Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Alves

New Fiesta Sedan vs Honda City

Recommended Posts

NOVO NEW FIESTA SEDAN CONVOCA HONDA CITY PARA A BRIGA

A modernidade desafia a tradição neste embate de sedãs pequenos. De cara e mecânica novas, o três volumes da Ford chega às lojas este mês para incomodar o rival da Honda

 

por ALINE MAGALHÃES| RAFAEL MUNHOZ (FOTOS)

 

mun_8106.jpg

HONDA CITY VS NEW FIESTA SEDAN (FOTO: RAFAEL MUNHOZ)

 

Do túnel do tempo: era 2009 quando o Honda City aportou no Brasil. Posicionado no portfólio da marca japonesa como uma opção acima do hatch Fit e abaixo do Civic, o carro foi um dos precursores da categoria dos sedãs compactos premium. O segmento surgia para abocanhar uma parcela de consumidores que exigia conforto, ansiava por requinte, mas não queria (ou podia) bancar sedãs maiores e mais caros, como o Civic. A proposta, evidentemente, deu certo. As demais montadoras mexeram os pauzinhos e logo entraram no jogo.

 

É nessa escola que se forma o New Fiesta Sedan. Reestilizado, o três volumes chega às lojas com a ousada missão de superar o City, referência absoluta na categoria – nas palavras dos próprios executivos da Ford. A trilha para o sucesso pega a mão oposta à da versão hatchback. Enquanto o New Fiesta hatch nacionalizado desceu um degrau para ganhar volume de vendas, o sedã (ainda importado do México) quer reafirmar sua posição premium.

 

 

GALERIA DE IMAGENS

A Ford investe nessa imagem e até apelidou o lançamento de “mini Fusion”, em alusão à proximidade estética entre os dois modelos, com a grade frontal em evidência (vale lembrar que há o Focus fazendo a ponte entre eles). A montadora também evita comparar seu novo pupilo a modelos como Hyundai HB20S e Chevrolet Prisma, que estariam num patamar inferior. Para encarar a dupla, a marca prepara (em segredo) uma inédita versão sedã do sucessor do Ka, que deverá estrear nas lojas até o fim deste ano. O New Fiesta Sedan só será nacionalizado em meados de 2014, mas desde já traz bons incrementos.

 

mun_8290.jpg

FORD NEW FIESTA SEDAN (FOTO: RAFAEL MUNHOZ)

 

Mecânica Nova

 

Uma das principais novidades se esconde sob o capô. O motor 1.6 16V TiVCT foi melhorado. O bloco, totalmente de alumínio e com duplo comando de válvulas variável, entrega 125/130 cv de potência a 6.500 rpm, com gasolina e etanol, respectivamente. São 15 cv a mais que a versão anterior. O torque máximo é de 15,38 kgfm a 4.250 giros com gasolina e 16 kgfm a 5.000 rpm com etanol. Outro acerto é a adoção do câmbio automatizado Powershift de dupla embreagem e seis marchas, já utilizado no New Fiesta hatch e no EcoSport. A tecnologia promete trocas de marchas mais precisas e rápidas.

 

Como resultado, o carro ficou mais caro. Agora, o New Fiesta tem preços entre R$ 49.990 e R$ 58.990. São duas versões de acabamento, SE e Titanium, ambas com opção de câmbio manual de cinco marchas ou automatizado de seis. Mas se existe um único ponto em comum na estratégia comercial de hatch e sedã é que ambos querem atrair o consumidor com uma generosa lista de equipamentos de série. E é aí que o Fiestinha começa a crescer para cima do City.

 

mun_8256.jpg

HONDA CITY VS FORD NEW FIESTA SEDAN (FOTO: RAFAEL MUNHOZ)

 

Equipamentos

Elencamos para o tira-teima a versão topo de linha do Fiesta, Titanium, contra a versão intermediária do City, LX, com câmbio automático de cinco marchas. O Honda tem preço tabelado em R$ 60.450 e vem equipado com propulsor 1.5 16V, capaz de gerar 115/116 cv de potência a 6 mil giros e torque de 14,8 kgfm a 4.800 rpm. De série, o carro traz freios ABS com EBD, duplo airbag frontal, ar-condicionado, rádio/CD Player com entradas USB e auxiliar, trio elétrico, rodas de liga leve de 15 polegadas, sensor de estacionamento traseiro e direção elétrica.

 

O Fiesta vai além e adiciona itens ainda pouco frequentes no segmento. Por R$ 1.460 a menos, o comprador do Ford põe na garagem um sedã equipado com sete airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ar digital, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga com aro 16, sem falar nos itens mais óbvios para um carro dessa categoria.

