Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
rhadam

Som SQ inicial em I30 - Porto Alegre

Recommended Posts

Olá pessoal! Estou entrando no mundo do som automotivo, andei lendo bastante o forum, mas gostaria de algumas dicas específicas.

 

Estou para instalar o seguinte set em um novo I30 com central MM original (sem RCA out)

 

- Kit 2 vias JBL608c (2ohm) - porta frente

- Coaxial JBL529 (2ohm) - porta trás

- Sub Jl Audio 12W0V3 em caixa selada de 38l - porta mala

- Módulo:

- JL Audio JX360/4 (com entrada Hi input)

- Arc Audio KS300.4

 

No caso estou na dúvida entre as opções de módulo em relação as entradas RCA.

 

Opção 1 - Abrir a HU para conseguir saídas RCA do pré amp. Neste caso eu não precisaria necessariamente de Hi input no módulo, porém não faço idéia de quem faria este trabalho na região de Porto Alegre e quanto iria sair o serviço.

Opção 2 - Comprar o módulo da JL Audio e puxar a saída do HU direto nos Hi input. Neste caso eu estaria fazendo a conversão dentro do módulo, acredito que perderia em qualidade.

Opção 3 - Comprar o módulo ARC Audio e utilizar conversores Hi/RCA externos. Acredito que perderia ainda mais qualidade, uma vez que esses conversores externos não são bem falados.

 

No geral a ligação seria: 2 coaxias ligados direto no HU, conectar o módulo, com 4ch de saída, nos canais restantes do HU, alimentar os kits 2 vias em 2ohm do módulo e alimentar o sub em bridge 4ohm do módulo.

 

Em resumo precisaria de indicações de quem prestar este serviço em Porto Alegre e opiniões sobre as melhores opções no meu caso.

 

Obrigado galera!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esperar a galera de Porto Alegre dá um help.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo amigo !! Sou de Poa também e temos uma turma legal aqui, onde poderá ouvir os carros da turma... Até para tentar te "ajudar" no que tange o SEU nível de exigência.

 

De qualquer forma: puxar as saídas RCA pode ser uma boa, mas normalmente fica muito baixo o sinal, levando vc a comprar o line driver ( excitador de amplificador ) ou algo do gênero, q não ser que o ampi tenha uma baixa sensibilidade de entrada como os amplificadores antigos...

 

Não recomendo usar ESSES falantes no rádio OEM pois são de 2 ohms ..

 

Dica prática : que tal tentar, antes de mais nada, um conversor RCA ? Se quiser podemos negociar, pois comprei para mim um conversor Rockford Fosgate mas meu carro tinha saídas RCA, ou seja, nem usei ;)

 

Acompanhando ...

 

 

Abs,

 

Ronald

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Ronald!

 

Neste caso eu cairia para as opções 2 e 3, mas aí acho que valeria entrar direto no hi-input do amp, sem passar por mais um ativo no sistema (conversor externo). Mas acho que vou partir pra essa solução de converter o sinal, se não me agradar tento ir pra um RCA direto do amp.

 

Sabe algum lugar onde posso levar o carro para uma boa instalação?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Ronald!

 

Neste caso eu cairia para as opções 2 e 3, mas aí acho que valeria entrar direto no hi-input do amp, sem passar por mais um ativo no sistema (conversor externo). Mas acho que vou partir pra essa solução de converter o sinal, se não me agradar tento ir pra um RCA direto do amp.

 

Sabe algum lugar onde posso levar o carro para uma boa instalação?

Isso testa mesmo :)

 

Lojas : Macro Som : fala com Eduardo Bartzen e diz que indicação do Ronald do Itaú

Loja: Stereo Center falar com Osni .

 

Abs e boa sorte amigo !!!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeria a pena eu investir em um ARC Audio uma vez que vou alimentá-lo com conversores RCA? Estou pensando que eu talvez tenha o mesmo desempenho que se eu pegar um SD400.4D.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugiro uma avaliada na assinatura sonica da central; dependendo, tanto vai fazer estar ligado num SD400 ou num módulo top...

 

Coloca uma gravação de boa qualidade e analisa ouvindo na boa.

 

O detalhe é que som "não tem conserto". Se o que ouvir não tiver potencial, danou; a assinatura é mantida.

 

Esses dias peguei uma carona com um colega que tem um i-30 (som original) e ele tava com o som ligado, baixinho. Nem falamos em som, mas a impressão inicial que tive...

 

:( :(

Se o sinal que sai da central parecer "palatável", com certeza um módulo voltado a SQ sempre terá um desempenho mais musical.

