Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
victorj

Qual Mega Capacitor Xing-Ling comprar?

Recommended Posts

vou ver se encontro uns blitz mais baratos no py então... kkkk

 

 

 

... quanto a gambiarra pra recarregar ele, vou usar um relê só e ver se vai dar certo.

 

Colocarei um resistor entre a saída da fonte e o megacap, ligados no NF do relê. Assim eu ligando a fonte, o megacap entra no modo "carga" kkk

Um terminal do NA do rele vai na fonte, e o outro no Megacap

 

Os terminais 12v da bobina do rele vão ficar em paralelo no megacap, assim quando a tensão subir pra uns 9V, "aciona" o rele, que por sua vez liga o megacap diretamente na fonte.

Editado por victorj

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tenho um blitz 3.0 triangular...

 

o pessoal ateh q acha legal as luzinha, hehe, mas chama mais atencao por nao ser redondo como os outros...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o gancho no tópico do amigo Victor, recomendam algum xingling pra segurar 900RMS de uma BB4500d?

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o gancho no tópico do amigo Victor, recomendam algum xingling pra segurar 900RMS de uma BB4500d?

 

Abs

 

SSL CAP-2002

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz um vídeo mostrando as luzes "piscando".. deveria ter colocado uma música que exige mais, mas basicamente é o que está no vídeo.

 

Meu carro tem bateria original de 70 (menos de 1 ano de uso), e alternador de 150a da Valeo. Em algumas músicas a tensão cai pra 11v nos picos, mantendo 12,8v a 13v com o som ligado e músicas menos "punch". Nas músicas com grave mais estendido, estipo hip hop, o carro mantém 12,5v e caixa pra 10,8v a 11v em picos rápidos. Isso com motor ligado.

 

Tenho um hertz EP2 que alimenta o kit 2 vias a 4ohms e a BB4500D regulada para fornecer 875RMS nos picos a 2 ohms.

 

 

A noite posto outro vídeo com uma música que "suga" mais.

 

A dúvida é: mega capacitor ou bateria extra? Só uso com carro ligado, somente!

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

soh testando pra saber msmo....porem acho q soh 70ah pra 2 amps ai ta pouco

melhor gastas os 200pilas do megacap em mais um bat de 70ah. Se for pegar o megacap q seja depois, sendo aquele de 20~35f q tao nessa faixa de 200~300reais

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, Victor... o que me deixa intrigado é que só escuto com o carro ligado e o alternador é bem "parrudo". Mas enfim... eu nem preocupo muito com as luzes. O problema é que a central eletrônica do carro está sentindo essa queda de tensão e o comportamento do motor fica alterado. Quando solta o pé do acelerador eu sinto o carro mais "amarrado" que o normal. Isso sim me preocupa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, Victor... o que me deixa intrigado é que só escuto com o carro ligado e o alternador é bem "parrudo". Mas enfim... eu nem preocupo muito com as luzes. O problema é que a central eletrônica do carro está sentindo essa queda de tensão e o comportamento do motor fica alterado. Quando solta o pé do acelerador eu sinto o carro mais "amarrado" que o normal. Isso sim me preocupa...

Faz o "big 3" e se for insuficiente, instala outra bateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, Victor... o que me deixa intrigado é que só escuto com o carro ligado e o alternador é bem "parrudo". Mas enfim... eu nem preocupo muito com as luzes. O problema é que a central eletrônica do carro está sentindo essa queda de tensão e o comportamento do motor fica alterado. Quando solta o pé do acelerador eu sinto o carro mais "amarrado" que o normal. Isso sim me preocupa...

 

Isso é o alternador "pesando" quando o som está alto. Quando ele está trabalhando no seu limite ele tira uma boa potência do motor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é o alternador "pesando" quando o som está alto. Quando ele está trabalhando no seu limite ele tira uma boa potência do motor.

 

Vou providenciar o Big3 que o Alves citou...

 

E Lucas, bateria extra ajuda nesse "sofrimento" do alternador/motor? Mega capacitor então, nem vai mudar o panorama, certo?

