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luizinho

Corte Para o Pró-Carbon!

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Opa galerinha.. faz tempo que naum posto um tópico aki... bem:

 

Tenhu um Kit Pró-Carbon no meu carango, o tw é o Pró-High, o HU é um Alpine 9813, módulo estéreo é um Carrozzeria X340J (37 rms 4 ohm).

 

Quero usar o modo 3 vias do Alpine... para eliminar o x-over do Carbon, qe parece ser meio simples.

 

Porém bateu uma dúvida.. qual corte uilizar no bendito???

 

mid-low ?

mid-high?

high?

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fala chefe

seguinte... vc tem um amp de 4 canais pro estéreo, certo? ranca o Alpine do painel, muda a chavinha pra 3-way e conecta os RCA FRONT nos canais que tocarão os tw e os RCA REAR nos canais que tocarão os mids. SUB deixa ligado no SUB mesmo (dã)

 

aí vc vai no xover e acerta o corte pro SUB em 50 Hz LP 4ª ordem, MID-LO em 50 Hz 4ª ordem, MID-HI em 2.0 KHz 2ª ordem e HI em 2.5 KHz 4ª ordem. acerta os ganhos e já era

 

pode testar também o MID-LO em 0ª ordem, já que vc tá com pezinho, o próprio pezinho é um passa-alta de 12 dB/oitava.

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vc sabe a que frequencia estah descendo os seus pro-carbon ? como que eles estao instalados ?

 

 

O corte do sub pra o mid ideal seria no ponto que o mid dah -3dB, jah do tweeter pro mid, use o corte do crossover original, ainda mais que vc gosta de mandar uma potencia extra pra os falantes do seu carro...

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intaum galera...

 

acabei de ligar somente o mid.... som o xover dele.. nusssa.... melhorouuu muitooo o som!!! antes parecia que o falante estava no banheiro.. agora sim tá melhorando!!!

 

corte do tw que to com medooo.... quero queimá-los naum!!

 

em 3 way é bom, pois posso atenuar o tw, com dois toques no player... hehehe

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Opa galerinha.. faz tempo que naum posto um tópico aki... bem:

 

Tenhu um Kit Pró-Carbon no meu carango, o tw é o Pró-High, o HU é um Alpine 9813, módulo estéreo é um Carrozzeria X340J (37 rms 4 ohm).

 

Quero usar o modo 3 vias do Alpine... para eliminar o x-over do Carbon, qe parece ser meio simples.

 

Porém bateu uma dúvida.. qual corte uilizar no bendito???

 

mid-low ?

mid-high?

high?

humm.. podreia fazer assim:

 

Mid-bass - 60 - 4000

mid ranger - 4000 - 7.000

Tw - 7.000 - 20.000

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Opa galerinha.. faz tempo que naum posto um tópico aki... bem:

 

Tenhu um Kit Pró-Carbon no meu carango, o tw é o Pró-High, o HU é um Alpine 9813, módulo estéreo é um Carrozzeria X340J (37 rms 4 ohm).

 

Quero usar o modo 3 vias do Alpine... para eliminar o x-over do Carbon, qe parece ser meio simples.

 

Porém bateu uma dúvida.. qual corte uilizar no bendito???

 

mid-low ?

mid-high?

high?

humm.. podreia fazer assim:

 

Mid-bass - 60 - 4000

mid ranger - 4000 - 7.000

Tw - 7.000 - 20.000

opa manu..

 

assim

3 vias seria

 

Sub

Mid

Tw

 

 

Galera... ficouuu muito melhor!!

 

som mais claro e presente... ficou muito melhor o time correction para se regular!

 

quem tiver 3 way no player (860MP, 9600, Alpines) use este recurso que pelo menos no meu sistema, reviveu o kit...

 

voltei a estar feliz com meu kit...

 

ouvindo nesses primeiroas 10 minutos.. cortei o tw em 3,5 com 12 db por oitava... o mid subindo mais ficou mais interessante de se ouvir....

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aaaa tahhhhhhhhhh

 

Entendi :)

 

Rapaz... teoricamente vc poderia colocar o sub tocando até 80 hz, os mids de 80 - 3500 e o tw de 3500 pra cima

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Tenhu um Kit Pró-Carbon no meu carango, o tw é o Pró-High, o HU é um Alpine 9813, módulo estéreo é um Carrozzeria X340J (37 rms 4 ohm).

 

Quero usar o modo 3 vias do Alpine... para eliminar o x-over do Carbon, qe parece ser meio simples.

 

Porém bateu uma dúvida.. qual corte uilizar no bendito???

