Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gustavu

2xWPU 1507 (spacefox)

Recommended Posts

Bom... não era pra estar batendo bobina não (se for isso). Só achei a área de duto muito grande (quase 300cm² pra cada) pra um woofer com pouca potência e baixo xmax. Pra um falante de baixo xmax é bom não usar muita área de duto, pois o duto também ajuda a segurar o cone.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

UUUUUUm intendi sera que da pra pra reduzir a área de duto colocando por exemplo um mdf de 15mm em cima do duto atual, sem mudar a sintonia etc... ?

Compartilhar este post

Link para o post

se reduzir a área do duto vai ter que mexer no comprimento pra manter a sintonia.

Compartilhar este post

Link para o post

Eita, então pq uma coisa que eu andei percebendo, parece que ele perde um pouco de ataque e não da aquele graaaaaavão sabe, e a impressão que dá é alguma coisa da caixa, pq na simulação esta perfeito mas as vezes na pratica acontece variações! acho que vou dar uma mexida na caixa viu!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... não era pra estar batendo bobina não (se for isso). Só achei a área de duto muito grande (quase 300cm² pra cada) pra um woofer com pouca potência e baixo xmax. Pra um falante de baixo xmax é bom não usar muita área de duto, pois o duto também ajuda a segurar o cone.

viajei rsrs Editado por gustavu

Compartilhar este post

Link para o post

300cm² são quase 4 dutos de 4".

Creio eu, que no par desses falantes, metade dessa área já seria suficiente.. 300cm² pro par.

Mouz, vamo marca de ouvir isso aí!

Compartilhar este post

Link para o post

300cm² são quase 4 dutos de 4".

Creio eu, que no par desses falantes, metade dessa área já seria suficiente.. 300cm² pro par.

Mouz, vamo marca de ouvir isso aí!

Qt maior a área se aproximar da área do cone maior será o rendimento da mesma, pois na região de ressonância existe inversão de polaridade da onda, somando-se á do cone!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Qt maior a área se aproximar da área do cone maior será o rendimento da mesma, pois na região de ressonância existe inversão de polaridade da onda, somando-se á do cone!

Isso mais claudio e o descontrole do cone...... pelo que ele ta falando eu aposto que o controle de cone esta precario mas tambem pode ser caixa, ou corte, ou distorçao

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mais claudio e o descontrole do cone...... pelo que ele ta falando eu aposto que o controle de cone esta precario mas tambem pode ser caixa, ou corte, ou distorçao

Na realidade, qd se faz este tipo de caixa tem que ser bem feito a sintonia da caixa, verificar Xmáx. e pot. aplicada, e cortar as freq. que irão fazer com que o Af saia da sua região linear!...tudo tem seu limite!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas não compensa ganhar "0,5dB" e o cone ficar descontrolado. Até subs automotivos com altos xmax as vezes ficam descontrolados com área de duto grande demais imagina um woofer de 500w com 4,3mm de xmax. Tudo bem que o amplificador ajudar a controlar o cone (os DAD são bons nisso), mas eu faria 120cm² de área de duto pra cada falante aí.

Na verdade, se for aproximar o duto da área de cone dos falantes seria inviável, pra falante de 15": 800cm², pra 18": 1200cm²... imagina o tamanho que o duto teria que ter em comprimento pra conseguir sintonizar a caixa baixo, 1 metro de comprimento de duto seria pouco...

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas não compensa ganhar "0,5dB" e o cone ficar descontrolado. Até subs automotivos com altos xmax as vezes ficam descontrolados com área de duto grande demais imagina um woofer de 500w com 4,3mm de xmax. Tudo bem que o amplificador ajudar a controlar o cone (os DAD são bons nisso), mas eu faria 120cm² de área de duto pra cada falante aí.

Na verdade, se for aproximar o duto da área de cone dos falantes seria inviável, pra falante de 15": 800cm², pra 18": 1200cm²... imagina o tamanho que o duto teria que ter em comprimento pra conseguir sintonizar a caixa baixo, 1 metro de comprimento de duto seria pouco...

Nada disso....

Vc está confundindo descontrole de cone devido á caixa errada e limitação de freq. equivocada, com excursão do cone.

Se vc. fizer a caixa certa o cone vai excursionar mais sim, mas em freq. onde ele está apto á fazer, á menos que seja ruim ou mal projetado, o ganho pode chegar á +2dbs nestas freq....por isso verifique como é grande os dutos dos carros de SPL, para não ter compressão no cone e dar ganho!...lógico que tem que ser muito bem casado!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim.. ok.. mas se duas caixas tiverem o mesmo volume livre e mesma sintonia, porém uma com área de duto com 200cm² e outra com 400cm² na caixa com mais área de duto o falante fica mais "solto", excursiona um pouco mais. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim.. ok.. mas se duas caixas tiverem o mesmo volume livre e mesma sintonia, porém uma com área de duto com 200cm² e outra com 400cm² na caixa com mais área de duto o falante fica mais "solto", excursiona um pouco mais. :legal:

Sim, vai ficar bem mais fácil dar o grave...ganho maior e não precisa por muita pot. de sobra, pois não há compressão do cone....mas cuidado com infra-sônico, tem que ser cortado!

