Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Battousai

Projeto Big torres, imitação das famosas Cerwin Vega CLS-215

Recommended Posts

Olá amigos do fórum.

Há anos atrás me deparei com fotos de uma caixa residencial da Cerwin-Vega, chamadas CLS 215. Fiquei assombrado como caixas residenciais poderiam ter 2 woofers de 15" cada uma, e as mantenho como sonho de consumo desde então:

 

 

fb3aa4418823d08b9031d8033c324c69.jpg

 

O tamanho delas embaladas:

xls215_display_big.jpg

Pequenas não?

 

Enfim, um par dessas caixas novas nos EUA custa 1000 dólares, cerca de 2 mil reais. Mas como no nosso belo país tudo é hiperfaturado um par dessas belezinhas custa apenas TREZE MIL REAIS.

 

Então estou pensando em fazer um par de caixas em que possa ter uma resposta parecida (de 25hz a 20000hz) relativamente planos, que tenham uma aparência parecida (2x15, um médio e um tweteers por caixa), tocar com boa qualidade e muita força.

Claro que é um projeto que vai demorar a sair do papel, nem montei o sistema no meu carro que é onde passo a maior parte do tempo (trabalho com transporte executivo). Mas é um sonho ter um par de caixas residenciais poderosas.

E não faço questão que tudo toque em um amplificador só, pode ser um amp para os woofers e outro para os médios e agudos.

Os únicos woofers de 15" que acho que se enquadrariam nesse projeto seriam os Questo Audio de 250w rms por sua potencia, resposta de frequência e preço. Alguém tem outras sugestão? Queria usar JL Audio 15W0 mas são muito caros.

Agora quanto aos médios e agudos, ainda não sei. Não faço ideia de que médios de 6" ou 8" acompanhariam 2x15", tocando com boa qualidade. Sei que teria que perder um bom tempo planejando e construindo um bom divisor, talvez até com rede zobel para que toquem mais planos, assim como os tweeters.

Eu acho que 1000 reais por caixa seria uma boa meta para começar, o preço equivalente a uma caixa dessas nova.

O que acham, é muito irreal ou é viável?

A amplificação também não tenho ideia do que usar, seria algo em torno de 500W para cada par de woofers, e de 100 a 200 para médios e agudos. Também nada muito caro, algo usado talvez, ou até do Paraguai. Aliás não tenho preconceitos com marcas ou procedência, pode ser novo, usado, do Paraguai, automotivo ou residencial.

Algum pré seria necessário? Minha fonte de sinal principal seria meu notebook, ou algum futuro pc na sala de casa. ou ambos. Tocarão alguns cds originais e muita MP3, e vários gêneros musicais, mas predominantemente Rock e Black. Low bass dentro de casa é algo que considero muito legal :vts

 

Abraços e obrigado pela atenção

Gustavo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante, antigamente pirava nos vídeos do youtube dessas caixas tocando um hip hop e andando na sala hehe.

 

Questo 250w seria interessante, sensibilidade boa e ótimo rendimento.

 

Para woofer não sei o que te falar, mas Selenium PW3 na faixa de 150w rms.

 

Drive você pega um ti que pode descer melhor e sobe até os 20khz (teoricamente claro)

 

 

Eu não manjo nada de residencial, mas se for pensar ficaria um projeto legal. Não tenho tanta vontade mais de montar um set assim mais, hoje me dia penso em fazer 2 Baubo com 2 vias Nar CS3 e uma LT com sub de 12 Questo 350w, e quem sabe umas books pra fazer a central e traseiras pra fechar o 5.1 hehe.

 

 

Abraço, fica aí minha humilde opinião (que não deve ter ajudado muito claro)

 

Acompanhando

hand26

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Fernandim, qualquer ajuda é bem vinda!

Aliás, encontrei alguns testes dessas belezinhas:

http://www.theabsolu...15-loudspeaker/

http://www.soundstage.com/revequip/cerwinvega_cls215.htm

http://www.audioreview.com/cat/speakers/floorstanding-speakers/cerwin-vega/cls-215/prd_401440_1594crx.aspx

Editado por Battousai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow que show,

 

Ficaria BEM legal utilizando os Questos QS250A 15", algo bem ignorante para uma residência !

 

Eu utilizaria um bom par de mid bass para cada caixa de 6" ou 8" mesmo, um sensível e que tenha um bom médio grave !

