Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Tharkus2

Caixa Pronta, porém Dúvida no Duto

Recommended Posts

Galera, mandei fazer uma caixa hoje, fiz uns calculos sobre a litragem e a minha litragem deu diferente da que o cara fez.

Medida da caixa ficou a seguinte:

Medidas Externas:

Altura: 45cm

Largura: 78,5cm

Lateral Superior: 31cm

Lateral Inferior: 38,5cm

MDF de 15mm

 

No caso para 2 Pioneer 308-D2 Bobina Dupla, empurrados por uma Roadstar 1200D

 

Nos meus calculos deram total de 122 Litros, no caso 61Litros para cada sub BRUTO

Agora descontando o valor do sub que seria +- 5 litros e descontando 1,5 do duto, Fica 55 Litros LIVRE para cada Sub.

Achei bastente alta essa conta, na conta do cara ele disse que tem 48 Litro a Caixa Dutada.

 

Agora fiquei na dúvida, qual a certa?

Outra coisa, fiz ela e nao tinha o cano para alongar o duto, fiquei de ir na segunda alongar o duto, entao o duto atual é de apenas 3" 12cm, que é padrão.

Minha outra dúvida é, qual tamanho do Duto colocar para um grave mais gostoso e que dê pra ouvir de longe, aquele subgrave mais Plano, e Longo, que dê pra sentir de uma distancia com o carro fechado. Duto de 3" ou 4"? 20cm? 25cm? 30cm? Qual?

Editado por Tharkus2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você fez o cálculo com medidas internas da caixa ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Outra coisa, fiz ela e nao tinha o cano para alongar o duto, fiquei de ir na segunda alongar o duto, entao o duto atual é de apenas 3" 12cm, que é padrão.

 

 

Cuidado, com os dutos desse jeito você pode danificar seus subs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você fez o cálculo com medidas internas da caixa ?

Não RdG, fiz com as medidas externas, retirando a litragem do duto (1,5litros) e do sub (5 litros)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cuidado, com os dutos desse jeito você pode danificar seus subs.

poise Emanuel, danificar do jeito que está? tipo 3" por 12cm?

 

E qual seria o Ideal para essa litragem?

Ela está correta do jeito que eu fiz ou do jeito que o cara fez?

aguardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

poise Emanuel, danificar do jeito que está? tipo 3" por 12cm?

 

O melhor tamanho para o duto eu não sei, mas quase sem duto (12cm) o sub fica trabalhando descontrolado, "solto" como se estivesse em sem caixa e isso pode danificar a bobina de voz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O melhor tamanho para o duto eu não sei, mas quase sem duto (12cm) o sub fica trabalhando descontrolado, "solto" como se estivesse em sem caixa e isso pode danificar a bobina de voz.

Entendo...

Então Galera do Fórum, alguem poderia me ajudar aqui? Se a litragem está correta e qual duto utilizar?

Agradeço d+, segunda feira quero arrumar isso já

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você tem que descontar o MDF amigo..

ueXObkC.png

assim sua caixa tem 99 Litros!

autosom.net/artigos/box_design.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você tem que descontar o MDF amigo..

ueXObkC.png

assim sua caixa tem 99 Litros!

autosom.net/artigos/box_design.htm

 

Rdg, obrigado, entao meus calculos não estavam certos, pq deu 55 litros...

Agora preciso saber so o seguinte, se usando Duto de 3" utilizaria qual tamanho? 22cm? 25cm?

ou será melhor colocar de 4" com 30cm?

aguardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí cara, eu não manjo de dutos não, mas acho que o de 3" sopra, creio eu que o certo seria um para cada 308 de 4" com +/- 30~35cm eu acho, mas espera uma galera mais entendida aí pra não fazer coisa errada shaushauhsuahsuahsush

 

da uma pesquisada no fórum aí que o que mais tem é paine! :legal:

Editado por RdG.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí cara, eu não manjo de dutos não, mas acho que o de 3" sopra, creio eu que o certo seria um para cada 308 de 4" com +/- 30~35cm eu acho, mas espera uma galera mais entendida aí pra não fazer coisa errada shaushauhsuahsuahsush

 

da uma pesquisada no fórum aí que o que mais tem é paine! :legal:

Blz manoo

Pesquisei muito ja, e alguns dizem que é bom duto de 22cm, ou 25cm, ou ainda 30cm e 35cm...ai ja sabe né, mais duvida ainda

Agora todos dizem q é bom de 4", mas a caixa ja está pronta, pra cortar o duto e colocar de 4" é complicado, mas se for preciso mando colocar de 4" mesmo...

