Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
osmairps

Caixa residencial com subwoofer SeleniumBass

Recommended Posts

Comprei 2 sub SeleniumBass 12SW2A DVC, 4 + 4 200wrms http://www.selenium.com.br/sitenovo/admin/Documentos/Bass_p.pdf baratinho, e queria aproveitá-los no meu som residencial, um Receiver CCE SR 180 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-487832270-receiver-cce-modelo-sr-180-_JM, 4 saídas de 8 ohms.

 

Minha ideia inicial é usar 1 sub em câmara separada, a decidir se celada ou dutada, 1 woofer e 1 super tweeter em cada caixa, vou usar apenas 2 caixas.

 

Sub Selenium Bass 12SW2A DVC, 4+4 - Resp. Freq.: 25 a 3.000.

Woofer Selenium 10PW3 8 ohms - Resp. Freq.: 60 a 6.000

Super Tweeter Selenium ST200 8 ohms - Resp. Freq.: 2.000 a 20.000

 

Bom, é isso aí pessoal, fiquem a vontade pra dar sugestões, desde que não encareça, pois estou com pouca grana, se baratear, melhor ainda. rsrsrs

 

A Caixa deve ficar mais ou menos assim: 76cm x 35cm x 20cm.

k42b.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Valeu...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhado !!!

To montando o meu também

são 1 ultra 15'' 550

1 309s4 12''

1 Woofer arlem 8''

2 hdi400

1 st302 (muito bom esse st)

1 Tw roadstar imitação do st302

2 Mid 4''

 

E pra empurrar tudo

profissom 3900bx

bb1600gl

 

 

Ta tocando metade do som

porem ta bem forte :vts

 

 

Alias qual vai ser teu amplificador ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu disse, to com grana curta, será que daria certo colocar 1 sd 250.2 em cada caixa ligando em trimode?? daria aío uns 300 reais de ampli...

 

por enquanto estava pensando em ligar somente no receiver msm.

 

Será que acha um ampli barato?? nem tenho idéia de preço.

Editado por osmairps

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for pegar pega o 1600gl

tem o dobro te potencia...

e toca bem mais bonito que a sd250

custa 40 pila a mais !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for pegar pega o 1600gl

tem o dobro te potencia...

e toca bem mais bonito que a sd250

custa 40 pila a mais !!

 

Estive olhando e cheguei a uma conclusão interessante.

O 3600gl da 2 bridged de 600wrms, assim eu ligaria os 2 subs em uma bridged, na outra os 10pw3 e os STweters em tri mode, o 3600 aceita tri mode.

O 1600gl da 2 bridged de 200wrms, toca só os subs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O 3600gl

a 12v que tem q ter no minimo 150ah de bateria boa

toca no maxxx 450 Rms...

Deu 580 a 14,4v

agora a 12v da real mesmo sinal 100% limpo não mais de 400

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já contava com isso, dando 400 ta bom, os subs suportam 200wrms cada.

 

Mas já achei outro problema, eu estava pensando em colocar fontes de PC, mas aí precisaria de umas 5 pelo menos, não compensa, vai encarecer muito, vai acabar compensando comprar um ampli residencial ou profissional msm.

 

Vou aguardar ver se alguém me dá outra alternativa, mas parece que aki quase ninguem acessa, do dia que eu postei até hj só apareceu vc, ninguem se manifesta.

Mas tá valendo, vamos estudar algumas possibilidades.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O 3600gl

a 12v que tem q ter no minimo 150ah de bateria boa

toca no maxxx 450 Rms...

Deu 580 a 14,4v

agora a 12v da real mesmo sinal 100% limpo não mais de 400

Pelo menos a sonoridade class AB compensa [¨]

Eu já contava com isso, dando 400 ta bom, os subs suportam 200wrms cada.

 

Mas já achei outro problema, eu estava pensando em colocar fontes de PC, mas aí precisaria de umas 5 pelo menos, não compensa, vai encarecer muito, vai acabar compensando comprar um ampli residencial ou profissional msm.

 

Vou aguardar ver se alguém me dá outra alternativa, mas parece que aki quase ninguem acessa, do dia que eu postei até hj só apareceu vc, ninguem se manifesta.

Mas tá valendo, vamos estudar algumas possibilidades.

 

Abraço.

Cara, desiste. Você precisaria de pelo menos 100~120ah pra alimentar o BBuster 3600GL dignamente, e uma BOA fonte com essa capacidade custa acima de 500~600 reais, somando aos 300 reais do BBuster, daria 800~900 reais.