 

Se fosse utilizar driver, como o Fernandin disse, uma TI com um guia de ondas ficaria bem legal para tirar a estridência do driver !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também ia sugerir os falantes da questo!

 

Mas eu não usaria TI, usaria um bom midbass e um tweeter! Se for pra usar um TI, tem que ser um bom TI!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow que show,

 

Ficaria BEM legal utilizando os Questos QS250A 15", algo bem ignorante para uma residência !

 

Eu utilizaria um bom par de mid bass para cada caixa de 6" ou 8" mesmo, um sensível e que tenha um bom médio grave !

 

Se fosse utilizar driver, como o Fernandin disse, uma TI com um guia de ondas ficaria bem legal para tirar a estridência do driver !

 

https://www.youtube.com/watch?v=jlHg9nKC2Ak

 

Está pra chegar o ti e os MB da PV que comprei pra montar no trio de um amigo!

 

Chegando posto impressões aqui pra você Battousai. Mas tô botando muita fé neles viu.

 

Bom, pelo menos o vídeo demonstrou muita qualidade! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Questo 15" + snake ESX 408 + Snake 4202 cortado baixo .

 

Simples , não muito caro e tenho impressão que ficaria muito bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sabe como se chama a musica do video ?

 

Pior que não, o vídeo é do LucasGYN, as vezes ele consiga!

 

 

Questo 15" + snake ESX 408 + Snake 4202 cortado baixo .

 

Simples , não muito caro e tenho impressão que ficaria muito bom.

 

Hum, invejosa, olha o recalque ein pipipi!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum, invejosa, olha o recalque ein pipipi!

Beecha máá .. [^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beecha máá .. [^]

 

Mas se for pensar fica um set interessante mesmo.

 

E amplificadores? O que seria ideal? Gostei dessa idéia...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mil por caixa? Até deve ser possível. Depende da qualidade que você quer, para ver o investimento que fará nos falantes, crossover e demais componentes. E ver alguém que faça as caixas por um bom preço.

 

Sempre que eu tenho procurar alguém para fazer um par de torres (pequenas, <40l) o preço é na faixa de R$750 só nisso. Parece que quando aparece a palavra "residencial" o preço duplica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu mesmo construirei as caixas Pad, e um amigo vai fazer o acabamento. Eu digo uns 1000 reais contando que consigo uma chapa de MDF de 18mm por uns 90 reais, sobrando uns 900 reais entre subs, falantes, divisores e fios. Aliás, acham que MDF é o ideal, ou por ser residencial há outras alternativas? Seria interessante fazer uma caixa colmeia, mesmo que o peso seja bem alto?

Quanto aos falantes médios e agudos ainda não sei. Teria que ser discutido por que acredito que teriam que ter uma boa sensibilidade para acompanhar um par de 15" a partir de onde eles conseguem subir. Aliás alguém tem ideia até onde eles sobem? Seria interessante colocarmos aqui um gráfico da resposta de frequência deles ou de algum outro subwoofer que tenha as mesmas características.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Menos mal.

 

Divisores você pode tentar um através do ML, então 100-150 por caixa.

 

Aí resta a questão dos falantes. Se você faz questão de 4 woofers, e o que vai de médio e agudo. Provavelmente, para ficar legal mesmo, um orçamento uns 30% seria interessante.

 

Se for nessa linha com dois woofers, seria interessante algum midrange profissional de 6 ou 8", com sensibilidade alta, e um driver de compressão para tweeter.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E que médios/agudos vocês recomendam? O que teria um bom custo beneficio nessa area? Falantes de 6" que tocam médios não são muitos modelos, talvez algum de 8"? E agudo, usariam twetter, supertweeter, driver de titanio???Editando:Achei algo que parece ser muuuuuuuuito interessante na madisound:http://www.madisound...-6a-6-midrange/Olhando o gráfico da resposta de frequência, temos um mid de 6" que tocaria bem entre 150/5000hz. E com essa boa eficiencia de 93,6db/w aplicando uns 150w rms, parece que acompanhariam bem os woofers de 15 e chegariam a um bom volume. Quem sabe uma corneta na frente da caixa até poderia aumentar ainda mais essa eficiência.

Editado por Battousai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recomendaria médiograves de cone de papel, Eminence ou Celestion.

Usaria um bom tweeter, não partiria para drivers ou supertweeters.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resposta plana? Rapaz, tudo o que isto não tem é resposta plana, a não ser que você use um puta EQ.