Aguardo opiniões de entendedores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo...

Então Galera do Fórum, alguem poderia me ajudar aqui? Se a litragem está correta e qual duto utilizar?

Agradeço d+, segunda feira quero arrumar isso já

 

Acho que você pode simular no bassbox, é um programa para calculo de caixas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Utilize o de 4" pois a diferença de tamanho é considerável.

 

4" >> Area= 81,1 cm²

 

3" >> Area= 45,6 cm², ou seja o de 4" é 78% maior

 

A= 3,14*d²/4

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Utilize o de 4" pois a diferença de tamanho é considerável.

 

4" >> Area= 81,1 cm²

 

3" >> Area= 45,6 cm², ou seja o de 4" é 78% maior

 

A= 3,14*d²/4

 

Então terei que utilizar duto realmente de 4"...

Emanuel, poderia me ajudar só mais isso, oq recomendaria para o tamanho do duto? 25cm? 30cm?

E se nao fosse possível mudar o duto (muito trabalho) indicaria qual tamanho para o de 3"?

Editado por Tharkus2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então terei que utilizar duto realmente de 4"...

Emanuel, poderia me ajudar só mais isso, oq recomendaria para o tamanho do duto? 25cm? 30cm?

E se nao fosse possível mudar o duto (muito trabalho) indicaria qual tamanho para o de 3"?

 

Como não sei vou te dar uma sugestão lógica:

 

Compra 1m de cano de PVC, corta um duto de 35cm e outro de 20cm, testa os dois; se nenhum te agradar tenta um intermediário de 28cm. Mas utilize o duto de 4", você mesmo disse que é um consenso e fica tranquilo pois é bem simples reabrir a caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como não sei vou te dar uma sugestão lógica:

 

Compra 1m de cano de PVC, corta um duto de 35cm e outro de 20cm, testa os dois; se nenhum te agradar tenta um intermediário de 28cm. Mas utilize o duto de 4", você mesmo disse que é um consenso e fica tranquilo pois é bem simples reabrir a caixa.

Muito Obrigado emanuel, pq aqui onde eu moro, é complicado a opinião dos caras, eles praticamente so fazem de 1 jeito, falei sobre colocar duto de 4" e ficaram naquela de nao sabe se ia dar certo ou não...terminei deixando de 3" mesmo

Mas eu mesmo vou fazer uns testes com o tamanho dos dutos. Esse tamanho por exemplo de 25cm, ja conta com os 12cm que ja vem o duto certo? tipo a parte preta, entao precisaria somente de mais 13cm de cano PVC, correto?

 

86747618945504644492.jpg

Editado por Tharkus2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tamanho por exemplo de 25cm, ja conta com os 12cm que ja vem o duto certo? tipo a parte preta, entao precisaria somente de mais 13cm de cano PVC, correto?

 

Muito bem lembrado ! É isso mesmo.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bem lembrado ! É isso mesmo.

Coloquei o Duto de 4" Emanuel, melhorou com o porta malas fechado, porém perdeu tudo com o porta malas aberto...

Coloquei duto de 4" por 25cm, irei testar com de 30cm para ver se melhora a batida....

Vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloquei o Duto de 4" Emanuel, melhorou com o porta malas fechado, porém perdeu tudo com o porta malas aberto...

Coloquei duto de 4" por 25cm, irei testar com de 30cm para ver se melhora a batida....

Vlw

 

Isso é normal pois o porta-malas fechado funciona como outra caixa melhorando a acústica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...