Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
blOom

[Dica] Vamos fazer nossos próprios coaxiais?

Recommended Posts

Bom, tudo começou quando eu tinha meu som do gol, que infelizmente não tirei fotos (dele todo montado). Faltava espaço pros médios e agudos, especificamente, "área de frente". Na época, fui bem extremista e mandei cortar as portas traseiras, e coloquei em cada porta um par de Snake ESV 610 + Driver titanium Hinor HDT 500.

 

Ficou perfeito e tal... mas nem todo mundo tem coragem de fazer isso!

 

Pensando nisso, lembrei que em certa época, a selenium (e a keybass, dentre outras) vendiam falantes com drivers acoplados na sua traseira! Eram os "street sound".. que nada mais eram, do que um street bass + um driver, na época D150ti + um crossover passivo com L-PAD pra reduzir a potência enviada ao driver.

 

dsc00345fa.jpg

Selenium Street Sound

 

 

 

 

O dustcap dele era de tecido, que deixava o som vazar sem problemas!

 

dsc00343xr.jpg

 

..sendo que ele não vingou, pois o street em si (como já conhecemos), chega sofrendo aos 400hz (apesar de ser usável até 800hz), enquanto que um driver ti de 1" sofre pra tocar abaixo de 1.2khz.

 

 

 

Na época era engraçado ver sons de mala sem driver, e os leigos sem entender de onde saia "o resto" do som! rsrs

 

 

bigPhoto_0.jpg

 

 

 

 

Enfim, tempos depois, tive a ideia, ainda na época do gol, de fazer o mesmo com os falantes que tinha! Como usava woofers de verdade (e não woofers mistos, tal como os street da selenium), não teria dificuldade em chegar a 1200hz que é o que um driver de 1" pede, ou até 2khz pra fazer o driver tocar com folga.

 

 

O processo seria simples! A traseira do 10pw3 e do snake ESV610 eram furadas.. com um furo de pouco mais de 1".. e davam direto no dust cap. Era só retirar o dust cap original e colocar um de tecido, e encaixar o driver na sua traseira.

 

 

Porém, infelizmente (ou felizmente), acabei trocando de carro, e refiz todo o meu projeto. Mas a ideia não me saía da cabeça... pois penso em montar um pequeno PA pra alugar.. e caixinhas com woofer sem driver aparente seria no mínimo curioso e interessante.

 

 

 

 

Eis que essa semana, o Gumersindo (a.k.a. Sindo), proprietário da Showcar (aqui de Aracaju), me falou que tava com essa mesma ideia. Iria tentar acoplar um driver ti na traseira de um Magnum Extreme de 8", com 250wrms.

 

 

Porque esse falante? Vários motivos!

 

- tem o melhor custo x benefício em termos de médio de baixo custo sem fazer vergonha

 

- tem boa potência admissível.. com 250wrms consegue acompanhar um driver ti. Uma 8pw3, por exemplo, não conseguiria!

 

- tem sua construção favorável! O furo no imã que atravessa todo o falante, dando acesso ao dust cap!

 

Eis o falante:

 

o0pv.jpg

 

Sua traseira, perfeita prum driver de 1"... a rosca do driver entra com alguma folga! Pode-se colocar algo pra "engrossar" a rosca e ela entrar justa, tipo fita isolante!

 

 

Essa gradezinha pode ser recortada com um alicate de corte fino, mas não é necessário! Não atrapalha significativamente o desempenho!

 

Como ficaria, já fixado o driver no falante:

 

6j7w.jpg

 

 

Um olhar mais cuidadoso, de lado, vendo o detalhe da fita isolante:

 

f7hs.jpg

 

 

Sugiro que esse espaço entre os imãs seja preenchido com algo, pra não deixar o driver "bambo", balançando! Podem ser pequenos calços de madeira cortados na medida certa. O driver ficaria preso ao falante também por abraçadeiras de nylon, garantindo a imobilidade! rsrs

 

De frente, originalmente o falante é assim:

 

 

esg8.jpg

 

Depois de uma reforma (esse havia queimado), ficou assim:

 

h4e5.jpg

 

 

Enfim... clean e eficiente!

 

 

 

E, sonoramente falando, não decepcionou!

 

Obviamente, perdeu um pouco de spl se comparado a um expansor de qualidade... mas como vai ser usado na proporção de um pra um, a quantidade compensa no final das contas!

