Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
julianonicoletti

Baubos

Recommended Posts

E ai pessoal?

 

Bom, após muitos meses de estudo, gastos e contratempos, finalmente estou com as minhas Baubos.

 

Para quem não sabe, Baubo é uma caixa do tipo LT (Linha de Transmissão) idealizada pelo mestre Renato Lira:

 

http://www.diyaudio....orre-muito.html

 

A caixa é composta de 1 midbass NAR Kevlar 6.5", 1 Tw NAR, e ainda o Cross e o projeto desenvolvidos pelo Renato.

 

Como até tenho muito gosto pelo DIY, mas moro num 3 quartos que mal cabe a cama de casal, e a sala é entulhada de livros da esposa concurseira, deixei a confecção a cargo do Wagner (Wagnerk), da Maruo Som aqui de São José dos Pinhais.

 

O drama final ficou por conta do suporte do tw, como podem ver no projeto, fica fora da caixa e alguns cms retraido em relação ao mid. Dei carta branca ao Wagner e adorei o resultado. Ficou excelente. Aliás, a caixa toda ficou muito boa, sem detalhe nenhum....

 

Bom, algumas fotos:

 

33eu5bc.jpg

 

4vgwvb.jpg

 

2ueps05.jpg

 

2whjlnt.jpg

 

14lha1x.jpg

 

2rr6jvl.jpg

 

2it5634.jpg

 

x5bjer.jpg

 

e1eq6a.jpg

 

2istoia.jpg

 

20fowe8.jpg

 

Quanto a audição. Já garanto que os equipamentos não estão a altura e principalmente minha sala não está a altura. Mas gostei demais. Ela desce fundo no grave com muita habilidade. Os médios-graves precisam aparecer um pouco mais (talvez a falta de uma base bem feita, já que a irregularidade do piso faz ela ficar um pouco "bamba") e os agudos estão na medida. Palco bem interessante e a divisão de instrumentos é fantástica.

 

Vale cada centavo. Infelizmente será presente ao meu pai, que dispõe de sala muito mais apropriada para uma caixa dessas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que presentão pro pai hein , muito show as caixas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom cara. E por que infelizmente? é um presente para o seu pai hahaha. Parabéns à você e ao Wagner. Att.

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belas caixas...Tocam mais do que muita caixa de "griffe" metida a besta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho esse projeto interessante. Para ser honesto, sabendo que é NAR, normalmente acharia que criaram um "hype" nelas.

 

Mas como não ouvi, acho injusto tecer comentários mais sérios. Vai que é surpreendentemente boa mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana!

Eu compartilho uma opinião similar a do PAD, mas todos sabemos que um bom projeto de caixa e de crossover destroem ou requalificam qualquer falante, e eu acho que este é o pulo do gato

Tenho muita curiosidade de escutar estas caixas, se o kit da NAR fosse mais barato acho que me aventuraria a montar também, mas só pra testar e matar a curiosidade fica caro rsrsrs

O que vai ser usado pra empurrá-las?

Qual o material do revestimento dos tweeters? E o que vai ser o revestimento das torres?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom cara. E por que infelizmente? é um presente para o seu pai hahaha. Parabéns à você e ao Wagner. Att.

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

Realmente, um presentão. Mas como ele mora no interior do PR, só entregarei no próximo feriadão... e parece que daqui pra frente tá ruim de feriado... hahah.

 

Infelizmente porque elas tocam muito e gostaria de te-las por aqui. Mas como disse, no apertamento que é minha sala do HT não rola, o grave embola demais...

Já escolheu o acabamento da caixa?

 

Ainda não. Taí uma dúvida... preciso arranjar algum acabamento que combine com o tecido no acabamento do tw. Acho que será escuro, mas ainda não decidi.

Belas caixas...Tocam mais do que muita caixa de "griffe" metida a besta.

Pode ter certeza. Projeto muito bem montado e estudado. Com bons equipamentos, cabos e bom gosto musical elas rendem muito... hahahhaa....

Acho esse projeto interessante. Para ser honesto, sabendo que é NAR, normalmente acharia que criaram um "hype" nelas.

 

Mas como não ouvi, acho injusto tecer comentários mais sérios. Vai que é surpreendentemente boa mesmo?

 

Pad, o Wagner antes de fechar a caixa testou com um par de SB Acoustics de 5" e disse que eles renderam demais nas caixas. E eu te digo, não tenho dúvidas que com falantes tops (SS, SB, Vifa, Mark) elas rendam até mais. Mas o propósito da caixa sempre foi ser um bom custo x benefício. Tanto que o próprio Renato tem outro projeto, as Sublimes, que usa falantes de um outro nível, mas que cobram por isso.