 

mun_8084.jpg

 

Pensando no bolso, o Fiesta leva pequena vantagem em seu pacote de revisões. São três anos de garantia (ou 60 mil km) e, ao final das seis revisões previstas, o comprador terá gastado R$ 2.720. O City segue o mesmo esquema, mas sem limite de quilometragem, e o pacote de manutenção custa R$ 2.769 (o valor pode variar). O seguro do Honda é de 3,6% do valor do caro, ante 4,6% do Ford.

 

A sede de etanol se inverte entre cidade e estrada. Em ciclo urbano, o City faz média de 6,3 litros. Na estrada, o número cresce para 11,7 km/l. Não tivemos tempo hábil para medir o consumo do Fiesta, mas em sua versão hatchback, o carro fez 7,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na rodovia. A diferença de peso entre hatch e sedã é de 73 kg, o que deve garantir consumo ligeiramente pior para o três volumes.

 

mun_8170.jpg

 

Além de enaltecer a boa relação de custo/benefício do Fiesta, a Ford quer vender seu peixe pela beleza. Com linhas fluidas e de vincos marcados, o desenho do New Fiesta agrada aos olhos. Por dentro, a lógica é a mesma. Um material emborrachado reveste o painel e parte das portas, transmitindo boa sensação de requinte – superior ao do simplificado hatch nacional. Os botões de comandos estão bem posicionados e são fáceis de acionar. É um balde de emoção sobre a racionalidade nipônica do City.

 

mun_8279.jpg

 

Mas se o compacto da fabricante japonesa parece ultrapassado quando o assunto é visual, ele ganha em espaço e conforto. Na fita métrica, o City esbanja 2,55 m de entre-eixos e 4,40 m de comprimento. As dimensões garantem bom espaço para quem viaja na frente e atrás, mérito da plataforma do Fit. Já o New Fiesta tem o mesmo comprimento, porém seu entre-eixos é de 2,48 m. Com cinco ocupantes a bordo, a sensação de aperto é inevitável. Na disputa pelo porta-malas é o City quem faz bonito, com 506 litros de capacidade - são 41 litros a mais que o Fiesta. Curiosamente, a Ford diz que a questão não é tão importante assim para o público alvo do veículo, mas, cá pra nós, a regra é clara: quem quer sedã, quer espaço.

 

Ao volante

 

No comando da direção, o City mostra todo seu caráter urbano. É espertinho na cidade, mas cansa o motor quando cai na estrada. Falta agilidade no sistema de transmissão para trocar as marchas com precisão. Em outros momentos, o câmbio prolonga demais as marchas, muitas vezes elevando a rotação até 4 mil giros para efetuar a troca. Fica aquela sensação de engasgo que te faz sentir saudades do câmbio manual. O Powershift da Ford é mais certeiro e a cavalaria reforçada em relação ao Honda confere agilidade à condução.

 

Quem gosta de uma posição mais elevada para dirigir, vai preferir o City, que manteve os bancos elevados retirados diretamente do seu parceiro de arquitetura Fit. O New Fiesta segue a cartilha do “quanto mais perto do chão, melhor”. E por falar em solo, é o modelo da Honda que melhor absorve as irregularidades, enquanto o Fiesta é superior quando o assunto é isolamento acústico. Tem, inclusive, para-brisa com tratamento acústico, também dispensado no New Fiesta hatch nacional.

 

mun_8461.jpg

FORD NEW FIESTA SEDAN (FOTO: RAFAEL MUNHOZ)

 

E o vencedor é...

 

O aluno supera o mestre. Com um conjunto mais moderno, o New Fiesta Sedan consegue ser uma opção de compra melhor que o tradicional City. A vantagem se dá principalmente pela boa relação custo/benefício e pelo motor mais eficiente, que rende mais e bebe menos. Mas o duelo não para por aí. Na virada do ano, a Honda vai atualizar o City. A revanche promete.

 

 

Na concessionária

Quem optar por levar o City para casa deve fazer um belo garimpo nas lojas. Embora o carro na versão LX tenha preço oficial de R$ 60.450, é possível encontrá-lo com descontos generosos de até R$ 8.950. Uma revenda da capital paulista ofereceu o modelo por tentadores R$ 51.500, menor valor encontrado pela reportagem. As revendas ainda trabalham com taxa zero nas parcelas, independentemente do valor de entrada.

 

Até o fechamento desta reportagem, o New Fiesta ainda não havia chegado às lojas. Topamos com muitos vendedores mal informados, alguns, inclusive, afirmando que o carro não existia e que o novo sedã só chegaria no fim do ano, já como modelo made in Brazil. Ao procurar pelo veículo, vale checar se o lançamento está sendo vendido com ágio. O sobrepreço é comum em carros recém-chegados na praça.

