Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
douglas_tome

Montar caixa Full + Midbass

Recommended Posts

Amigos, meu irmão tem aqui um par de fulls Vifa NE 85w (aquele do tópico do franco), com o filtro notch pronto. Só que estão com uns amassados na calota de quando ele usou no carro, acredito que para vender teria pouco valor.

Tenho também um par de midbass peerless SLS 6,5 que estão à venda há um bom tempo e nada, preço menor que paguei rsrsrs.

 

Pois bem, vamos aos fatos, essa semana tive a idéia de montar uma book com esses equipamentos, acho que vão casar muito bem. O full tem uma qualidade muito boa e o midbass é um monstrinho.

 

http://www.madisoundspeakerstore.com/peerless-woofers-6-7/peerless-830946-sls-6.5-woofer-4-ohm/

 

http://www.madisoundspeakerstore.com/approx-2-fullrange/vifa-ne85w-2.5-fullrange-driver-4-ohm/

 

Link dos falantes para consultar dados técnicos e aqui vão as principais dúvidas:

 

-Volume e caixa(selada ou dutada, ou outra maluca qlq? rsrs) recomendada para o Peerless?

-Qual a distância adequada entre full e midbass na frente da caixa?

-Ponto de corte vou tentar definir depois dela pronta com o processador e então fazer um cross passivo.

 

Por enquanto é isso, com o decorrer do tópico vou discutindo outras dúvidas.

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E eu que fiquei um tempão procurando um par desses NE85W por aqui...

Eu montei uma dutada de 4L pros Vifa, descia fácil em 100Hz. Vai cortar como?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra cross passivo e sendo economicamente viável, o corte tem que ser alto

Em contrapartida, eu realmente duvido que esse mid toque bem lá nos médios

De qualquer forma, é um projeto bem interessante e eu quero acompanhar

Já vai pensando em incorporar um zobel e uns capacitores que deem um top end legal no full

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No tópico acima o gringo construiu uma dutada e depois acabou construindo uma selada para o midbass com 5,3L.

ScreamAudioSub003__zps4408c136.jpg

ScreamAudioSub011__zps9e4ab7a7.jpg

 

Para os Fulls o franco recomendou 0,6L. Agora minha dúvida é sobre aquele regra da distância entre o centro dos cones para conseguir um melhor acoplamento.

Como se faz esse cálculo? tem que definir o corte primeiro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E eu que fiquei um tempão procurando um par desses NE85W por aqui... Eu montei uma dutada de 4L pros Vifa, descia fácil em 100Hz. Vai cortar como?
Pra cross passivo e sendo economicamente viável, o corte tem que ser alto Em contrapartida, eu realmente duvido que esse mid toque bem lá nos médios De qualquer forma, é um projeto bem interessante e eu quero acompanhar Já vai pensando em incorporar um zobel e uns capacitores que deem um top end legal no full

 

Pois é rick, estavam parados na casa do meu irmão. Estou querendo fazer corte passivo, pra ficar mais fácil de usar em qualquer amp 2 ch ou receiver.

 

Cristiano, me exprica isso ai do orçamento meu amigo hehehe

Quanto a correção da resposta do full aqui já tenho o filtro notch proposto pelo Franco construído com os seguintes componentes:

2 x Solen 12 mfd Fast Cap 400V

2 x Solen 1 mfd Fast Cap 400V

2 x Mundorf 8.2 ohm Metal Oxide Film Resistors

2 x ERSE FoilQ 0.27 mH Copper Foil Inductors - 14 AWG

 

São bons componentes mas para fazer o corte HP e LP queria algo mais barato, ou aproveitar uns capacitores que tenho aqui da ClarityCap que eu ia usar no meu 3 vias mas nunca rolou:

2 x ClarityCap 0.22 mfd SA Range Polypropylene Caps sa.22

2 x ClarityCap 1.5 mfd SA Range Polypropylene Caps sa1.5

8 x ClarityCap 0.47 mfd SA Range Polypropylene Caps sa.47

 

Se tiver como aproveitá-los nesse projeto seria bom.

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Douglas, eu faria uma caixa usando o full pra tocar tudo, tipo de 150Hz pra cima e o peerless pra tocar como sub, de 150 pra baixo.

