Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
murillo_g_b

Review: BMW 640i Gran Coupé

Recommended Posts

700x466xbmw-640i-59-700x466.jpg.pagespeed.ic.zIUzC05xLO.jpg

O porta-luvas é espaçoso, iluminado, dividido em forma de prateleira e revestido com uma espécie de veludo. Coisa fina. Mas espere aí. Por que alguém começaria um texto descrevendo as propriedades de um porta-luvas? Simples. Porque, para esmiuçar todos os recursos de um carro como o BMW 640i Gran Coupé, é altamente recomendável ler o manual do proprietário. É isso o que fui buscar ali no compartimento. Claro que dá para entrar no carro e sair dirigindo, mas o motorista que fizer isso não vai aproveitar nem metade dos recursos do carro.

Na verdade eu não precisava ter aberto o porta-luvas. O manual está lá, impresso, até por uma questão de lei, mas é possível descobrir os segredos do primeiro cupê de quatro portas da BMW na própria tela do painel. Com 10,2 polegadas, ela é a maior que eu já vi dentro de um automóvel, e concentra tudo. Tem um guia rápido do automóvel, para os afoitos, o manual detalhado, GPS, HD de 12 GB, Internet, câmeras de ré e laterais, comandos de som, conexão Bluetooth, tudo.

Vamos andando que eu explico o resto. Taí um carro que não merece ficar muito tempo parado. O BMW 640i Gran Coupé é carro que não acaba mais. Literalmente! Com 5 metros de comprimento, o cupê de quatro portas é aquele tipo de automóvel que não passa despercebido de jeito nenhum. A frente é imensa, a traseira é curta, porém igualmente imponente. De lado, os destaques são as grandes rodas aro 19, o enorme entre-eixos (2,97 metros) e a baixa estatura (1,39 metro). Essas proporções evidenciam o perfil esportivo do carro. E não poderia ser diferente. O modelo veio para concorrer com nada menos que Porsche Panamera, Mercedes CLS e Audi A7 Sportback. Ícones de estilo e prestígio. Assim, a BMW teve de pôr todos os titulares em campo.

700x466xbmw-640i-54-700x466.jpg.pagespeed.ic.3YYKLkBg05.jpg

Motor 3.0 tem 320 cavalos

E eles estão lá. Andamos no 640i, a versão “downsizing” do cupê. Ele traz um eficiente motor de seis cilindros em linha, com injeção direta, 320 cavalos e 45,9 kgfm de torque. Esse motor nem precisaria de toda aquela frente, mas pense no estilo. Ou, se não no estilo, pense na versão 650i, com o 4.4 V8 de 450 cv e 66,3 kgfm de torque!

De volta ao 640i, embora seja a versão “mais fraca”, posso garantir que ele supre as necessidades básicas de um sujeito que gosta de acelerar. Falta estrada para ele, sobra acelerador. Com turbo TwinScroll, basta pisar de leve no pedal que o carro responde com um ronco forte e um pulo para a frente. Isso ocorre porque o torque máximo aparece já a 1.300 rpm, e permanece assim, estável, até 4.500 rpm. E olhe que eu ainda estou no modo Comfort! No console, há botões que permitem alterar o espírito do carro. Trata-se do sistema Driving Experience Control. Por meio dele, pode-se alternar entre os modos Comfort, Comfort+, Eco Pro, Sport e Sport+. No Eco Pro, parte do quadro de instrumentos assume coloração azulada. Mostra que você optou pela economia, e incentiva isso, informando quanto você está poupando de combustível.

700x466xbmw-640i-27-700x466.jpg.pagespeed.ic.--2wdFguPA.jpg

O Comfort é um meio-termo, que já satisfaz, e o Sport deixa o carro mais nervoso, com direção (elétrica) mais firme, suspensão (Dynamic Damper Control) mais rígida e rotações mais elevadas. Nesse caso, os números tranquilizadores, em azul, do modo Eco Pro, transformam-se em vermelho, diabólicos. No modo Sport+, além de tudo isso, o controle de tração é desativado. Aí é com você, meu amigo. Direção direta, traseira arisca e respostas nervosas. Mas cuidado, porque seu patrimônio de R$ 400 mil (tá bom, é mais barato que isso, o preço oficial é R$ 399.950) está por um fio.

