Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. (17/09/2015)
- Encontro Sound Quality em São Paulo/SP domingo (18/08/2019) *****

Sign in to follow this  
tibehrius

[AJUDA] SQ utilizando som original Ford My Connection

Recommended Posts

Salve gente boa do AutoFórum, tudo numa nice?

 

Recentemente adquiri um Fiesta Rocam 12/13, e ele veio com aquele som original, o My Connection. O player é até bom, tem bluetooth, sincroniza minha agenda, toca as músicas do meu celular, casa bem com o visual do painel, blz! Só que o problema é que eu estava achando o som meio "pobre" no que diz respeito à qualidade, e então eu comecei a dar umas gogladas por aí, pesquisando uma forma de dar um UP no som. Isso já faz umas 2 semanas, e desde então eu não consigo parar de pesquisar sobre isso...é viciante!! :rolleyes:

 

Bem, após longas madrugadas (único tempo disponível), aprendi algumas coisas (a maioria pesquisando aqui no fórum mesmo), e fui me deparando com alguns problemas que não consegui solucionar sozinho, "na raça". Como participo de vários "fóruns da vida" por aí, e me interessei bastante pelo assunto, puxei uma cadeira, e criei uma conta no fórum. Dá licença, rsrs.

 

Sem mais delongas, segue as especificações da "aparelhage" original:

 

CD/MP3 Player My Connection:

  • Potência máxima RMS - Vcc 14,4; F=1kHz; Rg=600Ω;
  • T.amb.=25ºC; RL4Ω; THD10% : 20 W (por canal)
  • Graves: 80 Hz ± 14 dB
  • Agudos: 12 kHz ± 14 dB

E aqui, um absurdo: o manual diz que a HU possui saídas RCA, mas li em alguns lugares por aí que alguns aparelhos estavam vindo sem essas conexões. Retirei o aparelho p/ conferir pessoalmente, e adivinhem?!?! Fui o sortudo!!! VEIO SEM AS SAÍDAS RCA, que inclusive estão descritas no manual desta forma:

  • Saída RCA: MIN 650 mV - nom 750mV - MAX
  • Impedância: 100 Ω
  • Resposta de freqüência (± 3 dB): 20 Hz – 20 kHz

Nesse momento, confesso que até desanimei...já estava com alguns equipamentos em vista, mas agora estou sem saber o que fazer. Li sobre os adaptadores/conversores de RCA, mas alguns relatam que não fica bom. Apresenta ruídos, falha, desliga. E então, existe algum AMP de qualidade, que amplifique as saídas "a fios" da HU?? Segue imagem do esquema de ligação do player:

 

m4en.jpg

 

Quanto à minha pesquisa anterior, eu estava pensando em adquirir esses equips (visto que vai ser um processo gradual, visando custo x benefício, e talz):

 

 

Kit 2 vias:

  • N.A.R. 650CS2 6,5” 50 W RMS ou um Audiophonic Club KC-6.1 2 way 6,5” 60 W RMS

Amplificador:

  • Audiophonic Club 5.1HP (na verdade, está meio salgado pra mim, mas procuro algo similar, com 4 ST + 1 Mono p/ o Sub)

Subwoofer:

Precisaria de uma força maior aqui, pois existem MUITOS modelos/marcas. Estava de olho em um de 10" da RE, pois estou visando QUALIDADE nos graves (mas claro, com um pouco de potência).

 

 

Cabeamento (de qualidade p/ futuros UP's, pois acho que não vou parar []-[])

  • RCA Knukonceptz (Krystal ou Karma), importando direto deles
  • Cabo de força Shok Industries (se bem que eu li que pode ser usado aqueles residenciais que não tem problema...confere?

Meu carro possui AIRBAG e ABS...ouvi dizer que esses sistemas interferem no som se os cabos forem vagabundos...tá certo?

