Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Battousai

Volkswagen terá apenas motores turbo nos próximos anos

Recommended Posts

filtro de óleo e combustível eu prefiro trocar a cada 10.000km, filtro de ar a cada 5.000km. Óleo de caixa, redução e diferencial a cada 20.000km(esse só na css). óleo de motor e filtros, compro e levo na oficina, sai mais barato que no posto e ainda acompanho junto. Fluido de freio é barato de trocar quando troco as pastilhas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta ai outro fluido que eu nunca mexi, o da DH, o danado está sempre verdinho e no nível, tudo funciona normal, pra que vou mexer? uhasuhasuhas

 

pois é, o sistema é fechado, então se entrou água é porque tem algum "vazamento"... então não adianta apenas trocar o fluido, acaba sendo manutenção reparativa novamente...

 

Direção hidraulica não se troca fluido (exceto qdo se faz a caixa), pois ele trabalha em temperatura baixa (para o ATF).

 

Entra agua (umidade do ar), no fluido de freio através do respiro.

 

OBS; dentre as manutenções do carro ela talvez seja menos importante (percebida). Igual válvula termostática, troco a cada 60K, como prevenção, mas a maioria só troca quando trava.

 

Oleo de câmbio manual, algumas marcas dizem ser "vitalício" (Mercedes por exemplo), imagina um carro com 300K que nunca trocou oleo de câmbio....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Direção hidraulica não se troca fluido (exceto qdo se faz a caixa), pois ele trabalha em temperatura baixa (para o ATF).

 

Entra agua (umidade do ar), no fluido de freio através do respiro.

 

OBS; dentre as manutenções do carro ela talvez seja menos importante (percebida). Igual válvula termostática, troco a cada 60K, como prevenção, mas a maioria só troca quando trava.

 

Oleo de câmbio manual, algumas marcas dizem ser "vitalício" (Mercedes por exemplo), imagina um carro com 300K que nunca trocou oleo de câmbio....

 

então, válvula termostática trocar preventivamente? dinheiro jogado fora ao meu ver. que eu saiba ela sempre trava aberta, pelo menos a minha quando travou foi assim. (e tem todo sentido ela ser projetada para travar aberta).

 

o óleo da caixa do fire aqui é pra 150mil km, então imagina de uma mercedes hehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

que eu saiba ela sempre trava aberta

 

Fala isto pra todo mundo que ferveu então...

 

Travar aberta por projeto? Em repouso ela fica FECHADA, e trava por oxidação. Ou seja, ela COLA na posição de repouso. Se a sua travou aberta foi mera sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala isto pra todo mundo que ferveu então...

 

Travar aberta por projeto? Em repouso ela fica FECHADA, e trava por oxidação. Ou seja, ela COLA na posição de repouso. Se a sua travou aberta foi mera sorte.

 

mecânico que disse.

 

mas to bem então, 2 vezes tive mera sorte haha

 

ou os engenheiros da ferrari deram um jeito dela travar sempre aberta.

 

 

vamos pensar, a válvula, está travada, fechada, o bloco atingiu a temperatura de abertura da mesma, ela teoricamente abriu, mas está oxidada, a diferença de pressão não iria fazer ela abrir de vez? afinal a água está com muito mais pressão dentro do bloco comparando com o resto do sistema.

 

já para fazer o contrário não teria como, de aberta para fechar... porque toda água iria aquecer junto, nunca tendo essa diferença de temperatura.

 

todo sentido tem!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vamos pensar, a válvula, está travada, fechada, o bloco atingiu a temperatura de abertura da mesma, ela teoricamente abriu, mas está oxidada, a diferença de pressão não iria fazer ela abrir de vez? afinal a água está com muito mais pressão dentro do bloco comparando com o resto do sistema.

 

Ela tem uma mola. Ou seja, é preciso bastante pressão. Se ela oxida, ela COLA. Fechada.

 

Se toda válvula travasse aberta ninguém fervia... no máximo ia ferver porque a ventoinha deu defeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ela tem uma mola. Ou seja, é preciso bastante pressão. Se ela oxida, ela COLA. Fechada.

 

Se toda válvula travasse aberta ninguém fervia... no máximo ia ferver porque a ventoinha deu defeito.

 

a mola não funciona, mas se a peça "destrava" não vejo porque a pressão da água não teria força para empurrar a válvula. você está falando como se a mola tivesse as extremidades coladas com as partes da peça, coisa que não é.

 

e eu desconheço um carro mais recente que tenha fervido por conta disso, só conheço por conta de ventoinha mesmo.

 

ta, tudo bem que eu moro no sul, e só vi a ventoinha do meu carro ligar umas 2 ou 3 vezes, porque deixei ele parado ligado...

 

volto a dizer, é burrice travar fechada, alguém deve ter resolvido esse problema, não é possível... se eu me lembrar vejo se tem aqui em casa uma válvula travada que troque, pra analisar melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troca de fluido de freio R$ 50,00 (DOT5)

Troca de válvula termostática R$ 60,00

 

Com essas duas preventivas nem consigo encher o tanque do carro.

