Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Tharkus2

Diferença de potencia entre Modelos Tri, Quadri ou Pentaxial

Recommended Posts

Pessoal, utilizei a pesquisa e nao encontrei nada relacionado...

Quero saber a diferença entra a potência anunciada pela Pioneer por exemplo dos modelos de quadriaxial(por exemplo) entre os de 600W e 400W, pois ambos possuem 100WRMS...

Então qual seria a diferença dessa nomenclatura da potencia 400W(modelo TS-6940BR) e 600W(Modelo TS-A6994S) sendo que ambos são 100WRMS?

agradeço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto mais vias (axiais), pior será o som. Isso é mais importante.

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok. :legal:

 

Cara eu te afirmo com toda certeza e conhecimento q esse ''ditado'' q quanto mais AXIAL mais o som é Agudo,ou gritante etc.. é errado, pois neesses auto falantes 6x9 esses tweeters pekeninos sao inuteis,ficam só de enfeito mesmo,(EXCETO O PRINCIPAL).

 

Por exemplo aki, o amarelo,azul e verde sao os ''minisupertweeters'',saoo completamente inuteis,o som q eles reproduzem sao imperseptiveis comparando com o Tweeter Principal.

 

Eu tenho 2 pares desse 6x9,e 1 6x9 queimou o Tweeter Principal, o 6x9 ficou rouco, n ouvia nenhum agudo,akeles pekeninos sao ultra mega baixos,eu desmontei a torre e coloqei só os pekeninos pra tocar no volume maximo o som é bem baixo msmo.

 

lea7.jpg

 

Esse daki é a msma coisa, ele é triaxial,mas o agudo é o msmo q o pentaxial, isso eu afirmo pq ja fiz testes e ja vi tocar pessoalmente.

 

O vermelho é q dá o Agudoo msmo,o amarelo só ''enfeite'' o som é mt fraco.

 

pb0w.jpg

 

Edit:: OUTRA coisa,esses paredoes de 6x9 tem cortes LPF em 5khz~4khz pra baixo, Ou seja nesses sistemas mais pesados os 6x9 sao só para os medios,os tweeters da torre ficam d enfeite, por isso é preciso o uso de ST's.

Editado por Eduardo_Gyn
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, utilizei a pesquisa e nao encontrei nada relacionado...

Quero saber a diferença entra a potência anunciada pela Pioneer por exemplo dos modelos de quadriaxial(por exemplo) entre os de 600W e 400W, pois ambos possuem 100WRMS...

Então qual seria a diferença dessa nomenclatura da potencia 400W(modelo TS-6940BR) e 600W(Modelo TS-A6994S) sendo que ambos são 100WRMS?

agradeço

 

Amigo acho que atualmente o que melhor se encaixa é PMPO = Potência Musical Para Otários. Pois, não acredito naquelas informações divulgadas pelos fabricantes (tanto que nem os fabricantes reconhecem a medida PMPO anunciada - ou seja, eles não garantem aquilo que divulgam).

 

Nem sempre os RMS sao tudo na escolha de um auto falantes, vc tem q levar em conta a Sensibilidade,Resp. de frequencia, Etc..

 

Dentre esses 2 modelos eu ficaria com o 6995, pois a sensibilidade dele é bem maior,Ou seja,com menos potencia vc toca mt mais o 6995 do q o 6940.Eu tenho 2 pares, e recomendo, eles tocam mt. Nunca ouvi o NAcional mas deve ser bom tbm.

 

Mas tem um porém,nem sempre podemos confiar nessas sensibilidades q os fabricantes declaram,eles mentem muito. Creio eu q a pioneer ,bravox,mtx,selenium e outras seriam as menos mentirosas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo acho que atualmente o que melhor se encaixa é PMPO = Potência Musical Para Otários. Pois, não acredito naquelas informações divulgadas pelos fabricantes (tanto que nem os fabricantes reconhecem a medida PMPO anunciada - ou seja, eles não garantem aquilo que divulgam).

 

Nem sempre os RMS sao tudo na escolha de um auto falantes, vc tem q levar em conta a Sensibilidade,Resp. de frequencia, Etc..

 

Dentre esses 2 modelos eu ficaria com o 6995, pois a sensibilidade dele é bem maior,Ou seja,com menos potencia vc toca mt mais o 6995 do q o 6940.Eu tenho 2 pares, e recomendo, eles tocam mt. Nunca ouvi o NAcional mas deve ser bom tbm.

