Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
lucasmonk

-CONCLUIDO- Fotos ultimo post. Montando sonzinho leve para patroa!

Recommended Posts

Bom galera, to vindo aqui compartilhar com vocês um projetinho que estou ancioso pra começar provavelmente semana que vem ja começo certinho só to planejando por enquanto.

Seguinte, eu tinha um ht bem fulero que ficava na sala, esses tempos atraz queimou a placa por conta de um raio enfim, to sem som nenhum e realmente ta chato ver filme, e minha esposa gostava de ouviu musica sempre pela tv que tbm tem radio clips etc... bom então to querendo montar um sistema bem leve simples e gastando o minimo possivel, com equipamentos automotivos e residenciais!!!

 

Antes de alguem criaticar algo vou esclarecer algumas coisas;

 

1ª)O foco não é qualidade e sim um pouco mais de potencia, um pouco mais de definição nos graves/medios/agudos para filmes e musicas/clips da tv ou rádio.

2ª)Não vou me importar muito com qualquer tipo de efeito stereo ou surround .

3ª)Quero gastar pouco então não vou comprar nada de mta qualidade questo, nar, fosgate, jbl entre outras enfim estou aberto a sugestoes baratas.

4ª)Preciso de mobilidade para a caixa pois usarei em alguns churrascos em casa com alguns poucos amigos que vou precisar ficar movendo e tal.

5ª)O espaço onde a caixa vai ficar é muito limitado.

 

Então vamos la ao que interessa;

 

O que eu ja tenho;

 

1 - Modulo taramps ts400

2 - Fontes ATC ja ligadas em serie 20ah

2 - Full range Eastech 35w me lembro que fica entre 130hz até 8k se não me engano (não sei o modelo)

1 - ST "generico" hypnus

 

Falta comprar;

Estou em duvida;

Dois 8" 4omhs

Ou

Um 12" D4

 

*Ideias

 

8"

Pensei em usar dois 8" em uma caixa camara unica, não simulei nada ainda mas estou pensando em comprar 2 Unlike 8" de 160w Linha Códigos Voice Coil Pe Fs Qms Vas Xma x Sd Qes Re Spl 0 Vc Fc Vb Fb Duto Comp. Min. Máx. Subwoofer UNF 82 BS Ø1,5" 2x4Ω 160W 69,7Hz 8,17 10,81L 6,5mm 209 1,7 3,6Ω 85,4DB 10L 70,34Hz 18L 57,38Hz 1x Ø2" 6,3cm 40Hz 160Hz

Até que pelo preço achei bacaninha para o que eu to querendo, imagino que não dê os 160w acredito que chegue em uns 80wrms não sei também não desce legal mas é o suficiente, muito provavel fazer em uma camara unica sintonizada em 35hz ficaria legal vou colocar um divisor pra cortar em 120 ou 150hz onde os full assumem até os 8k.

Vi outros subzinhos vais pelo custoXbeneficio não gostei!

Total +/- R$120,00 eu não queria gastar isso, gostaria de gastar menos.

 

12"

Agora vem o de 12" bobina dupla, pensei, pensei, pensei, queria mesmo é botar um selenium flex ou bravox premium, porem os custos vão sair muito fora do que to querendo, qualquer um desses tem o preço parecido só que ficam em torno de uns R$180,00 ou mais.

Pensei mais vi outros genericos tipo, Spyder Street, uns Unlike tbm, Magnum, Falcon todos na faixa de R$100,00 e uns quebrados a mais.

 

Isso ta sendo minha duvida cruel!!

Editado por lucasmonk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To vai precisar de um sub que suba, pois não vai ter mada cobrindo abaixo dos 130hz que o full toca, isso?

Olha o tópico do Baboo, vê com ele se o sub que ele tem sobe legal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sugestão de sub: panther

 

Então cara, vc me indica algum lugar pela net pra comprar confiavel, no ml só encontrei 1 anuncio caro e 8", ja vi alguns desses aqui na city de 12" key bass black panther 20wrms porém achei caro e não achei muito bonito não, achei aqui por quase R$200,00 nem compensaria pra mim nesse caso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

To vai precisar de um sub que suba, pois não vai ter mada cobrindo abaixo dos 130hz que o full toca, isso?

Olha o tópico do Baboo, vê com ele se o sub que ele tem sobe legal

 

Então cara a maioria dos que eu vi sobem bem, entre 120hz alguns proximo de 200hz então nao vai ficar buracos praticamente.... vi o topico dele achei bacana os subzinhos, até encontrei aqui por R$55,00 porém não achei os ts dele, mas vou dar uma conversada com ele, também acredito que a potencia real dele seja 20w pois é o que marca no imã achei um pouco fraco apesar que se encaixaria perfeitamente em uma camara unica além deles serem bem bonitos!