 

 

Tratamento das portas:

  • eXvibration Brax PRO (Pasta), ou uma manta asfáltica, o que apresentar melhor resultado.

Bom acho que é isso. Como eu disse, sou MUITO leigo ainda, até 1 ou 2 semanas atrás eu não sabia absolutamente NADA sobre o assunto. Mas to tentando fazer o dever de casa ;) . Já tirei a carenagem da porta pra ver a profundidade p/ os 2 vias e como faria o tratamento acústico, já vi por onde vou passar o RCA (lado direito) e o positivo (lado motorista), já defini o lugar onde vou aterrar o módulo...enfim, acho que, com ajuda dos caros colegas, vou conseguir fazer tudo sem precisar levar num desses "estaladores" por aí. Fui em 2 aqui perto de casa, e os caras sequer sabiam o que era SQ, SQPL, efeito palco...por isso resolvi fazer tudo por conta. E, se quer um serviço bem feito, pague caro (ou faça você mesmo, kkkk).

 

Caraca, o texto ficou enorme, foi malz galera...mas eu queria especificar tudo de uma vez.

 

 

Um forte abraço a todos, e até breve!! []-[]

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pô, escrevi demais né galera? Vou dar uma editada no post... =/

 

Dá pra ter um SQ com som original, mas usando processador.

Não vejo outra maneira. Você pode até usar um amp com entrada alta mas o crossover não é tão preciso e não terá muita flexibilidade nos ajustes.

Além do mais, vai ficar sem TA e equalizador.

Se a HU tiver um mínimo de qualidade dá pra ficar bacana se não estiver pensando num Hi Fi ou SQ de alto nível pra competir.

Só pra constar eu uso processador com o som original.

Edited by murillo_g_b

Share this post


Link to post
Share on other sites

Como diria o jack: vamos por partes:

 

1- O abs fica próximo a bateria e o cabo de força q vc irá passar vai passar do lado dele. O abs é um solenóide e pode gerar rfi q pode ser absorvido pelo força e modular a alimentação do amplificador, e isto nem um cabo caro iria resolver. A solução neste caso é enrolar o cabo em papel alumínio na parte q fica no cofre. Nunca fiz isto pois nunca precisei.

2- todo airbag tem uma central de controle, q geralmente fica atrás do painel. Como todo eletrônico, pode gerar rfi e se um rca passar próximo a ela, pode ser o melhor cabo q irá tocar ruim. Afastar 20 cm já resolve.

3- pagar caro não é sinônimo de serviço bom, muito menos de equipamento bom.

4- se consegue bons resultados com o player original, mas tem q ver até onde vc deseja chegar. Pelo porte do upgrade e pelo nível de conhecimento eu não usaria processador, apesar do ta, cross e eq ajudarem, não saber usar corretamente poderia mais atrapalhar q ajudar...

5- evite usar 2-3 amps, prefira um único 5 canais. O fiesta é cruel de espaço de bateria, não cabe nada além do original a não ser q se faça gambiarra, e mais de um amp pode te inserir ruídos de alternador indesejáveis ou a necessidade de uma bateria auxiliar na mala.

 

Inicialmente são essas dicas q eu poderia t dar

  • Upvote 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Opa, salve! Obrigado pelas respostas, champz! ;)

 

Dá pra ter um SQ com som original, mas usando processador.

Não vejo outra maneira. Você pode até usar um amp com entrada alta mas o crossover não é tão preciso e não terá muita flexibilidade nos ajustes.

Além do mais, vai ficar sem TA e equalizador.

Se a HU tiver um mínimo de qualidade dá pra ficar bacana se não estiver pensando num Hi Fi ou SQ de alto nível pra competir.

Só pra constar eu uso processador com o som original.