Não é uma brastemp, mas toca surpreendentemente bem. Infelizmente pra cortar baixo e fazer passivo, os componentes são monstro, pode pensar em cap de 80uF pra mais e indutor de 3 a 5mH. Tudo coisa cara. Pra fazer passivo acho melhor usar caps menos refinados e indutor com núcleo de ferrite mesmo, ainda mais que é um projeto mais despretensioso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vamos pensa em crossover passivo sem antes testar no ativo antes, senão tu vai desistir do projeto antes de começar rsrsrs

Eu acho que a proposta do Rick é um pouco exagerada, querer o full tocando tão baixo, sem ter um amp bem bom, vai sacrificar a resposta dos agudos, mas certamente cortar abaixo dos 500hz vai ser necessário, esse SLS não é lá essas coisas nos médios pra deixar subir sem repercutir de forma negativa na resposta geral da caixa

 

Quanto ao distanciamento, há sim uma regra, mas não vamos nos ater a ela neste momento tb, escuta antes, reflete sobre o que o ouvido perceber e depois se pensa em ajuste fino

 

Só tenta ser rápido, de projetos praticamente inertes já basta o meu e o do Kleber kkkkkkkkk

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vamos pensa em crossover passivo sem antes testar no ativo antes, senão tu vai desistir do projeto antes de começar rsrsrs

Eu acho que a proposta do Rick é um pouco exagerada, querer o full tocando tão baixo, sem ter um amp bem bom, vai sacrificar a resposta dos agudos, mas certamente cortar abaixo dos 500hz vai ser necessário, esse SLS não é lá essas coisas nos médios pra deixar subir sem repercutir de forma negativa na resposta geral da caixa

 

Quanto ao distanciamento, há sim uma regra, mas não vamos nos ater a ela neste momento tb, escuta antes, reflete sobre o que o ouvido perceber e depois se pensa em ajuste fino

 

Só tenta ser rápido, de projetos praticamente inertes já basta o meu e o do Kleber kkkkkkkkk

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vamos pensa em crossover passivo sem antes testar no ativo antes, senão tu vai desistir do projeto antes de começar rsrsrs

Eu acho que a proposta do Rick é um pouco exagerada, querer o full tocando tão baixo, sem ter um amp bem bom, vai sacrificar a resposta dos agudos, mas certamente cortar abaixo dos 500hz vai ser necessário, esse SLS não é lá essas coisas nos médios pra deixar subir sem repercutir de forma negativa na resposta geral da caixa

 

Quanto ao distanciamento, há sim uma regra, mas não vamos nos ater a ela neste momento tb, escuta antes, reflete sobre o que o ouvido perceber e depois se pensa em ajuste fino

 

Só tenta ser rápido, de projetos praticamente inertes já basta o meu e o do Kleber kkkkkkkkk

e o meu...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkk....talvez aqui (no residencial) seja o lugar de planos mesmo, todo mundo no passo da tartaruga kkkkkkkkkkkkk

 

Depois vou postar aqui o sistema principal que está em andamento há 2 anos, agora vai sair, rsrsrs.

Editado por douglas_tome

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rick, estou começando a entender, ai rola de montar um sub ativo.

Esse cross aqui seria uma boa opção né:

http://produto.merca...rico-r-5500-_JM

 

E para fazer o HighPass dos Fulls?

Seria alguma coisa assim.

Talvez primeira ordem cortando em 300Hz ou algo assim.

Não vamos pensa em crossover passivo sem antes testar no ativo antes, senão tu vai desistir do projeto antes de começar rsrsrs

Eu acho que a proposta do Rick é um pouco exagerada, querer o full tocando tão baixo, sem ter um amp bem bom, vai sacrificar a resposta dos agudos, mas certamente cortar abaixo dos 500hz vai ser necessário, esse SLS não é lá essas coisas nos médios pra deixar subir sem repercutir de forma negativa na resposta geral da caixa

 

Quanto ao distanciamento, há sim uma regra, mas não vamos nos ater a ela neste momento tb, escuta antes, reflete sobre o que o ouvido perceber e depois se pensa em ajuste fino

 

Só tenta ser rápido, de projetos praticamente inertes já basta o meu e o do Kleber kkkkkkkkk

Estou partindo do princípio que é um sistema despretensioso. Não é o High End do Fullrange, mas aproveitando equipamentos que estão encostados.

Estou entendendo direito o objetivo, Douglas, ou vc busca algo "mais"?

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então galera, o set realmente não tem pretensão de ser hi-end, mas quero extrair o máximo possível dos equipamentos sem exigir muito orçamento kkkkkkk

É como o rick disse, os falantes estão parados há aproximadamente um ano e merecem um projeto bacana.

Meu irmão gosta de som também, sempre me ajudou muito, se as caixas ficarem boas dou de presente pra ele, aniversario dele é no Natal, então acho que dá tempo kkkkkkkk

 

Eu gostei da idéia do corte ativo para os mids (fica mais fácil enquadrar no orçamento e fazer ajustes depois se preciso), estou ouvindo os fulls cortados em 250 num copinho lá em casa, ligados num ARC SE 2075 e usando o DAC II como fonte ligado no pc. Vou dar uma arrumada no ambiente para realizar uma audição mais séria, primeiro vou fazer as caixinhas, 5,3L pro midbass e 0,6 L pro fullrange.