Compartilhar este post

Link para o post

Porém a potência aplicada tem que ser bem menor, e o HPF fica nas alturas.

Par de WPU, dá pra aplicar 1000w limpos em cada, fácil fácil, porém com essa área de duto, com 2000w no par, o cone vai voar longe... Ou então, 1000~1500w e deixar dar umas clipadas, mas mesmo assim, não rola....

É notável como a área de duto influência no xmax do falante, particularmente, prefiro uma área menor, com margem de abuso/potência/clip em cima, do que ficar tocando as riscas, qualquer descuido é bobina no gap ou cone voando...

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho muitos WPU's aqui e játestei com todos os tipos de caixa q vc imaginar, dês de Whorn a varios tipos de dutadas com diversos volumes e tipos de dutos, uma coisa é fato, quando o amp começa a mandar distorção o barulho que ele faz é feio mesmo, nao sei ao certo mas acho que é devido ao baixo Xmax, WPU é bom mas é um woofer limitado.

quando usava 8 deles na na vovozinha (com dobro de potencia nominal aplicado em cada) o grave era tremendo mas era começar a distorcer e as cordoalhas iam pras cucuias rsrs olha que uso processador com limiter atuando e HPF com atenuação de 24db... na época a sintonia tava em entre 55 e 60 nem me lembro e 80L pra cada...

nas minhas caixas profissionais uso 2 dutos de 4" pra cada, só que sintonia entre 45 a 50hz e a historia é a mesma, quando a machine começa a saturar o grave fica tipo estralando e o cone perde um pouco do controle, sei que nao esta batendo no fundo do gap mas faz um barulho bem feinho

atualmente na vovozinha uso 4 dutos pra cara over SUB800 com aproximadamente 400cm² de duto e o cone fica parado é impressionante o controle.... a area do duto pode influenciar sim mas pela minha vivencia acho que nao chega a ser tão significativo

concluindo: Os WPU's são ótimos, mas limitados. não são feitos para aguentar rios de distorção como esses woofers de hoje em dia rs...

experimente colocar em um ampli mais forte... tipo 2000 a 2500wrms e aumente até proximo do clip, sempre observando a excursão do falante, depois observa tbm se ele vai fazer esse barulho antes de distorcer ou depois....

usava 4 deles em uma T4000 e depois testei 4 com a t2500... na 2500 quando distorcia o grave ficava feio, na 4000 tocava com folga e nao fazia esse barulho, pois nem precisava aumentar a ponto de distorcer rsrs

abs

edit erro de de português

Editado por matheussom

Compartilhar este post

Link para o post

E é isso que notei e até comentei ai em cima! não é o barulho do gap, é o grave que fica golco/feio mesmo! Porem ontem mesmo anoite desmontei todo o som do carro, pois irei vender(o carro), possivelmente colocarei em um fiestinha que tenho aqui na firma pra curtir no fds, e referente a testar com outro módulo vou pegar uma taramps hd3000 emprestada de um amigo!

Compartilhar este post

Link para o post

Up no tópico, ira ser instalado novamente na spacefox... e teve mudanças na estética:

Rack ainda sendo montado:

lgy9.th.jpg

Caixa dos MG/driver:

4fnt.th.jpg

Caixa dos WPU:

ur27.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

parabens na escolha dos equipamentos vai ficar um som gostoso de ouvir só equipamentos top!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa vlw pessoal ! Estou bem dedicado a este set espero que hoje já esteja tocando! Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Fala pessoal blz? Seguinte o som esta tocando e bonito diga-se por sinal, só estou cim problema naquele rasgo que vive abrindo nos fds mas irei fazer o reparo dele, e estou MUITO afim de montar mais 2 na brincadeira OU fazer essa caixa aqui para meu par:

bass1.jpg

bass2.jpg

Oque acham? lembrando que terei que investir bastante se optar para mais um par, e nessa mudança de caixa só perderei o banco traseiro!

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Então luiz optei por ela pois a selenium mesmo recomenda para esse woofer:

SELENIUM

Modelo: HB1505C1

Utilização: Caixas de graves para frente e fundo de trio elétrico.

Auto-falante recomendado: WPU1505 ou WPU1507

Frequencias de corte:

inferior - 40Hz

Superior - 200Hz

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...