 

Eu faria algo assim com woofers leves, pra não ficar aquele som gordo e enjoativo. Algo como o 15pw3, por exemplo, um em dutada sintonizada BEM baixo (uns 40Hz) e o outro em selada. Acompanharia um par de woofers de 6" em horn e um bom tweeter.

 

O fo** aí vai ser acertar os crossovers, nada de "corto aqui, ali e lá, e já tá tocando". Algo pra se gastar ao menos 3 dias com triamplificação e mexendo nos cortes no foobar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Escrevi a maior bíblia e deu erro nesse car@lho!!! pqp!

Enfim, vamos lá!

Interessante a sua sugestão Kleber, mas será que os 15pw3 tocariam bem abaixo de 50hz, mesmo sintonizado baixo? Para rock ficaria fantástico, mas quero poder ouvir também ultra black moda foca low bass.

Quanto a tocar plano, aliás, vou mudar isso, gostaria que tocasse de maneira agradável, sem muitos picos ou vales. Que não soasse como corneteiros que colocam um sub cortado a 120hz pra baixo e depois disso as cornetas entrando em 5000hz. Por isso teria que ser um mid que tocasse acima de uns 150hz. Eu não ouvi os questo ainda, mas pretendo ouvir, tenho curiosidade para ver como se comportam acima de 80hz até 150, 200hz, fazendo a transição para os mids. Sei que vou ter que fazer um trampo fudido em cross e eq para acertar esse sistema, mas como eu disse, é um projeto a longo prazo, sonho com essas caixas a uns 7 anos, não faz mal esperar mais uns 2 anos para começar a montar rsrsrsrsrs. Quero poder obter uns 80% da qualidade que essas caixas tem, sei que é muito difícil pelo extenso trabalho de engenharia nelas, mas sei que tem alguns caras como você mesmo Kleber, que põe muito engenheiro acústico metido a besta no bolso. Mas seria um tópico de referencia para aqueles que gostariam de ter algo impressionante na sala, próximo ao que um norte americano paga em um par de caixas dessas.

Quanto aos medios e tweteers, tem alguma sugestão? Sei que você fez uma corneta com falantes de 5" para animar churrascos há um tempo atrás, como devo calcular a boca que essa corneta deve ter em relação a faixa da resposta de frequência pretendida? uns 200hz pra cima seria viável ou ficaria muito grande? Nesse caso, usar um par de 6" por caixa seria mais interessante?

Abraços e obrigado pela resposta

Gustavo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:+1

 

só que LowBass em casa é compleeexo, dependendo a situação o subgrave é ouvido melhor em outro cômodo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu estou fazendo uns testes no carro com o Questo QS350A cortando alto, no momento 120hz@6dB, e vai legal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu estou fazendo uns testes no carro com o Questo QS350A cortando alto, no momento 120hz@6dB, e vai legal

 

achei que "alto" fosse algo mais tipo 150~200Hz...

 

eu testei o meu cortado em 200hz@18dB pra acompanhar 2 8pw3 + 2st200+2d200 e ficou bem interessante o resultado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um corte LP em 120hz@6dB não pode ser considerado baixo pra sub

cheguei a deixar o corte em 250hz@18dB, mas estava tendo problemas com abafamento dos fulls (culpa dos mids, na verdade)

ainda estou testando algumas atenuações no mid pra casar com o sub, e vice versa, mas o Questo aparentemente pode sim ser cortado LP alto, só que a caixa não pode ser grande pra não ter delay nos subgraves e isso atrapalhar no resultado final

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ish, e eu q tô cortando meus Excursion 15" a 55Hz, acima disso vira pancadão o BASS..

 

foocross.png

 

carecido de umas 'caixinhas' pra escutar aquele vale ali, o agudo tá por conta dos speakers do note

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um corte LP em 120hz@6dB não pode ser considerado baixo pra sub

cheguei a deixar o corte em 250hz@18dB, mas estava tendo problemas com abafamento dos fulls (culpa dos mids, na verdade)

ainda estou testando algumas atenuações no mid pra casar com o sub, e vice versa, mas o Questo aparentemente pode sim ser cortado LP alto, só que a caixa não pode ser grande pra não ter delay nos subgraves e isso atrapalhar no resultado final

 

bom saber ;)

 

mas no dia a dia ele não passa de 50hz@6dB ou 63@18dB...

Editado por Fortes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...