Não preciso dizer que deixei no modo Eco Pro apenas por alguns segundos, só para ver como funcionava, e depois naveguei pelas outras opções, mais gastadoras e mais divertidas. Afinal, o tempo disponível com o carro era escasso. Não havia muito tempo para economizar. Assim, eu precisava extrair o que o carro tinha de melhor. E, cá entre nós, acho que o comprador de um carro desses não vai usar muito o modo econômico. A menos que o combustível esteja no fim e o próximo posto seja longe. Só nessa condição, e olhe lá.

700x466xbmw-640i-1-700x466.jpg.pagespeed.ic.3IqM1Y1xv-.jpg

Jogo de botões

Botões: eles estão por toda parte. No volante, no console, no painel, no teto. Podem-se acionar as câmeras laterais, para facilitar manobras de estacionamento. Lembre-se que a dianteira é longa, e o auxílio é bem-vindo em vagas mais apertadas, até porque a ponta do capô é baixa, dificultando ao motorista saber exatamente onde o carro termina. Falando em câmeras, a traseira ainda tem a função “top view”, que permite uma visão de cima do carro, a tal “bird view”, visão do passarinho.

Manobrar o cupê, aliás, é algo muito fácil, porque o sistema de direção tem relação variável. Em baixa velocidade, basta um leve movimento no volante para um grande esterçamento de rodas. O sistema não é novo na BMW (apareceu no começo dos anos 2000), mas continua muito útil. Para se ter uma ideia, apesar do comprimento do carro, ele tem diâmetro de giro de apenas 11,9 metros.

700x466xbmw-640i-35-700x466.jpg.pagespeed.ic.B5Ouepg5cF.jpg

Desempenho? A marca divulga 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, com máxima limitada a 250 km/h. Dá para brigar bem com a concorrência. E sem gastar demais. Na média, medimos 6,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. Sem usar o Eco Pro (o que em tese melhoraria as médias), mas também sem fincar o pé (o que faria o tanque de 70 litros desaparecer num instante). O câmbio automático de oito marchas (isso mesmo, oito!) é dos bons, com trocas suaves e ótimo aproveitamento da força do motor. O belo volante de couro traz borboletas de bom tamanho, para trocas manuais. E agradeço aos céus o fato de a BMW ter abandonado aquela história de reduzir e acelerar dos dois lados. Era muito confuso.

As várias marchas também auxiliam na economia. Assim como o sistema start-stop, que desliga o motor em paradas, e o uso de materiais mais leves. A BMW relutou por muito tempo para não dar o braço a torcer para a rival Audi, mas o fato é que o Gran Coupé vem com portas, capô e suspensão de alumínio, além de fibra de vidro na tampa do porta-malas. Com isso, a carroceria ficou mais leve, com ganhos em dirigibilidade, economia e consumo.

700x466xbmw-640i-7-700x466.jpg.pagespeed.ic.fY-eHbHhXz.jpg

Acelera rápido, freia rápido

Da mesma forma como é bom de acelerar, o cupê também para que é uma beleza. Basta relar no pedal que o carro de 1.750 kg estanca quase que instantaneamente, e com o mínimo movimento de carroceria. Nada de mergulhos indesejados. São quatro grandes discos ventilados, e além disso a frenagem é regenerativa, para aproveitar a energia e recarregar o sistema elétrico. Num veículo cheio de motores e sistemas consumindo eletricidade, isso é um bálsamo.

Os bancos têm ajustes elétricos para todas as posições, incluindo regulagens de apoios laterais, etc. Eles literalmente abraçam motorista e passageiro, e têm memória de usuário e aquecimento. Já que falei em bancos, não sei se você notou, mas nosso carro veio com couro marrom. Não achei feio, mas eu ficaria com um tom mais escuro. O acabamento é nota 10. As costuras vermelhas dão uma conotação esportiva chique ao cupê, que ainda traz detalhes de madeira no console.

