Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
pitoresco

Topico "research"... Vamos pensar um pouco???

Recommended Posts

1º -Desculpe eu não conhecer muitos dos termos tecnicos e jargões relacionados ao SOM e ao SOM AUTOMOTIVO.

 

... estive pensando numa dessas noites de insonia (como a de hoje...) no desempenho de caixas acusticas.

Estava pensando em, como otimizar ao máximo o desempenho de conjuntos sonofletores, especificamente para Automoveis...

 

Primeiro pensei em novos designs para conjuntos de falantes mais fortes e tal, a idéia logo acabou pq ja temos potência suficiente disponível e tbm pq não tenho muito conhecimento para propor muitas novidades...

Mas pensando em otimizar o TAMANHO das caixas, tive uma ideia que parece ser interessante...

 

Serve apenas para caixas SELADAS. Pensei na selada e em seu principio de funcionamento: O "ar" como um fluido amortecedor e tal. Dai ví que o volume da caixa era limitado em tamanho pq se for MUUUITO pequeno, amortece demais o falante e não rola... Então, como reduzir MAIS AINDA o volume de uma caixa selada???? pensei em 2 alternativas: Caixas seladas cheias de AR mesmo, só que em baixa pressão. Analisando a mecanica do sistema, vi que iria prejudicar o desempenho do falante e tal. Então veio a segunda alternativa; usar um gás de mais baixa densidade, tipo, CO2 (barato) ou hélio (bem menos denso), e "encher" as caixas com esse gás, deixando a pressão interna da caixa igual a ATM (atmosferica) padrão.

 

Desta forma poderia-se fazer (calculei rapidinho pessoal, pode estar BEM errado) uma caixa para um sub que ocupe 15L, ocupar apenas 9L.

 

Os possíveis problemas que eu encontrei:

 

A permeabilidade do involucro (caixa em sí e o proprio altofalante) não podem ser permeáveis ao gás. Isso significa que as características quimicas dos componentes devem ser verificadas, pois o gás pode permear atravéz da estrutura dos materiais, não só por furos... (ex.: garrafas de água mineral são permeáveis ao Gás carbonico, ou seja, não podem envasar refrigerante, mesmo que sejam perfeitamente lacradas).

 

O outro problema seria quando a sonoridade... como não entendo muito, parti do pressuposto de que o ar dentro da caixa selada serve apenas como AMORTECEDOR.

 

Então pessoal... alguém aí pode postular alguma coisa a respeito dessa minha idéia louca???

 

Se essa minha invenção realmente é uma invenção (muitas coisas que eu criei, acabei descobrindo depois que ja haviam sido inventadas), vou pesquisar a fundo esse assunto em fluido-dinâmica, que vou estudar agora na faculdade...

 

Postem suas opiniões!!

 

Falow!!!!!

Editado por pitoresco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po, velho manero, mas é oque você falou,

o matrial teria que ser mt estudaod, pq como vc mesmo disse alguns materias são permeaveis a alguns gases mesmo...

 

e alguns gases são meio perigosos quase vazem no carro.

 

ou explode ou talvez o motorista tenho atauqe de risos, ou morra envenenado!!!

huahauhahahua

flw

[]'s

me manera a idéia...

continue assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa........interessante, mas já existe um tópico sobre isso...que inclusive é meio antigo...não me lembro qual..

valew

dj_vini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rapaz, nao sei se esta ideal ( huahuahua) seria viavel. sria melhor os fabricandtes de falantes, desemvolver falantes mais " produtivos" e com caracteristicas que permitam sua utilizaçao em menores volumes( litros). ou ate mesmo desenvolver falantes com maior sensibilidade. imagina um sub com 150 ou masi de sensibilidade....hoje a media é de 90 ou 95. imagina um sub de 150.. que coisa louca seria......

pense nisso, com menos potencia rms voce faria muito mais barulho ( som)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um dos problemas eh como encher desse gas, sem entrar ar, vc precisaria duma camara a vacuo pra fazer isso...

 

 

Mesmo assim, como a vedacao nunca eh perfeita, sem contar permeabilidade dos materiais empregados ao gas, esse efeito nao vai durar muito tempo, mesmo pq o falante em movimento cria desequilibrios de pressao, o que forca a saida de gases....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Um dos problemas eh como encher desse gas, sem entrar ar, vc precisaria duma camara a vacuo pra fazer isso...

 

 

Mesmo assim, como a vedacao nunca eh perfeita, sem contar permeabilidade dos materiais empregados ao gas, esse efeito nao vai durar muito tempo, mesmo pq o falante em movimento cria desequilibrios de pressao, o que forca a saida de gases....

Não rola... A Borda do falante é MUITO permeável a gases de baixa densidade...

Alem disso o custo benefício não compensa..

A pressão interna e externa deve ser igual no repouso para que o falante possa vibrar

 

BEM Pitoresco.... ISOBÁRICA pode ser sua solução

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...