Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
tthoso

Impressões Som JBL + Questo

Recommended Posts

Bem pessoal,

 

Após instalaçao do meu sistema composto por kit 2 vias 6" JBL GTO608c + Coaxial 5" JBL GTO528 + Questo 12" 2x4ohms 350W + Amplificador JBL 5ez, posso dizer que sinto que existe um "buraco" no espectro de frequência. Para ser mais específico, não estou tendo frequencias de médio-grave.

 

Os falantes das portas reproduzem o agudo e o médio tranquilamente. Depois disso só ouço o subwoofer bater o grave.. sei lá.. mas em músicas como de Zé Ramalho (que tem a voz grossa), essa voz grossa não eh reproduzida. Pra falar a verdade o resultado do som ficou como o som original (porém com potencia sufuciente para aumentar e não distorcer) + o duuuummm do subwoofer.

 

Tentei regular, fazendo o corte hipass entre 80hz e 100hz dos canais dos falantes de 5" e 6", sem muito sucesso

 

Perguntas

 

1) Este "problema" é devido ao modelo de falantes escolhidos?

 

2) Este "problema" está relacionado com o tipo de som projetado, no caso, falantes de pequena polegada + subwoofer (fui acostumado com 6x9 no tampao + subwoofer)

 

Eder Nery

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não li se suas portas são tratadas ou não..

teria como colocar os detalhes dos cortes de frequência? tanto no amp como no aparelho (dizendo qual modelo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não li se suas portas são tratadas ou não..

teria como colocar os detalhes dos cortes de frequência? tanto no amp como no aparelho (dizendo qual modelo).

 

As portas nao sao tratadas;

 

Estou usando o corte somente no amplificador.. na casa dos 100hz

 

Amplificador JBL 5EZ

Cdplayer Pioneer deh-3050ub (possui hipass e subwoofer)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá muito alto, este corte é quase pra fullrange. Baixe este corte para 50hz, no máximo 60hz, e o sub tbm, daí pra baixo. E seria uma boa pedida tratar as portas, transformando elas em caixas seladas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!

 

Realmente, pode ser um problema de instalação. Tratar as portas é algo que vai ajudar dmais na reprodução de médio-graves. Só não sei se esses midbass desse kit respondem bem nessa faixa de frequência. Aí é um detalhe do kit que eu não conheço.

 

Além disso, veja se os cortes HPF no player não estão superiores aos cortes que vc está colocando no amp. Se isso acontecer, o player estará mais restritivo que o amp e daí tanto faz o que vc coloca no amp....o que vai mandar é o player.

 

Como comentário geral, prefira usar os cortes do player e não do amp. No player é mais precjso...vc sabe bem o que está fazendo. Para o seu set, imagino que seja muito simples, ou seja, deixa o amp zerado (passando todas as frequências) e no player faça um corte HPF para os falantes dianteiros e traseiros em 50Hz ou 63hz. No sub, faça um corte LPF na casa dos 50Hz ou 63Hz e pronto! Não sei quais recursos seu player possui, mas não esqueça de variar a fase do sub (entre normal e inverso) pra ver onde ele toca melhor e mais presente na sua frente. Em geral, esses players não tem TA e vc está com kits traseiros, então vc não está buscando palco sonoro, mas uma variação de fase do sub pode ajudar muito.

 

Bem, tenta ajustar com as dicas que o pessoal postou. Deve dar um resultado melhor.

 

Abração,

Rodrigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal gente!

 

Pra falar a verdade, eu estava utilizando um par de RCA e um par de Y para alimentar os canais de voz e Sub. Entao fazia os cortes no modulo.

 

Esses dias recebi o outro par de RCA, saindo do Player, 1 par de rca para voz e outro par para sub. Deixei o modulo em full e fiz os cortes no player em 60hz. Melhorou bastante o resultado. Outro detalhe que ajudou também foi que antes, para diminuir o excesso de graves, eu baixava do "Bass" para -4. Assim, eu terminava diminuindo também os graves que iriam para os falentes de voz ( e os medios graves tb). Como agora tenho o controle do Sub pelo cd-player, mantenho o Bass em 0 ou +1 e ajusto somente o level do subwoofer e o bass booster.

 

Obrigado a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal gente!

 

Pra falar a verdade, eu estava utilizando um par de RCA e um par de Y para alimentar os canais de voz e Sub. Entao fazia os cortes no modulo.