 

mid-low ?

mid-high?

high?

humm.. podreia fazer assim:

 

Mid-bass - 60 - 4000

mid ranger - 4000 - 7.000

Tw - 7.000 - 20.000

opa manu..

 

assim

3 vias seria

 

Sub

Mid

Tw

 

 

Galera... ficouuu muito melhor!!

 

som mais claro e presente... ficou muito melhor o time correction para se regular!

 

quem tiver 3 way no player (860MP, 9600, Alpines) use este recurso que pelo menos no meu sistema, reviveu o kit...

 

voltei a estar feliz com meu kit...

 

ouvindo nesses primeiroas 10 minutos.. cortei o tw em 3,5 com 12 db por oitava... o mid subindo mais ficou mais interessante de se ouvir....

Cara, para montar um 3 vias, eu recomendo os seguintes cortes:

 

MidBass: 80-500 Hz

MidRange: 500 a 5.000 Hz

Tw: 5000Hz acima.

 

Vai ficar perfeito

 

4 KHz já e medio demais para midbass (a voz sairia toda pelo midbass)

4 KHz já e medio de menos e 7 KHz já é agudo demais para mid

Editado por Gbarreto

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Bom.. Vc tá falando de Kit 3 vias ou Sistema 3 vias?

 

Pq do jeito que vc disse que ligou tá um sistema 3 vias.

Valeu

Gustavo

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Modo 3 vias do ALpine é:

 

Sub

 

Mid

 

Tw..

 

deixei o tw respondendo acima de 3200 hz e atenuado 6 db.. tá tocando que é uma maravilha!!

 

presciso encontrar pessoal do SQ para eles darem uma opnada... to meo perdido na regulagem... naum sei se subo tal frequencia no eq, ou se subo os db no tw....

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Vc está usando os 4 canais então? Tw/Tw, Mid/Mid?

 

Não ficou meio fraquinho não?

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quanto ao "slope", qual a vantagem/desvantagem de se utilizar um de 3a/4a ordem ao invés de 2a ordem?!

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a vantagem é vc poder usar corte mais baixo, por exemplo no caso dele, poderia estar usando 2.5 KHz 4ª ordem em vez do corte de fábrica que é em 5 KHz 2ª ordem. corte mais baixo no tweeter sobe o palco na instalação dele, que tem tweeters na coluna. mesma coisa com o midbass, eu uso 50 Hz 4ª ordem sem susto, o cross de fábrica cortava em 80 Hz 1ª ordem, meu grave vem todo da frente (sub só subgrave mesmo).

 

desvantagem são perdas devido à rotação de fase, consistentes em atrasos e/ou cancelamentos. qualquer que seja o seu setup vc deve testar exaustivamente os cortes (daí a vantagem dos cortes no player, vc muda na hora em que te der vontade) pra equilibrar o sistema.

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Vc está usando os 4 canais então? Tw/Tw, Mid/Mid?

 

Não ficou meio fraquinho não?

Naum manu!!

 

meu Módulo tem 37,5 rms por canal 4 ohm...

 

e digo de boca cheia! Naum presciso mais do que isso para estéreo no meu carro...

 

Ahh.... quem andou no meu carro da Loja do Sumido até a churrascaria, notou a caca que tava... distorcendo acima do 29 (vai até 35).. isso com ganhu em 6,5.... sei lá pq isso...

 

só se que agora deixei o ganho nos 4 v... e vou até 35 sem distorcer NADAAA....

 

quem tiver esse recurso no player... experiemente!

 

Voltei a gostar do meu kit... antes parecia que ele tava tocando num banheiro... hj sem sub, sinto grave presente no meu carango....

 

curti muito...

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a vantagem é vc poder usar corte mais baixo, por exemplo no caso dele, poderia estar usando 2.5 KHz 4ª ordem em vez do corte de fábrica que é em 5 KHz 2ª ordem. corte mais baixo no tweeter sobe o palco na instalação dele, que tem tweeters na coluna. mesma coisa com o midbass, eu uso 50 Hz 4ª ordem sem susto, o cross de fábrica cortava em 80 Hz 1ª ordem, meu grave vem todo da frente (sub só subgrave mesmo).

 

desvantagem são perdas devido à rotação de fase, consistentes em atrasos e/ou cancelamentos. qualquer que seja o seu setup vc deve testar exaustivamente os cortes (daí a vantagem dos cortes no player, vc muda na hora em que te der vontade) pra equilibrar o sistema.

bacana :P

 

a atenuação que você não escuta nada uma oitava acima ou abaixo é de 24db ?! ou 18 dB ?!