 

Caso esteja de passagem aqui pelo Sul avise que já marcamos uma audição. Inclusive no próximo encontro aqui de Curitiba levarei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana!

Eu compartilho uma opinião similar a do PAD, mas todos sabemos que um bom projeto de caixa e de crossover destroem ou requalificam qualquer falante, e eu acho que este é o pulo do gato

Tenho muita curiosidade de escutar estas caixas, se o kit da NAR fosse mais barato acho que me aventuraria a montar também, mas só pra testar e matar a curiosidade fica caro rsrsrs

O que vai ser usado pra empurrá-las?

Qual o material do revestimento dos tweeters? E o que vai ser o revestimento das torres?

 

Venha para Curitiba no próximo encontro. Vc ouve as Baubos e eu ouço esses fulls sem tw... hehehe..

 

O revestimento do tw é tecido. E como disse, a finalização das torres ainda não decidi. Aberto a propostas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Venha para Curitiba no próximo encontro. Vc ouve as Baubos e eu ouço esses fulls sem tw... hehehe..

 

O revestimento do tw é tecido. E como disse, a finalização das torres ainda não decidi. Aberto a propostas.

 

Minha sugestão é laminar com Nogueira e dar o acabamento final só com óleo. Os veios escuros da madeira vão combinar com o suporte do tweeter.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Toda vez que vejo um serviço do Wagner me surpreendo. Esses suportes dos tws ficaram tesão demais, baita criatividade.

 

Espero poder ouvi-las no próximo encontro. Eu já tive esse kit da Nar, mas acabei só instalando os tws do mesmo (mas eram o modelo ep51, esse novo não vi nem ouvi ainda), pois os mids não consegui usa-los da maneira que eu queria.

 

Não foi usado manta acrilica no preenchimento?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha sugestão é laminar com Nogueira e dar o acabamento final só com óleo. Os veios escuros da madeira vão combinar com o suporte do tweeter.

 

Algo assim?

Durafloor-Studio-Nogueira-Marbela.jpg

 

Pensava em algo mais escuro. Na sala onde eu acredito que ficará, o rack é mais escuro, um pouco mais preto que Tabaco.

 

Toda vez que vejo um serviço do Wagner me surpreendo. Esses suportes dos tws ficaram tesão demais, baita criatividade.

 

Espero poder ouvi-las no próximo encontro. Eu já tive esse kit da Nar, mas acabei só instalando os tws do mesmo (mas eram o modelo ep51, esse novo não vi nem ouvi ainda), pois os mids não consegui usa-los da maneira que eu queria.

 

Não foi usado manta acrilica no preenchimento?

 

Eu tb achei impressionante. Quando cheguei e vi que ele já estava finalizando, tudo que eu pensava era como ele fez. Com as fotos fiquei mais impressionado ainda... heheheh...

 

Segundo o próprio Renato, não vai manta. Não lembro agora porque, mas nos testes ele preferiu assim.

Muito bom em! Qual cabo foi usado?

 

O cabo o Wagner vai dizer com certeza, mas eu acredito que tenha sido Technoise 2mm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algo assim?

 

Pensava em algo mais escuro. Na sala onde eu acredito que ficará, o rack é mais escuro, um pouco mais preto que Tabaco.

 

A tonalidade varia bastante, eu estava pensando em um pouco mais escuro quando te falei

 

a2yque.jpg

 

Não sou fã de caixas com a mesma cor dos móveis. Escolheria uma madeira com a tonalidade um pouco mais clara só para dar um pouco de destaque. Acho que no seu caso seria Walnut

 

english-walnut-sealed.jpg

Editado por Hellmind

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem uma lamina de embuia que é escura tb, com textura muito bonita. Finalizada com selador fica perfeito. O grau de dificuldade de manuseio dela é médio.

 

Tem tb a rádica dela, mas aí a dificuldade sobe pra very hard hehehe. Desmancha só de olhar. Mas com verniz brilhante fica top demais. Se tiver paciencia, dê uma olhada nela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito show, parabéns !

 

Eu sonho com as baubos só que com outros falantes.

 

Você chegou a brincar com o preenchimento das baubos ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Viepper,

 

Não mexi cara. Fui na receita de bolo. O cara já fez tanto teste, com RTA e tudo mais que preferi seguir a risca.

