Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
thiagoak

[Ajuda] Caixa vibrando

Recommended Posts

Bom galera, eu havia criado um tópico já no fórum a algum tempo atrás pedindo uma ajuda para escolher os equipamentos pra montar meu som. Então, o som já ta montado:

 

Um sub DD512 de 550wrms ligado em um banda ICE de 800wrms, montado em uma caixa de 66l com duto retangular (conforme veio no manual do sub). Tenho uma bateria de 65ah no cofre e uma de 115ah auxiliar.

 

O problema é o seguinte: o som toca legal, até um determinado volume, da um grave bom e tudo mais.. porém se eu aumentar mais, o som continua dando o grave, porem começa a bater estranho, parece que a caixa ta vibrando de mais. No começo eu até achei que fosse a lata do carro batendo, mas eu fiz um teste ligando a caixa fora do PM e continuou batendo igual.

 

Hoje eu levei em uma loja de som aqui da cidade (diferente da que eu instalei tudo, pra ter outra opinião) e o cara me falou que provavelmente é a caixa que não tá legal, pois ela não foi forrada internamente, não foi resinada (não entendo muito o significado disso), ta vibrando bastante e em alguns lugares onde ela emenda, ta vazando ar e que também ela foi feita em mdf 15mm que é muito fino, segundo o cara.

 

A seguir eu vou colocar dois vídeos da caixa tocando dentro e fora do PM pra ver se da pra passar melhor o problema que eu to enfrentando.

 

 

 

Espero que alguém possa me ajudar. Abraços.

 

Ps: só espero que não seja problema no sub nem no módulo, se não to ferrado ;x

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

por ser feito de mdf de 15 não é o problema não , a minha é de 15 ta certo que não é o mesmo sub , mais são dois . tira o sub . faça quebra cantos , reforce a caixa com parafusos . depois de bem parafusada , cola de madeira ( boa) pó de serra , passe dentro da caixa bem passadinho , caso queira depois de tudo seco , silicone . ai não vai ter problemas . caso queira ainda um caibro algo assim no no meio da caixa pra sustentar ela ( mais em ultimo caso )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensei nisso já, a caixa é bem parafusada e creito que foi colada com cola de madeira tambem, porque eu tentei abrir a lateral dela hoje e não consegui só tirando os parafusos. To pensando em retirar o falante e arredondar os cantos e vedar as bordas com silicone.. o que é esse pó de serra? aonde eu encontro isso?

 

Então o problema pode ser realmente a caixa? Porque o sub não aparenta ter bobina queimada nem nada, ele nao raspa quando vc empurra com a mao nem nada do tipo.

 

Uma caixa mal feita pode mesmo fazer todo essa diferença?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensei nisso já, a caixa é bem parafusada e creito que foi colada com cola de madeira tambem, porque eu tentei abrir a lateral dela hoje e não consegui só tirando os parafusos. To pensando em retirar o falante e arredondar os cantos e vedar as bordas com silicone.. o que é esse pó de serra? aonde eu encontro isso?

 

Então o problema pode ser realmente a caixa? Porque o sub não aparenta ter bobina queimada nem nada, ele nao raspa quando vc empurra com a mao nem nada do tipo.

 

Uma caixa mal feita pode mesmo fazer todo essa diferença?

caixa mal feita traz muitos problemas , mais pelo video ai não descarto problema no sub . se ta bem parafusada travada , compra silicone passa em todos os cantos dentro . e se puder por fora . caso esteja bem parafusada , ira resolver . mais ja que ta bem travada . ai acredito ser o sub

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estranho, pois o sub é novo (tem pouco mais de uma semana de uso) e o cone dele não tá raspando nem nada. Que tipo de teste eu posso fazer? Se eu tirar o sub e tentar tocar fora da caixa pode queimar o sub né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estranho, pois o sub é novo (tem pouco mais de uma semana de uso) e o cone dele não tá raspando nem nada. Que tipo de teste eu posso fazer? Se eu tirar o sub e tentar tocar fora da caixa pode queimar o sub né?

mais é novo como tu tocou , sento o dedo ja , ou foi devagar com ele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Espessura recomendada acima de 400 rms "20" mm se possível MDF.

Madeira influência sim, e a vibração pode ser varia coisas como madeira de espessura inferior a recomendada, falta de reforço estrutural na caixa, selar a caixa com a velha cola e serragem fina ajuda mais só tira possíveis vazamentos providos de erro de corte na chapa de madeira.

 

Cara pelos vídeos a vibração na madeira da caixa deve ser a resistência da madeira ou um vazamento grotesco, a caixa ñ ta vazando ñ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Espessura recomendada acima de 400 rms "20" mm se possível MDF.

Madeira influência sim, e a vibração pode ser varia coisas como madeira de espessura inferior a recomendada, falta de reforço estrutural na caixa, selar a caixa com a velha cola e serragem fina ajuda mais só tira possíveis vazamentos providos de erro de corte na chapa de madeira.

