Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Taviaum

Tudo sobre Retrofit - Faróis projetores

Recommended Posts

Fala galera!

 

Neste tópico vamos falar tudo a respeito de Retrofit.

 

Retrofit é a "arte" (rsrs) de colocar/adaptar projetores nos faróis refletores comuns. Existem diversos tipos de projetores, marcas, modelos, tamanhos, etc., todos com seus prós e contras.

 

Eu e alguns outros membros aqui do fórum estamos pensando em fazer retrofit em nossos carros. Eu já comprei meu kit, mas ainda não chegou.

 

Existem projetores próprios pra lâmpadas halógenas quanto para HID (High Intensity Discharge - Xenon).

 

 

Muitas pessoas utilizam projetores OEM, de carros "TOP", como Lexus, Infinity, etc.

 

 

Atualmente o melhor "Custo X benefício" pra nós, que somos iniciantes em retrofit, é o Morimoto Mini H1 6.0, que é um projetor específico pra HID, de uma boa marca americana, vendido diretamente pelo site do fabricante - TRS, http://www.theretrofitsource.com -, com preço acessível e muito fácil de colocar.

 

Este projetor praticamente não exige corte no farol, no refletor, adaptação com "L"s, parafusos, rebites nem nada disso.

O projetor é Plug'N'Play. Ele é fixado pela parte da frente do farol, no buraco da lâmpada original.

 

 

A fixação é feita da seguinte maneira:

 

Projetor -> anel de silicone -> | buraco da lâmpada | -> anel de aço -> rosca de aço -> acabamento de aço -> acabamento que prende a lâmpada

 

A parte de abrir os faróis (retirar a lente), pode ser feito usando secador de cabelo, soprador térmico (igual aqueles de aplicar insulfilm), ou mesmo forno de casa.

Pode parecer estranha a idéia, mas muita gente das gringas usa o forno para abrir os faróis.

 

Como cada carro tem uma lanterna diferente, tipos de selagem diferente, o tempo de temperatura do forno necessarios para abrir o farol é diferente.

Já vi gente que deixou o farol no forno por 7 minutos @90ºC e abriu, assim como gente (experiente no assunto) que deixou por 45 minutos @ 220ºC e abriu sem danificar também.

 

Um site muito bom para se pesquisar e entender mais do assunto, é o HID Planet - http://www.hidplanet.com.

 

DEIXO CLARO QUE NEM EU, NEM O AUTOFORUM NOS RESPONSABILIZAMOS POR QUALQUER DANO QUE VOCÊ VENHA A CAUSAR AO SEU FAROL, CARRO, PROJETOR (CASO VENHA A COMPRAR), OU QUALQUER OUTRA PARTE, ASSIM COMO A SI MESMO. ESTE MATERIAL É INFORMATIVO, E CASO NÃO CONCORDE COM ESTES TERMOS, NÃO SIGA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Taviaum... em breve farei no farol da space foco duplo mascara negra...

 

Vamos acrescentar algumas imagens também...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal o topico, penso em modificar meu farol logo logo. Estou acompanhando. Abraço.

 

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vou na mesma idéia e farei o DIY assim que sobrar uma grana. Só espero que o farol do meu carro abra da maneira menos invasiva possível.

 

Taviaum, vou conseguir manter o ajuste elétrico do facho do farol?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noise, pelo que eu já li e me informei, sim, pois ele fica no mesmo local da lãmpada do farol, entende? Mas nunca testei pessoalmente, tudo que sei é apenas na teoria, infelizmente ainda não botei a mão na massa pasmafaute

 

--

 

@topic

 

Aqui vao alguns exemplos de fotos desse projetor instalado em alguns carros, que retirei do site HIDPlanet:

 

Farol baixo:

 

IMG_0908_zps62a02d50.jpg

 

Farol baixo:

IMG_2239.jpg

 

Farol alto:

IMG_2242.jpg

 

Farol baixo a 20pés de distância (uns 6~7m):

 

IMG_2243.jpg

 

Farol alto:

IMG_2248.jpg

 

E aqui uma foto do projetor instalado no carro (um Cruze 2012 ou 2013):

 

13763d1367932288-retrofit-mini-h1-6-0s-retrofit.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrei daquele tópico do projetor das milhas do gol G3. Teve até um usuário que montou no farol do Corsa.

 

Eu dei uma desanimada de projetores, mas pra xenon é o ideal. Só não nos livra das multas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrei daquele tópico do projetor das milhas do gol G3. Teve até um usuário que montou no farol do Corsa.

 

Eu dei uma desanimada de projetores, mas pra xenon é o ideal. Só não nos livra das multas.

 

kleber, não nos livra na teoria, eu acho, porque na prática, você tem 99% de chance de não ser parado numa blitz com farol projetor. Primeiro que não ofusca, segundo que fazendo uma boa instalação parece OEM.

 

Se eu com xenon 4.3k no Polo, que ofusca um pouco, não sou parado, com projetor acho mínima a chance de ser parado.