700x1050xbmw-640i-29-700x1050.jpg.pagespeed.ic.M57tg1ZwXY.jpg

Também aproveitando que estou no capítulo bancos, a BMW define o carro como “4+1” lugares. Acho que na verdade são “5-1”, porque não há lugar para um quinto ocupante ali. Além de o assento traseiro ter dois lugares bem definidos, e rebaixados, o console central chega a encostar no banco. Mas quatro pessoas viajam com conforto, até porque há saídas de ar e regulagens de temperatura individuais para a traseira.

Bom de curvas

Disse que a carroceria praticamente não oscila nas frenagens. E o mesmo vale nas curvas. Os alemães conseguiram fazer uma suspensão firme o suficiente para manter o carro nivelado mesmo em curvas rápidas. Basta apontar a frente com um curto movimento de volante que o carro obedece prontamente, sem o menor desconforto para quem está no carro. Minha mulher costuma reclamar quando apronto dessas, e portanto é meu parâmetro para esse tipo de manobra. Como ela não disse nada, e os pneus também não deram um pio, julgo que o trabalho da engenharia está aprovado. E o curioso é que sobre piso irregular o Gran Coupé também permanece extremamente confortável e silencioso.

700x466xbmw-640i-58-700x466.jpg.pagespeed.ic.Mo2cfhxcm4.jpg

Minha mulher também não reclamou do porta-malas. Fizemos uma rápida viagem de fim de semana, e nessas ocasiões ela costuma levar metade da casa. Como não ficou nada para trás, acho que também nesse quesito a forma segue a função. Além de belo, o porta-malas é espaçoso. São 460 litros, mas lembre-se que estamos em um cupê de linhas esportivas. O design que começou bem lá na frente tem de manter a linha até o fim. E ele faz isso. Os destaques são as belas lanternas, a saída dupla de escape e os pneus bem largos.

Por causa da curvatura da carroceria, o teto solar só levanta a parte de trás, sem abrir, mas já ajuda. Ajuda, a propósito, é o que o motorista mais encontra no carro. As informações do velocímetro e do GPS são projetadas no para-brisa, via head up display. Com isso, não é preciso desviar a atenção. Mas pode-se desligar o recurso, por meio de um botão no lado esquerdo do painel. Ali também é possível ativar os sensores de faixas, que alertam o motorista se ele estiver desviando a trajetória sem sinalizar (o que pode ser indício de sonolência ou distração).

700x466xbmw-640i-44-700x466.jpg.pagespeed.ic.KFdmLCw92s.jpg

No volante, é possível acionar o controle de velocidade ativo. Com ele ligado, o carro mantém a distância programada do veículo da frente. Aí, o BMW segue o tráfego sozinho. Freia se o carro da frente freia, acelera se ele acelera. É bom saber que ele quase dirige sem motorista, e que, se tudo der errado, há seis airbags ali para segurar as pontas. É bom saber, mas eu ainda prefiro dirigir um pouco, só para mostrar para ele quem é que manda. Mesmo que seja por um breve período. Até a próxima, 640i! Ei, BMW, tem um 650i aí?

BMW 640i Gran Coupé – Ficha técnica

Motor 3.0 L – 6 cilindros

320 hp de potência

450 Nm de torque

Cambio automático de 8 marchas com steptronic

Tração traseira

Aceleração 5,4 segundos (0-100 km/h)

Velocidade Máx. 250 (km/h)

Segurança

Controle automático de estabilidade e tração com ABS integrado

6 airbags

Pneus com tecnologia Run Flat

Principais Equipamentos

Sistema de navegação Professional

Teto solar elétrico em cristal

Ar condicionado automático de 4 zonas

Sistema de Conectividade completo c/ (USB, Bluetooth, Internet, BMW APPS)

Faróis de LED

Câmera traseira com Top View

Faróis de neblina em LED

Driving Experience Control com Eco Pró

Direção Adaptativa

Sistema de som Hi Fi c/ 7 alto falantes

Bancos com ajustes elétricos

Assistente de farol alto

Porta Malas 460 L

Revestimento Couro Dakota

Rodas de liga leve de Raios em W, estilo 423, aro 19

bmw-640i-31.jpg

bmw-640i-62.jpg

bmw-640i-59.jpg

bmw-640i-34.jpg

bmw-640i-23.jpg

bmw-640i-19.jpg

bmw-640i-17.jpg

bmw-640i-8.jpg

bmw-640i-4.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interior marrom.....