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso só mostra que os carros da Honda estão cada vez mais caros e com menos opcionais..

e parabéns ao Fiesta.. carro possivelmente na minha lista para uma proxima aquisição..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente? Uma surra. O City é o Crossfox da Honda. Porcaria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dirigi um New fiesta 1.6 SE durante toda a semana passada.

Eu achei o motor esperto, adequado ao tamanho do carro, gostei da estabilidade e do consumo (14km/l em trajeto misto com gasolina 93).

No entanto, não consegui encontrar uma posição comoda de dirigir e achei o cambio com encaixes dificeis (o carro tinha 7 mil km).

O carro tem fabricação mexicana, e o acabamento achei bem fraco.

Outra coisa que estranhei é que em uma frenagem brusca próximo a uma lombada com pista seca (estava em torno de 60km/h), o carro derrapou como se não tivesse ABS.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiesta... o city pé de boi já é caro por bosta...

Não que o fiesta seja barato, mas pelo menos tem projeto moderno, conjunto mecânico atual, ESP, AB7 (na versão intermediaria)...

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Sedã ainda é importado do Mexico o material utilizado no acabamento é melhor..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Sedã ainda é importado do Mexico o material utilizado no acabamento é melhor..

 

Concordo plenamente!

 

O que deixou o new fiesta mto bem foi o cambio, mas eu jamais embarcaria em um new fiesta com esse cambio! Se a ford ja não tem preparo no sigma com cambio mecanico imagina o powershift! Fudeu! Hahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente!

 

O que deixou o new fiesta mto bem foi o cambio, mas eu jamais embarcaria em um new fiesta com esse cambio! Se a ford ja não tem preparo no sigma com cambio mecanico imagina o powershift! Fudeu! Hahahaha

 

Também já pensei nisso, imagina algum problema nesse cambio com o ótimo pós venda da ford... ah vai ficar sem carro :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também já pensei nisso, imagina algum problema nesse cambio com o ótimo pós venda da ford... ah vai ficar sem carro :vts

 

Na Ford qualquer problema vc fica sem carro, não precisa nem ser o cambio. :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Na Ford qualquer problema vc fica sem carro, não precisa nem ser o cambio. :vts

 

3 dias sem carro para uma simples troca de bateria! :o

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

3 dias sem carro para uma simples troca de bateria! :o

Eita p0rra! :o

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Eita p0rra! :o

 

Achou bastante tempo?

 

O que acha de 2 meses p troca de amortecedor?

 

E 1,5 mês para troca da bomba de combustível?

 

E o que acha de uma caixa de direcao com problemas e eles dizem que não tem problema?

 

E o que acha de um barulho q o carro faz dsd zero, ao pisar na embreagem pára, na primeira semana, falaram que era "normal", agora dizem que preciso trocar o colar da embreagem e que isso foi causado pelo uso. Hein?!

 

E sabe o pior? ME NEGARAM ATENDIMENTO! Levei o carro para verificarem a cx de direcao e a mulher queria cobrar uma taxa de análise, pq eu havia feito revisao em outra concessionaria! Hein?! :o hahahaha eu ri na cara dela e mandei ela voltar p o treinamento, pq ela não sabia o q estava falando!

 

A ford eh uma mer**!

 

Ps: não sou eu so quem falo mal não

Editado por Rapha_4_bass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Achou bastante tempo?

 

O que acha de 2 meses p troca de amortecedor?

 

E 1,5 mês para troca da bomba de combustível?

 

E o que acha de uma caixa de direcao com problemas e eles dizem que não tem problema?

 

E o que acha de um barulho q o carro faz dsd zero, ao pisar na embreagem pára, na primeira semana, falaram que era "normal", agora dizem que preciso trocar o colar da embreagem e que isso foi causado pelo uso. Hein?!

 

E sabe o pior? ME NEGARAM ATENDIMENTO! Levei o carro para verificarem a cx de direcao e a mulher queria cobrar uma taxa de análise, pq eu havia feito revisao em outra concessionaria! Hein?! :o hahahaha eu ri na cara dela e mandei ela voltar p o treinamento, pq ela não sabia o q estava falando!

 

A ford eh uma mer**!

 

Ps: não sou eu so quem falo mal não

Quando vc diz a ford vc esta generalizando, certo?

 

Será que todas ccs são assim? Ouço falar muito mal da CAOA e penso trocar meu carro atual num ford...

