Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ProtecCE

Dúvida T18, WHORN, MTL-4

Recommended Posts

Boa noite á todos! Sempre tenho acompanhado as matérias aqui no forum! E resolvi participar para pedir ajuda e ajudar.

 

Vamos lá!

 

Estou montando um set com quatro t-18 com os famosos sub800 da oversound.

Porém estou em dúvida sobre a posição das caixas. Pretendo deixa-las de lado, mas não sei qual posição utilizar.

 

opção 01:

Vão das caixas para o centro, ganhando um formato um pouco semelhante com uma manifold.

 

opção 02:

Ao contrário da primeira, com o vão nas laterais.

 

 

Sou extremamente leigo em relação a projeção do áudio.

Porém fiz uma comparação onde eu presumi a projeção.

 

proje%C3%A7%C3%A3o.jpg

imagem de cima: opção 02 |||| imagem de baixo: opção 01

 

Ao meu ver, não posso tirar a manifold como base, pois o duto é cornetado e tem a lateral da caixa separando os falantes.

 

Obrigado pela ajuda!

Editado por ProtecCE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem alguem do forum com 4 t18.

mas pelos comentarios dele, o melhor posicionamento é "em pé" duas em cima e duas em baixo".

 

to tentando lembrar que é, qdo lembrar eu posto ai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem alguem do forum com 4 t18.

mas pelos comentarios dele, o melhor posicionamento é "em pé" duas em cima e duas em baixo".

 

to tentando lembrar que é, qdo lembrar eu posto ai.

 

Salvo engano é o RGS ou algo pareciso, mas foi o colega nosso que tinha 04 T18 e substitui por 02 W-Horn, instalado num reboque.

 

Que citado também nesse tópico:

http://autoforum.com.br/topic/191347-arranjo-de-w-horns-sera-que-rola-ou-alguma-outra-sugestao/page__st__25?do=findComment&comment=3236204

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da uma olhada nesse tópico: http://autoforum.com.br/topic/191347-arranjo-de-w-horns-sera-que-rola-ou-alguma-outra-sugestao/page__st__25?do=findComment&comment=3237772

ele tinha 4 t18 na carretinha e as usava em pé uma em cima da outra, mas se não for usar em carretinha acho que o melhor seria uma ao lado da outra no chão dando assim mais subgrave.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da uma olhada nesse tópico: http://autoforum.com...25#entry3237772

ele tinha 4 t18 na carretinha e as usava em pé uma em cima da outra, mas se não for usar em carretinha acho que o melhor seria uma ao lado da outra no chão dando assim mais subgrave.

 

Exato. Há alguns arranjos que promove maior acoplamento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela ajuda. Pelo oque eu vi, as t18 viradas para dentro são horríveis. Mas viradas para fora? Como eu disse...

 

Vou colocar o som numa carrocinha...

 

Outra coisa, o post sugerido pelos amigos me aflorou outra dúvida...

 

2xwhorn com insanno 3000

Ou

4xT18 com sub800

Ambos alimentados por um sd5000.

 

Qual da mais dB? Pretendo cortar a cima de 40hz

Editado por ProtecCE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pesquisei um pouco e não encontrei nenhum projeto com whorn equipadas com falantes com mais de 1000 watts... Creio que não é muito viável...

 

Como 4 Whorn o som ia ficar gigante (4 caixas empilhadas)... eu pensei em utilizar 3 caixas somente.

Ai vem a pergunta, 3 caixas dão um acoplamento legal?

Vou usar os sub800 alimentados por um sd5000.

 

Agora pra complicar de vez...

 

qual sairia melhor:

3 x whorn

4 x t-18

1 MTL-4

 

???????????

 

c0143750_0455726.jpg

 

 

 

vale lembrar que moro no Ceará... Muuuito forró... sertanejo... dance... e uns gravão as vezes...

 

 

Obrigado pela ajuda de todos e perdão pelos erros ortográficos.

Editado por ProtecCE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara repetir e lembrar de muita coisa já discutida, é complicado. Como sugestão, além daquele tópico que foi indicado, que é muito bom, um dos que complementaria algumas ideias, é esse:

 

http://autoforum.com...d/page__st__175

 

Veja ele todo, pois vai te dar uma noção dos falantes utilizados e dos que surgiram como alternativas.

 

Para essa finalidade (forró), um dos falantes mais recomendados é Target 3000

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai escutar forro ? vai exagerar nos medios e agudos ?