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tbm penso em montar um som residencial com menos porpurina q o seu, mei problema e alimentacao dos amps, eu usava um cl950 com uma fonte de pc xingling, so desrmava quando exigia mto dela, acho q 2 iria segura aquela porqueira!

 

Enviado de meu S150 usando o Tapatalk 2

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou providenciar o Big3 que o Alves citou...

 

E Lucas, bateria extra ajuda nesse "sofrimento" do alternador/motor? Mega capacitor então, nem vai mudar o panorama, certo?

 

Abs

 

Olha, se a tensão está caindo de 14V para 11 ou 12V as luzes vão piscar de qualquer forma. Os MC só "seguram" picos bem rápidos de consumo. Sempre que o seu som consumir mais que o alternador consegue suprir a tensão irá cair e consequentemente as luzes vão piscar. Pois imagine se uma lâmpada está recebendo 14V de tensão e de repente a tensão que alimenta ela cai para 12V logicamente o brilho dela vai ficar mais fraco até a tensão voltar aos 14V, e é isso que acontece, ela pisca pois o brilho ficou mais fraco (tensão caiu) e rapidamente já volta ao normal (tensão subiu). Com uma bateria extra e um MC juntos você ameniza o problema, pois a tensão tende a cair menos e a frequências das piscadas irá diminuir. Mas de qualquer forma se o consumo ultrapassar o que seu alternador conseguir suprir as luzes irão piscar.

 

Mas em que carro/motor você utiliza esse alternador de 150A?

 

Pergunto isso pois eu também tenho um alternador de 150A no meu carro (motor 2.0) e somente uma bateria de 75Ah e um MC de 35F e é muito difícil a tensão cair de 13,5V (em marcha lenta!) e olha que meu som consome o dobro do seu. São dois amplificadores, um de 1.500wrms e outro de 500wrms. Algo está errado no seu sistema, pois um alternador desse porte tem a obrigação de manter seu som acima de 14V. Talvez seu alternador esteja com defeito, ou se o motor for mais fraco (1.0, 1.4...) ele não está dando conta de fazer o alternador funcionar 100%. E sua bateria também deve estar ruim, pois nem que o carro fique desligado a tensão deveria chegar em 10,8V. Ou seja, tem um conjunto de fatores aí atrapalhando seu som a funcionar 100%.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, Lucas... o carro é um Renault Fluence 2.0 CVT (automático). O carro é zero, peguei ele novo em março. O alternador é de 150a. Olhei os dados dele (alternador) e joguei na net e constatei que é de 150.

 

No sábado eu liguei o osciloscópio de pc no carro, fiquei olhando o formato da onda, coloquei o multimetro na fiação 12v que chega no amplificador e constatei essas quedas de tensão. Até assustei, não imaginei que pudesse cair tanto assim... na hora eu entendi as "amarradas" que senti quando estava dirigindo.. Pode até ser alguma problema no carro, mas acho difícil por ser tão novo e nunca ter apresentado nenhum problema nesse sentido. Talvez seja "minha" instalação que ficou devendo em algum ponto.

 

Agora com esse relato seu fiquei bem curioso. Você tem Big3? Essa queda de tensão que citei é no limite da regulagem, THD de 5%, leve clip nas batidas fortes. Meu som total, em pico, deve consumir 1000RMS, bem mais fraco que o seu...

 

Vou fazer um novo teste amanhã e gravá-lo, vou medir a tensão direto na bateria, filmando o resultado do multímetro.

 

Agora tenho que achar esse problema. Vou fazer esse teste e conto com a ajuda de vocês nesse "mistério".

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que o big3 ja vai ajudar muito nesse caso. é como o lucas falou bateria o alternador é bem parrudo, mas temos que ver tbm, que o carro não vem com um alternador parrudo desses atoa, carros mais modernos tem muitos componentes eletrônicos, e isso necessita de energia, uma coisa é um carro de 200/2005 com um alternador de 150 pois possui o "básico" de componentes eletrônicos, e outra é um carro 2013 que praticamente "tudo" é eletrônico no carro!!!

 

 

Se o big3 não resolver eu colocaria mais bateria, acho quase impossível ser problema no carro!!!

