Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Hafeco

O que é melhor para grave estendido: selada/12" ou dutada/10"?

Recommended Posts

Pessoal, boa noite!

 

Vou instalar um subwoofer em meu veículo, mas não quero uma caixa que dê mais que 35 litros de volume interno. Dentro dessa limitação, fico basicamente entre um subwoofer de 12" em caixa selada ou um de 10" em dutada. O objetivo é somente som interno, com uma qualidade razoável, mas que dê uma "pressão" legal (interna) quando quiser escutar mais alto. E, pra finalizar, meu gosto é por músicas com graves estendidos.

 

Um sub de 12" em selada teria as vantagens de usar uma caixa menor, ser mais potente e maior, daria uma batida boa. Mas sei que pra graves estendidos a caixa dutada é melhor, só não sei até que ponto. A dúvida então é: com um sub de 12" na faixa de 800wrms (Bravox E2K) em caixa selada bem construída, consigo um grave estendido melhor que um de 10" na faixa de 400wrms (JBL GTO 1014, por exemplo) em caixa dutada?

 

Quem quiser pode ainda recomendar subs melhores que esses que eu citei (valor máximo 500,00). Lembrando que os objetivos são, primeiro: volume da caixa no máximo 35 litros, mas quanto menor melhor; segundo: bons graves estendidos e que sejam o mais forte possível, mas com uma qualidade razoável para som interno.

 

Obrigado,

Henrique

 

Atualização: o veículo é um Tiida hatch.

Editado por Hafeco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://autosom.net/artigos/carbox.htm

 

Ñ dá p/responder pq vc ñ disse o que costuma ouvir, vc está falando de subs diferentes com caixas diferentes e o critério gosto é quem vai decidir no final.

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adriano, como dito, o objetivo são graves estendidos, acho que dito isso não preciso dizer quais músicas eu escuto. É chover no molhado.

 

E realmente estou falando de subs diferentes com caixas diferentes, mas os objetivos são comuns, essa é justamente a dúvida - qual dos dois seria mais adequado aos objetivos pretendidos. Pensei que os mais experientes em projetos de som pudessem me ajudar, pois, como dito, não sei até que ponto é essencial ter uma caixa dutada para obter graves estendidos.

Editado por Hafeco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu ficaria com o de 10"... grave estendido em selada é complicado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já pensou na possibilidade de um Bomber Up-grade de 10" em dutada. Já ouvi alguns em dutada e tocam forte. Se caprichar na caixa toca bonito. Excelente custo beneficio. Tem bom tibre. Se eu não me engano o modelo de 10" nao pede caixa maior que 35l só não sei o volume correto. Nesse caso você teria que simular uma a seu gosto.

Ah, só lembrando que se você gosta de ouvir músicas tipo "low bass" (graves muito baixos e estendidos), mesmo com módulo digital, e por períodos de tempo razoavelente longos, demandam um consumo elétrico acima da média. Não se esqueça de dar um up no sistema de alimentação (elétrico) do módulo. Ou você utiliza uma bateria mais forte (+ a/h), ou coloca mais uma auxiliar (se o bolso não reclamar) para ouvir suas musicas com o carro desligado. Ou ainda, pode fazer um "Big 3", para melhorar a estabilidade da tensão do sistema com o carro ligado, se o alternador não for muito fraco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adriano, como dito, o objetivo são graves estendidos, acho que dito isso não preciso dizer quais músicas eu escuto. É chover no molhado.

 

E realmente estou falando de subs diferentes com caixas diferentes, mas os objetivos são comuns, essa é justamente a dúvida - qual dos dois seria mais adequado aos objetivos pretendidos. Pensei que os mais experientes em projetos de som pudessem me ajudar, pois, como dito, não sei até que ponto é essencial ter uma caixa dutada para obter graves estendidos.

De que adianta graves estendidos em SQ usando sub de uma nota só (E2K)? P/mim, mudar p/um sub q seja musical é mais importante do q escolher o tipo de caixa.

Tb é importante saber qual amp pretende usar, já que está falando de potências diferentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já pensou na possibilidade de um Bomber Up-grade de 10" em dutada. Já ouvi alguns em dutada e tocam forte. Se caprichar na caixa toca bonito. Excelente custo beneficio. Tem bom tibre. Se eu não me engano o modelo de 10" nao pede caixa maior que 35l só não sei o volume correto. Nesse caso você teria que simular uma a seu gosto.

Ah, só lembrando que se você gosta de ouvir músicas tipo "low bass" (graves muito baixos e estendidos), mesmo com módulo digital, e por períodos de tempo razoavelente longos, demandam um consumo elétrico acima da média. Não se esqueça de dar um up no sistema de alimentação (elétrico) do módulo. Ou você utiliza uma bateria mais forte (+ a/h), ou coloca mais uma auxiliar (se o bolso não reclamar) para ouvir suas musicas com o carro desligado. Ou ainda, pode fazer um "Big 3", para melhorar a estabilidade da tensão do sistema com o carro ligado, se o alternador não for muito fraco.

 

Guilherme, você me deu uma ótima dica, olhei no site da Bomber e o Upgrade 10" pede dutada de míseros 20 litros! Sendo de boa qualidade sonora, como vc disse, certamente é uma ótima opção. Sobre o sistema elétrico, pretendo substituir a bateria original por uma de 90ah, não pretendo usar bateria auxiliar. Como não tenho costume de escutar som com o carro desligado, creio que não terei problemas. Sobre o big3, eu já ia fazer algo parecido que vi no Tiida Clube, mas seria melhorar a condutividade dos cabos originais - retirar tinta dos contatos, limpar, aplicar pasta de cobre, e só. Não sou muito fã de adaptações, frescura minha mesmo. O alternador é de 90 amp.

