Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
AndreBSb

Ajuda com ajuste de duto para Bomber Upgrade 10''

Recommended Posts

Pessoal, gostaria de uma ajuda de quem sabe simular caixas em softwares. Tenho um Bomber Upgrade de 10'' 4ohms bobina simples 350wrms e uma bridge de um Corzus com 200wrms está empurrando ele. A caixa lateral de fibra já comprei pronta na internet, com 38L e duto de 4''. Como na loja estava sem a dobra do cano (joelho), no momento o duto está com apenas 9cm de comprimento. Só aquela parte preta mesmo. Qual o comprimento devo deixar esse duto para o som ficar nos conformes? Ouço muito rock, mas também outros estilos como reggae, dance e tal. Muito obrigado aí a quem puder ajudar!

BOMBER UPGRADE

Parâmetros: Impedância: 4ohms Potência: 350wrms (200wrms aplicados) SPL 1w/1m: 88db FS Hz: 28 Qts: 0,43 Vas L: 51 Sd cm: 346 Bl Tm: 11,3 Xmax: 8,5 Re: 3,2 Vw L: 1,5

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu duto tem um diâmetro maior do que o necessário (no seu caso, duto de 4" em vez de 3"), o que acontece nesse caso é que vai ter que por um comprimento muito grande por causa do baixo volume da caixa.

 

Sendo assim recomendo deixar parte do duto pra fora (mais precisamente metade do duto pra fora), para que consequentemente não ocupe muito espaço interno na caixa.

 

O comprimento você mesmo pode ajustar na prática, sem precisar utilizar software (muito menos criar tópico).

 

Agente pode te recomendar um certo comprimento, mas na prática não te agradar.

 

Teste entre 40 a 50cm, e ver o que mais deixar os graves no seu gosto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu duto tem um diâmetro maior do que o necessário (no seu caso, duto de 4" em vez de 3"), o que acontece nesse caso é que vai ter que por um comprimento muito grande por causa do baixo volume da caixa.

 

Sendo assim recomendo deixar parte do duto pra fora (mais precisamente metade do duto pra fora), para que consequentemente não ocupe muito espaço interno na caixa.

 

O comprimento você mesmo pode ajustar na prática, sem precisar utilizar software (muito menos criar tópico).

 

Agente pode te recomendar um certo comprimento, mas na prática não te agradar.

 

Teste entre 40 a 50cm, e ver o que mais deixar os graves no seu gosto.

 

Agradeço a sua resposta mas não acho que a caixa está com litragem baixa, visto que o manual recomenda 20 litros em dutadas. Sou bastante leigo, mas pela lógica o grave vai ficar mais macio que o recomendado pelo fabricante, desde que a caixa esteja bem sintonizada. Tem um tópico de alguns projetos de caixas Bomber ( user Carvalho, algo assim) e tem uma caixa para SPL bem parecida com a minha. Salvo engano seria de 38-40L com duto de 4'' por uns 25-28cm. Queria só saber como ficaria bom, pois nada adianta ter um sub tocao igual a woofer. Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

coloca uns 20cm nesse duto, o bom mesmo seria um de 3" com 22~25cm...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Liguei lá na Bomber e simularam a caixa para mim. Recomendaram duto de 35cm para som interno, fazendo o sub tocar a partir da 40hz. Atualmente está tocando a partir de 50hz. Obrigado aos que ajudaram.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Liguei lá na Bomber e simularam a caixa para mim. Recomendaram duto de 35cm para som interno, fazendo o sub tocar a partir da 40hz. Atualmente está tocando a partir de 50hz. Obrigado aos que ajudaram.

 

Muito provavelmente foi eu quem te atendeu!

 

Estou retornando ao fórum, estive um pouco sumido mas agora retorno e com força, diariamente. Qualquer dúvida sobre produtos Bomber, ou de outras marcas (porque tecnicamente alto-falante é alto-falante), podes contar sempre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito provavelmente foi eu quem te atendeu!

Estou retornando ao fórum, estive um pouco sumido mas agora retorno e com força, diariamente. Qualquer dúvida sobre produtos Bomber, ou de outras marcas (porque tecnicamente alto-falante é alto-falante), podes contar sempre.

Valeu, Rodrigo! Acho que foi você mesmo! Muito obrigado pelo atendimento. Já fiz a alteração e ficou como eu queria. Um bom som para dentro e sem exagero. Abração!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço a sua resposta mas não acho que a caixa está com litragem baixa, visto que o manual recomenda 20 litros em dutadas. Sou bastante leigo, mas pela lógica o grave vai ficar mais macio que o recomendado pelo fabricante, desde que a caixa esteja bem sintonizada. Tem um tópico de alguns projetos de caixas Bomber ( user Carvalho, algo assim) e tem uma caixa para SPL bem parecida com a minha. Salvo engano seria de 38-40L com duto de 4'' por uns 25-28cm. Queria só saber como ficaria bom, pois nada adianta ter um sub tocao igual a woofer. Abraço.

Opa, então litragem baixa pro DUTO, mas pro sub é mais que suficiente, eu também tenho um Upgrade 10" e uso 45L duto de 3" e sintonia em 29hz :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...