Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
felipego

Iniciante no mundo do som residêncial. Qual Mid comprar? 2 vias ou 3 v

Recommended Posts

Galera, alguns devem me conhecer da área automotiva, no entanto, por incrivel que pareça, montei um som "residencial" dentro do meu carro... kkk... Coloquei Tweeter Morel MDT30s e Midbas Scan-Speak 18w 4434G00 de 7" nas portas... O som ficou impecável com o cross ativo pela HU....

 

Meu pai tem um sistema no home theater dele, com um receiver Pionner Elite SC27, 2 B&W DM604, 1 Sub JBL de 10", 2 traseiras Bose Acousticmass.... O som é bem legal mesmo, mas o tweeter B&W da caixa direita dele queimou, e está um pouco complicado conseguir o reparo dela, o unico lugar no brasil que vende é na Som Maior, mas tem que mandar a caixa inteira para lá, imagine uma caixa daquelas via correio, deve pesar uns 20kg, e teria que fazer seguro, deveria ficar mais de R$100,00 no envio, além do risco de danificar ou extraviar...

 

Enfim... Este é o motivo pelo qual não quero montar um projetinho Hi-fi aqui, por já ter algo mais puxado para Hi-fi no home theater...

 

Agora eu queria montar um sonzinho básico no meu quarto, nada de Hi-fi ao extremo, porém um som de referencia gostoso de ouvir... Não estou afim de gastar o mesmo tanto que gastei no meu carro, portanto quero aproveitar o que eu já tenho...

 

O Amp eu vou usar um Yamaha 3090, receiver com uma qualidade sonora impecável! não tem nem o que comentar dele! Infelizmente ele tem um probleminha com aquecimentos quando utilizado por muito tempo, mas não é o caso, vou usar por curtos periodos...

2297253705.jpg

 

Tweeter eu já adquiri o Vifa XT25SC, que é a versão direcionável do XT25...

http://www.ebay.com/itm/Vifa-TX25SC-04-Swiveling-XT25-Ring-Radiator-tweeter-New-/390311224951?pt=US_Speaker_Parts_Components&hash=item5ae05ca677

 

Saiu algo em torno de R$107,00 o Par, mas ainda não chegou...

 

Faltaria o midbass agora... eu to em dúvida se faço uma duas vias ou 3 vias...

 

A príncipio, tenho uma proposta de utilizar um Dayton RS150-4 no meu projeto, será que ele é superior ao NAR CW3-6,5"?

http://www.parts-express.com/pe/showdetl.cfm?partnumber=295-372

 

O dayton parece que segura bem até 2khz vendo o grafico de resposta... Já o vifa parece que responde bem apartir de 1.5khz.

 

Acredito que um ponte de corte legal seja 2khz...

 

a idéia seria eu fazer um crossover com capacitores simples, não estou com muito dinheiro à disposição a ponto de comprar um crossover hi-fi bem caro, ou comprar capacitores e componentes caros... Quero um som simples mas bacana.

 

Para incrementar, irei utilizar um subwoofer Bose Acousticmass passivo que está sobrando em casa... Gosto muito desse subwoofer!

 

Queria sugestões do pessoal sobre o crossover, se um crossover com capacitores simples irá fazer a função bem.

Tambem sobre o que acham dos componentes que irei utilizar, se o NAR é superior ao Dayton RS150 ou vice versa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque não usa o kit baubo do Renato nesse seu projeto? Pesquise no Google. KIT Baubo Renato

 

Via celular!!!!!!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o que te levou a comprar esse tweeter custom? ele não é assim de fábrica, pelo que vi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o que te levou a comprar esse tweeter custom? ele não é assim de fábrica, pelo que vi

 

snme essa é uma versão de fábrica sim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque não usa o kit baubo do Renato nesse seu projeto? Pesquise no Google. KIT Baubo Renato

 

Via celular!!!!!!

 

Eu já tinha visto esse set do renato baubo, no entanto é um pouco grandinho para o meu quarto, precisaria ver se vai caber...

 

Você sabe o valor que custa esse kit de madeiras?

 

minha idéia era uma caixinha pequena, para parafusar na parede mesmo...

 

o que te levou a comprar esse tweeter custom? ele não é assim de fábrica, pelo que vi

 

é sim cara... O que me levou a comprar? Foi um cupom de desconto de 10$ no ebay kkkk, somado com o unico vendedor que tinha frete a menos de 40$ nos tweeters... saiu 20 dollares o frete...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

snme essa é uma versão de fábrica sim...

então o site da Tympany está desatualizado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom espaço é com você. Mas as baubos dele são bem legais. Vale a pena pedir pra alguém fabricar as baubos ou comprar o kit inteiro. Vende só falantes+cross ou kit de caixa+ falantes

 

Via celular!!!!!!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom espaço é com você. Mas as baubos dele são bem legais. Vale a pena pedir pra alguém fabricar as baubos ou comprar o kit inteiro. Vende só falantes+cross ou kit de caixa+ falantes

 

Via celular!!!!!!

 

Mas onde eu compro isso? tem idéia dos valores + ou -? não achei informação nenhuma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara no fórum diy audio tem uns banners do lado lá vc encontra o anúncio de venda. To no celular verei se acho.

 

Via celular!!!!!!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verifiquei lá... Custa mais de R$2.000,00 o Kit, e só o madeiramento sai R$500,00...

 

Acho que eu vou fazer o meu diy mesmo ou mandar fazer a caixa para economizar um pouco... hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como assim mais de 2k???