 

Valvula termostatica já tive uma que travou fechada (1º carro), levei no mexanico e ele falou que tinha resolvido, desci a serra e a temperatura foi no mínimo :blink: , eu mesmo fui verificar, o FDP tinha enfiado uma chave de fenda na válvula para abrir um buraco nela. :banghead

 

No meu ponto de vista vale a pena, só de pensar que o carro não vai parar por causa de besteiras como essas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troca de fluido de freio R$ 50,00 (DOT5)

Troca de válvula termostática R$ 60,00

 

Com essas duas preventivas nem consigo encher o tanque do carro.

 

Valvula termostatica já tive uma que travou fechada (1º carro), levei no mexanico e ele falou que tinha resolvido, desci a serra e a temperatura foi no mínimo :blink: , eu mesmo fui verificar, o FDP tinha enfiado uma chave de fenda na válvula para abrir um buraco nela. :banghead

 

No meu ponto de vista vale a pena, só de pensar que o carro não vai parar por causa de besteiras como essas.

 

Até porque uma travada da válvula pode acarretar um custo alto de reparo.

 

Nunca troquei preventivamente, mas é algo que vou começar a atentar agora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a valvula trava fechada...

 

 

quando vou fazer alguma coisa que envolva correia e tiver mais de 80k km já levo uma nova pra trocar.

 

só quem ja quase perdeu cabeçote por causa disso se lembra dela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

só quem ja quase perdeu cabeçote por causa disso se lembra dela.

 

:+1:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma coisa importante é a limpeza do cárter, fica uma borra de óleo e resíduos de desgaste dentro e acaba entupindo a peneira, eu vi um motor de uma pajero trancar com 160.000km, o cara nunca limpou e provavelmente tb não trocava o óleo, a peneira estava entupida mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma coisa importante é a limpeza do cárter, fica uma borra de óleo e resíduos de desgaste dentro e acaba entupindo a peneira, eu vi um motor de uma pajero trancar com 160.000km, o cara nunca limpou e provavelmente tb não trocava o óleo, a peneira estava entupida mesmo.

 

óleo correto e trocado na km certa não é para formar borra.

 

PS: Uso severo deve ser trocado bem antes, não adianta vc usar o carro para trabalhar e andar 20km /dia levando 3 horas para isso e querer trocar na km recomendada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rapaiz, vocês devem rodar de mais... 60mil km, 80mil km, trocando a válvula preventivamente... eu em menos de 3 anos e 35mil km já troquei 2 vezes porque travou UHASUHASUHASUH

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

óleo correto e trocado na km certa não é para formar borra.

 

PS: Uso severo deve ser trocado bem antes, não adianta vc usar o carro para trabalhar e andar 20km /dia levando 3 horas para isso e querer trocar na km recomendada.

mas hoje é isso mesmo, para andar 20km o motor fica ligado duas horas, então um óleo para 5.000km dependendo do uso do carro já trabalhou o dobro de horas ou mais até. um motor leve faz 300.000km facil, mas um motor pesado desgasta muito mais, então a manutenção vale a pena, tem motor que custa 3k para fazer e tem motor que custa 8~10k.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rapaiz, vocês devem rodar de mais... 60mil km, 80mil km, trocando a válvula preventivamente... eu em menos de 3 anos e 35mil km já troquei 2 vezes porque travou UHASUHASUHASUH

 

ou essas válvulas eram de marca/qualidade duvidosa, ou vc está rodando com agua pura (ou suja), no sistema. Ou vc é apenas azarado mesmo pasmafaute

Editado por lipenur

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ou essas válvulas eram de marca/qualidade duvidosa, ou vc está rodando com agua pura (ou suja), no sistema. Ou vc é apenas azarado mesmo pasmafaute

 

Aposto que ele vai perguntar porque não pode por água da mangueira heheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ou essas válvulas eram de marca/qualidade duvidosa, ou vc está rodando com agua pura (ou suja), no sistema. Ou vc é apenas azarado mesmo pasmafaute

 

a primeira vez foi logo que comprei o carro, e pelo jeito usavam água da torneira mesmo.

 

troquei tudo, e botei aquele "fluido" verdinho... um tempo depois, acho que menos de 1 ano travou novamente, limpei todo sistema e troquei tudo, e a água estava com um pouco de ferrugem, acredito que tenha ficado isso de antes no sistema e foi soltando..

 

ai na ultima vez lancei o "fluido" esse com mais um "aditivo lubrificante" (pra isso lógico), em teoria ele é para lubrificar a válvula mesmo.

 

e sim, a válvula sempre botei a mais barata uhasuhasuhas

 

Aposto que ele vai perguntar porque não pode por água da mangueira heheheh

 

ué, como assim não pode usar água da torneira? vai usar água da onde? :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a primeira vez foi logo que comprei o carro, e pelo jeito usavam água da torneira mesmo.