 

Boas dicas amigos, só não sei se terei condições de fazer eu mesmo... ehhehe... E boa a dica de cor diferente dos móveis. Pensarei a respeito e estudarei melhor como fazer esse troço.

 

O médio-grave está aflorando. Só pode ser queima do cross e dos cabos, já que os mids estavam no carro (apesar de estarem há quase 2 meses parado). Já os tw ficaram bem menos tocando no carro, coisa de 4 meses.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Juliano,

 

A solução do tweeter foi um trabalho simplesmente espetacular, transmita por favor meus parabéns ao criador!

 

Só não diria que ficou perfeito pois seria preferível que fosse o mais "baixo possível" mas isso não tira os méritos em criatividade e capacidade de execução, um SHOW!

 

Não deixe de ver isso aqui:

http://www.audiokit....iras audições

 

Que seu amado pai curta de montão esse presente!

 

Parabéns pelas fotos, nada como um olhar apurado. :)

 

 

Abração,

 

Renato

Editado por xMax

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renato, primeiramente obrigado pela visita.

 

Transmitirei os parabéns ao Wagner. De que o tw deveria ficar o mais baixo possível, nem eu sabia. Lembrava do recuo em relação ao mid.

 

Lendo o texto que vc postou, infelizmente a minha sala dispõe de pouquíssimo espaço:

fbcg36.jpg

 

A distância A até consigo manter no minimo exigido. Agora a B não passa de 1,90, mas o mais crítico que citei no FB é a distância C, que não passa de 15cm. E provavelmente essa distância, aliada a pouquissima distancia do ouvinte para a parede traseira dele, está gerando um "boomy" de graves que incomoda demais. Vou ver se consigo improvisar algo para atenuar esse efeito. Tenho ainda o feltro e a espuma ortofônica que sobraram.

 

No link que vc postou tem uma referência a cds de testes. Não sei se todos conhecem, mas tem um tracker Russo que é excelente para isso. Tem uma sessão apenas de cds de testes.

 

http://rutracker.org...orum.php?f=1195

 

Abram no Google que ele oferece o tradutor automaticamente... acho que é necessário cadastro.

Editado por julianonicoletti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O acabamento vc faz com uma lamina de madeira? Corta com estilete? Sabe o valor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O acabamento vc faz com uma lamina de madeira? Corta com estilete? Sabe o valor?

Fala Baboo, o revestimento pode ser feito com lamina natural de madeira. O valor deve mudar de uma região pra outra, mas aqui fica entre R$15 e R$40 o m². O corte das sobras indico fazer com um bisturi, por ter um fio melhor.

 

Desculpe ao dono do tópico por me atravessar na resposta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baboo,

 

Nesse link aqui eu fiz tudo muito bem detalhado para ajudar e encorajar quem acha que pode ser complicado.

http://www.diyaudio....go-pequeno.html

 

 

Juliano,

 

Não faz sentido ter algo boomy, certamente é a sala brincando com mão pesada no resultado.

http://www.diyaudio....do-pratico.html

 

Apenas para testes, tente recuar mais as caixas da parede e durante a audição, ande com uma cadeira em diversas distâncias...

 

 

 

Pad e Cristiano,

 

Tudo bem com vocês?

 

O alto-falante é apenas um "detalhe" (com um grande peso, lógico) no meio de tantas outras variáveis.

 

Quando fiz a Baubo original, nunca tinha tido acesso a qualquer MID deles e não tinha a mínima ideia da atuação deles no mercado, já que eu NUNCA montei nada para carros. Ou seja, apenas tentei dar ao mid condições para tentar render em seu potencial máximo e o resultado é de certa forma interessante.

 

Não seria ético eu falar uma série de causos aqui, que me deixam até intrigado, mas 2 são de certa foma necessários.

 

Recebi aqui em casa um cara muito graúdo da Morel, que veio de Israel e trouxe na mala alguns brinquedinhos espetaculares para deixar comigo, com parte desses brinquedos fiz isso aqui:

http://www.diyaudio....-especiais.html

 

Mas o que fica dessa visita fantástica no meu humilde cafofo foi que depois de ouvir a Baubo, e de tão intrigado, comprou um Kit e levou para Israel... segundo ele, precisava entender a relação com aqueles alto-falantes frente ao que ouviu. Quando eu falei os valores, ele engoliu saliva a seco e jamais esquecerei. :)

 

Repare também esse post aqui, onde fiz uma torre com o mesmo mid, leia ao final o review e note com atenção as caixas que foram comparadas, um feito e tanto para um MID nacional...

http://www.diyaudio....bon-em-uma.html

 

 

Nem preciso falar que "causos" como esses é que de certa forma justificam a loucura que é tentar fazer isso no Brasil.