 

 

Se já tivesse sido testado na época da instalação, abriria um leque de opções em sons sem ocupar muito espaço, tipo esse:

 

 

 

263315_477961355615168_735576972_n.jpg

 

 

Som instalado lá na showcar!

 

 

Poderia, nesse caso, ser usado 3 ou 4 médios, com os respectivos drivers ti acoplados... dando MUITO mais SPL na voz, e com mais folga, mais qualidade, menor possibilidade de queima.. além de ser algo inusitado, diferente!

 

 

 

Enfim, fica a dica pra vocês... e em breve, farei algumas adaptações no meu som também!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apenas acrescentando: Isso seria bem interessante, num trio goiano, por exemplo! Vários coaxiais desse fariam um belo som... 8 por porta, por exemplo... 2kwrms de puro médio (dá pra aplicar 3kwrms sem medo, por porta)

 

 

 

Outra dica boa: Dá pra usar um desses em tri-mode com uma SD250.2D... o woofer em bridge e o driver em estéreo.. um capacitor no driver e pronto! Casamento perfeito!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É só olhar os detalhes que citei.. se o fundo dele é furadinho e talz.. e se esse furo tem acesso ao dust cap. Se for vedado, já era. Mas se tiver acesso, só rasgar o dust cap, colar um de tecido beem leve e colocar o driver no fundo!

 

 

Tô me segurando pra não fazer isso no meu, colocar 4 x 8" com os drivers acoplados! O chato disso tudo é que acabei de montar com 12" + ti 2"... fooda kkkkkkkkkkkk o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como você disse, mudaria muito em questão de espaço, da pra colocar facilmente 4 de 8" com dois driver TI acoplados ocupando o mesmo espaço... e impressionando e muito os que desconhecem, teriamos woofer subindo mais ainda..kkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato! Mas eu faria o procedimento no dust cap dos 4, pra ficarem idênticos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas teria quer segurar no ganho né, dependendo do driver, imagina 4 edt7200 pra 4 médio 8",kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas teria quer segurar no ganho né, dependendo do driver, imagina 4 edt7200 pra 4 médio 8",kkkkk

 

A garganta do driver seria de 1", difícil de 2".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nos street a peça polar era usinada, formando uma corneta.

 

Apenas o furo de ventilação não forma uma, o final é abrupto e a perda de rendimento é bem grande. E sair amontoando mais drivers são é uma boa solução.

 

Sem falar que a área da boca é muito pequena. Se com uma área total de 6" muito driver não desce abaixo de 1000hz, imagine com uma boca de 1".

 

Se quer uma solução coaxial, use um driver pequeno, como o D200, numa corneta minúscula.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei da dica Bloom. Eu usei por um bom tempo esse bravox aqui: http://www.bravox.com.br/portal/produto.asp?id_CON=412

 

Ele tem um som muito agradável. Tem drive de titânio com 1,5pol de diâmetro (acho). Tenho um zerado em casa e estou procurando outro para fazer uma duplinha que ocupe pouco espaço heheheheh (no Ml tem um cara vendendo mais so o par).

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bloom apesar do woofer ser de potencia baixa, mais essa obstrução da vazão de ar dele aonde o driver e acoplado, nao causaria uma perca consideravel?

o driver tambem nao perderia muito por praticamente ficar sem a boca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nessa página se tem uma boa reunião de vários modelos de Coaxiais o que ajudaria em alguma coisa.

 

http://www.usspeaker.com/homepage.htm

 

O que chama atenção (se bem que esse parâmetro não é exato) é o modelo Beyma 15XA38ND com a incrível faixa de resposta de 25Hz-20kHz

Editado por fcoelhogomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MuITO LEGAL!!!!

 

vai ocupar mto menos espaço!!

 

mas me tira uma duvida aquele furo central não é pra resfriamento da bobina? vc tá tampando ele sem problemas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tampa o fundo, mas o dustcap eh de tecido ;) e outra, daria, se fossse um falante do zero ou queimado, para fazer os furos no gap, como em falantes maiores :D Tb poderia ser feito furos, ou na centragem e resinados, ou no cone e resinados...

Editado por gseverog2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MuITO LEGAL!!!!

 

vai ocupar mto menos espaço!!

