Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

Boa noite galera,

 

Antes que me alvejem com criticas do tipo - va pesquisar novato - use a busca do google etc.

Vou explicar, ja pesquisei e li bastante coisa sobre o clip principalmente em modelos da stetsom (informações aqui do forum)

Mas mesmo assim ainda não estou totalmente convencido doque pode estar acontecendo.]

 

Ja descobri que existem alguns motivos para o clip do modulo, bem como:

 

- Baixa alimentação (bateria fraca)

- Distorção no subwoofer (principal causa) por estar batendo alem da potencia ou em frequencia errada

- Instalação errada

 

Mas vamos la,

revisei a instalação toda e vamos partir do suposto que - minha instalação esta perfeita -

modulo stetsom 1k5 em 1ohm casado com subwoofer E2K bravox em 1ohm

minha batéria é de 75 amperes

oque eu não entendo é que o subwoofer não esta nem excursionando (oque significa que não esta nem proximo

de sua utilização maxima) e esta clipando o modulo,

a caixa esta com 80 litros, sintonia de 50, 40 hz....

 

Oque pode ser?

O intuito deste tópico é levantar os possiveis motivos do clip deste modulo.

 

Devo eu comprar um cross over pra separar melhor as bandas ? Não sei oque pode ser eu queria usar o maximo possível do meu sub mas não estou conseguindo puxar nem 50 por cento dele...

 

 

Desde já agradeço galera a quem puder me ajudar e a quem não vlw!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gledson Borba blz?

 

Então cara, esse sub é de ligação bem simples voce fecha a impedancia dele com uns fusiveis, no caso quando dois fusiveis fica em 1ohm

quando um fusivel vai para dois ohms.

 

Creio que não seja as bobinas... mas caso voce tenha se referido a algum outro tipo de ligação me explique, notei o sub batendo de forma estranha mesmo...

 

 

quanto a bateria, 75 amperes é pouco ne...

vlw

Editado por Jean_Peixe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gledson Borba blz?

 

Então cara, esse sub é de ligação bem simples voce fecha a impedancia dele com uns fusiveis, no caso quando dois fusiveis fica em 1ohm

quando um fusivel vai para dois ohms.

 

Creio que não seja as bobinas... mas caso voce tenha se referido a algum outro tipo de ligação me explique, notei o sub batendo de forma estranha mesmo...

 

 

quanto a bateria, 75 amperes é pouco ne...

vlw

acho que vale a pena dar uma revisada sabe.. pois as vezes algum fusivel ou algo parecido pode estar com problemas.. até mesmo a conexão onde ele vai..

pegue um multimetro e coloque em escala para leitura de ohm e confirme o que vai aparecer.. se tudo estiver certo, dará proximo de 1ohm mesmo..

mas isso ainda não isenta o falante de ser o problema.

agora, bateria realmente ta pouco viu.. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que vale a pena dar uma revisada sabe.. pois as vezes algum fusivel ou algo parecido pode estar com problemas.. até mesmo a conexão onde ele vai..

pegue um multimetro e coloque em escala para leitura de ohm e confirme o que vai aparecer.. se tudo estiver certo, dará proximo de 1ohm mesmo..

mas isso ainda não isenta o falante de ser o problema.

agora, bateria realmente ta pouco viu.. :legal:

 

Então cara obrigado pelas dicas vou por o multimetro prox da saida do sub e do modulo assim vejo e reporto aqui. Cara nesse caso tenho outra bateria de 45 amperes me aconselha a liga-la tambem no alternador ?

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não é pq o sub não excursiona que o amp não tá mandando distorção, as stetsom em sua maioria clipam muito cedo se tá tudo certo eu acredito ser normal mesmo.. mais dependendo se o som tiver horrivel, sem grave, pode ser alguma bobina invertida mesmo,.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então cara obrigado pelas dicas vou por o multimetro prox da saida do sub e do modulo assim vejo e reporto aqui. Cara nesse caso tenho outra bateria de 45 amperes me aconselha a liga-la tambem no alternador ?

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

se a bateria for nova ou proximo disso, será de grande ajuda ja..

agora se for velha, pode tornar teu sistema ainda pior..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não é pq o sub não excursiona que o amp não tá mandando distorção, as stetsom em sua maioria clipam muito cedo se tá tudo certo eu acredito ser normal mesmo.. mais dependendo se o som tiver horrivel, sem grave, pode ser alguma bobina invertida mesmo,.

 

O complicado cara é que, o sub bate, manda um subgrave legal mas não consigo fazer o mesmo excursionar como devia, pois meu objetivo é spl mesmo... vou rever as bubinas mas não creio que seja isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se a bateria for nova ou proximo disso, será de grande ajuda ja..

agora se for velha, pode tornar teu sistema ainda pior..

 

Cara vacilo meu não ter ligado a outra bateria.

O cara que instalou disse que possivelmente iriamos sobrecarregar o alternador

(detalhe) so me disse depois q montou o som.

Nem discuti pra ele montar a bateria deixei pra la pra não passar nervoso...

 

o cara que me diz isso não tem a minima noção de eletrônica sendo que ligações em paralelo somam amperagem e mantem voltagem

e ligações em serie somam voltagem (duas baterias no alternador) mas ninguem é louco de fazer isso em um alternador 12v ne?