 

 

 

Só uma ressalva esses franceses são bem chatos a parte elétrica, cheios de frescuras, da uma revisada na instalação só para garantir!!!

Editado por dione2005

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po o caso do Lucas ai eh interessante, axo meio impossivel nao cair de 13,5v tocando gravão no talo com 1,5kw soh na parte mono....q amp q é??? faz o amp trabalhar no limite??? ql carro?? No meu caso q tenho no NC 165ah+20f+alternador de 90ah pra RS1600d no gravao cai pra 13~12,5v, isso com baterias carregadas e marcando 14,5v com som desligado.

 

cara o carro deve consumir mto msmo por isso msm com ~1kw a bateria sofre.....adiciona outra igual de 70ah, eh pequena nao ocupa mt alem do dobrar oq vc tem, no minimo vai ajudar mt, se ficar ruim ai vc poe um Mc tbm... dps posta os resultados ai q vo acompanhar o topico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que o big3 ja vai ajudar muito nesse caso. é como o lucas falou bateria o alternador é bem parrudo, mas temos que ver tbm, que o carro não vem com um alternador parrudo desses atoa, carros mais modernos tem muitos componentes eletrônicos, e isso necessita de energia, uma coisa é um carro de 200/2005 com um alternador de 150 pois possui o "básico" de componentes eletrônicos, e outra é um carro 2013 que praticamente "tudo" é eletrônico no carro!!!

 

Sim, tudo hoje tem muita eletrônica, mas essa eletrônica só consome energia quando está funcionando, quando todos os faróis, lanternas e luzes estão acesas, quando sensores de estacionamento/chuva estão em ação, vidros, travas e bancos elétricos em funcionamento. Se o carro só estiver ligado sem os acessórios funcionando, somente a central do carro não consome mais que seus 20A ou 30A quando muito.

 

No meu caso, meu carro também tem muita eletrônica, é um Pug 307 com teto solar, sensores de chuva, crepuscular, estacionamento, etc. E por isso o alternador original tem 150A. Para tirar a teima uma vez eu e o user Kikin aqui do fórum fizemos o teste de corrente dele, e ele liberou 148 amperes em 4 mil rpm em torno de 12,5V, isso sem contar o que a central do carro estava consumindo, pois medimos apenas o que as resistências consumiram, não medimos direto no cabo de saída do alternador, então podemos jogar mais uns 20~30A aí do consumo de energia para manter o carro funcionando (mas a bateria deve ter liberado um pouquinho ali também, pois a tensão chegou na faixa de trabalho dela). E medimos também em marcha lenta, deu cerca de 115A.

 

Aqui um vídeo demonstrando que ele mantém o tempo todo acima de 13,5V (depois dos 43 segundos de vídeo):

 

http://www.youtube.com/watch?v=G4W84wSEtqg

 

Esse voltímetro mede direto do barramento que tenho no carro. Do alternador sai um cabo de 53mm² que vai para o barramento no porta-malas e da bateria também sai um cabo de 53mm² indo para o barramento.

 

po o caso do Lucas ai eh interessante, axo meio impossivel nao cair de 13,5v tocando gravão no talo com 1,5kw soh na parte mono....q amp q é??? faz o amp trabalhar no limite??? ql carro?? No meu caso q tenho no NC 165ah+20f+alternador de 90ah pra RS1600d no gravao cai pra 13~12,5v, isso com baterias carregadas e marcando 14,5v com som desligado.

 

Vou ver se gravo um vídeo amanhã do som em volume máximo (clipando) e medindo a tensão do barramento com um multímetro pra você ver. Mas esse alternador meu não é normal não, rsrs, nunca vi nada parecido em se tratando de alternador, conheço muitas pessoas que tem alternador de 120A com som menor que o meu e não segura nisso. Esse veio acima da média mesmo. rsrs

Há um tempo atrás peguei uma Banda 2500 para testar e mesmo com o amp na impedância mínima e clipando de leve a tensão não caia de 12,5V (acima dos 2 mil rpm).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, chegando em casa fiz uns testes... outras surpresas..