 

Mas tem um porém,nem sempre podemos confiar nessas sensibilidades q os fabricantes declaram,eles mentem muito. Creio eu q a pioneer ,bravox,mtx,selenium e outras seriam as menos mentirosas.

Eduardo, lembra q te perguntei sobre a procedência dos Camelo...

blz, fui no camelo hj e testei tanto a 6940BR de 400WPMPO e 100WRMS, quando a 6995S modelo novo de 600WPMPO e 100WRMS...

o que eu percebi foi uma pequena diferença entra ambas, praticamente quase nada...Porém eu peguei em ambos os autofalantes e...o Imã do 6995 é muuito maior e mais pesado que o modelo nacional 6940br, até achei que a potência PMPO era relativo a isso, ao tamanho do imã...

Oq vcs tem a dizer sobre essa diferença de tamanho de imã?

 

EDIT: os valores do 6940BR é de 120 reais o par e do 6995 é de 210 o par...compensa mais pegar o BR, pela diferença de valor ou nao?

Editado por Tharkus2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu nunca ouvi o 6940 tocar,mas se vc ta dizendo q quase n viu diferença, e o preço é bem mais em conta,fica com o BR msmo.

 

Tem q ver é o seguinte fator, o 6940 pode ter acompanhado o 6995 por alguns segndos, mas quero ver ele aguentar a noite inteira tocando, e a bobina suportar todo o calor, se Aguentar aí siim é uma Otimo CxB, BBB bom bonito e barato.

 

O q eu te afirmo é q o 6995 (100rms) tem um som limpo,e suportaa mt potencia sem distorção, eu toco os meus com 90wrms cada,e eles tocaam mt mt mt bem e forte, e ficam o dia todo tocando,tomam sol,e nao ''Fritam'' a bobina.

 

Só os tweeters q n são lá essas coisas :( ,sao fortes mas queimam com determinado tempo,por isso eu nem uso eles mais,cortei o Lpf deles no Cross.

 

O caso do imã pesado ou leve,tem varios fatores ,dá uma olhada nesse tópico aki:

 

http://autoforum.com...-o-autofalante/

 

Pode ser q te ajude.

 

Mas na minha opinião (me corrijam se eu tiver errado) é q na maioria das vezes(nem sempre) quanto maior o conjunto magnético mais potente o auto falante é, pois a força dos imãs é o q fazem o movimento da bobina, mas aí entra em questao os materiais q sao feitos.

 

Pode ser q os 6940br estão sendo feitos com uma nova técnologia em Imãs q nao nessecitam dakele determinado tamanho para ter a msma potencia (100wrms).

 

Edit:: vc disse q ouviu os 2 6x9 ,dentro do camelo?? e colocaram no Taloo??

 

Edit 2: Caraa tem 6995 com preço melhor la, tem de 180 la moss.

Editado por Eduardo_Gyn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Edit:: vc disse q ouviu os 2 6x9 ,dentro do camelo?? e colocaram no Taloo??

 

Edit 2: Caraa tem 6995 com preço melhor la, tem de 180 la moss.

 

Vamos se dizer que 80% do volume do player. ta empurrando acho q os 100WRMS, pois foi ligado somente em 1 pyramid para teste, e no caso só 1 auto falante e não o par. Senti uma diferença, mas bem pequena mesmo, mais na qualidade do som sakas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos se dizer que 80% do volume do player. ta empurrando acho q os 100WRMS, pois foi ligado somente em 1 pyramid para teste, e no caso só 1 auto falante e não o par. Senti uma diferença, mas bem pequena mesmo, mais na qualidade do som sakas...

[

 

quai se saiu melhor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu te afirmo com toda certeza e conhecimento q esse ''ditado'' q quanto mais AXIAL mais o som é Agudo,ou gritante etc.. é errado, pois neesses auto falantes 6x9 esses tweeters pekeninos sao inuteis,ficam só de enfeito mesmo,(EXCETO O PRINCIPAL).

 

Por exemplo aki, o amarelo,azul e verde sao os ''minisupertweeters'',saoo completamente inuteis,o som q eles reproduzem sao imperseptiveis comparando com o Tweeter Principal.