 

cara, tenta uma LT se tiver espaço.

 

Não sei calcular litragem de LT, mas espaço é o maior problema. Se a litragem de LT for maior que uma dutada, sem chance. Além do mais, parece ser bem difícil sua construção.

 

De que adianta graves estendidos em SQ usando sub de uma nota só (E2K)? P/mim, mudar p/um sub q seja musical é mais importante do q escolher o tipo de caixa.

Tb é importante saber qual amp pretende usar, já que está falando de potências diferentes.

 

Adriano, o problema é que eu sequer sei identificar qual sub é "de uma nota só". :unsure:

 

Pra mim sub é sub, o que eu sei olhar é potência e spl, e mesmo assim sei que esses números são relativos. Módulo a mesma coisa, apenas pensei em comprar um com potência similar à do sub, casando a impedância, e boa. Vejam que estou postando na área de iniciantes.

 

Reformulando então a questão: para graves estendidos seria melhor um JBL GTO de 12" em caixa selada ou um JBL GTO 10" em caixa dutada? Eu nunca tive sub de 10", os meus sempre foram 12", tenho medo de achar o grave dos de 10 "xoxos".

 

E fique à vontade para sugerir subs musicais e módulos bons, gostei bastante da sugestão do Guilherme (Upgrade) pelo custo x benefício.

 

Agradeço a todos pela ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Questo 350 10" dutada. O meu está em uma dutada de 44L Brutos e a sintonia não lembro agora.

 

Grava estremamente musical. Alimentado por um Clarion apx. Testei em um Kac-8105d kenwood, grave extremamente forte.. Usando a mesma potencia se mostrou mais forte, mas um pouco menos musical.

 

Uns dos melhores graves que já ouvi, mas ele é chato. Ampli de qualidade para o sub mostrar todo o potencial. Nada de Stetson ou Taramps.

Editado por Nisito BH-MG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adriano, o problema é que eu sequer sei identificar qual sub é "de uma nota só". :unsure:

 

Pra mim sub é sub, o que eu sei olhar é potência e spl, e mesmo assim sei que esses números são relativos. Módulo a mesma coisa, apenas pensei em comprar um com potência similar à do sub, casando a impedância, e boa. Vejam que estou postando na área de iniciantes.

 

Reformulando então a questão: para graves estendidos seria melhor um JBL GTO de 12" em caixa selada ou um JBL GTO 10" em caixa dutada? Eu nunca tive sub de 10", os meus sempre foram 12", tenho medo de achar o grave dos de 10 "xoxos".

 

Sub de 10" xoxo? Fique tranquilo.

Eu arriscaria JL (se achar um W6v1, é show, mas pode tentar um desses das linhas mais novas, talvez um W0), NAR ou Questo, q está sendo bem falado. Há tb o Fosgate P3.

Para esses subs e pensando em SQ, eu ñ usaria "qualquer" amp. Fiz os meus questionamentos pq alguns assuntos, às vezes, acho melhor analisar o set como um todo do que pensar em apenas um equipo. Isso faz muita diferença no resultado final. Às vezes é melhor abrir mão de um lado e ganhar de outro p/poder ter um resultado mais satisfatório. Mas tudo bem, depois te ajudamos com o amp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Questo com 37l obtém resposta sem picos e com bom grave.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Questo com 37l obtém resposta sem picos e com bom grave.

e pra adequar a resposta ao gosto do dono do tópico, eu faria um preenchimento bem bom na caixa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu nunca tive sub de 10", os meus sempre foram 12", tenho medo de achar o grave dos de 10 "xoxos".

 

 

 

Cara, por experiencia propria, pode ficar tranquilo que vc vai se surpreender com o de 10".

Eu tambem tinha este preconceito, graças ao instalador comprei um de 10" e até hoje não me arrependo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olhei no site da Bomber e o Upgrade 10" pede dutada de míseros 20 litros!

 

o UpGrade em dutada de 20lts fica irreconhecível... já testei e comprovei, um LIXO. uma de 35lts com duto de 25~28cm/3" fica show.

 

um sub que nunca vi comentarem por aqui é o Sony XR-GTR100L, put@ subzinho valente, bem musical e suporta bastante potência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o UpGrade em dutada de 20lts fica irreconhecível... já testei e comprovei, um LIXO. uma de 35lts com duto de 25~28cm/3" fica show.

 

um sub que nunca vi comentarem por aqui é o Sony XR-GTR100L, put@ subzinho valente, bem musical e suporta bastante potência.

 

Cosme, eu já tinha lido outros posts aqui sobre a litragem dele, não vou fazer de 20l. Meu projeto da caixa está com 32.

 

Estou entre ele, Fosgate, NAR e Questo, e tá difícil escolher entre qualidade ou custo x benefício. Tem trocentos posts elogiando muito o Upgrade, e eu não sou assim tão exigente, estou bem tendencioso a ele mesmo. Até porque andei vendo preço de módulos Alpine, Clarion, esses mais "top", desanimei mais ainda dos outros, pois pra ter um sub "top", o módulo tem que acompanhar, senão é jogar dinheiro fora.

 

Provavelmente vou ficar com um Soundigital SD400.1 + Upgrade 10", não é aquela qualidade, mas estou convicto de que vão atender minhas expectativas. Já ouvi falarem bem de ambos, têm um preço ótimo e é o único módulo que vai caber escondidinho do lado da caixa, mas com ventilação suficiente.

 

E já estou tranquilo em relação à caixa dutada de 10", que era a dúvida inicial do tópico. Pelo relato de todos, vi que vai ser melhor que uma selada de 12".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...