 

Pois é, eu até já tinha visto essa opção...descartei quando vi o custo de um processador, kkkk. Ficaria muito dispendioso pra mim. E com a grana do processador, eu conseguiria comprar uma boa HU 2 din. Como não quero som p/ competição, acho que um processador pra mim, de fato, não seria o mais viável. E realmente, sinto MUITA falta de um equalizador decente no player... =/

 

Como diria o jack: vamos por partes:

 

1- O abs fica próximo a bateria e o cabo de força q vc irá passar vai passar do lado dele. O abs é um solenóide e pode gerar rfi q pode ser absorvido pelo força e modular a alimentação do amplificador, e isto nem um cabo caro iria resolver. A solução neste caso é enrolar o cabo em papel alumínio na parte q fica no cofre. Nunca fiz isto pois nunca precisei.

2- todo airbag tem uma central de controle, q geralmente fica atrás do painel. Como todo eletrônico, pode gerar rfi e se um rca passar próximo a ela, pode ser o melhor cabo q irá tocar ruim. Afastar 20 cm já resolve.

3- pagar caro não é sinônimo de serviço bom, muito menos de equipamento bom.

4- se consegue bons resultados com o player original, mas tem q ver até onde vc deseja chegar. Pelo porte do upgrade e pelo nível de conhecimento eu não usaria processador, apesar do ta, cross e eq ajudarem, não saber usar corretamente poderia mais atrapalhar q ajudar...

5- evite usar 2-3 amps, prefira um único 5 canais. O fiesta é cruel de espaço de bateria, não cabe nada além do original a não ser q se faça gambiarra, e mais de um amp pode te inserir ruídos de alternador indesejáveis ou a necessidade de uma bateria auxiliar na mala.

 

Inicialmente são essas dicas q eu poderia t dar

 

Nossa cara, valeu mesmo pelos esclarecimentos. Eu só li por aí que havia problemas em instalar som em carros com AIRBAG e ABS, mas o cara não explicou o porque...valeu! ;)

 

O uso do processador está completamente descartado. Como eu citei na resposta ao Murillo, eu preferiria trocar o player por uma HU 2 din.

 

E então brothers, o que vocês recomendaria nesse caso? Usar um amplificador com conversor RCA mesmo? Trocar apenas o kit 2 vias traria mais qualidade (pelo menos)? Como eu faria p/ instalar apenas um subwoofer no meu sistema atual? Pô, essa da bateria me preocupou agora, hein?! Se eu não me engano, a minha é de 45A ... é suficiente pra alimentar um sistema com 1 módulo 5.1 (kit 2 vias 120/130w s/ coaxial atrás, e um sub de 250 ~ 300w)?

 

 

Caras, mais uma vez, muito obrigado pela força!! ;)

Edited by tibehrius

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu colocaria primeiro o que esta faltando no seu som que é o grave colocando um sub depois vc começa a brincadeira devagar trocando o que tiver de mais ruim de acordo com os teus ouvidos e com o conhecimento que vc vai adquirindo com o tempo

Ex. Coloca sub depois coloca um duas vias de qualidade,troca hu,amp,cabos e ai vai até vc chegar aonde vc ache que ta perfeito para seua ouvidoa vc faz o seu som do geito que vc gosta e ai que ta a graça da brincadeira

Vlw abraço

 

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, se esse som tem uma versão com saídas RCA, deve ser possível colocá-las, Veja se consegue o manual de serviço dele para ver ser é viável essa alteração.

 

[]´s

Crawling Chaos

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

Cara, se esse som tem uma versão com saídas RCA, deve ser possível colocá-las, Veja se consegue o manual de serviço dele para ver ser é viável essa alteração.