 

Vamos lá:

 

Primeiramente, carro ligado e tudo desligado, a voltagem é 13,68v no máximo. Engraçado isso... até meu clio antigo batia 14,3v, rs... Será que esse carro tem um regulador de voltagem no alternador que limita isso?

 

- Primeiro vídeo: Carro ligado, farol e neblina ligados, ac ligado, som desligado. Registrei a variação da tensão quando aciona a ventoinha do AC. Achei a variação grande para algo tão "simples".

 

 

- Segundo vídeo: Carro ligado, farol ligado, ac desligado, som ligado. No tempo que testei, mínimo de 12,78v. Bem acima do que eu tinha conseguido antes, pois havia medido no borne da bb4500d.

 

 

- Terceiro vídeo: mesmas condições do 2º vídeo, porém medição no amplificador. Não acionei a lanterna do cel e o vídeo ficou escuro. Mas logo no início percebe-se que a voltagem aqui oscila d+, caindo pra 11,7v e muitas vezes abaixo dos 12,78v mínimos que tinha dado na bateria...

 

 

- Quarto vídeo: Carro desligado e somente o som ligado. Na bateria, mínimo de 12,2v.

 

 

- Quinto vídeo: efeito dos graves no farol...

 

 

Bem pessoal, talvez eu tenha me confundindo em alguns valores que passei mais cedo. A realidade é essa ai. O que achei mais estranho foi os 13,68v no alternador. Poxa, esperava algo acima de 14v. Até tirei foto do cabeamento que liga alternador\bateria\terra. Parecem bem decentes já.... não sei se Big3 faria diferença nesse carro.

 

O que acham? MC mesmo, Big3 ou só bateria?

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

oloko nem o meu q só tem o alternador de 60 e bateria de 42 nao desceu de 11.6 kkkkkkk

 

normalmente tocando alto, nao no talo fica en torno de 12,6

 

detalhe>>>sem big 3, sem bateria adicional, cabos 12 mm atualmente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu caso, meu carro também tem muita eletrônica, é um Pug 307 com teto solar, sensores de chuva, crepuscular, estacionamento, etc. E por isso o alternador original tem 150A. Para tirar a teima uma vez eu e o user Kikin aqui do fórum fizemos o teste de corrente dele, e ele liberou 148 amperes em 4 mil rpm em torno de 12,5V, isso sem contar o que a central do carro estava consumindo, pois medimos apenas o que as resistências consumiram, não medimos direto no cabo de saída do alternador, então podemos jogar mais uns 20~30A aí do consumo de energia para manter o carro funcionando (mas a bateria deve ter liberado um pouquinho ali também, pois a tensão chegou na faixa de trabalho dela). E medimos também em marcha lenta, deu cerca de 115A.

 

Lucas, como foi esse teste do alternador? Fiquei interessado em fazer ou levar em uma auto-elétrica para me certificar que está tudo bem com ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Update pessoal... deixei o multímetro na bateria do carro hoje de manhã antes de dar partida. Carro desligado, bateria marcando 12,38v. Liguei o carro e durante a partida o mínimo de tensão foi 10,8v. Carro ligado, tensão direto para 14,4v, chegando a 14,5v em alguns momentos. Até aqui, somente farol ligado. Liguei o AC e o som, mínimo de 14,2v nas batidas fortes. Desliguei AC, farol e som: 14,4v de volta.

 

Após cerca de 2 minutos com tudo desligado e marcando 14,4, subitamente cai e mantem 13,6v. Ligando farol e AC, 13,4v...

 

Ou seja, ficou e manteve acima dos 14v logo ao dar a partida. Mas o carro deve ter alguma regulagem na central que reduz a tensão depois que "enxerga" a bateria carregada... Enfim, não entendi bem...

 

Estava pensando hoje e meu set é muito simples, com um alternador desse e uma bateria de 70a, não vejo necessidade de bateria extra. Parece ser coisa pra um mega capacitor resolver, como o kleberlpa indicou.