 

Tenho uma ferramenta boa pra ajudar no projeto, um mic behringer http://www.behringer.com/EN/Products/ECM8000.aspx

E uma parada dessa aqui para ligar o mic no USB: http://www.mxlmics.com/microphones/usb/MicMate-Classic/

Ainda estou pesquisando sobre os softwares, não sou muito acostumado com isso, baixei um hj lá em casa para experimentar mas não me lembro o nome. Vai ajudar bastante para definir o corte.

 

 

So que minhas caixas oficiais estão prontas, com scan 18w no midbass e 7000 nos tweeters, estão na transportadora paradas porque houve um problema na nota. Mas semana que vem devem chegar aqui. Comprei também um DAC II do Luis Flugge. E peguei um integrado emprestado com o Edgrau, ele tem mod e toca mt bem. Se ficar bom devo comprar ele, e mais pra frente pego algo do nível das caixas, ai passo esse pro meu irmão usar com as caixas que estamos construindo nesse tópico. Mas isso vai ser assunto para outro tópico com fotos quando estiverem tocando.

 

E vamo que vamo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po soh 5,3 L pra um midbass de 6,5, to com um kit teac 6.5 e pra cada mid ia fazer na base de 10-12L? po tou mt errado ow oq?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po soh 5,3 L pra um midbass de 6,5, to com um kit teac 6.5 e pra cada mid ia fazer na base de 10-12L? po tou mt errado ow oq?

Pra você ver, eu vou fazer 15~16L pros meus de 6,5" também, sendo o recomendado 20L O.O

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ja conversei com meu irmão e vamos fazer essa semana umas caixas so para experimentar.

Ja que depois terei que definir um corte e projetar o tamanha da caixa com a separação dos falantes e lugar para alojar o cross hehehe.

 

Esse volume foi o que o gringo usou e gostou, vamos ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fiz dutada de 4L pro Full. Tocou legal de 100Hz acima. Mas a proposta era outra, era ele sozinho. Eu farial algo semelhante, com corte de primeira ordem em 250Hz ou 300Hz, só pra não forçar ele nas muito baixas.

Se busca extrair o máximo dele sem gastar muito, troque o capacitor do filtro, capricha no zobel. No Fountek eu usei Mundorf Evo AL/OIL no notch e Clarity ESA no zobel. Junto com uns RCA melhorzinhos, o set ficou sensacional.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rick posso fazer uma dutada 4L aqui e testar.

Mas trocar o capacitor eu vou ficar devendo kkkkkkkk

Depois de tudo pronto e tocando talvez a gente anime fazer up no filtro.

 

Vou tentar fazer algo sexta-feira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não precisa estar pronto pra estar tocando!

Junta tudo com o que tem e já vai brincando aí, usa o foobar pra fazer os cortes e tal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta até tocando cara, mas desanimei um pouco com o com o copinho que ele está. Quero fazer a caixa pelo menos, ai da pra sentir melhor o full.

 

Cortes estou fazendo pelo amp, mas tem um PS8 parado aqui rsrsrs, infelizmente é verdade. Queria mesmo vende-lo logo, esse trem de processador não é comigo.

Só gostava de um zapco DC que tive.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Monta uma caixinha qualquer pra ouvir.

A minha eu montei com OSB comprado no Leroy Merlin, abri o furo pro falante com serra copo, e o duto era um pedacinho de PVC de 32mm.

Aí você vai ter ideia do que toca e onde vc quer chegar. Se isso não te agradar, pensa em outra coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Douglas

 

Bom, algumas coisas importantes o Cristiano e o Rick ja comentaram - corte baixo dos fulls, preço do cross, etc. Veja se p/ full vale a pena usar caps mais baratos em paralelo (epcos mesmo), usando algum bom como bypass. Pros woofers, talvez tenha que usar mesmo indutores com nucleo metalico, pelo custo, mas esse tipo de indutor tende a dar uma embolada.

 

Leve também em consideração a atenuação que provavelmente precisará fazer nos fulls, p/ tocar no nivel dos woofers.

 

Outra coisa importante é o tamanho do ambiente em relação ao tamanho dos falantes; se o local for grande, os fulls não preencherão o ambiente, aí pode ser que vc consiga spl sem preenchimento sonoro, e acaba irritando.

 

A distância recomendada entre o full e o woofer, que eu me lembre, é que seja menor que 1/2 comprimento de onda da freq. de corte dos falantes, mas concordo com o Cristiano que isso nao deva ser preocupação agora.

 

A ultima coisa que lembro por hora é sobre o posicionamento das caixas em relação ao ouvinte. Um bom resultado depende muito disso.

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...