Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
NighTiger

Subwoofer queimou com som pausado !

Recommended Posts

Pessoal,

 

Meus dois subs que estavam ligados em paralelo, queimaram com o som do carro pausado.

O carro estava parado, e logo após eu ligar o carro e começar a andar, ainda com o som PAUSADO, os subs começaram a fazer barulhos estranhos e fortes, parei o carro em seguida e eles já estavam torrados saindo fumaça.

 

Dados:

Subwoofer: JL W3v3 500 RMS 4ohm

Amp: JL Slash v2 1000 RMS. (Aceita 1ohm até 4ohm se não me engano)

 

Estavam ligados em paralelo, ou seja, 2 ohm.

 

 

Alguma ideia do que pode ter acontecido ?

Obrigado.

Editado por NighTiger

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

que subs, bobina simples ou dupla, como estava a ligação das bobinas, e o amp qual é, suporta trabalhar em 1 ou 2 ohm?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dados:

Subwoofer: JL W3v3 500 RMS 4ohm

Amp: JL Slash v2 1000 RMS. (Aceita 1ohm até 4ohm se não me engano)

 

Estavam ligados em paralelo, ou seja, 2 ohm.

Editado por NighTiger

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo menos estava tudo ligado certo...

chegou a testar outros subs depois deste incidente?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As ligações estavam ok. Estou com o som há uns 4 meses.

Não fiz outros testes, eles queimaram ontem a noite, ainda estou em contato com a loja que instalou para ver qual foi o problema.

 

Então eu precisava saber as possíveis causas, para saber se isso pode ser um problema com a instalação ou se foi o equipamento que causou a queima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No mínimo estranho...

 

Uma vez aconteceu algo parecido comigo, som em volume 0, porém era o RCA com mal contato, fez uma barulheira, aí o sub excursionou (pulou) a ponto de sair a bobina do gap...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caraca que estranho, e que perda tbm :unsure: da uma olhada no que o fernandim falou pq quando rca esta mal colocado o sub PULA muito!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amanhã vou voltar na loja para fazer esses testes.

 

O Cone do sub colou na bobina, como se ele tivesse pulado para baixo e não para fora, tá pregado e nem mexe.

 

Reginaldo, não sei ainda sobre a tensão, a tensão baixa poderia ter causado esse problema ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já vi relatos de equipamentos que se danificaram por baixa tensão

 

Mas será que não tem proteção não senhor moderador?

 

Se o cone colou pra baixo, creio que tenha acabado com a bobina... :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fernando estou com um RE que vendi para um doido que conseguiu fundir o conjunto magnético na carcaça por distorção harmônica

 

Mesmo assim é difícil fazer uma afirmação sem ver a instalação

 

Todos nos estamos supondo

Editado por Reginaldocm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fernando estou com um RE que vendi para um doido que conseguiu fundir o conjunto magnético na carcaça por distorção harmônica

caracoles, imagina a que temperatura isso aí chegou pra fundir as coisas!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sei não viu.. mas isso ta com cara que o amp mandou corrente na saida e "colou" o falante até queimar....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sei não viu.. mas isso ta com cara que o amp mandou corrente na saida e "colou" o falante até queimar....

 

Era o que eu ia falar! Se ele colou "embaixo", foi DC que puxou o cone pra trás.... defeito no amp!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Era o que eu ia falar! Se ele colou "embaixo", foi DC que puxou o cone pra trás.... defeito no amp!

poiseh.. eh o que eu to achando tambem..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas a proteção também falha! Principalmente se o amp tava quente, mesmo estando o som pausado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao manjo muito oq pode ter acontecido... Mas falando em amp mandando corrente e proteçao falhando, sera que esse modulo nao ficou ligado muito tempo nao?

 

Qual seu player?!

 

Eu tinha um dvd alpine velho MESMO, que ligava sozinho, e deixava O remote ativado, ou seja, amp ligado.

Posso estar viajando, ou esse amp podia estar mandando corrente pro sub semcontrole...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Player é um DVD Alpine w505. Sim ele liga sozinho.

 

Mas o carro tinha ficado na garagem a tarde toda.

Depois que eu liguei o carro, eu andei uns 40 metros, e já parei o carro por causa do problema.

O Amp estava morno, mas pelo tempo que ele ficou ligado (Não deve ter sido nem 1min e com música pausada) deveria estar totalmente frio.

 

O que é a corrente DC ?

Será que concertar um Sub desse vale a pena ?

Editado por NighTiger

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma vz aconteceu com um amigo meu desse mesmo jeito, só que o som não estava pausado, estava baixinho mesmo com o volume no 10 parece, o som ficava forte a partir dos 30... era um som pioneer... mas enfim, eram 2 Selenium extreme de 12" ligados num corzus MATRIX 2000w RMS, e a causa foi que o módulo liberou a corrente direto na saída... ai já viu os extremes foram para o saco... travou a bobina no fundo do GAP, a bobina ficou parecendo um carvão....

 

edit: português...

Editado por vagner_diego88

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que é a corrente DC ?

Será que concertar um Sub desse vale a pena ?

imagine o seguinte..

vc tem uma bateria.. pega o positivo e o negativo e liga na bobina.. e não solta..

isso eh mandar corrente dc na saida.. simplesmente a bobina "cola" e nao excursiona.. superaquecendo e queimando consequentemente..

 

agora, conserto?

tem eh que exigir garantia..

se vc comprou tudo no mesmo local e consta no prazo ainda, pois não foi por barbeiragem sua e sim por problema do amplificador (se foi isso mesmo que aconteceu).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente o Amplificador eu comprei na internet, o restante foi nessa loja.

nao quero te desanimar.. mas se foi isso mesmo, o preju vai ser grande..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...