 

Eu tenho 2 pares desse 6x9,e 1 6x9 queimou o Tweeter Principal, o 6x9 ficou rouco, n ouvia nenhum agudo,akeles pekeninos sao ultra mega baixos,eu desmontei a torre e coloqei só os pekeninos pra tocar no volume maximo o som é bem baixo msmo.

 

 

 

Esse daki é a msma coisa, ele é triaxial,mas o agudo é o msmo q o pentaxial, isso eu afirmo pq ja fiz testes e ja vi tocar pessoalmente.

 

O vermelho é q dá o Agudoo msmo,o amarelo só ''enfeite'' o som é mt fraco.

 

 

 

Edit:: OUTRA coisa,esses paredoes de 6x9 tem cortes LPF em 5khz~4khz pra baixo, Ou seja nesses sistemas mais pesados os 6x9 sao só para os medios,os tweeters da torre ficam d enfeite, por isso é preciso o uso de ST's.

 

 

Então nesse caso tem duas baboseiras seguidas:

 

1) pagar a mais por "axis" que não existe... o ideal é coaxial e ponto. (isso não é opinião, é física)

 

2) usar 6x9 pra médio, sabendo que um woofer de 8" tipo Magnum 250wrms, custa o mesmo que um 6x9 e toca mais do que dois pares deles facin!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então nesse caso tem duas baboseiras seguidas:

 

1) pagar a mais por "axis" que não existe... o ideal é coaxial e ponto. (isso não é opinião, é física)

 

2) usar 6x9 pra médio, sabendo que um woofer de 8" tipo Magnum 250wrms, custa o mesmo que um 6x9 e toca mais do que dois pares deles facin!

\

 

Concordo 1000%, com 2 woofers de 8 tampa 4 6x9 facim, e esses ''axiais'' aí é só pra almentar o preço,mas a questão é q aki isso é cultura né ,GOIAAS goiaaas....

 

Mas na questao de estética os 6x9 dao um show né. Woofer 8 é mt feio,sem contar q envelhece esses papeloes e fica horrivel.Fikei mt triste quando vi q os 6995 sao de papelao,pelo o menos eles tem um brilho ,Verniz ou sei la o q é .

Editado por Eduardo_Gyn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[

 

quai se saiu melhor?

O 6995S se saiu melhor, meio que pouca coisa, mas em questao de qualidade mesmo.

 

Os falantes estavam instalados em alguma caixa?

Então, não estavam instalados na caixa não...

 

 

Então nesse caso tem duas baboseiras seguidas:

 

1) pagar a mais por "axis" que não existe... o ideal é coaxial e ponto. (isso não é opinião, é física)

 

2) usar 6x9 pra médio, sabendo que um woofer de 8" tipo Magnum 250wrms, custa o mesmo que um 6x9 e toca mais do que dois pares deles facin!

 

1 - realmente isso passa a ser verdade, sendo que ambos são a mesma coisa, e os axiais(ST) são fictícios. Porém deve-se levar em consideração ao tamanho do imã? pois o tamanho é bastante considerável, ao pega-lo ja percebe que é bem mais pesado, parece que o 6940BR é de Plástico e uma falsificação grotesca(pelo peso e tamanho é claro, pois são modelos diferentes).

 

2 - beleza, mas pra usar um Woofer teria que ter espaço maior, correto? esse Woofer precisaria de litragem? estou a utilizar os 3 pares de triaxiais no tampão por falta de espaço mesmo, quero algo portátil, para que possa retirar e utilizar o porta malas...

Editado por Tharkus2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que nessa imagem dá pra perceber a diferença no imã...Estou postando, mas nao afirmando que o imã maior seja melhor ou tenha o desempenho melhor, mas pelo fato de querer saber o porque do imã ter essa diferença mesmo.

 

TS-6940BR

par-6x9-quadriaxial-400wpmpo-pioneer-ts-6940br_MLB-O-3602439230_122012.jpg

 

 

TS-A6995S

 

par-de-altofalantes-pioneer-ts-a-6995s-600-watts-200-rms_MLB-F-4041762792_032013.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente a diferença é Imensaaa, e percebi q a fiação da torre passa por dentro do imã,e naoo pelo cone.

 

OBS:: 6x9 dentro de caixa acustica fica 10x mais encorporado o som,dá mais pancada,vooz,e batidas. Ele quando esta d fora fica xoxo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente a diferença é Imensaaa, e percebi q a fiação da torre passa por dentro do imã,e naoo pelo cone.