 

mas me tira uma duvida aquele furo central não é pra resfriamento da bobina? vc tá tampando ele sem problemas?

MuITO LEGAL!!!!

 

vai ocupar mto menos espaço!!

 

mas me tira uma duvida aquele furo central não é pra resfriamento da bobina? vc tá tampando ele sem problemas?

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas como o driver vai render sem a corneta ? Tipo esse da Oversound que colocou um cone no meio http://www.oversound...al-1240-e-1540/

 

Rende sim. A finalidade da corneta é a de propagar melhor o som.

Dependendo do modelo teremos maior ou menor ângulo de dispersão horizontal ou vertical, além do fato de ter comprimentos distintos, o que interfere no alcançe que o som projetado.

 

Agora com relação a esses modelos que tem uma "trombetinha" ou cornetinha, dele propagar melhor do que esses que tem o Driver acoplado sem a corneta.

 

Agora seria interessante se alguém fizesse um teste aí com um Plug de Fase para ver se melhorava. Deve melhorar sim.

 

Para a montagem eu vi um modelo da Magnum que tem uma boa abertura para ventilação e talvez facilite a instalação de um Driver maior. Bem maior do que o normal, só que o falante é 1100w RMS e é bem caro, para testes, rs rs. Dessa marca, somente alguns modelos se salvam.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-483412190-subwoofer-magnum-bass-12-polegadas-1100w-rms-alto-falante-_JM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os magnum eu ja conheço de longa data , puta falantinho Full range que toca 100hz com gosto mesmo , usando sempre nos 150-1khz nunca decepcionou se não por sua baixa sensibilidade tem que ter potencia pra render bem , fora isso é o Melhor custoXbeneficio pra quem procura um Full como ele, da pra comprar por mixaria de $79 novo.

 

Para a montagem eu vi um modelo da Magnum que tem uma boa abertura para ventilação e talvez facilite a instalação de um Driver maior. Bem maior do que o normal, só que o falante é 1100w RMS e é bem caro, para testes, rs rs. Dessa marca, somente alguns modelos se salvam.

 

http://produto.merca...lto-falante-_JM

Esse af não é ruim , mais não sobe muito , arrisco 800hz morrendo pois tem o conjunto muito pesado , tanto é que descem bastante para um Af de 12".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é Artur. Se for fazer, vou tentar fazer com um falante além de barato com melhores parâmetros (assim que der vou dar uma olhada nuns falantes da PV Audio ou Keybass (Linha KW3, já ouvi e me surpreendeu), preferencialmente algo próximo dos parâmetros desses 15Pw3, mas acabei de vê-lo e tem uma abertura para resfriamento muito pequena) e teria de arrumar um Crossover passivo e um Driver de 1". Penso em pegar o Sd 110 ou SD 145 ou ainda o D220Ti.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom graças a seu post me arrisquei no meu primeiro par de coaxial, so gostaria de saber onde compro a calota de tecido pra colocar na frente pra não ter de improvisar uma e não ficar tão legal.

 

Dei sorte pois na minha cidade a uma fabrica de falantes Impackto falantes muito bons e resistentes ai pedi pra fazerem 2 pares de 10" com ima de 20cm diametro e com o buraco do imã de 2'' que dizem dar 600w rms ainda não pude tirar a prova mas tanto de timbre como tocando pouca potencia me agradou e muito e ja tive 10pw3, 12pw5,esx310.

 

Então casou perfeito com tambem pequeno driver oversound 9950 que tinha aqui e não tinha espaço pra eles ficou gigante o conjunto imã e quem vê de frente acha ser so um pequeno e simples falantinho de 10''

 

So falta a calotinha se tiver uma dica agraddeço

 

Ai vai umas fotinhos pra moçada se animar

 

Detalhe o seguinte por serem imãs muito grandes e pesados fiz um falante praticamente permanete colados com araldite profissional diferente do seu exemplo encaixado.

 

6b3x.jpg

 

 

67ez.jpgv6ii.jpg

Editado por solanosom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Solano não sabe brincar e já vem com essas ginorancia mouzz , JOSELITO's Mode .

 

 

Eu daria meu jeito de coloca uma corneta hl 1450 encaixada ali , o visuas talvez não fique muito bom , mais a funcionalidade sim.

 

Interessante esses falantes pois são os mesmos magnum , mesma carcaça , cone e etc tudo igualin mesmo .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...