 

Esses dias recebi o outro par de RCA, saindo do Player, 1 par de rca para voz e outro par para sub. Deixei o modulo em full e fiz os cortes no player em 60hz. Melhorou bastante o resultado. Outro detalhe que ajudou também foi que antes, para diminuir o excesso de graves, eu baixava do "Bass" para -4. Assim, eu terminava diminuindo também os graves que iriam para os falentes de voz ( e os medios graves tb). Como agora tenho o controle do Sub pelo cd-player, mantenho o Bass em 0 ou +1 e ajusto somente o level do subwoofer e o bass booster.

 

Obrigado a todos!

 

Se quiser deixar o negócio bem legal, trate as portas.

Você vai ficar muito mais satisfeito.

Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta :vts

Sério, transforma QUALQUER kit 2 vias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se quiser deixar o negócio bem legal, trate as portas.

Você vai ficar muito mais satisfeito.

Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta :vts

Sério, transforma QUALQUER kit 2 vias.

 

 

Quanto custa em média para tratar as portas?

 

Alguém aqui sabe onde se faz em salvador?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto custa em média para tratar as portas?

 

Alguém aqui sabe onde se faz em salvador?

 

Eu faria sozinho.

É facílimo, apesar de dar um pouco de trabalho.

Com mantas automotivas vai gastar uns R$500 reais.

Com mantas alternativas (manta asfáltica) gasta uns R$90.

O resultado audível é praticamente o mesmo, mas a manta automotiva é mais confiável (a cola não amolece com o calor), mais espessa (então é mais rápido de fazer) e bem mais fácil de instalar.

Eu já usei as duas mantas e recomendo à todos que puderem investir em mantas específicas que invistam. Mas é melhor o método alternativo (já usei) do que nada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal gente!

 

Pra falar a verdade, eu estava utilizando um par de RCA e um par de Y para alimentar os canais de voz e Sub. Entao fazia os cortes no modulo.

 

Esses dias recebi o outro par de RCA, saindo do Player, 1 par de rca para voz e outro par para sub. Deixei o modulo em full e fiz os cortes no player em 60hz. Melhorou bastante o resultado. Outro detalhe que ajudou também foi que antes, para diminuir o excesso de graves, eu baixava do "Bass" para -4. Assim, eu terminava diminuindo também os graves que iriam para os falentes de voz ( e os medios graves tb). Como agora tenho o controle do Sub pelo cd-player, mantenho o Bass em 0 ou +1 e ajusto somente o level do subwoofer e o bass booster.

 

Obrigado a todos!

 

Que bom, cara! Então, o problema estava na instalação e, consequentemente, nos ajustes.

 

Como o pessoal disse, qdo possível trate as portas. Vai melhorar ainda mais.

 

Abração e curta seu som!

Rodrigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em Salvador pode procurar a Sound Center Iguatemi no terreo fica +/- R$600,00 com manta Focal.

 

Obrigado fábio pela dica, mas lá eu nao vou mesmo...fiz um orçamento para instalar 4 falantes nas portas + modulo + sub e cobraram 950,00 de MÃO-DE-OBRA !! Fora caixa, lateral e kit instalação.

 

Att.,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse orçamento ai ta caro bagarai

Só pra instalar? 950???

Ta doido??

Sai fora!!!

 

Sobre tratamento

Cara tratamento o negócio é vc pegar as manhas e vc mesmo fazer

Tem turorial aqui no forum

E dai vc tem que achar um lugar que vende manta barato ai na sua cidade e ai é só mete as cara!!

Pelo menos aqui em Minas são pouquissimas pessoas que fazer e....

Quem faz bem feito cobra caro pra bost@

Compensa colocar a mão na massa e fazer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como ficou o som ultilizando equipamentos JBL.. ? vale a pena ? os agudos são estridentes ? o som da fadiga em volumes mais altos ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tthoso, sou de Ssa TB, e aqui tem uma carência muito grande de Sq. Por isso eu mesmo fi o tratamento. Comprei a manta asfáltica mesmo numa material de construção, desmonta a Porta e "tapa os buracos". Essa loja do Iguatemi nunk vi mais cara. A instalação é mais cara q a aparelhagem. Kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara...essa falta de medios eh defeito dos kits de entrada jbl mesmo vioo.. .tenho um 62v2a e tem esse mesmo problema...creio q seja pelos cones feitos de PP....acho q nao ajuda nessa faixa...

Tratand as portas vai melhorar um pouco...mas ainda vai ficar um buraco ai...se tiver equalizador d pelo menos 5 bandas no player, aumenta o nivel das frequencias na faixa de 250~800hz...vai ajudar bastant...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...