 

O que tenho percebido em geral é que a turma não tem conseguido "salvar" o hu original, quando busca uma instalação melhor, com módulos, kit, sub, ou seja, a avaliação final é que o resultado não compensa o investimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso testa mesmo :)

 

Lojas : Macro Som : fala com Eduardo Bartzen e diz que indicação do Ronald do Itaú

Loja: Stereo Center falar com Osni .

 

Abs e boa sorte amigo !!!

stereo center = edson

ias car = osni

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na sexta irei conversar com o pessoal das lojas aqui de Porto.

 

Vou dar uma boa ouvida no som original do I30, mas creio que não é lá essas coisas. Por este motivo estou inclinado a pagar no máximo R$450 no amp 4CH. Nesta faixa tenho opções como:

 

- JL Audio JX360/4: R$480 - fico com receio que ele manda apenas 180w RMS na bridge pro sub. Tem pouca info sobre este amp na internet, talvez eu esteja pagando pela marca.

- DAT DA4100: R$300 - dizem que surpreende pelo preço, ele manda 240w RMS em bridge pro sub. Um amp mais em conta e com "maior" desempenho que o JL, não posso dizer melhor desempenho.

- DAT DA800/4: R$450 - o irmão maior do 4100, acredito que tocaria com folga meu set de falantes, ele manda 400w RMS pro sub. Este amp tem bass boost pro sub, oque talvez ajudaria a compensar a conversão RCA.

 

Teria mais algum modelo a ser avaliado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Queria entender o posicionamento desse kit 608C, pra um kit 2ohm achei que naturalmente suportaria mais potência, mas é 70w

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera,

 

Existe algum módulo com entradar auxiliar? Estava pensando em, caso quisesse qualidade sonora, jogar um flac ou algo com alta qualidade do Samsung Galaxy na entrada RCA do módulo, bypassando o HU/conversão RCA.

 

Não consegui achar nenhum modulo que tenha aux in, o máximo que achei foi um Audio Control The Epicenter Plus, que faz a conversão RCA e também tem entrada auxiliar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha o set da minha assinatura

 

Muito legal amigo!

 

Mas nesse caso estás matando todo o áudio da HU OEM, estarias apenas com o galaxy, certo?

 

Eu estava pensando em uma RCA no próprio aux do módulo, então quando não estivesse tocando algo na HU eu poderia dar play em algum áudio do Galaxy direto no amp.

 

Uma alternativa a isso seria usar um JL Audio Clean Sweep (que tem aux in) antes do amp, ele controla a ativação da entrada auxiliar pelo remoto. Tem similares como o Audio Control Epicenter e o Cache coe8. Mas então eu estaria investindo em torno de R$600 nesta aplicação.

 

Os únicos amps com aux que encontrei foram uns Blaupunkt fora de linha, mas nada pra venda por aqui.

 

Alguém utiliza a entrada auxiliar do Clean Sweep? Fica bom?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu não uso nenhuma HU, só o S3 mesmo

Meu plano é ainda comprar um tablet menor (tipo 7", o de 10" que tenho é gigantesco pra esse tipo de aplicação) e deixar no painel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, decidido meu primeiro set de SQ. Sei que da pra melhorar muito ainda, mas é um começo! Tudo comprado, irei instalar na semana que vem e posto umas fotos e quem sabe uns vídeos.

 

Segue a lista!

 

- Kit 2 vias JBL608c (2ohm) - porta frente

- Coaxial JBL528 (2ohm) - porta trás

- Sub Jl Audio 12W0V3 em caixa selada

- Módulo Alpine APX 4.150 (sob banco do motorista)

- HU Multimidia original da Hyundai com conversor Technoise

- Cabo RCA Technoise TZ

- Speaker cable Technoise

 

Vou ver como fica o som com esse conversor, mais pra frente pode rolar um clean sweep ou um processador!

Editado por rhadam

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal!

 

Depois de ler mais muita informação aqui no fórum resolvi fazer mais uma mudança no set. Resolvi trocar o kit 2 vias da porta da frente. Agora estou em dúvida se deixo os coaxiais nas portas traseiras direto do player, ligando o amp pro kit e sub, sem controle de fader ou ligo apenas o kit 2 vias e o sub no amp, neste caso eu fico sem falante nas portas traseiras e ganho fader entre sub e kit frontal.

Acredito que o kit 2 vias que estou usando na frente seja bem melhor que os jbl das portas traseiras, talvez eu tenha perda em qualidade. Que acham?

 

Segue:

 

- Kit 2 vias Mbquart Q216 Signature (4 ohm);

- Sub Jl Audio 12W0V3 em caixa selada

- Módulo Alpine APX 4.150 (sob banco do motorista)

- HU Multimidia original da Hyundai

- Conversor rca Coché COE8 - com aux e controle de sub remoto;

- Cabo RCA Technoise TZ

- Speaker cable Technoise

 

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...