 

Se sim , mete target 3k em "euclides" 1801 e seja feliz .

 

 

Do contrario pode fazer duas mtl2 com os Sub800 que fica muito bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse negocio de caixa é muito complicado... Mesmo vendo mil tópicos a gente ainda fica em duvida.

 

Euclides ta fora da lista... Quero algo diferente...

E que renda bastante... CustoXbenefico!

 

Minha duvida está entre 3 whorn e 4 t18..

Ambas portando sub800 e sendo alimentadas por um sd5000.

 

Pelo oque eu vi, as t18 tocam muito mais que a mtl2... Fiz os calculos (caseiros) dessa mtl4 e ela rende um pouco mais que uma dutada comum. (Calculei ela como uma bandpass 6ª). Chegando a ser inviável, mas a caixa é bacana.

 

A principal duvida aqui é:

3whorn ou 4 t18?

 

 

Obrigado pela ajuda de todos!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais sugestões? Alguem ja testou 3 whorn? Ou sabem se fica legal?

 

Vou acabar indo de 4 t18...

 

Só queria mais opiniões.

 

Obrigado a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia! Fiz duas whorn para testar os sub800.. E ficou incrível!

Usei um sd5000 utilizando teórios 4000wrms, com corte de frequência é claro.

O rendimento é de espantar, tanto da caixa como do falante.

O woofer mal esquenta, e o grave vai looonge.

 

Eis minha dúvida agora, vale a pena fazer mais uma caixa?

Aproveitaria mais o modulo e dava um acoplamento maior.. Maior movimeto de massa..

Obs: eu ja tenho o falante.

 

Obs2: será que vale a pena o ganho com

O aumento do espaço?

 

Obrigado

Editado por ProtecCE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu faria sem duvidas, bom que a impedancia vai ficar mais proxima da ideal. meta ficha homi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia! Fiz duas whorn para testar os sub800.. E ficou incrível!

Usei um sd5000 utilizando teórios 4000wrms, com corte de frequência é claro.

O rendimento é de espantar, tanto da caixa como do falante.

O woofer mal esquenta, e o grave vai looonge.

 

Eis minha dúvida agora, vale a pena fazer mais uma caixa?

Aproveitaria mais o modulo e dava um acoplamento maior.. Maior movimeto de massa..

Obs: eu ja tenho o falante.

 

Obs2: será que vale a pena o ganho com

O aumento do espaço?

 

Obrigado

 

O ideal é faze-las aos pares!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rola um video não? Iria irriquecer o forum com esse tipo de caixa, quase não se vê esse projeto. Faz um aee !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia! Fiz duas whorn para testar os sub800.. E ficou incrível!

Usei um sd5000 utilizando teórios 4000wrms, com corte de frequência é claro.

O rendimento é de espantar, tanto da caixa como do falante.

O woofer mal esquenta, e o grave vai looonge.

 

Eis minha dúvida agora, vale a pena fazer mais uma caixa?

Aproveitaria mais o modulo e dava um acoplamento maior.. Maior movimeto de massa..

Obs: eu ja tenho o falante.

 

Obs2: será que vale a pena o ganho com

O aumento do espaço?

 

Obrigado

 

Como voce sabe ? porque não tem nenhum modo convencional de chegar nem perto do af em uma W-horn a menos que desparafuse a tampa em que fica os dutos da câmara central .

 

PElO contrario com o esforço que essa caixa faz no Af , provavelmente ele deve dar uma cozinhada legal la dentro , principalmente com toda essa Sobrepotencia no rabo.

 

 

CUIDADO , caixas tipo W-horn não perdoam erros , na primeira tocada mais forte que tu mandar muita sobrepotencia ou sinal sujo teus AF viram pó , seja por ultrapassar Xmax , seja pelo cone rasgar com a pressão que tem na boca da corneta.

Editado por artsompb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vale apena sim fazer uma 3ª caixa , mais vai ter que usar uma em cima da outra pra tentar um acoplamento.

 

POSTA FOTOS E VIDEOS .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, claro que há! Enfio a mão no duto da caixa e alcanço até o cone, que também não escurciona muuito por sinal. Posso te dizer que botei pra tocar durante umas 3 horas com aprox 3.500w e o falante nem esquentou. Se houve alguma distorção, garanto que ficou invisível o "olho nu".