Cross + kit componente NAR + fios + capacitores + binding posts = 695,00 http://www.audiokit.com.br/search/label/Kit%20Baubo%20de%20Componentes

 

Adicione a isso o kit de madeira ou mandar fazer as caixas, em torno de 400 reais. Gaste mais 50 reais em forração interna e tá pronta. Caso queira enfeitar já será mais alguns reais, dependendo da sua vontade.

 

As minhas ainda não ficaram prontas, mas pelo que dizem, vale muito mais que esses 1k e pouco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora, a falta de espaço é crítico para essas caixas, não são muito "acomodáveis" em qualquer canto.

 

Mas fiquei intrigado, como vc vai usar subwoofers passivos nesse Yamaha????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Super elogiadas e copiadas essas caixas. Só não faço uma pois tô partindo pra algo um pouco mais xarope. Ahsushsusush

 

Via celular!!!!!!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora, a falta de espaço é crítico para essas caixas, não são muito "acomodáveis" em qualquer canto.

 

Mas fiquei intrigado, como vc vai usar subwoofers passivos nesse Yamaha????

 

Sim... aqui no meu quarto é BEM critico mesmo... é um quarto de 4x5 metros, sendo que só minha cama tem 1,98x1,60m... o receiver mal cabe no meu quarto, vou ter que arranjar algum suporte, ai então eu pensei em fazer caixas pequenas para parafusar elas na parede ou colocar naquelas mini prateleiras que parafusam na parede...

 

Eu acho que vou dispensar o kit do renato baubo, mesmo sabendo que é um puta kit, e vou tentar copiar o projeto dele da mini caixa que ele tem, no entanto ele usou um falante de 4", vou mudar o projeto e usar um de 6"...

 

minha idéia é não gastar mais que R$500,00, tendo em vista que só falta o Mid, madeiramento e Crossover... é bem limitado meu orçamento...

 

O madeiramento meu sogro sabe cortar, tem as ferramentas tal... derrepente compro a madeira e peço para ele cortar para mim....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Baubo toca pra CARALEO... Se colocassem uma marca famosa no plate, nego idolatraria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao subwoofer passivo, é um Bose Acoustic Mass, meu pai tem o set inteiro, no entanto ele utiliza no HT dele, e o subwoofer ficou parado, portanto, o subwoofer apesar de passivo, ele tem um Crossover interno, já com filtro LP... e a saida output onde sai o sinal...

 

O que eu não sei informar, é se ele tem um HPF tambem na saida... Ai só testando para saber mesmo...

 

O unico contra, mas apesar que acho que não teria muito problema é que o Subwoofer é 8ohms, enquanto o Mid e o TW são 4ohms...

bose-acoustimass-5.3106462.jpg

Bose_Subwoofer_Acoustimass_5_Series_III_Collage.jpg

Editado por felipego

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que tal umas caixas makizou? Não são tão complicadas existem projetos prontos na web e se usa um falante por caixa full range.

 

Via celular!!!!!!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na questão espaço: Importe bons fulls de 4", monte uma das caixas que a madisound propõe e pronto. Com o sub, corte um pouco alto, em torno de 100hz. O full começando em 200 já vai estar excelente para o seu espaço:

 

http://www.madisoundspeakerstore.com/approx-4-fullrange/fostex-fe126en-4-full-range/

 

29 cm de altura apenas.

 

http://www.madisoundspeakerstore.com/approx-4-fullrange/fostex-ff105wk-4-full-range/

 

26cm de altura.

 

Blz??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se é pra entrar no "mundo dos full range residenciais", eu começaria por aqui http://www.madisound...6.5-full-range/

 

Caraca... Baita fullrange esse em... Pena a madisound cobrar fortunas para entregar aqui...

 

Mas minha proposta é 2 vias residencial, tendo em vista que já comprei o tweeter...

 

além de que talvez eu use uma caixa acustica que eu tenho da sony como base. mas ela é 2midbass x 1 tweeter, eu tamparia um duto de um midbass com uma paredinha de manta asfaltica...

 

Minha idéia é entrar para o mundo, posteriormente irei fazendo os upgrades necessários, trocando alto falantes, indo para projetos mais avançados, eu só quero é dar um Start..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara start com caixa pronta pra outro falante? Quer um duas vias ativo? Pense em algum midbass automotivo então. Qualquer um serve já que só quer um start. O que o pessoal tá propondo é você dar o start mas com qualidade e baixo custo,além de que se fizer bem feito essas caixas terão um uso beeeeeeeem longo.

 

Via celular!!!!!!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara start com caixa pronta pra outro falante? Quer um duas vias ativo? Pense em algum midbass automotivo então. Qualquer um serve já que só quer um start. O que o pessoal tá propondo é você dar o start mas com qualidade e baixo custo,além de que se fizer bem feito essas caixas terão um uso beeeeeeeem longo.

 

Via celular!!!!!!

 

Sim, por isso perguntei do midbass Dayton Reference, que é automotivo.. Tenho oportunidade de pegar ele em mãos por preço bem barato mesmo, precinho de midbass NAR...

 

Ai ficaria um VIFA Xt25 + Midbass Dayton em uma caixinha dutada, juntamente com um subwoofer bose passivo...

 

Minha idéia é usar as caixinhas da sony que eu tenho como base, e posteriormente fazer um projetinho certinho para o meu quarto, mandar fazer a caixa em algum marceneiro tal...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se o preço é baratim, pega os Dayton

mas não sei se faria dutada, só se tivesse tosas informações no próprio manual, certa vez simulei um e o delay ficou altíssimo, além de excursionar além do Xmax

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...