 

Tive problema parecido na GM, comprei um carro 0km e na revisão dos 10kkm reclamei do encaixe do farol, me disseram pra solicitar a revisão no farol quando fizesse a próxima revisão, ou seja, pro atividade, bom atendimento e compromisso com o cliente passaram longe. Como precisava urgente do carro pra uma viagem, deixei pra depois, pouco tempo depois levei num funileiro pra tirar um risco, falei do farol e em segundos ele me disse que o farol estava com um das braços que fixa no parachoque, quebrado.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando tive um Civic, aconteceu de ter um problema num sensor. Fiz um teste em casa, olhei a tabela de erros e fui na ccs pq o erro poderia ter mais de um motivo e eu queria saber qual era. Simplesmente, me disseram que o problema seria um dos 2 ou 3 que eu já sabia, mas que eles também não sabiam exatamente qual era. Além disso, não tinham as peças e eu teria que comprá-las para fazer tentativa e erro. No final, ainda me cobraram pelo "diagnóstico".

 

Eu já até tinha me esquecido disso. Até jurei que nunca mais teria um Honda enquanto só tiver aquela ccs aqui.

 

Esse Civic, comprei em Recife e, antes de voltar para Natal, fui numa ccs lá. Fui muito bem atendido. Até me mostraram toda a loja, que tb era diferente da daqui.

 

 

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Quando vc diz a ford vc esta generalizando, certo?

 

Será que todas ccs são assim? Ouço falar muito mal da CAOA e penso trocar meu carro atual num ford...

 

Tive problema parecido na GM, comprei um carro 0km e na revisão dos 10kkm reclamei do encaixe do farol, me disseram pra solicitar a revisão no farol quando fizesse a próxima revisão, ou seja, pro atividade, bom atendimento e compromisso com o cliente passaram longe. Como precisava urgente do carro pra uma viagem, deixei pra depois, pouco tempo depois levei num funileiro pra tirar um risco, falei do farol e em segundos ele me disse que o farol estava com um das braços que fixa no parachoque, quebrado.

 

To não! Infelizmente... Fui em 5 concessionarias diferentes no rj...

 

Entra no forum do novo focus, TODOS os usuarios ficam preocupados e TODOS brasil afora possuem problemas, sabe como eh o pensamento? Aparece alguem com um problema/defeito, a galera fica desesperada, pensando "quando será que terei esse problema?" Hahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

To não! Infelizmente... Fui em 5 concessionarias diferentes no rj...

 

Entra no forum do novo focus, TODOS os usuarios ficam preocupados e TODOS brasil afora possuem problemas, sabe como eh o pensamento? Aparece alguem com um problema/defeito, a galera fica desesperada, pensando "quando será que terei esse problema?" Hahahaha

Hummm.. Sei como é, há um tempo atrás quase fechei a compra de um New Fiesta SE mas devido a tantas reclamações, desisti.

 

Vc poderia me passar o link desse fórum do focus? É gringo? Vi alguns pelo google mas quase nao tem participantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

City é carro de tiazinha levar as crianças na escola.

 

 

Carrinho sem Sal...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

City foi no embalo dos outros carros da Honda, mas é uma bosta. Não tem nem aquela capa que protege a caixa de ar das rodas ... Andando na chuva parece que tem alguém lixando a lata.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dirigi um New fiesta 1.6 SE durante toda a semana passada.

Eu achei o motor esperto, adequado ao tamanho do carro, gostei da estabilidade e do consumo (14km/l em trajeto misto com gasolina 93).

No entanto, não consegui encontrar uma posição comoda de dirigir e achei o cambio com encaixes dificeis (o carro tinha 7 mil km).

O carro tem fabricação mexicana, e o acabamento achei bem fraco.

Outra coisa que estranhei é que em uma frenagem brusca próximo a uma lombada com pista seca (estava em torno de 60km/h), o carro derrapou como se não tivesse ABS.

 

Mas qual versão do carro você estava usando, porque o mexicano na primeira versão não tem ABS nem Air Bag.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ford em piracicaba (caminho) é uma BOSTA com letras maiúsculas, ultima vez que fui lá, prometi pra mim mesmo que nunca entraria mais naquela loja.

Tenho amigo que tem uma frota de focus(quando vendiam o antigo 0km) e um "novo" ghia, ele vai pra outra cidade pra comprar/manutenção pq lá ele é "conhecido" e assim é atendido melhor, a de piracicaba pode fechar as portas que não recomendo pra ninguém!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Esse link que postou não é dos carros vendidos aqui no Brasil.

 

Então, até onde eu me lembro, os fabricados no México (2011 a 2013), todos são 1.6 SE, mas com 3 pacotes diferentes. O primeiro bem básico, sem ABS, sem Sync e outras coisas, o segundo já tem ABS, ESP, TCS e Sync, e o terceiro tem 7 air bags, rodas 16" e bancos de couro.

 

Eu tenho o intermediário e já meti o pé no freio sem dó em pista molhada para testar o ABS. Funciona, mas dá até medo do barulho que faz e o pedal fica duro pra caramba.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...