 

[]´s

Crawling Chaos

 

Cara, eu pensei mesmo em abrir o som e verificar se na placa possui a furação p/ soldar na placa...mas lendo por aí, vi que uma saída RCA de qualidade tem que ter pelo menos de 3V a 4V, e dá uma olhada na especificação da RCA do aparelho:

  • Saída RCA: MIN 650 mV - nom 750mV - MAX
  • Impedância: 100 Ω
  • Resposta de freqüência (± 3 dB): 20 Hz – 20 kHz

Não chega nem a 1V. Tenso! =/

 

Eu colocaria primeiro o que esta faltando no seu som que é o grave colocando um sub depois vc começa a brincadeira devagar trocando o que tiver de mais ruim de acordo com os teus ouvidos e com o conhecimento que vc vai adquirindo com o tempo

Ex. Coloca sub depois coloca um duas vias de qualidade,troca hu,amp,cabos e ai vai até vc chegar aonde vc ache que ta perfeito para seua ouvidoa vc faz o seu som do geito que vc gosta e ai que ta a graça da brincadeira

Vlw abraço

 

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2

 

Pô, vou acabar fazendo isso mesmo...agora, como eu faço pra ligar o subwoofer? Posso comprar o módulo de uma vez, e colocar um conversor RCA mesmo? Talvez eu compre o módulo + subwoofer, daqui um mês o kit 2 vias, e quem sabe, quando a situação melhorar, uma boa HU 2 din. =/

 

O que acham?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu acho que não é uma boa forma de se construir um set. Desse jeito, você vai ter que substituir um bocado de equipamentos à medida que for incrementando o set. Como iria ligar o amplificador do sub no player? Com as vias altas? Vai ter tanta qualidade quanto usar RCAs com tensão abaixo de 1V. Com conversores? Idem. Eu acho que você tem que começar definindo como vai extrair o sinal do seu player ou se vai trocar esse player com My Connection, oque eu acho fria. Ao meu ver, você deveria ponderar bem a possibilidade de colocar um processador nesse carro. É caro mas é uma saída mais certa para não trocar o player original. Eu mesmo quase parti para essa abordagem, mas resolvi que vou tirar o player original do carro e instalar meu velho 800PRS.

 

[]´s

Crawling Chaos

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu acho que não é uma boa forma de se construir um set. Desse jeito, você vai ter que substituir um bocado de equipamentos à medida que for incrementando o set. Como iria ligar o amplificador do sub no player? Com as vias altas? Vai ter tanta qualidade quanto usar RCAs com tensão abaixo de 1V. Com conversores? Idem. Eu acho que você tem que começar definindo como vai extrair o sinal do seu player ou se vai trocar esse player com My Connection, oque eu acho fria. Ao meu ver, você deveria ponderar bem a possibilidade de colocar um processador nesse carro. É caro mas é uma saída mais certa para não trocar o player original. Eu mesmo quase parti para essa abordagem, mas resolvi que vou tirar o player original do carro e instalar meu velho 800PRS.

 

[]´s

Crawling Chaos

 

O player original tem suas vantagens...casa bem com o painel, não é tão visado...mas se for o gargalo do set, vou trocá-lo sem hesitar. ;) Agora, só preciso definir a "ordem" de compra dos equips.

 

Cara, eu vi seu tópico D.I.Y., e meu velho...você é o cara! Acho MUITO louco esse tipo de trampo, mas acho que não teria 1/10 da paciência. Parabéns mesmo!

 

BTW, vi que você importou muitos equips...comprou no ebay mesmo, ou tem algum outro esquema? Passa aê o "caminho das pedras" ?? =)

Edited by tibehrius

Share this post


Link to post
Share on other sites

Puxa o sinal de dentro do player antes do amplificador. É relativamente fácil.

 

Nesse caso, como eu faria isso? Soldaria um cabo com RCA pra fora? E quanto à qualidade final do áudio, ficaria bom? To quase arrancando o som de novo e abrindo o bicho, rsrs.

 

Abraço rapaziada! =D

Share this post


Link to post
Share on other sites

O player original tem suas vantagens...casa bem com o painel, não é tão visado...mas se for o gargalo do set, vou trocá-lo sem hesitar. ;) Agora, só preciso definir a "ordem" de compra dos equips.

