Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ANDRE JUNQUEIRA

Vamos Acordar, Brasil!

Recommended Posts

Este é um texto publicado em meu blog e que pediram para eu postar como tópico. Quem quiser acessar diretamente, o site é: som.automotivo.etc.br

 

É um texto curto, então segue a íntegra:

 

Depois do artigo Sonhos e pegando carona na onda de protestos, deixo aqui o meu:

VAMOS PARAR DE SER ENGANADOS E EXIGIR CERTIFICAÇÃO EM NOSSOS EQUIPAMENTOS

 

Rodando as lojas de som automotivo, principalmente as do interior paulista, cansei de escutar que os amplificadores importados tocam mais que os nacionais com o dobro da potência. Isso até seria engraçado se não fosse trágico. Como justificar que 1000W de um amplificador seja mais forte que 2000W de outro? A resposta é simples, a maneira como são medidos.

 

Isso mesmo, dependendo de como se faz a medição, o resultado é diferente. Por isso é tão importante uma padronização nesta medição. E é por isso que mercados mais maduros, como o americano, exigem que os fabricantes sigam regras rígidas em suas especificações.

 

Um exemplo disso é a CEA - Consumer Electronics Association - e sua norma CEA-2006, que normatiza a medição de amplificadores e tornam mais fácil para os consumidores compararem os equipamentos. As empresas que seguem este padrão recebem o direito de estampar o logo CEA-2006, atestando que as especificações constantes na embalagem são precisas e comparáveis.

E porque no Brasil não temos um padrão de medição? A resposta é: TEMOS. É a NBR IEC 60268-3 da ABNT. O problema é que nós brasileiros não damos bola para essas coisas de normas. É frescura! Não, não é frescura. É a única maneira de nos protegermos de uma má compra. Compramos o número estampado na embalagem e não o desempenho do produto.

Bem, fica a dica e o desabafo. E mais uma informação de quem trabalhou anos em uma fábrica de alto falantes: queimar um alto falante não significa excesso de potência, na maioria das vezes é exatamente o contrário. A falta de potência, o ganho desregulado e componentes de má qualidade podem gerar distorção e é essa a maior causa de queima de falantes. Acorda, Brasil!!!

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema não são apenas os amplificadores.. e sim tudo.

como tu trabalhou numa empresa que vende alto falantes fica mais facil..

pq eles não suportam potencia nominal nem seguem as normas americanas?

é facil cobrar.. quero ver é fazer melhor..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até concordo com o texto.. sem duvida..

 

Mas hoje em dia, nada justifica falta de informação a respeito de qualquer produto.

Pegou um pc com acesso a internet, se tem a resposta para tudo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até concordo com o texto.. sem duvida..

 

Mas hoje em dia, nada justifica falta de informação a respeito de qualquer produto.

Pegou um pc com acesso a internet, se tem a resposta para tudo...

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o brasileiro tem por natureza ser acomodado e gostar de impressionar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até concordo com o texto.. sem duvida..

 

Mas hoje em dia, nada justifica falta de informação a respeito de qualquer produto.

Pegou um pc com acesso a internet, se tem a resposta para tudo...

 

Concordo em partes com tudo que foi dito, porém a MEU VER os falantes não suportam a potencia nominal, os amps não fornecem a potencia nominal, a não ser nas condições de medição das fábricas, adoro som automotivo, convivo nesse meio há mais de 15 anos, já instalei muito som (apesar de não trabalhar no ramo), me lembro do tempo em que ninguém falava em led clip, só se via em poucos modelos de amps, os subs suportavam muita potencia e não queimavam, os amps eram parrudos AB que mesmo com falta de bateria estavam lá firmes e fortes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o brasileiro tem por natureza ser acomodado e gostar de impressionar...

Se um amp tem lá escrito 10.000.000 WATTS, ele simplesmente acredita.

 

Tb acho engraçado quando vejo um set com amp q diz ter 800W (PMPO), com um par de falantes q dizem ser de 2000W (pico) e o dono achando que tem um som potente bagarai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continuando;

Falei sobre isso em uma comu outro dia, hj os amps não suportam uma falta de bateria sequer pois clipam, queimam e os falantes também vão pro saco, os falantes idem, onde marca 1000wrms se clipar um pouquinho mesmo com baixa potencia queima ai a garantia não cobre (mal uso), antigamente não se falava muito nisso, sei que não é só de imã e bobina que se faz um falante, porém se compararmos os nacionais com importados de qualidade veremos que os importados tem um conjunto magnético muito maior e eles declaram uma potencia muito menor em comparação com um nacional, então me pergunto: que tecnologia é essa que temos (mercado nacional) e outras fábricas renomadas e antigas no mercado não tem? porque a Fosgate, MTX, JBL não fazem amps de zilhões de wrms? amps de alta voltagem?

Algumas vezes me peguei lendo especs de falantes da mesma fábrica ou fábricas diferentes, com números parecidos quando não iguais, porém um de 1000 e outro de 600wrms (lembrando que não é só de bobina e imã que é feito um falante), e quando vemos as comparações os dois tocam iguais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No texto me refiro a amplificadores, mas realmente vale para tudo.

Não vou entrar em potência de carros, nem velocidade de internet, mas posso falar de alto falantes. Eles não tem potência nenhuma, suportam uma potência máxima.

Isso é importante para saber que num teste sério, um falante deve suportar determinada potência por um determinado tempo. Mas isso é feito com uma onda pura, sem distorções. Ele até suporta um pico muito maior por um curto período de tempo, mas isso não deve ser usado como parâmetro.

Na NAR, onde trabalhei, eles especificam com a metade da potência medida, sabendo que a galera vai fazer m**** mesmo. Mas sempre gostei do jeito que a JBL especificava seus produtos (ao menos quando era importado, não peguei nenhum nacional ainda), colocando uma faixa de utilização. Você pegava um sub e nele estava escrito: potência recomendada 100W a 300W. Isso é bom para mostrar que os alto falantes são os equipamentos com o cobertor mais curto que conheço. Se instalar um subwoofer que suporta 1000W, ele nem responderá com menos de 500W e terá um som sem graves com baixo volume. Equilíbrio é tudo!

 

Mas o que quis mostrar com esse texto não foi a parte técnica, mas a nossa atitude em acreditar em um número e achar que está levando vantagem por pagar menos e levar mais potência. É gostar de ser enganado. E ainda tira sarro de quem compra um equipamento sério, falando que o cara é otário de pagar caro em um equipamento mais fraco. Por isso termino o texto falando em desabafo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...