Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  

Recommended Posts

Boa noite,

 

Tenho um Logus, famoso carro da autolatina.

 

Gostaria de sab qual a Frequência de Ressonancia do Logus, fiz uma busca no forum mas não achei..

o logus é tipo sedan(com bundinha hihihi) mas 2 portas.

 

Alguem pode me ajudar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fiz a mesma pergunta com relação a meu g4 e a minha caixa mas até agora nenhuma resposta , tá devagar esse fórum ...............

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe uma forma de ter uma ideia de em quais frequências o carro ressona...

 

Tire as seguintes medidas

 

Carros hatch e peruas

 

Da parede de fogo (que separa a cabine do motor) até o fundo do porta malas (pro sub geralmente é essa que importa)

Do teto até o chão

Entre as colunas centrais

Do ponto de audição até o fundo do porta malas

Do ponto de audição até cada falante

 

Sedãs

 

Da parede de fogo (que separa a cabine do motor) até o fundo do porta malas

Da parede de fogo (que separa a cabine do motor) até o encosto do Banco traseiro (pro sub geralmente é essa que importa)

Do teto até o chão

Entre as colunas centrais

Do ponto de audição até o fundo do porta malas

Do ponto de audição até o encosto do banco de tras

Do ponto de audição até cada falante

 

Pick Ups cabine simples

 

Entre as portas (pro sub geralmente é essa que importa)

Do teto até o chão

Da parede de fogo até o fundo da cabine

Do ponto de audição até o fundo da cabine

Do ponto de audição até o cada porta

Do ponto de audição até cada falante

 

Pick ups cabines dupla

 

Entre as portas

Do teto até o chão

Da parede de fogo até o fundo da cabine (pro sub geralmente é essa que importa)

Do ponto de audição até o fundo da cabine

Do ponto de audição até o cada porta

Do ponto de audição até cada falante

 

 

Ai é só pegar as medidas que achou e colocar na seguinte formula:

 

FR=344/(M*4)

 

Onde FR é a frequência de ressonancia e M a medida que tirou

 

Se um Hatch tem 1,80m da parede de fogo até o fundo do porta malas

a frequencia de ressonância é +- de 47,8 Hz..

 

Isso dá uma boa idéia, mas o metodo do monitor de referência ainda é melhor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem alguns metodos, um deles é pegar uma caixa e sub de respostas bem planas ligar dentro do carro e observar (com rta) qual a frequência (através de pink noise ou experimentando diversas frequências puras) que se tem o maior pico.

Frequência de Ressonância de alguns carros:

 

Corsa: 63Hz

Corsa Novo Hatch: 65hz

Kadett: 55hz

Gol Bola: 52Hz a 55Hz

Palio: 56Hz a 61Hz

Uno: 61Hz a 69Hz

Ka: 57Hz a 63Hz

Celta: 60 a 65

Audi A3:- 50Hz

Golf MKIII: - 52Hz

Clio: 60hz

Golf MKIV:50-52Hz

 

Ps: Lembrando que a F.s. pode variar de carro para carro, pois eh influenciada por diversas coisas, como banco de couro ou banco de tecido, por exemplo.

 

 

hand26 hand26 hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fiz a mesma pergunta com relação a meu g4 e a minha caixa mas até agora nenhuma resposta , tá devagar esse fórum ...............

:vts :vts :vts :vts :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem alguns metodos, um deles é pegar uma caixa e sub de respostas bem planas ligar dentro do carro e observar (com rta) qual a frequência (através de pink noise ou experimentando diversas frequências puras) que se tem o maior pico.

Frequência de Ressonância de alguns carros:

 

Corsa: 63Hz

Corsa Novo Hatch: 65hz

Kadett: 55hz

Gol Bola: 52Hz a 55Hz

Palio: 56Hz a 61Hz

Uno: 61Hz a 69Hz

Ka: 57Hz a 63Hz

Celta: 60 a 65

Audi A3:- 50Hz

Golf MKIII: - 52Hz

Clio: 60hz

Golf MKIV:50-52Hz

 

Ps: Lembrando que a F.s. pode variar de carro para carro, pois eh influenciada por diversas coisas, como banco de couro ou banco de tecido, por exemplo.