Somente com um medidor RTA para ter clareza.

 

 

E sim, irei empilhar as caixas uma em cima da outra. Pois vai ser numa carrocinha.

 

Fiquei morrendo de medo em aumentar, tanto que quando fui testar eu liguei os woofer em serie. Ai tocou durante um tempo e nada de esquentar, ai liguei em paralelo e fui aumentando gradativamente e naaada. Só teve uma hora que fedeu um pouco pois começou a tocar hip hop d o modulo ficou clipando e eu não vi. Só abaixei um pouco e pronto.. Horas tocado como eu disse antes sem esquentar.

 

Depois posto fotos

Editado por ProtecCE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

Eu tive , em som automotivo, uma carretinha com 4T18, posiçao normal aos pares , duas embaixo e duas encima , em pé. Nao encontrei jeito melhor pra tocar...

 

Tive tambem 8 W-horn , porem estas em um salão. Usava 4 de cada lado, em pares porem deitadas ( |__||__| ) duas embaixo, duas encima... Tambem foi o melhor posicionamento que encontrei. Sem mistério...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom dia.

 

Eu tive , em som automotivo, uma carretinha com 4T18, posiçao normal aos pares , duas embaixo e duas encima , em pé. Nao encontrei jeito melhor pra tocar...

 

Tive tambem 8 W-horn , porem estas em um salão. Usava 4 de cada lado, em pares porem deitadas ( |__||__| ) duas embaixo, duas encima... Tambem foi o melhor posicionamento que encontrei. Sem mistério...

senhor fanfarrão fazer o favor de ilustrar essa po*** com fotos.

 

Obrigado.

 

 

 

 

Bjundas e posta mesmo as fotos pq nem no feice achei da carretinha.

 

 

Enviado do meu Iphone bruto usando esse tal de tapatalk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja experimentei qse todos esses tipos de caixas da moçada t18, turbo bass selada dutada, euclides, ts18, sb18, manifold e digo, em 70% delas a resposta puxa muito mais pelo tipo de alto falante usado, se alto falte bom, caixa boa ou mais sub grave ou mais grave de ataque a caixa em sí só não vai dar a resposta que se procura caso esteje com um falante diferente da resposta que se propunha, exemplo: se quero sub grave: sub800, sw1p,sds;wpu tornado1100 se quero ataque os conhecidos target.

 

Em 80% as cornetas como nome ja diz não conseguem deixar de ter o som maldito de corneta por menor que seja essa coloração no som, e não descem o bastante e nem sobem o bastante, qto menor a corneta mais se evidencia isso tendo em vista a pequena area de corneta e comprimento.

 

Há de saber onde se quer chegar, se é para tocar com ataque >60hz como forró, as ts18,euclides são insuperáveis assim como a t18 no electro dance rave, lembrando que acima de 60hz ja acaba se tocando maioria de nossos rítmos musícais com alguma pouca perda pro reggae e o hip hop que tocariam um pouco mais atenuado o sub grave mas mesmo assim tocariam e dependendo da quantidade de alto falantes e tipo uma ts18 supriria esta pouca atenuação e nem se perceberia essa falta de sub grave e onde o espaço para caixas é limitado, e pela excelente refrigeração a atender o excesso de potência aplicado essa cornetas curtas que não são taõ planas como as w horn são as melhores.

 

A única que ainda não experimentei é justamanete a velha e excepcional w horn como vista em gráfico ou relatos unanime de todos que a experimentaram, que vai moda vem moda a veinha faz uns botox e volta a ser elogiada e parece como comentam se a única das cornetas que consegue não ter o som da corneta e uma resposta invejável 40hz a 250hz qse plana que deixa as moças de hoje se rebatendo de inveja de sua ampla resposta e seus 106dbs so que pelo seu tamanho ficou praticamente difícil de mante-la ja que o mercado dinâmico sempre quer coisas novas, mas dizem que para escutar um bom e gostoso som de uma caixa sem se preocupar com um punch a mais pra racha a w- horn ainda é a caixa a ser batida isso é o que escuto qse unanime ainda experimentarei.

 

So de curiosidade peguei umas sobras de madeira aqui e fiz uma worn pra falante de 15, agora so reformar um falante de 15 que ta encostado aqui pra dar uma brincada, parece que realmente os over casam bem com ela conforme for experimentando passa mais novidades dela pra nós.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...