 

troquei tudo, e botei aquele "fluido" verdinho... um tempo depois, acho que menos de 1 ano travou novamente, limpei todo sistema e troquei tudo, e a água estava com um pouco de ferrugem, acredito que tenha ficado isso de antes no sistema e foi soltando..

 

ai na ultima vez lancei o "fluido" esse com mais um "aditivo lubrificante" (pra isso lógico), em teoria ele é para lubrificar a válvula mesmo.

 

e sim, a válvula sempre botei a mais barata uhasuhasuhas

 

 

 

ué, como assim não pode usar água da torneira? vai usar água da onde? :blink:

 

No omega quando troquei o radiador, que foi limpado todo o sistema, logo rompeu os selos do motor... se vc usa um tempo sem aditivo e depois coloca, acaba sendo pior...

 

EDIT: Sobre a água, sei que vc disse brincando, mas a água que escorre do ar condicionado é uma boa.

Editado por Marcelook

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No omega quando troquei o radiador, que foi limpado todo o sistema, logo rompeu os selos do motor... se vc usa um tempo sem aditivo e depois coloca, acaba sendo pior...

 

EDIT: Sobre a água, sei que vc disse brincando, mas a água que escorre do ar condicionado é uma boa.

 

vai dizer que é melhor continuar usando água comum e deixar tudo corroer de vez?

 

sim, a água que sai do AC daria... mas olha o trabalho asuuhas

 

esses fluidos verdinhos custava R$2 o litro no chui, não vale apena o trabalho, mais fácil comprar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todos aqui sabem que a preventiva e a melhor soluçao, correto?

 

fluido DH tem atf, atx, e alguns especificos de marca.

atf eu recomendo trocar de 2,3 anos. PQ?

Todo sistema(caixa, bomba) gera sujeira metalica, e fazendo isso vc garante que a bomba e caixa nao perca pressao por desgaste prematuro.

 

fluido de freio a cada troca de pastilha seria OTIMO.

o recomendado e a cada ano.

Ou tambem quando se troca embreagem, muitos atuadores utilizam o fluido.

 

oleo de cambio/diferencial vale o msm da DH,

um cambio sem historico uns 150mil de boa.

 

Mas essa manutençao vai alem de um mecanico honesto, o dono precisa conhecer o historico do carro

buscar informaçao dos principais problemas

e nao achar q aquele "barulhinho" nao e nada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas hoje é isso mesmo, para andar 20km o motor fica ligado duas horas, então um óleo para 5.000km dependendo do uso do carro já trabalhou o dobro de horas ou mais até. um motor leve faz 300.000km facil, mas um motor pesado desgasta muito mais, então a manutenção vale a pena, tem motor que custa 3k para fazer e tem motor que custa 8~10k.

 

Queria poder adaptar um novo relógio no contagiros, que vai marcar quanto o motor já girou. Aí vou trocar o óleo a cada 15 000 000 giros do motor. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Queria poder adaptar um novo relógio no contagiros, que vai marcar quanto o motor já girou. Aí vou trocar o óleo a cada 15 000 000 giros do motor. :legal:

 

enquanto tu não adapta esse rpmdômetro, dá para fazer um cálculo por cima pelo tempo, horas de funcionamento, não acha mais prático? rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala isto pra todo mundo que ferveu então...

 

Travar aberta por projeto? Em repouso ela fica FECHADA, e trava por oxidação. Ou seja, ela COLA na posição de repouso. Se a sua travou aberta foi mera sorte.

ela não fica fechada em repouso, fica fechada em temperatura baixa :P

ao menos na Marea o que mais acontece é de a "borrachinha de vedação" perder eficiência (aparentemente fica ok, mas não veda), então sempre há circulação de líquido de arrefecimento, dando impressão que "travou aberta"

pelo menos o gatilho, neste caso, é melhor do que esperar travar na sorte

até hj só vi uma VT de Marea realmente "travar", no caso fechada, mas o problema foi outro, o sistema estava TÃO SUJO que quando começaram a limpar a sujeira obstruiu a passagem do fluido pela VT

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Queria poder adaptar um novo relógio no contagiros, que vai marcar quanto o motor já girou. Aí vou trocar o óleo a cada 15 000 000 giros do motor. :legal:

se teu carro andasse sempre em um regime constante de 2k RPM, tu teria que trocar o óleo a cada 7500 minutos de uso

se tu rodasse 1 hora todos os dias de carro, cada troca seria feita a cada 125 dias, daria praticamente 3 trocas de óleo por ano

 

 

enquanto tu não adapta esse rpmdômetro, dá para fazer um cálculo por cima pelo tempo, horas de funcionamento, não acha mais prático? rsrs

misso é feito em TODO tipo de equipamento mecânico, menos em carros, mas aviões, motores industriais, geradores de hidroelétricas, caldeiras..... tudo tem planos de manutenção regido pelo regime de horas de trabalho Editado por CristianoLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...