Vlw

Editado por lucasmonk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe, não é a curva de resposta que vai dizer se o sub sobe ou não

A grande maioria toca muuuuuuuuito ruim frequências acima de 80Hz

O tópico do Baboo é o da Torre LT de subs, aqui mesmo nessa seção. Só que ele deu uma mudada no projeto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, seguinte resolvi não usar mais o meu modulo taramps, resolvi que vou montar um amplificadorzinho aqui 2x de 100wrms, na mesma placa vai ficar 2 saidas de 100wrms, na verdade 93wrms ah 8ohms vou usar o tda8920 provavelmente e um trafo 28+28 6a pras duas.

Vou pegar algum projeto e fazer algumas modificações, bom se ficar boa, vou usar ela mesmo e mais pro mês que vem vou pegar algum projeto pronte de pré com ajustes grave, médio, agudo e volume individual.

 

Tenho como arrumar a maioria dos componentes com baixíssimo custo, só vou ter q dar uma andada aqui na city e ver se acho os transistores.

 

Essa plaquinha vai tocar MUITO bem algo em torno de 200w em 4ohms "automotivo", to quase definindo já em ficar com um subwoofer 12" Unlike de 160wrms que ta em um precinho legal R$82,00 + R$20 frete. Dei uma pesquisada aqui nos full que tenho eles começam responder a 102hz, talvez vai ficar essa pequena lacuna se realmente esse sub nao responder bem até onde promete 120hz, porém não vai te problema nenhum pra mim.

 

A ligação vai ser o sub em 1 canal em 4ohms, os full são 8 ohms vou ligar os dois em serie e depois em paralelo com o driver tbm de 8ohms pra descer pra 4ohms.

 

Por enquanto o andamento é esse, vou começar montar a plaquinha manha se pah posto fotos na segunda feira QUERO modificar e monta-la por completo esse fds vamos ver se vai dar tempo, qlq coisa eu posto o esquema elétrico pra quem quiser!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando aqui;

 

Bom infelizmente não deu tempo de terminar o amplificador esse fds, talvez até quarta-feira consigo terminar tudo, somando já trabalhei nisso umas 12hrs.

Bom já fiz uma boa parte, to bem adiantado, acabou que eu só tinha um trafo 15+15 3a, tive que montar com menos potencia a placa porém ainda vai dar uns 75wrms por canal em cima de 4ohms tudo bem.

Montei uma plaquinha "gemea" então vao ser 2 canais mesmo, montei com 2 transistores 2n3055 por placa vai ficar bacana, também resolvi ja fazer os pré com ajustes de grave/media/agudo individual.

Bom a placa do amplificador ta pronta, só falta colocar os transistores e o dissipador

A carcaça eu achei num ferro velho em otimo estado creio que foi de algum sistema de vídeo composto tem 33cm x 21cm ja preparei a carcaça fiz as furações e tudo mais preparei a frente por enquanto de alumínio mas pra frente vou fazer "mas bonito"

As placas do pré só ta soldado os resistores por enquanto, falta bassicamente termina-las e montar tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae pessoal ja terminei o homezinho bom não deu pra ficar atualizando aqui o andar do projeto mais ta pronto.

 

Então ficou assim

2 Subwoofer Arlen 100wrms 8" (Tive que fazer todo o reparo do sub q estava detonado, porém comprei o par bem barato então sem problemas

2 Full range Eastech 35wrms 5"

2 Tweeter gradiente 20wrms 2"

 

Potencia

Stereo 2 saidas com algumas modificações deu 93wrms em 4ohms ainda com o 2n3055, com pré com controle volume e grave/medio/agudo, entrada de audio por rca e saidas com borne. Alimentação 15+15 3a 127v

 

O compartimento da caixa para o sub tem 19,8L o duto é 5x22 por 27. E ta dando um subgrave SENSACIONAL, a qualidade o áudio é impecável, a camara para o full e o tweeter tem 7L. O acabamento foi feito em bate pedra, enfim confiram algumas fotos

 

O custo TOTAL do projeto, levando em consideração que eu já tinha BASTANTE coisa em mãos foi de +/- R$210,00 um pouco além do que eu gostaria mais ficou show, melhor do que o esperado....

 

 

 

Fotos abaixo

 

 

 

Ta meio embaçada mas é a parte traseira do sub.

j48n.jpg

 

Após o reparo, esperando a cola seca para colocar a calota central.

wa7i.jpg

 

Construção da caixa em madeirit

ml6t.jpg

 

Caixa montada fazendo a vedação.

6h5x.jpg

 

Esperando secagem do bate pedra e verificando como ficará

jrid.jpg

 

Tudo pronto e funcionando. Potencia abaixo do receptor de tv.

sf0v.jpg

 

Editado por lucasmonk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola, parabéns pela disposição e conhecimento.

 

E esse selenium bass antigo ai hein, essa era top demais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...