 

OBS:: 6x9 dentro de caixa acustica fica 10x mais encorporado o som,dá mais pancada,vooz,e batidas. Ele quando esta d fora fica xoxo.

então vc quer dizer que se colocar só em um tampão o som vai ficar xoxo? teria q utilizar numa caixa acustica? ficaria melhor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

\

 

Concordo 1000%, com 2 woofers de 8 tampa 4 6x9 facim, e esses ''axiais'' aí é só pra almentar o preço,mas a questão é q aki isso é cultura né ,GOIAAS goiaaas....

 

Mas na questao de estética os 6x9 dao um show né. Woofer 8 é mt feio,sem contar q envelhece esses papeloes e fica horrivel.Fikei mt triste quando vi q os 6995 sao de papelao,pelo o menos eles tem um brilho ,Verniz ou sei la o q é .

 

Cultura é cultura, e isso eu respeito!

 

Mas a maioria dos paredões usa som de woofers e toca bonito! basta saber fazer!

 

E os cones envelhecem se vc ficar jogando cerveja neles ou coisa parecida, igual fazem em alguns vídeos no youtube. Se usar "normalmente", vc troca de carro 3 vezes e o cone tá lá, intacto!

 

Digo pois tenho um par de JBL aqui que data de 1993 e o cone ainda é o original! Faz as contas... mas isso sem tacar cerveja neles =P o-o-

 

beleza, mas pra usar um Woofer teria que ter espaço maior, correto? esse Woofer precisaria de litragem? estou a utilizar os 3 pares de triaxiais no tampão por falta de espaço mesmo, quero algo portátil, para que possa retirar e utilizar o porta malas...

 

Não necessariamente! Se vc usasse um volume (diz-se volume, não litragem) correto, daria pra tirar um grave de leve deles, tipo "full range" (dispensaria sub). Mas como vc vai ter um falante pra via de sub, o volume da caixa dos 8" não é tão necessário!

 

Por falta de espaço o woofer ainda leva vantagem que vc pode fazer um coaxial parrudão!

 

Confira: http://autoforum.com.br/topic/190205-dica-vamos-fazer-nossos-proprios-coaxiais/

 

6x9 dentro de caixa acustica fica 10x mais encorporado o som,dá mais pancada,vooz,e batidas. Ele quando esta d fora fica xoxo.

 

Qualquer falante em caixa acústica ideal, toca macio, seguro. Qualquer falante em open baffle ou com caixa fora do volume recomendado, toca "xoxo"!

 

No tampao ja ajuda,da um bom grave,pois o portamalas vira uma ''caixa''.

 

Depende muito do tampão! Dá sim pra tentar simular uma caixa com o tampão.. Basta faze-lo bem rígido e fechando a mala certinho! Mas ciente de que uma caixa acústica daria pelo menos o dobro do resultado nas baixas!

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ser uma caixa-tampão, com os 6x9" nas partes mais altas e 01 ou 02 subs slim no centro. Um amplicador de 04 canais aí a brincadeira fica legal.

 

Desses 6x9" tinha uma Pionner antigo que era bom, mas atualemente o Bravox QRX deve ser o melhor.

 

Sempre tive vontade de ter um modelo da Infinity kappa todo branquinho que suportava acho que era 300w RMS, mas eu nunca mais vi esse modelo. Deve ter sido descontinuado. A Bomber me parece que tinha uns modelos desses também, mas faz tempo.

 

Não atrapalha a visão e nem ocupa o porta-malas no total.

 

tampao.jpg

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Digo pois tenho um par de JBL aqui que data de 1993 e o cone ainda é o original! Faz as contas... mas isso sem tacar cerveja neles =P o-o-

+/- assim?

IMG_20120807_113737.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então aproveitando o tópico do amigo estava olhando uns woofers acabei me deparando com woofer 12 champion 100rms 4 ou 8ohms será que dois desses free air no tampão renderiam melhor que 2 6x9 se tratando de woofer pode ser que tenha uma sonoridade melhor, mesmo sendo aparentemente bem inferior mais pode ser que de um som bem bacana ligados em um sd 250.2 o que acham?

 

http://www.ciadosomautomotivo.com.br/ecommerce_site/produto_10141_9266_Woofer-12-Champion-WF500-100W-RMS-4-ohms-Ref-WF-12-500-WF-500-12-pol

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...