 

Feio, mas que mal gosto é esse?

 

Rapaz, que engenheiro e designer de mer** eim?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá, alguém misplica porque ela não é 630 ao invés de 640?

 

Por que deveria ser 630 ? (é sério)

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso já acabou faz tempo, 325i não é mais 2.5, 328i não é mais 2.8 e por aí vai. Mercedes também, C180 não é 1.8, C250 não é 2.5...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Xiiii o couro do encosto de cabeça é enrugado, gostei não! Hauahauahauahau

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pqp! Que carro lindo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso já acabou faz tempo, 325i não é mais 2.5, 328i não é mais 2.8 e por aí vai. Mercedes também, C180 não é 1.8, C250 não é 2.5...

 

Nem sabia que existia isso.

Achei que fosse uma hierarquia independente do motor. Hoje é independente né ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o KLB, hj em dia essa po*** não faz mais sentido nenhum.

 

Não é nem a potência em CV, nem a litragem do motor.

 

Ninguém mais sabe nada.

 

No dia que lançarem a 390i, todo mundo se punheta e ninguém entende pq!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o KLB, hj em dia essa po*** não faz mais sentido nenhum.

 

Não é nem a potência em CV, nem a litragem do motor.

 

Ninguém mais sabe nada.

 

No dia que lançarem a 390i, todo mundo se punheta e ninguém entende pq!!!

 

Bom, do menor pro maior melhora o acabamento, os itens de série e motorização.

Agora porque de ser numero x ou y, aí é com eles hasuhasuhas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Xiiii o couro do encosto de cabeça é enrugado, gostei não! Hauahauahauahau

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pqp! Que carro lindo!

 

 

tentar relaxar com a cabeça encostada nesse couro enrugado deve ser terrível :pirou: :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por que deveria ser 630 ? (é sério)

 

6-30. Série 6 motor 3.0.

 

Os caras criam uma tradição, e depois começam a fazer exatamente o que a gente tanto condena... vender 1.6 como C180, como fez a Mercedes. Ou mantém o motor 1.8, ou chama logo de 160. Puta propaganda enganosa. Sou do tempo que as 540 e 640 eram V8 4.0, e a 750 era V12. PRONTO. Agora a BMW faz motor 4 cilindros com ressonador pra parecer que tem 6, e vende um motor de 6 cilindros anunciando como um modelo que deveria ter 8.

 

Isso já acabou faz tempo, 325i não é mais 2.5, 328i não é mais 2.8 e por aí vai. Mercedes também, C180 não é 1.8, C250 não é 2.5...

 

Triste, mas é o famoso engana trouxa.

 

Concordo com o KLB, hj em dia essa po*** não faz mais sentido nenhum.

 

Não é nem a potência em CV, nem a litragem do motor.

 

Ninguém mais sabe nada.

 

No dia que lançarem a 390i, todo mundo se punheta e ninguém entende pq!!!

 

:+1

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz acho q se a galera estudasse um pouquinho mais sobre a história autmobilística mta baboseira do que a gente lê hj aki no fórum não leríamos. Neguinho quer discutir disso e daquilo e não sabe nem a diferença de um carro pro outro e se acha cheio da razão.

 

Kleber, corrigindo, as V12 era 760 e 860. O que escrevi aí em cima não foi pra ti, vc é das antigas do tempo em que ler o Notícias Automotivas não significava entender alguma coisa de carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz acho q se a galera estudasse um pouquinho mais sobre a história autmobilística mta baboseira do que a gente lê hj aki no fórum não leríamos. Neguinho quer discutir disso e daquilo e não sabe nem a diferença de um carro pro outro e se acha cheio da razão.

 

Kleber, corrigindo, as V12 era 760 e 860. O que escrevi aí em cima não foi pra ti, vc é das antigas do tempo em que ler o Notícias Automotivas não significava entender alguma coisa de carro.

 

Faz a boa aí das postagens e para de reclamar de barriga cheia :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lindo... animal...

 

 

Quem vai reclamar do interior cor de bosta???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow ate pensei ontem em postar um Topico sobre a M6 Gran Coupe. Era apenas uma curiosidade e algumas imagens interessantes. Vou aproveitar o topico entao e dividir.