 

Cara, eu vi seu tópico D.I.Y., e meu velho...você é o cara! Acho MUITO louco esse tipo de trampo, mas acho que não teria 1/10 da paciência. Parabéns mesmo!

 

BTW, vi que você importou muitos equips...comprou no ebay mesmo, ou tem algum outro esquema? Passa aê o "caminho das pedras" ?? =)

 

Olha eu tive MUITA ajuda de outros foristas para fazer o set do Classic. Não é mérito só meu não. Sem a galera daqui não sairia nada!

 

Quanto aos equipamentos, meu irmão mora nos EUA e trouxe praticamente tudo para mim.

 

[]'s

Crawling Chaos

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estou no mesmo dilema. Estou com um 208 e não quero trocar a HU dele. Pelo que eu li até agora, parece que o que vale a pena é colocar um processador mesmo. Vou acompanhar pra ver a opinião dos mais experientes ae.

Abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essa escolha vc vai ter que fazer ou troca o player ou coloca um processador... outras opçoes mais baratas é so pra quebrar um galho...

 

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Eu acho que não é uma boa forma de se construir um set. Desse jeito, você vai ter que substituir um bocado de equipamentos à medida que for incrementando o set. Como iria ligar o amplificador do sub no player? Com as vias altas? Vai ter tanta qualidade quanto usar RCAs com tensão abaixo de 1V. Com conversores? Idem. Eu acho que você tem que começar definindo como vai extrair o sinal do seu player ou se vai trocar esse player com My Connection, oque eu acho fria. Ao meu ver, você deveria ponderar bem a possibilidade de colocar um processador nesse carro. É caro mas é uma saída mais certa para não trocar o player original. Eu mesmo quase parti para essa abordagem, mas resolvi que vou tirar o player original do carro e instalar meu velho 800PRS.

 

[]´s

Crawling Chaos

Concordo com vc tem que começar o set ja da maneira certa com sinal pre amp. de qualidade quando disse substituir o que nao esta bom e porque o cara nao vai poder comprar tudo ja do bom e do melhor...

entao tem que ir comprando devagar e vai trocar praticamente somente os falantes originais e depois vai depender somente do casamento dos equipamentos e acertos.

 

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, vamos lá.

 

De cara, o processador está descartado. Como eu disse, eu não faço questão NENHUMA do player original. Posso substituí-lo sem problemas, desde que eu consiga vendê-lo, e que encontre uma HU 2 din com um valor similar. Tipo, se eu vender minha HU por 400~450 reais, posso comprar uma outra de até, digamos, 600 dilmas. Vou gastar aí uns 100~150 reais, mas sem problemas. Vou ter um player beem melhor, com muito mais opções de ajustes, mais bonito...enfim.

 

Então...já que vou precisar de uma HU 2 din, estou realmente cogitando a possibilidade de colocar um DVD Player. Achei uns usados por aí na casa dos R$ 600 bem interessantes. Acredito que a mudança será da água p/ o vinho, pois o display LCD verde de uma linha do meu player é bem "sem vergonha". Já com um DVD, as possibilidades são infinitamente maiores. Inclusive, tem como ligar uma câmera de ré, que pra mim seria muito interessante, pois minha esposa não é muito boa de baliza (ah vá! kkk).

 

E então, o que acham? Vou perder alguma coisa em usar um DVD Player no lugar de um "Alpine" da vida?

 

[]'s

Edited by tibehrius

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bem, depende muito da qualidade do aparelho que você escolher. Eu não tenho muito contato com DVDs, mas acho que os Kenwood são os melhores que já tive notícia.

 

[]´s

Crawling Chaos

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, vou pesquisar mais sobre a HU depois.