 

Parte para power's profissionais [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Profisson 3900bx paguei 950 dimas

tem 1100 Rms

muito bom...

sobe e desce...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo, decidido, partir pra ampli profissional, não vai ter como fugir msm rsrsrs.

 

De acordo com as respostas de frequência de cada equipamento acredito que não deve ficar buraco sonoro né? ou ainda está faltando algo?

 

Sub Selenium Bass 12SW2A DVC, 4+4 - Resp. Freq.: 25 a 3.000.

Woofer Selenium 10PW3 8 ohms - Resp. Freq.: 60 a 6.000

Super Tweeter Selenium ST200 8 ohms - Resp. Freq.: 2.000 a 20..000

 

Abraço

Editado por osmairps

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basicamente não vai ter nem um buraco. Fazendo um corte de frequência de algo em torno de 4khz entre o woofer (LPF) e o tweeter (HPF), e um de 80hz entre o woofer(HPF) e o subwoofer(LPF).

 

Só que eu utilizaria um driver TI no lugar do super tweeter, um bom TI cortado a 2khz~2,5khz, com um guia de ondas pra tirar a estridência do driver.

 

Pois não sei se o 10pw3 reproduz até 4khz, mas reproduzir dignamente pra ficar uma boa integração com o tweeter, o que na minha opinião seria interessante cogitar o 8pw3 (agora é 8pw7).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basicamente não vai ter nem um buraco. Fazendo um corte de frequência de algo em torno de 4khz entre o woofer (LPF) e o tweeter (HPF), e um de 80hz entre o woofer(HPF) e o subwoofer(LPF).

 

Só que eu utilizaria um driver TI no lugar do super tweeter, um bom TI cortado a 2khz~2,5khz, com um guia de ondas pra tirar a estridência do driver.

 

Pois não sei se o 10pw3 reproduz até 4khz, mas reproduzir dignamente pra ficar uma boa integração com o tweeter, o que na minha opinião seria interessante cogitar o 8pw3 (agora é 8pw7).

 

Blz??

Me explica como se faz esses cortes, disso não entendo nada.

Interessante o 8pw7, já barateia um pouco o projeto.

To procurando ver se acho um amplificador profissional usado com bom preço.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz??

Me explica como se faz esses cortes, disso não entendo nada.

Interessante o 8pw7, já barateia um pouco o projeto.

To procurando ver se acho um amplificador profissional usado com bom preço.

 

Abraço.

Para fazer os cortes você vai precisar de mandar fazer ou montar um crossover passivo (componentes capacitivos e indutivos, e não necessita de amplificação). Sendo assim, cada via reproduzindo certa faixa de frequência, independente, a impedância não se altera, e vai precisar de apenas dois canais de amplificação.

 

Ou você pode partir pra um crossover ativo, mas que nesse caso você precisaria utilizar seis canais de amplificação, para amplificar e regular (cortes) cada via separadamente.

 

Para saber mais sobre o assunto, da uma lida nos artigos do autosom.net.

Editado por Viepper

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para fazer os cortes você vai precisar de mandar fazer ou montar um crossover passivo (componentes capacitivos e indutivos, e não necessita de amplificação). Sendo assim, cada via reproduzindo certa faixa de frequência, independente, a impedância não se altera, e vai precisar de apenas dois canais de amplificação.

 

Ou você pode partir pra um crossover ativo, mas que nesse caso você precisaria utilizar seis canais de amplificação, para amplificar e regular (cortes) cada via separadamente.

 

Para saber mais sobre o assunto, da uma lida nos artigos do autosom.net.

 

Blz, valeu msm, vou dar uma lida e me aprofundar mais no assunto, quem sabe eu msm monto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, tive dando uma olhada (lida), parece fácil, mas não é rsrsrsr...

 

Se alguém souber de alguém que faça, por favor, me informem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

achou difícil montar um crossover duas vias?

no ML tem gente que faz, na última das hipóteses

mas te garanto, só é difícil quando tu olha os esquemas, mas quando pega os cabos e componentes, na hora de colocar a mão a massa, fica fácil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É exatamente como o Cristiano disse, parece difícil mas não é tanto não.

 

Tem sites na internet que calcula o valor dos componentes do cross a partir do corte, slope, e fator Q desejado.

 

Ai fica muito mais fácil, só comprar os componentes certo e testando, brincando e talz...

 

Mas qualquer coisa manda alguém fazer, como por exemplo a Alchemy Way do Willian (apesar do cross do CY eauehuahe), mas como você não pretende tirar fidelidade de seus equipamentos, acho que vale a pena.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha dificuldade é essa, os componentes a serem usados, não sei qual, são "capacitores" e "indutores" ou "capacitores indutores"?