 

Cara pelos vídeos a vibração na madeira da caixa deve ser a resistência da madeira ou um vazamento grotesco, a caixa ñ ta vazando ñ??

acho exagero 20 mm pra 400 rms? usamos 18 mm pra dois sds 815 naum tivemos nenhum problema . uso dois de 350 em madeira de 15 mais nem meche a caixa . como disse se mal feita da problema . travamento parafusos .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mais é novo como tu tocou , sento o dedo ja , ou foi devagar com ele?

 

Fui devagar, em nenhum momento o módulo esquentou, nem piscou luz de clip, nem deu aquele cheiro que sai dos falante quando ta alto demais.

 

Espessura recomendada acima de 400 rms "20" mm se possível MDF.

Madeira influência sim, e a vibração pode ser varia coisas como madeira de espessura inferior a recomendada, falta de reforço estrutural na caixa, selar a caixa com a velha cola e serragem fina ajuda mais só tira possíveis vazamentos providos de erro de corte na chapa de madeira.

 

Cara pelos vídeos a vibração na madeira da caixa deve ser a resistência da madeira ou um vazamento grotesco, a caixa ñ ta vazando ñ??

 

Exato, como eu citei acima, a caixa vaza ar, principalmente na borda que emenda a parte de cima com a da frente.. Isso pode fazer tanto estrago assim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui devagar, em nenhum momento o módulo esquentou, nem piscou luz de clip, nem deu aquele cheiro que sai dos falante quando ta alto demais.

 

 

 

Exato, como eu citei acima, a caixa vaza ar, principalmente na borda que emenda a parte de cima com a da frente.. Isso pode fazer tanto estrago assim?

ta ai , vazamento de ar faz barulho e outra coisa sub direto na madeira faz barulho tambem viu , meus subs estão na madeira e fazem barulho , woofer de um amigo tambem . menos mais faz . vede bem a caixa e coloca massa de calafeta na borda dos falantes e parafusa se não parar ai é outro problema

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cara que eu levei hoje de tarde, falou que faria uma caixa com MDF 20mm, resinada, forrada com lã de vidro e tudo mais por R$220,00.. o problema é que eu paguei 190 nessa, e vou fazer o que com ela? kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E meu medo é mandar fazer outra caixa e dai o problema é no sub! Dai vira tudo em preju!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara o sub é projetado para tocar em uma caixa perfeita, o resultado que é dito na propaganda e na caixa do sub depende disso.

A caixa deve ser mais esquadrejada possível e vedar a caixa deve ser opção para minúsculos vazamentos ou para apenas precaução mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cara que eu levei hoje de tarde, falou que faria uma caixa com MDF 20mm, resinada, forrada com lã de vidro e tudo mais por R$220,00.. o problema é que eu paguei 190 nessa, e vou fazer o que com ela? kkkk

a cara mandar fazer é fo** tem que ficar em cima , eu pego faço eu mesmo. mais tente fazer isso silicone em tudo massa de calafeta nos falantes e se puder reforça com parafuso alguns lugares melhor ainda . deve resolver

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caixa mal feita traz muitos problemas , mais pelo video ai não descarto problema no sub . se ta bem parafusada travada , compra silicone passa em todos os cantos dentro . e se puder por fora . caso esteja bem parafusada , ira resolver . mais ja que ta bem travada . ai acredito ser o sub

Com certeza mais com sub acima de 400 rms é recomendado que seja, e quanto mais rígida a caixa melhor a resposta em qualidade de baixas frequências.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a cara mandar fazer é fo** tem que ficar em cima , eu pego faço eu mesmo. mais tente fazer isso silicone em tudo massa de calafeta nos falantes e se puder reforça com parafuso alguns lugares melhor ainda . deve resolver

 

Realmente, se eu for fazer uma caixa nova acho que vou fazer por conta mesmo, nem que leve em um marceneiro pra cortar as medidas. Nao entendi o que vc quis dizer com massa de calafetar nos falantes... vc quer dizer passar a massa no buraco do falante, dai parafusar ele depois?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parafusos a cada 5cm, e faca a vedacao interna com massa plastica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, agradeço a todos por todas as dicas, hoje eu desmontei o som e tirei o sub da caixa.. antes de desligar os cabos do sub eu fiz um teste com o sub tocando fora da caixa, e o resultado me deixou um pouco preocupado pois ele fez um ruido que me pareceu estranho, porém espero que isso tenha sido pela falta da caixa:

 

http://www.youtube.com/watch?v=xNzQRr6gubY&feature=youtu.be

 

Enfim, desliguei os cabos do falante e removi a caixa do porta malas.. encontrei um tubo de silicone aqui e apliquei em todas as emendas, pelo lado de fora (por dentro ficou dificil, uma vez que a caixa ja esta montada), agora vou deixar secar até amanha de tarde e testar colocando o sub de volta.. Tentei procurar uma massa de calafetar ou massa plastica mas a unica coisa que eu tinha aqui em casa foi massa corrida. Será que serve?