 

Bom vou ver se eu mesmo consigo montar a bateria no portamalas... precisava fazer um suporte mas ai vai mais dinheiro pqp rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal atualizando o post. Fiz as devidas medicoes e percebi que ao invés de estar em 1 ohm o sub estava em 5 (numero estranho digase de passagem ) . Abri a caixa e vi que uma malha que liga uma das bobinas a entrada do sub estava ROMPIDA . Soldei mas mesmo com a configuração correta dos fusiveis so consegui chegar em 2.5 ohms. Creio q minha solda nao foi tão condutiva quanto o matérial da malha. Enfim remontei o sub e adivinhem ? Mesmo em 2ohms ( meu sub manda 1100 rms em 2ohms ) o modulo clipa e em uma musica especificamente [jibbs king kong] o modulo entra em proteção. Resumo da peça, nao vou conseguir 100 por cento do meu subwoofer se nao mandar pro concerto. :/

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

Editado por Jean_Peixe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal atualizando o post. Fiz as devidas medicoes e percebi que ao invés de estar em 1 ohm o sub estava em 5 (numero estranho digase de passagem ) . Abri a caixa e vi que uma malha que liga uma das bobinas a entrada do sub estava ROMPIDA . Soldei mas mesmo com a configuração correta dos fusiveis so consegui chegar em 2.5 ohms. Creio q minha solda nao foi tão condutiva quanto o matérial da malha. Enfim remontei o sub e adivinhem ? Mesmo em 2ohms ( meu sub manda 1100 rms em 2ohms ) o modulo clipa e em uma musica especificamente [jibbs king kong] o modulo entra em proteção. Resumo da peça, nao vou conseguir 100 por cento do meu subwoofer se nao mandar pro concerto. :/

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

cara.. teu sub é 4+4.. só pode ser isso.. e provavelmente tá com defeito em uma das bobinas, por isso o amp entra em proteção..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara.. teu sub é 4+4.. só pode ser isso.. e provavelmente tá com defeito em uma das bobinas, por isso o amp entra em proteção..

 

Resumindo, posso usar ate fritar OU mandar recondiciona-lo trocando todo conjunto. Acha viavel ?

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resumindo, posso usar ate fritar OU mandar recondiciona-lo trocando todo conjunto. Acha viavel ?

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

eu mandaria recondicionar para não acabar danificando o amp..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu mandaria recondicionar para não acabar danificando o amp..

 

Demorou sabado vou pra santa efigenia e ja deixo por la.. realmente é uma pena estava pegando simpatia pelo e2k e a pressão sonora dele na caixa de 80 lts.

 

Acho que vou ver um mega capacitor tambem vou atualizando o post.

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom achei uma autorizada perto do trampo 250 R$ o reparo pronto em 3 dias creio q vou deixar la.

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom achei uma autorizada perto do trampo 250 R$ o reparo pronto em 3 dias creio q vou deixar la.

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

mas foi confirmado mesmo que o problema era dele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara nao tem outro motivo aterramento ta ok. Cabos grossos. Bateria esta em 13.5 volts qnd ligada e 11.5 desligada (um pouco baixa).. cara agora e levar la e ver pq o sub ta mandando 2.5 ohms ao inves doque demonstra a config do sub...

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom é isso agora meu modulo entrou em clip e finalmente em proteção e nao quer mais sair... kkk felicidade durou pouco vou atualizando o post

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom é isso agora meu modulo entrou em clip e finalmente em proteção e nao quer mais sair... kkk felicidade durou pouco vou atualizando o post

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

ligasse ele sem carga na saida? digo.. falante..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim man e nao sai do clip e tambem delisguei os djuntores e liguei de novo e nada.. kkk agora so vou retomar quando tiver grana pra investir...

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim man e nao sai do clip e tambem delisguei os djuntores e liguei de novo e nada.. kkk agora so vou retomar quando tiver grana pra investir...

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

entao infelizmente tu queimou o amp.. pois stetsom não pode ligar o amp sem carga na saida..

perdi uma 14k2 por esse motivo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mano acabei de verificar esta em garantia e a menina da autorizada disse q e so levar la que em três dias eles arrumam. Eu liguei o amp sem o sub conectado isso queima o amp ? Desconhecia isso brow.

Me informe se e isso mesmo

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mano acabei de verificar esta em garantia e a menina da autorizada disse q e so levar la que em três dias eles arrumam. Eu liguei o amp sem o sub conectado isso queima o amp ? Desconhecia isso brow.

Me informe se e isso mesmo

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 4 Beta

é isso mesmo..

me foi passado pela fabrica que os amps não podem ser ligados sem resistência na saída.. se o fizer, ela queima..

me cobraram 500 conto por causa disso..

depois dessa, nunca mais quis saber da marca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é isso mesmo..

me foi passado pela fabrica que os amps não podem ser ligados sem resistência na saída.. se o fizer, ela queima..

me cobraram 500 conto por causa disso..

depois dessa, nunca mais quis saber da marca.

 

caramba, não sabia dessa não Gledson...

mais tipo só a stetsom tem esse problema ou sd,taramps ,banda etc tbm tem isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caramba, não sabia dessa não Gledson...

mais tipo só a stetsom tem esse problema ou sd,taramps ,banda etc tbm tem isso?

só stetsom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...