 

Vi que tem dois modelos desse MC SSL de 20 Farads, um cromado e outro da carcaça cinza escuro/preto. Será que ambos são iguais e tem pelo menos os 7,5F testado pelos user DAD? Posso ir no da carcaça preta tranquilo?

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lucas, como foi esse teste do alternador? Fiquei interessado em fazer ou levar em uma auto-elétrica para me certificar que está tudo bem com ele.

 

Você vai precisar de um alicate amperímetro que meça DC e umas 10 resistências de 1 ohm ligadas em paralelo para extrair pelo menos 130 amperes do alternador, o teste em si é simples, mas precisa dos equipamentos certos.

 

 

Update pessoal... deixei o multímetro na bateria do carro hoje de manhã antes de dar partida. Carro desligado, bateria marcando 12,38v. Liguei o carro e durante a partida o mínimo de tensão foi 10,8v. Carro ligado, tensão direto para 14,4v, chegando a 14,5v em alguns momentos. Até aqui, somente farol ligado. Liguei o AC e o som, mínimo de 14,2v nas batidas fortes. Desliguei AC, farol e som: 14,4v de volta.

 

Após cerca de 2 minutos com tudo desligado e marcando 14,4, subitamente cai e mantem 13,6v. Ligando farol e AC, 13,4v...

 

Ou seja, ficou e manteve acima dos 14v logo ao dar a partida. Mas o carro deve ter alguma regulagem na central que reduz a tensão depois que "enxerga" a bateria carregada... Enfim, não entendi bem...

 

Estava pensando hoje e meu set é muito simples, com um alternador desse e uma bateria de 70a, não vejo necessidade de bateria extra. Parece ser coisa pra um mega capacitor resolver, como o kleberlpa indicou.

 

Vi que tem dois modelos desse MC SSL de 20 Farads, um cromado e outro da carcaça cinza escuro/preto. Será que ambos são iguais e tem pelo menos os 7,5F testado pelos user DAD? Posso ir no da carcaça preta tranquilo?

 

Abs

 

Estranho ele diminuir a tensão rápido assim, nunca vi isso, geralmente os alternadores reduzem a tensão por aquecimento mesmo, mas leva um bom tempo e não abaixa mais que uns 0,5V quando muito. O meu abaixa de 14,4V para 14,2V quando o motor e alternador já estão bem quentes.

 

Pelo que você tem de som eu também não acho que precisaria de bateria auxiliar, só achei estranho os valores de tensão do alternador mesmo. Mas vai ver atualmente é assim, não sei...

 

Quanto aos MC de 20F qualquer modelo dá lá seus 7F, pode comprar qualquer um. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desviando um poco do assunto aí....

 

 

Lucas akele mega capacitor Blitz 3.0F TRIANGULAR, tem esses 3.0 Mesmo? ou é cimento por dentro tbm? rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda quero comprar um Alicate que meça DC, ainda compro um... hehe.. Valeu, entendi o esquema, Lucas!

 

Sobre o alternador, falei com um amigo bem entendido de eletrônica e também dono de um fluence e ele me disse que é normal cair para algo próximo de 13,8v, sendo normal os 13,6~13,7v. Segundo ele, isso acontece depois que o alternador supostamente dá uma carga suficiente na bateria. Mas quero conferir outro fluence pra ter certeza disso, vou ver se alguém do clube fluence faz o teste só pra ter certeza de que é característica do carro.

 

Vou pegar esse SSL de 20F, Cap-2002. Pelo menos o preço tá bom.. Abro ele quando chegar pra conferir, rs...

 

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desviando um poco do assunto aí....

 

 

Lucas akele mega capacitor Blitz 3.0F TRIANGULAR, tem esses 3.0 Mesmo? ou é cimento por dentro tbm? rsrs

 

Duvido que dê mais de 1F, mas só medindo, é bem fácil.

 

Guilherme, gravei um video aqui do meu alternador em funcionamento (marcha lenta) com o som em volume máximo. Só que atualmente uso a Spark em 2 ohms, cerca de 1000wrms, então a tensão não caiu de 13,8~13,9v.

 

 

 

Lembrando que meu alternador também é da Valeo de 150a, original do 307.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...