Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Dudu Lima

Corsa Wind 1.0 MPFI sendo transformado em VHC-E

Recommended Posts

Y-hae galera? Enfim, resolvi tirar do papel o meu projeto de Aspro leve para o meu Corsinha 1.0! Eu comprei o cabeçote VHC-E novo e mandei retificar a parte de baixo do motor.

 

Eu não tava muito afim de mandar mexer na cilindrada do motor, pra não tirar a originalidade, caso um dia eu venda o carro!

 

Enfim. Semana que vem o carro sai da retífica! Por enquanto vou rodar com ele VHC original... Quando eu levantar mais uma grana pra mandar retrabalhar esse cabeçote, meter um 4x1 e chipar! Meu carro é movido a gasolina. Eu trocando a bomba elétrica pela bomba elétrica do Classic Flex e rodar só com etanol ou misturado ( gasolina e etanol), a minha central vai reconhecer e corrigir isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai não dudu...a sua central não é de carro flex.

 

Ah, e veja em relação a taxa de compressão com o novo cabeçote e ver se a sua central também está apta a reconhecer essa variação.

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dudu, acho que os pistões do VHC são diferentes, pra aumentar a taxa. O ideal seria taxar um pouco esse motor, senão não vai ter muito ganho não.

 

E não, sua central não vai corrigir nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ideal era não jogar dinheiro fora em preparação, juntar e pegar um carro mais potente. Sério...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

+1

 

Os pistões do vhc são planos, com taxa bem mais alta do que a do mpfi.

 

Enviado de meu XT389 usando o Tapatalk 2

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tive a oportunidade de montar, com alguns amigos, um motor de um celta 2010 VHC-E(apenas motor, sem injeção e componentes externos) em um corsa 96 todo original e não imaginava que ficaria tão acertado, principalmente, na gasolina. Ele roda no álcool também, mas na gasolina apresentou melhor eficiência. Ficou muito econômico e andando muito. Grilando(batendo pino) um pouco, mas nada fora do que vemos nos bicombustíveis atuais. O carro já rodou mais de 10k km nessa configuração, tomando muito ca**** e o dono está bastante satisfeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre os pistões eu tô ligado, por isso que eu pedi na retífica para colocar os pistões do flex que são planos... Mas o mecânico ia ver com o cara da retífica se esses pistões planos ia servir no meu bloco, apesar que não muda nada, o meu bloco para os blocos dos Classics de VHC atuais...

 

Em relação à central corrigir, seria tipo se eu rodar na mistura de 30% etanol e 20% gasolina, se o carro vai ficar falhando ou engasgando! O meu grilo é só de ter as batidas de pino, rodando apenas com gasolina, por causa do cabeçote e caso se na retífica, colocaram os pistões planos do VHC!

 

Eu mandando fazer o remapeamento da injeção, deve dar uma melhorada né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tive a oportunidade de montar, com alguns amigos, um motor de um celta 2010 VHC-E(apenas motor, sem injeção e componentes externos) em um corsa 96 todo original e não imaginava que ficaria tão acertado, principalmente, na gasolina. Ele roda no álcool também, mas na gasolina apresentou melhor eficiência. Ficou muito econômico e andando muito. Grilando(batendo pino) um pouco, mas nada fora do que vemos nos bicombustíveis atuais. O carro já rodou mais de 10k km nessa configuração, tomando muito ca**** e o dono está bastante satisfeito.

 

Atualmente esse carro ainda está nessa configuração? Dizem que a central da injeção eletrônica MPFI dos Corsas de 1996 é totalmente diferente da dos Corsas de 1997 pra cá, pois esses estavam em transição de EFI para MPFI!

 

A central desse carro tá de boa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualmente esse carro ainda está nessa configuração? Dizem que a central da injeção eletrônica MPFI dos Corsas de 1996 é totalmente diferente da dos Corsas de 1997 pra cá, pois esses estavam em transição de EFI para MPFI!

 

A central desse carro tá de boa?