 

E ainda no tema, um de meus grandes desafios agora é tentar criar meios para que qualquer pessoa possa testar antes de comprar, tenho algumas idéias legais e espero implementar em breve.

 

Esse vídeo abaixo usa o mesmo sistema do Juliano, Baubo + PM1, uma merreca pelo que oferece.

 

http://www.youtube.com/watch?v=sr6F9e9sqO0

 

 

Abração,

 

Renato

Editado por xMax

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gariba,

 

Sinta-se a vontade para fazer qualquer colocação. Eu não entendo nadica de laminação... hahahha.. lendo o post do Renato criei coragem até a metade, mas a finalização com selante, cansou-me os braços apenas de ler... hahahah....

 

Renato,

 

Otimo texto. Já conversamos muito sobre isso. Foi mais ou menos o que sempre pensei, o custo x benefício é fundamental para qualquer projeto desse tipo em nosso país. Infelizmente, enquanto um bom capacitor custa 30 a 50 reais lá fora, aqui, se chegar, chega por 3 vezes esse valor. Um bom falante, pesando em média 2 a 4 kg cada um chega por aqui a valores exorbitantes...

 

Quanto a sala, realmente são as paredes. E após conseguir afastar ainda mais as caixas da parede traseira, continua. O culpado é a parede atrás de mim.. hahaha.... já andei pela sala e o "boom" diminui conforme eu afasto da parede... Maldição. Hahahaha... mas como elas não irão ficar por ali vou usando assim mesmo. Quis o destino que meu pai morasse em casa, salas amplas e muito espaço para as Baubos tocarem a vontade e não as paredes... hahaha....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baboo,

 

Nesse link aqui eu fiz tudo muito bem detalhado para ajudar e encorajar quem acha que pode ser complicado.

http://www.diyaudio....go-pequeno.html

 

 

Juliano,

 

Não faz sentido ter algo boomy, certamente é a sala brincando com mão pesada no resultado.

http://www.diyaudio....do-pratico.html

 

Apenas para testes, tente recuar mais as caixas da parede e durante a audição, ande com uma cadeira em diversas distâncias...

 

 

 

Pad e Cristiano,

 

Tudo bem com vocês?

 

O alto-falante é apenas um "detalhe" (com um grande peso, lógico) no meio de tantas outras variáveis.

 

Quando fiz a Baubo original, nunca tinha tido acesso a qualquer MID deles e não tinha a mínima ideia da atuação deles no mercado, já que eu NUNCA montei nada para carros. Ou seja, apenas tentei dar ao mid condições para tentar render em seu potencial máximo e o resultado é de certa forma interessante.

 

Não seria ético eu falar uma série de causos aqui, que me deixam até intrigado, mas 2 são de certa foma necessários.

 

Recebi aqui em casa um cara muito graúdo da Morel, que veio de Israel e trouxe na mala alguns brinquedinhos espetaculares para deixar comigo, com parte desses brinquedos fiz isso aqui:

http://www.diyaudio....-especiais.html

 

Mas o que fica dessa visita fantástica no meu humilde cafofo foi que depois de ouvir a Baubo, e de tão intrigado, comprou um Kit e levou para Israel... segundo ele, precisava entender a relação com aqueles alto-falantes frente ao que ouviu. Quando eu falei os valores, ele engoliu saliva a seco e jamais esquecerei. :)

 

Repare também esse post aqui, onde fiz uma torre com o mesmo mid, leia ao final o review e note com atenção as caixas que foram comparadas, um feito e tanto para um MID nacional...

http://www.diyaudio....bon-em-uma.html

 

 

Nem preciso falar que "causos" como esses é que de certa forma justificam a loucura que é tentar fazer isso no Brasil.

 

E ainda no tema, um de meus grandes desafios agora é tentar criar meios para que qualquer pessoa possa testar antes de comprar, tenho algumas idéias legais e espero implementar em breve.

 

Esse vídeo abaixo usa o mesmo sistema do Juliano, Baubo + PM1, uma merreca pelo que oferece.

 

http://www.youtube.com/watch?v=sr6F9e9sqO0

 

 

Abração,

 

Renato

Eron Silva engolindo saliva...com ou sem o quipá? :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...