na minha city o pessoal coloca velcro mesmo, so q nao usam cola, eles grampeiam o velcro na caixa nunca mais sai!

Posted

Pra segurar os médio do meu eu uso uma cinta aquela que tem uma especie de catraca, dai eu passei ela por de baixo da caixa de grave e passando por cima da caixa dos médios. Os médios só mexem se a caixa de grave mexer também, resumindo não saem do canto!

Posted

Cinta ou fita catracada, tem de 30pila a rodo por ai e se ela soltar tu já vai ter morrido do acidente.

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de tapatalk.

Posted

Opa vlw pela atencao e dicas ai :legal: vou ver se consigo o vecro mesmo vai ser a medida mais rapida ai depois ainda ponho a cinta kkkk, cara irrita demais vc da uma freada e sente aquele soco nas costas kkkk da ultima vez perdi a frente do meu player pois estava atraz do banco e a caixa caiu em cima :(

Posted (edited)

Eu sei disso eu e meu irmao usavamos muito para segurar os parabrisas enquanto a cola seca mas é que aqui nao tem a pronta entrega, ate chegar e essa caixa é provisoria logo trocarei por 2 etd 7200 e 2 MG de respeito porem de 8' ai ponho fotos ai pro pessoal... mas logo eu vou providenciar uma cinta destas!

Edited by Elidio
Posted

Prendí a minha com parafusos pholipz de travar a caixa mesmo usei 4

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2

Posted

Ai pessoal nem deu tempo de eu fazer o serviço e olhem o que aconteceu, fui pegar um caminhao do meu irmao para ajudar na mudanca da minha namorada, era para levar poucas coisas entao nem esperei descarrega lo, tinha um espacinho la e eu fui carregando percebi que para separar as mercadorias que ali estavam eles usavam uma chapa de mdf 10mm OpO (ele estava transportando para uma empresa de moveis planejados), Blz vi aquela chapa meio que inutil la logo perguntei ao ajudante dele e ele disse que eles iam jogar fora blz dei um jeito tombei o banco do gol da minha mae e fiz caber la pra eu levar para casa.

Estou com ela aqui ela tem 165 cm x 97,5 cm x 10mm aqui na minha cidade nao tem ninguem que usa medio grave, ate perguntei para um instalador que confio muito ele disse que nao vira nada que so o woofer daria conta, mas eu sei que nao e por este motivo e para nao perder toda a visao na traseira eu queria fazer uma cornetada para 2 woofers de 8' e logo trocar as minhas d250x pelas etd 7200, alguem ai tem alguma dica para me passar sera que vale a pena arriscar uma cornetada que tenha uns ~ 25cm no total de profundidade ou o melhor seria mesmo fazer uma dutada para 2 de 10'? lembrando que seria com travamento ja que 10mm é muito fina!

Posted (edited)

up eu estava pensando em fazer tipo uma copia daquelas planar horn (euclides) sera que presta para os MG 8'?

Edited by Elidio
Posted (edited)

Estive estudando alguns artigos da audiolist e me deparei com isto:

Para perfeito casamento entre falantes diferentes, emitindo o mesmo sinal nas frequências de transição, é necessário que as ondas sonoras percorram caminhos exatamente iguais até o ouvinte, conforme mostra a figura 8.

construcao9.gif

Quer dizer que o caminho do som ate o ouvinte deve ser igual em todas as vias e os alto falantes sempre o mais proximo possivel, ate o crossover da taramps dtx2.4 tem a funcao de atrasar uma via em relacao a outra para elas se alinharem (assim que puder comprarei um), mas vejo isso com uma dificuldade para se incluir ao som automotivo ja que a caixa sempre estara mais abaixo do ouvinte e a caixa de medios acima sempre estara adiantada em relacao as outras! Diferente dos sistemas de PA que podem elevar a caixa a altura dos ouvintes! Ja que a minha caixa de medios sera DIY eu posso faze la nos conformes para atender essas necessidades sem me preocupar de o instalador ficar com raiva de mim ( se eu ficar logo eu me perdoo kkkk)! Alguem tem alguma opiniao e ou dica?

Edited by Elidio
Posted

Você está preocupado com alinhamento porque está percebendo que o som de determinado falante está chegando primeiro do que dos outros?

Esse primeiro alinhamento, quando isso acontece, eu conheço por delay

O alinhamento de PA, é uma coisa bem mais complexa. Esse artigo abaixo é bem interessante e mostra a opiniões de feras e eu nem me arrisco a comentar, rs rs:

http://www.backstage.com.br/newsite/ed_ant/materias/143/Alinhando_Sistema.pdf

Alguns desses problemas podem ser resolvido com posicionamento de caixas e evitar o uso de mais de uma corneta com alta cobertura horizontal na mesma linha de atuação em curtas distâncias, isso se as vias estiverem em caixas distintas. O problmema maior é que estão na mesma caixa.

Posted

A entendi este delay eu nao percebi mas seria interessante se eu conseguisse alinha los para o melhor rendimento mas se para vc qué é bem avançado é complexo heheh imagina para mim kkk obrigado vou dar uma lida!

Posted (edited)

Mas e o plug de fase seria uma boa para acoplar os medios?

Edited by Elidio
Posted

A entendi este delay eu nao percebi mas seria interessante se eu conseguisse alinha los para o melhor rendimento mas se para vc qué é bem avançado é complexo heheh imagina para mim kkk obrigado vou dar uma lida!

Coloque a foto do seu sistema aí, que fica mais fácil a gente opinar e ver o que podemos fazer.

Quanto ao Plug de fase, tem uma excelente explicação e eu não sei se lhe traria melhor rendimento:

http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=1734

Posted

no caso eu vou me dispor deste e vou montar outro agora com 2mg (talvez 8' em cornetada ou 10' em dutada) e 2 etd7200 para acompanhar 2 sds 815 que tenho!