Sim, o carro continua rodando numa boa, com a central original dele. O único problema que ele teve foi quando a bomba de combustível parou por conta do uso de álcool, mas quando trocou ela pela versão flex, voltou a funcionar perfeitamente. Já ligamos até um hallmeter no carro e a mistura fica sempre dentro dos padrões tanto em alta quanto em baixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu mandando fazer o remapeamento da injeção, deve dar uma melhorada né?

 

Você TEM que fazer, pois seu motor não tem sensor de detonação. Tem que reduzir o avanço do ponto um pouco, pois com a maior taxa o combustível queima mais rápido e vai acabar grilando na gasolina. É claro que dá pra atrasar 1 ou 2 graus na roda fônica pra compensar, mas não é o ideal. Vai funcionar direitinho, claro.

 

No geral você não tem muito a mudar. Seu ganho vai ser proveniente da maior taxa e do comendo um pouco mais "bravo".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amanha eu vou na oficina pra saber se foi colocado os pistões do flex ou os originais do meu carro mesmo!

 

Esse lance de atrasar o ponto eu já estava pensando mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É sempre bom partir da teoria, mas na prática, algumas coisas mudam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É sempre bom partir da teoria, mas na prática, algumas coisas mudam.

 

Isso é verdade! Na teoria é uma coisa e na prática é totalmente diferente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É sempre bom partir da teoria, mas na prática, algumas coisas mudam.

 

Se com knock sensor o bicho já grila igual um doido, imagina sem.

 

Sem chance de motor grilando. Nem um pouquinho. Tem 1 ano que estou rodando com álcool pq por alguma razão bizarra a curva de avanço tá adiantando 2 graus com o AC desligado. Ligado fica mais ou menos onde deveria. Na gasolina ele grilava um pouco com muita carga, e como eu pego uns 4km de subida forte todo dia, sem chance MESMO.

 

Esse mês devo fazer algumas coisas já programadas, como troca de velas e filtros. Vou tentar alguma vela mais fria pra ver se resolve.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Isso é verdade! Na teoria é uma coisa e na prática é totalmente diferente!

 

Aí é a teoria que estava errada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se com knock sensor o bicho já grila igual um doido, imagina sem.

 

Sem chance de motor grilando. Nem um pouquinho. Tem 1 ano que estou rodando com álcool pq por alguma razão bizarra a curva de avanço tá adiantando 2 graus com o AC desligado. Ligado fica mais ou menos onde deveria. Na gasolina ele grilava um pouco com muita carga, e como eu pego uns 4km de subida forte todo dia, sem chance MESMO.

 

Esse mês devo fazer algumas coisas já programadas, como troca de velas e filtros. Vou tentar alguma vela mais fria pra ver se resolve.

Eu não quis dizer que funciona em todos os casos, mas nesse caso do corsa 96, funcionou perfeitamente. Então, eu só posso acreditar que central do corsa 96 oferece parâmetros para essa alteração, mesmo tendo como referência pra acerto só a sonda e o MAP.

Pela experiência que eu já tive, eu montaria o motor flex no corsa antigo sem medo. Colocaria uma vela mais fria e tentaria abastecer sempre num posto de confiança.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando...

Os pistões do corsa 1.6 não cabem no 1.0? Se não me engano só são trabalhados?

Me corrijam se estiver errado....

 

:)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Eu não quis dizer que funciona em todos os casos, mas nesse caso do corsa 96, funcionou perfeitamente. Então, eu só posso acreditar que central do corsa 96 oferece parâmetros para essa alteração, mesmo tendo como referência pra acerto só a sonda e o MAP.

Pela experiência que eu já tive, eu montaria o motor flex no corsa antigo sem medo. Colocaria uma vela mais fria e tentaria abastecer sempre num posto de confiança.

 

Você trocou os pistões pelo VHC-E?

 

É claro que sem o sensor e com uma curva de avanço menor (ou com ponto levemente atrasado na marra) ele quase não vai grilar, mas também vai render menos em alta. A não ser que seja pra rodar com podium.

 

Eu montaria algo assim pra rodar na cana. Elevaria a taxa pra uns 14, trocaria os bicos pra algo com uns 50% a mais de vazão, dosador e bomba de corsa flex... Aí sim ia ficar bem legal e seguro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando...