 

Mudando um pouco o foco, estou pensando em já trocar o kit 2 vias...o que recomendam? Achei um N.A.R 650 CS3 por R$ 380. Segue o link do fabricante:

 

http://www.naraudio....650-cs-3-detail

 

Vale a pena? Vejo a galera falando muito de outras marcas, mas pouco da NAR. Li em algum lugar que esse kit é estridente (não lembro onde O.O), alguém confirma isso? Só pra constar, curto músicas instrumentais, e gosto de ouvir detalhes...mas, se for estridente, irritante, prefiro abrir mão disso. Ouço muito un Rock Clássico, de vez em quando um Hip-Hop...mas vamos deixar pra falar disso quando o Subwoofer estiver em questão, certo?!

 

 

Galera, muito obrigado pela ajuda e paciência. ;)

 

[]'s

Edited by tibehrius

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pra tirar o sinal antes do AMP você deve abrir o player e procurar por um CI grande, geralmente em contato com a parte traseira da carcaça. Pega o numero escrito no CI e procura o datasheet na internet. Com o datasheet procure o input na pinagem. É desse pino que você vai tirar o sinal, a parte central do RCA. No mesmo datasheet procure o Gnd(terra). Desse pino você liga a parte externa do RCA. Pode ser que o nivel do sinal fique baixo, então você teria que usar um circuitinho com opamp para amplificar o sinal.

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk 4

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma idéia é levá-lo a uma assistência FIC (fabricante do rádio original), provavelmente o sinal das RCAs (que deveriam ter vindo) até está pronto 'lá dentro', mas por economia (porca) retiraram os conectores... se brincar o próprio pessoal de assistência técnica autorizada tem as peças originais para vc, conectores, caps de isolamento, etc. :legal:

Edited by RiQuati
  • Upvote 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só complementando: A bateria original do Fiesta é de 48 amperes. Nem pense em colocar uma maior pois não cabe.

Quanto a questão do cabeamento da bateria até o porta-malas pelo lado do motorista, vai fundo, não vai ter nenhuma interferencia com abs não. Pode fazer o aterramento no parafuso de fixação do cinto de segurança traseiro, só dá uma lixada antes pra tirar a tinta.

Os cabos rca pode passar mesmo pelo lado do passageiro, só toma cuidado pra deixar eles afastados do bocal da bomba de combustível que fica embaixo do assento traseiro.

Não recomendo colocar módulo no porta-luvas, mesmo ele sendo bem espaçoso no Fiesta, ali sim tem uma interferência desgraçada do módulo do air-bag. Tô usando bons cabos (technoise TZ) e mesmo assim ainda tô com uma pequena interferência. Não sei mais o que faço, acho que vou é desistir mesmo.

E pra finalizar, o mais importante: Se você for chato com barulhos e grilos internos no carro, é bom vc investir bem no tratamento acústico. O Fiesta tem muito plastico (como todo o carro hoje, claro) a tendência é tudo uma hora ou outra começar a bater e grilar (o meu já tá assim). Te adianto que as portas do Fiesta são péssimas pra tocar os midbass. Talvez tratando bem e com bons materiais pode resolver.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigos, muito obrigado pela força.

 

DiegoT e RiQuati, muito obrigado, mas eu não vou tentar usar esse player. Vou vendê-lo e comprar outro, com as saídas RCA, TA, 3-way, Equalizador de 5 bandas, etc...tudo que tem direito em um player (ou DVD, se encontrar um bom e barato).

 

Bosco, MUITÍSSIMO OBRIGADO pelas dicas. ;)

 

 

Galera, apareceu esse esquema aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-512802266-subwoofer-hertz-ml-2500-n-focal-dls-morel-jbl-bomber-audiso-_JM

 

É um Subwoofer Hertz ML 2500 por R$ 450 !!!!! Agora, digam-me: tem alguma maracutaia nesse sub, não tem? Pq, pesquisando, esse cara vale bem mais. Comprei pelo ML, e to marcando pra ir ver e quem sabe retirar pessoalmente...antes, vou tentar levar alguém que entenda do assunto....

 

O QUE ME DIZEM????

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...