 

Desculpe minha ignorância, mas to começando do zero, sem noção nenhuma, claro que conheço alguns componentes como capacitor, resistor, diodo e tbm sei soldar rsrsrs, mas vou tentar assim msm, só dá uma luz de como começar.

 

No site que calcula eu informo o corte que quero fazer e ele informa aproximadamente o componente a comprar, é isso??

 

Abraço e obrigado pela paciência...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra começar, usa este

http://www.erseaudio.com/Second-Order-2-Way

primeiro não precisa mudar o tipo de corte, mantem Buttherworth

depois pesquisa a diferença entre os tipos de crossover que tem ali pra aprender

 

no primeiro campo tu vai escrever qual é a impedância total dos falantes que quer a passa alta (só vai passar frequências acima da frequência de corte)

no segundo campo vai a impedância total dos falantes no passa baixa (só vai passar frequências abaixo da frequência de corte)

no terceiro é a frequência que quer fazer o corte

 

C é o valor do capacitor que precisa usar

L é o valor do indutor (bobina) que precisa usar

 

curiosidade:

note que se tu tiver falantes com a mesma impedância tanto na via alta quanto na via baixa, os valores dos componentes são os mesmos, só são posicionados em ordem inversa no circuito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, com os devidos cortes deverão ficar assim.

 

Sub Selenium Bass 12SW2A DVC, 4+4 ohms - Resp. Freq.: 25 a 80Hz.

Woofer Selenium 8pw7 8 ohms - Resp. Freq.: 70 a 4.000Hz.

Driver Selenium D 202 TI 8 ohms - Resp. Freq.: 1.000 a 2.500Hz.

 

Correto?

 

Estando correto estes equipamentos já estarão definidos, faltando partir para o cross.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esses valores são os de RESPOSTA DE FREQUENCIA, não dos pontos de corte

são os valores onde os fabricantes dizem que os falantes tocam (as vezes não tocam bem, apenas tocam)

 

o crossover, considerando que seja de 2º ordem (12dB/8a), deve ser mais ou menos assim (pra efeito de exemplo)

<--- sub ---- < 80Hz > --- woofer/mid --- < 4kHz > --- tweeter --->

ou seja:

corte entre sub e mid fica em 80Hz

corte enter mid e tweeter fica em 4kHz

 

então tu precisa que o sub tenha um corte passa baixa

que o mid teha um passa bannda (passa alta + passa baixa)

e que o tweeter tenha um passa alta

 

numa imagem, seria + - isso aqui (aqui os cortes são em lugares diferentes)

graf_df203l.jpg

 

já aviso, BONS componentes para cortes em baixas frequências são caros

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esses valores são os de RESPOSTA DE FREQUENCIA, não dos pontos de corte

são os valores onde os fabricantes dizem que os falantes tocam (as vezes não tocam bem, apenas tocam)

 

o crossover, considerando que seja de 2º ordem (12dB/8a), deve ser mais ou menos assim (pra efeito de exemplo)

<--- sub ---- < 80Hz > --- woofer/mid --- < 4kHz > --- tweeter --->

ou seja:

corte entre sub e mid fica em 80Hz

corte enter mid e tweeter fica em 4kHz

 

então tu precisa que o sub tenha um corte passa baixa

que o mid teha um passa bannda (passa alta + passa baixa)

e que o tweeter tenha um passa alta

 

numa imagem, seria + - isso aqui (aqui os cortes são em lugares diferentes)

graf_df203l.jpg

 

já aviso, BONS componentes para cortes em baixas frequências são caros

 

Sim, eu quis dizer que eles vão funcionar nessa faixa de frequência.

 

Então vou ter que fazer 3 cross, 1 passa baixa, 1 passa banda e 1 passa alta, certo?? É, tenho trabalho pela frente rsrsrs.

 

Obrigado a tds

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer divisor seja passa altas ou passa baixas com cortes abaixo de 200hz vão te obrigar a usar indutores maiores que o falante ou com nucleos de ferrite que proporcionam saturação e distorção a rodo....Considere um crossover ativo...

 

Em relação ao sub. Excelente escolha. Um dos melhores já fabricados pela selenium... Tambem estou a procura de um par, porem de bobina simples para montar um projeto de RADIADOR PASSIVO...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer divisor seja passa altas ou passa baixas com cortes abaixo de 200hz vão te obrigar a usar indutores maiores que o falante ou com nucleos de ferrite que proporcionam saturação e distorção a rodo....Considere um crossover ativo...

eu não quis entrar no mérito disso, mas é melhor trabalhar com multiamplificação que tentar fazer este cross passivo mesmo

é agora que o cara se confunde rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...