Os pistões do corsa 1.6 não cabem no 1.0? Se não me engano só são trabalhados?

Me corrijam se estiver errado....

 

:)

 

Tem que abrir o bloco. O bloco é o mesmo do 1.0 ao 1.8, só mudam os pistões e as bielas. O vira é o mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que abrir o bloco. O bloco é o mesmo do 1.0 ao 1.8, só mudam os pistões e as bielas. O vira é o mesmo.

 

Não Kleber, as bielas dos F1 do 1.0 ao 1.8 são as mesmas, 129,75mm, o que muda neles são os viras e os diâmetros dos pistões.

 

Olha aqui: http://www.corsateam...ica-dos-corsas/

 

 

 

Eu fui lá na Oficina ainda agora e o meu colega disse que vai ser usado os pistões do Corsa VHC a gasolina, que também são planos, mas diferentes dos pistões do VHC Flex!

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que abrir o bloco. O bloco é o mesmo do 1.0 ao 1.8, só mudam os pistões e as bielas. O vira é o mesmo.

O vira muda em todas as versões.

 

Segue informações para acrescentar ao tópico:

 

Motor Família I GM

 

Motor 1.0:

 

Cilindrada: 999 cm3

Diametro: 71,1 mm

Curso: 62,9 mm

Biela: 129,75 mm

Relação r/l: 0,242

 

Motor 1.4:

 

Cilindrada: 1389 cm3

Diametro: 77,6 mm

Curso: 73,4 mm

Biela: 129,75 mm

Relação r/l: 0,282

 

Motor 1.6:

 

Cilindrada: 1598 cm3

Diametro: 79 mm

Curso: 81,5 mm

Biela: 129,75 mm

Relação r/l: 0,314

 

Motor 1.8:

 

Cilindrada: 1796 cm3

Diametro: 80,5 mm

Curso: 88,2 mm

Biela: 129,75 mm

Relação r/l: 0,339

 

Um motor 1.0 com pistão 1.8, ficaria da seguinte forma: 3,14(pi) x 8,05(diâmetro do pistão em cm) x 8,05(diâmetro do pistão em cm) x 6,29(curso do vira em cm) = 1280 cm³

Trocando em miúdos, um motor 1.0 com pistão 1.8 ficaria como um motor 1.3, mantendo a ótima r/l do 1.0.

 

Acrescentando: Como a biela é a mesma em todas as versões, a alteração para compensar o maior curso do virabrequim em versões com maior cilindrada da-se nos pistões(assim como nos motores AP). Portanto, o pistão 1.8 no motor 1.0 ficaria "destaxado".

Editado por Switch

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trocando em miúdos, um motor 1.0 com pistão 1.8 ficaria como um motor 1.3, mantendo a ótima r/l do 1.0.[/font][/size]

 

Tenque ver como ficaria o torque. Eu pensaria nisto pra um bom turbo, com pegada em baixa, mas se meter comando com maior permanência e escape dimensionado, capaz de não subir ladeira não. Ia girar pra ca*****, deveras!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você trocou os pistões pelo VHC-E?

 

É claro que sem o sensor e com uma curva de avanço menor (ou com ponto levemente atrasado na marra) ele quase não vai grilar, mas também vai render menos em alta. A não ser que seja pra rodar com podium.

 

Eu montaria algo assim pra rodar na cana. Elevaria a taxa pra uns 14, trocaria os bicos pra algo com uns 50% a mais de vazão, dosador e bomba de corsa flex... Aí sim ia ficar bem legal e seguro.

Não troquei só os pistões. Montamos um motor completo VHC-E nele, com o ponto convencional.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenque ver como ficaria o torque. Eu pensaria nisto pra um bom turbo, com pegada em baixa, mas se meter comando com maior permanência e escape dimensionado, capaz de não subir ladeira não. Ia girar pra ca*****, deveras!

Ele original já tem um torque bem distribuído. Com mais cilindrada, ele só teria a ganhar, tanto em potência, como em torque. Mas, claro, com um comando bravo, ele ficaria péssimo em baixa. Esse 1.0 GM é um motor bem legal. Dá pra brincar bastante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...