 

 

hand26 hand26 hand26

 

 

 

 

tem relação também com o tipo de tapete? tapetes de borracha, pvc, tecido, tektel?? [^] [^] [^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu tio tem um logus até hoje, vermelho, super conservado. Motor muito bom.

 

Vou pesquisar, encontrando a frequência posto aqui,

 

abrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem relação também com o tipo de tapete? tapetes de borracha, pvc, tecido, tektel?? [^] [^] [^]

ai eu Não sei ! mas se VC for um GORDÃO vai da mais SPL do que Sub Grave kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ai eu Não sei ! mas se VC for um GORDÃO vai da mais SPL do que Sub Grave kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

 

aushuahsuahsa

não não, gordo só o KLB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu tio tem um logus até hoje, vermelho, super conservado. Motor muito bom.

 

Vou pesquisar, encontrando a frequência posto aqui,

 

abrs

 

Valeu mesmo, se vc conseguir eu agradeço..

 

Eu to fazendo uma BandPAss de 6 ordem, como vou gastar na caixa queria deixar as frequencias e tudo que conseguir pra melhor meu som.

 

eu vi que tem uma formula mas nao entendi muito bem :S

Editado por fraancieli.silva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Band Pass é a caixa que tem menor influencia por causa do carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha colega este é um assunto muito complexo como ja disse outros amigos em respostas anteriores pois depende de varios fatores, o melhor seria voce procurar alguma loja que possua um RTA, e que ja tenham alguma experiencia em competições de SPL para poderem te ajudar neste quesito, pois ate o posicionamento da cx na mala influencia no resultado final,se for competição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha colega este é um assunto muito complexo como ja disse outros amigos em respostas anteriores pois depende de varios fatores, o melhor seria voce procurar alguma loja que possua um RTA, e que ja tenham alguma experiencia em competições de SPL para poderem te ajudar neste quesito, pois ate o posicionamento da cx na mala influencia no resultado final,se for competição.

 

RTA ?? que tipo de loja pode ter isso? eles cobram alguma coisa pra fazer esse "teste" "analise" seila?

 

O cara que vai fazer a caixa pra mim tem um bom conhecimento, mas acho que nao possui esse tipo de aparelho.. não é pra competição não.. mas se to pagando quero que fique bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voce neste caso tem duas opçoesna minha opiniao,que seria colocar uma cx selada com volume adequado pro falante(resposta mais plana em todas as frequencia,pegada de grave mais baixa) ou usar uma band-pass com duto pro tampao com resposta superior,nessecita de mais esperiencia para construçao para nao prejudicar o falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

https://www.facebook.com/photo.php?v=173635386174957&set=vb.100005854892892&type=2&theater

 

como ta ficando o som, ainda falta fechar o porta mala com a manta acustica e fixar a caixa.

 

é uma band pass de 4ºordem, com 2 w310 empurado pelo RS1200 a 1OHM.

 

essa semana coloco o mega capacitor e uma bateria auxilliar, vai dar um grave mais da hora ainda.

 

filmei rapidinho, mais alem post um video com a gopro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Melhor jeito d saber a fs manualmente, é com sweep (varredura) d frequencias, pod ser akeles d 20~100hz de 30 seg (axa facil na net), usa a moedinha, cartao, em cima do painel ou ate msm retrovisor, e marca o intervalo d oscilaçao/vibraçao maior intensidade, calcula o tempo d midia pasado, e pronto. Cada carro tem seu fs especifico, td pod variar, ate a posiçao da caixa do sub, a curva d resposta da caixa. Em utimo caso, fas mediçao en algum camp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...