 

É que vendo as Specs desse carro, me deparei com algo surpreendente. Eu jurava que Serie 6 era bem maior que a Serie 5, mas o entre-eixos sao iguais, e comprimento identico. Peso tmb identico. Foi uma bela surpresa, pois achava que seria uma barcona pesadissima e grande, mas nao, o que achei bem legal. Merito pro Design dele que sugere ter proporçoes maiores.

 

Pra quem quiser brincar de configura-lo, a BMW USA tem um otimo configurador dele, com varias opçoes de couro e cores, no final poe "Sumary" que aparece perfeito o resultado. http://www.bmwusa.co...amodelcode=146m Brinquei de montar com couro vermelho e achei estranho. Mas em Maceio tem uma branca com couro vermelho, e ao vivo é fodastico, é um vermelho escuro, no configurador aparenta ser mais vivo.

 

 

 

E aqui vao os chute nos bago!

 

2014-BMW-M6-Gran-Coupe-rear-end.jpg

bmw-m6-gran-coupe-austin-track-05.jpg

2014-BMW-M6-Gran-Coupe-front-three-quarter-3.jpg

1300_602153659819071_1368734848_n.jpg

bmw-m6-gran-coupe-black-3.jpg

 

Nao sou fan do marrom vivo. Ja esse marrom escuro sou apaixonado!

 

2014-BMW-M6-Gran-Coupe-interior-3.jpg

2014-BMW-M6-Gran-Coupe-interior-2.jpg

2014-BMW-M6-Gran-Coupe-rear-interior-seats-2.jpg

 

E aqui voces escolhem a cor que quiserem... :vts

 

bmw-m6-gran-coupe-austin-track-08.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais série 6, essa BMW tá fo** ein, só tirar essas faixas e boa.

 

O BMW X6 M, versão mais potente desse misto entre utilitário esporte e hatchback esportivo, ganha uma série especial com o tema da divisão M da marca alemã. O X6 M Design Edition, limitado a 100 unidades, vem com rodas de 21 pol, grade dianteira preta, difusor de ar no para-choque traseiro e defletores em fibra de carbono na frente e atrás. As faixas decorativas nas cores da divisão M são um acessório à parte.

No interior, a edição especial vem com bancos de couro Merino em dois tons, painel de couro em preto e vermelho e costuras vermelhas em vários locais, além de uma plaqueta no painel com o número da unidade dentro da série. O motor V8 de 4,4 litros com dois turbos desenvolve potência de 555 cv e torque de 69,3 m.kgf, que se traduzem em 0-100 km/h em 4,7 segundos e máxima limitada a 250 km/h pela central eletrônica.

BMW-X6-M-Design-Edition-01.jpg

BMW-X6-M-Design-Edition-03.jpg

BMW-X6-M-Design-Edition-04.jpg

BMW-X6-M-Design-Edition-05.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É série limitada de 100, mas como tá vendendo bem vão fazer 2500.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Zuada = coisa linda de Deus???

 

 

Zuada = carro de árabe.

 

E, sim, eles xunam (o carro merece :P). Era o carro mais xunado em % que eu já vi em um único país. Sério, mais de 80% delas eram xunadas.

 

6946041919_bca497df1d_h.jpg

 

bmw-x6-asma-spotted-in-abu-dhabi_4.jpg

 

hqdefault.jpg

 

1337068624_car_21_1.jpg

 

77252.jpg

 

Sobre a série 6 ter o mesmo tamanho da série 5, isso se deve ao fato de ela SER uma série 5 bombada!!! Assim como o A5 é um A4 bombado, o A7 ser um A6 bombado, etc...

 

...mas, po***, um carro deste nível ter só SEIS ab??? Até o Fiesta tem mais!!!! :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Zuada = coisa linda de Deus???

 

X6 é um carro sem personalidade nenhuma, eu acho tosquíssimo.

Prefiro os concorrentes da audi, porsche, infiniti...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho a X6 lindona ein, bem melhor que X5.

 

...aí vc lembra que, de vez em quando, pessoas precisam sentar-se atrás...

 

...e elas batem a cabeça no teto da X6... :P

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

No Audi A5 tb acontece a mesma coisa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...