 

Porque usar esse tipo de corte pode deixar VALES em uma faixa ? ex: midbass corte em 2500Hz 12dB/oct, tweeter 3500 18/db/8a... na faixa de 2500-3500 Hz, o qual haveriam os dois falantes respondendo caso fosse ambos cortes 2a ordem, haverá um vale, pois somente o midbass estará respondendo, uma vez que a atenuação de 18db em 1750Hz é brusca ?! Seria notável isso ou não acontece isso ?! :blink:

 

virge, q confuso!! :pirou:

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a vantagem é vc poder usar corte mais baixo, por exemplo no caso dele, poderia estar usando 2.5 KHz 4ª ordem em vez do corte de fábrica que é em 5 KHz 2ª ordem. corte mais baixo no tweeter sobe o palco na instalação dele, que tem tweeters na coluna. mesma coisa com o midbass, eu uso 50 Hz 4ª ordem sem susto, o cross de fábrica cortava em 80 Hz 1ª ordem, meu grave vem todo da frente (sub só subgrave mesmo).

 

desvantagem são perdas devido à rotação de fase, consistentes em atrasos e/ou cancelamentos. qualquer que seja o seu setup vc deve testar exaustivamente os cortes (daí a vantagem dos cortes no player, vc muda na hora em que te der vontade) pra equilibrar o sistema.

bacana :P

 

a atenuação que você não escuta nada uma oitava acima ou abaixo é de 24db ?! ou 18 dB ?!

 

Porque usar esse tipo de corte pode deixar VALES em uma faixa ? ex: midbass corte em 2500Hz 12dB/oct, tweeter 3500 18/db/8a... na faixa de 2500-3500 Hz, o qual haveriam os dois falantes respondendo caso fosse ambos cortes 2a ordem, haverá um vale, pois somente o midbass estará respondendo, uma vez que a atenuação de 18db em 1750Hz é brusca ?! Seria notável isso ou não acontece isso ?! :blink:

 

virge, q confuso!! :pirou:

Opa manu!!

 

Faz um registro no I-Personalize da Alpine

 

www.alpine.com

 

 

lá vc pode simular em quantas dB por oitava vc quer cortar... assim como o corte propriamente dito e fazer um casamento das frequências para naum haver sobreposição de nenhuma....

 

no meu caso ajustei o ponto de corte com os dB tudo perfeitinhu e casando em -3 dB...

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bacana :P

 

a atenuação que você não escuta nada uma oitava acima ou abaixo é de 24db ?! ou 18 dB ?!

 

Porque usar esse tipo de corte pode deixar VALES em uma faixa ? ex: midbass corte em 2500Hz 12dB/oct, tweeter 3500 18/db/8a... na faixa de 2500-3500 Hz, o qual haveriam os dois falantes respondendo caso fosse ambos cortes 2a ordem, haverá um vale, pois somente o midbass estará respondendo, uma vez que a atenuação de 18db em 1750Hz é brusca ?! Seria notável isso ou não acontece isso ?! :blink:

 

virge, q confuso!! :pirou:

então, acontecer acontece, mas é o que o Luizinho falou, basta vc fazer casar as linhas de -3 dB que não ocorrerão vales. como eu havia dito -3 dB tocando em cima de -3 dB dá 0 dB, ou seja, o mid subindo a 1750 Hz em -3 dB tocando junto com o tw descendo a 1750 Hz em -3 dB dá os 1750 Hz a 0 dB.

 

o que eu gostaria é que houvesse um programa (que não o X2, que eu sei que tem) que ponderasse essas posições de cortes em face da sensibilidade do falante, da potência aplicada e da curva de resposta no uso, pra dar uma estimativa de qual deve ser o ponto de corte. reitero, ajuste fino é no ouvido.

 

3ª ordem já é bem razoavelmente abrupto, 4ª ordem não dá pra ouvir absolutamente nada na oitava superior. tenho uma Punch 500m que tem seletor de ordem de corte (2ª ou 4ª) e o corte em 4ª ordem mata todo o médio-grave, mesmo com o Xcard de 90 Hz.

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pelo i-personalize fica bem mais fácil de visualizar mesmo :P mas com corte de 4a ordem, não casa certinho no -3 dB... é bem próximo mas não é ... é compensado no equalizador ou nem é tão perceptivel assim ?!

 

o layout é mais ou menos o q se vê no x-over do 9815 né ?! :)

 

 

 

no parametric EQ (bem mais fácil tbem), o "width" é o fator Q da curva ?!

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