 

Outra coisa que eu reparei é que o fundo da caixa, depois do duto, esta começando a raxar.. e acho que essa rachadura não tinha quando a caixa foi montada.. A rachadura é superficial (por dentro ainda nao esta rachado, somente por fora do mdf) será que isso sinaliza que a caixa não ta aguentando?

 

8zw7.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

 

Bom, essas são as novidades de hoje.. agradeço novamente todos que estão me ajudando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

remendar essa caixa é igual temperar carne podre...

 

faz uma nova, mesmo que seja de 15mm, mas um negócio mais decente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa sua caixa já foi pro saco Man ! :banghead

 

Compra uma folha de MDF 15mm (115,00 dilmas) e monte uma nova, com cola de madeira e parafusos 35x35 a cada 50mm entre eles.

 

O sub está assim pois está fora da caixa ... não se preocupe.

 

Agora se realmente quer manter a caixa por enquanto ... não adianta por "isolantes" por fora da caixa, pois a pressão irá expulsar tudo ... o ideal é silicone o massa plastica por dentro da caixa. mas aconselho novamente a desparafusar a caixa inteira colar as partes com araudite ou cola de madeira mesmo e meter parafusos.

 

Boa sorte Man ! :legal:

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pensando aqui até da pra remendar ela , agora quanto tempo vai aguentar não sei , e fora que fica feio pra caraio .. faça uma vc mesmo, é facil fazer esse tipo de caixa , mais dificil quanto tem angulo pra tu fazer tipo trapezoidal da bem mais trabalho , agora a sua corta no tamanho certinho passo coloca , parafuso depois vedo dentro ja era .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, fiquei realmente muuito aliviado, pois tinha quase certeza que meu sub tava condenado kkkk.

 

Em relação a caixa eu vou levar pro cara que montou ela, afinal paguei R$190,00 nessa porcaria.. e fazem nem duas semanas que montei. Vamos ver se o cara providencia uma nova, se não vou em alguma marcenaria e tento arrumar uns retalhos de mdf que estejam do tamanho certo (dai sai mais em conta) ai vou montar em casa mesmo!

 

Edit: Até mesmo porque esse mês a situação financeira ta bem complicada kkk se for montar uma nova, comprar mdf e tudo mais vai ter que ser só mes que vem.

Editado por thiagoak

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, fiquei realmente muuito aliviado, pois tinha quase certeza que meu sub tava condenado kkkk.

 

Em relação a caixa eu vou levar pro cara que montou ela, afinal paguei R$190,00 nessa porcaria.. e fazem nem duas semanas que montei. Vamos ver se o cara providencia uma nova, se não vou em alguma marcenaria e tento arrumar uns retalhos de mdf que estejam do tamanho certo (dai sai mais em conta) ai vou montar em casa mesmo!

 

Edit: Até mesmo porque esse mês a situação financeira ta bem complicada kkk se for montar uma nova, comprar mdf e tudo mais vai ter que ser só mes que vem.

 

R$ 190,00 e nem forrada ela é!? meu amigo, meteram a faca com gosto no seu buxo viu! PQP

 

pra tentar amenizar, vai em alguma marcenaria e pega uma sacola de pó, eles não vão cobrar nada... compra uma latinha de selador da marbarata que tiver na loja, mistura e vai espalhando nos cantos, vai vedar tudo e ficar bem resistente. é um tratamento paliativo, o certo mesmo é fazer outra!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, o preço foi bem alto.. eu só fechei com o cara porque ele fez a melhor condição de pagamento!

 

Então galera, fiz o teste hoje a tarde e só com o silicone nas bordas fez uma diferença monstruosa! O sub ta batendo bem mais e quase sem vibração nem uma! Fiquei bem satisfeito, quando tiver tempo ainda quero levar a caixa pro cara ajeitar pra mim, se não mes que vem vou fazer uma igual, porém com MDF de 20mm. Fiz alguns vídeos do som tocando agora, mas to meio sem tempo.. de noite ou amanhã eu posto o resultado, mas agradeço a todos vocês pelas dicas, foram todas muito úteis! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Manda ele fazer Outra e acompanha o serviço !!! :angry:

 

Com essa grana ai vc fazia 4 caixa igual essa com uma folha de MDF

 

20mm ???? pra que ???? só pra se mais caro ????

 

15mm tá bom demais ... ;)

foi o que eu disse , mais se ficar meio com medo de usar a de 15 , usa de 18 que ta bom demais , tirei a minha do carro ontem , ta intacta , e pesada pra caramba , eu faria de 15 mais barato e menos peso só fazer bem feita que não da problema nenhum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...