 

A não ser que o cara queira fazer um pente fino, e peça pra vc provar que é OEM e tal... mas na minha opinião, a chance é bem menor.

 

 

Eu pensei em colocar projetor no milha também, talvez os projetores do Fusion ou o Morimoto Matchbox

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vou na mesma idéia e farei o DIY assim que sobrar uma grana. Só espero que o farol do meu carro abra da maneira menos invasiva possível.

 

Taviaum, vou conseguir manter o ajuste elétrico do facho do farol?

Consegue sim, tanto o ajuste elétrico quanto manual movem o refletor inteiro e não só a lâmpada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Consegue sim, tanto o ajuste elétrico quanto manual movem o refletor inteiro e não só a lâmpada.

 

Isso me agrada! Quando rolar o DIY acho que vou contratar você pra me dar umas dicas ao vivo. Ainda está em Joinville?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso me agrada! Quando rolar o DIY acho que vou contratar você pra me dar umas dicas ao vivo. Ainda está em Joinville?

hummmmmm. :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

kleber, não nos livra na teoria, eu acho, porque na prática, você tem 99% de chance de não ser parado numa blitz com farol projetor. Primeiro que não ofusca, segundo que fazendo uma boa instalação parece OEM.

 

Se eu com xenon 4.3k no Polo, que ofusca um pouco, não sou parado, com projetor acho mínima a chance de ser parado.

 

A não ser que o cara queira fazer um pente fino, e peça pra vc provar que é OEM e tal... mas na minha opinião, a chance é bem menor.

 

 

Eu pensei em colocar projetor no milha também, talvez os projetores do Fusion ou o Morimoto Matchbox

 

Cara, tudo depende do carro. Se o PM olhar seu carro básico e perceber que é xenon, e quiser multar, vai multar. Vai da boa vontade, pois o argumento da multa é a alteração no sistema elétrico, e não a inadequação de foco no farol.

 

Pra um carro melhorzinho com certeza passa numa boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso me agrada! Quando rolar o DIY acho que vou contratar você pra me dar umas dicas ao vivo. Ainda está em Joinville?

Se tudo der certo eu vou morar indefinitivamente por aqui, BM já foi sondar a faculdade e especulam que a Meca pode levantar fábrica na região também.

 

Quando chegar as paradas me dá um toque, vai uns dois dias pra fazer o trampo bem feito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, tudo depende do carro. Se o PM olhar seu carro básico e perceber que é xenon, e quiser multar, vai multar. Vai da boa vontade, pois o argumento da multa é a alteração no sistema elétrico, e não a inadequação de foco no farol.

 

Pra um carro melhorzinho com certeza passa numa boa.

 

Concordo totalmente. Vai da boa/má vontade do PM. Mas de qualquer forma, a chance de ser multado usando xenon jogando luz na cara deles e um projetor que nao ofusca eles, eu prefiro a segunda opção... hehe

 

Se tudo der certo eu vou morar indefinitivamente por aqui, BM já foi sondar a faculdade e especulam que a Meca pode levantar fábrica na região também.

 

Quando chegar as paradas me dá um toque, vai uns dois dias pra fazer o trampo bem feito.

 

Quando vocês forem fazer, tirem fotos do processo e postem pra gente, por favor! vai ajudar bastante gente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Umas dicas para o pessoal que vai fazer no Diy .

 

Hora mais tensa , abrir o farol , pode usar soprador de calor, da muito trabalho e alguns faróis tem mais cola e não abrem , ai parte para o forno , coloca ele em 200º por 20minutos e desliga , ai coloca o farol dentro por uns 5-10minutos e depois retira a lente usando uma chave de fenda para ajudar a soltar a lente , tem que ser rápido pois esfria rápido .

 

Faróis de vidro pode ir direto no forno que é tranquilo , nos de policarbonato tem que ter cuidado pois pode amarelar a lente se passar do ponto é melhor tentar com o soprador antes no policarbonato .

 

Para fechar o melhor que existe é cola de parabrisa , as outras de silicone não seguram direito e acaba entrando agua .

 

Quando abrir não tocar de maneira nenhuma na parte cromada do refletor , use luvas , pois a camada de cromo é bem sensível e com a sujeira das mãos pode oxidar .

 

Cuidado na hora de comprar , escolha bem o Shroud "capas de acabamento" para não ficar muito grande ou muito pequeno e acabar ficando feito esteticamente.

 

Hoje esta muito fácil , temos projetores partindo de U$50 comprando direto da china , quem tem mais experiencia usa os de carros Tops , compra os farois de carros batidos em desmanche e retira os projetores , mais ai a engenharia é muito maior .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tudo der certo eu vou morar indefinitivamente por aqui, BM já foi sondar a faculdade e especulam que a Meca pode levantar fábrica na região também.

 

Quando chegar as paradas me dá um toque, vai uns dois dias pra fazer o trampo bem feito.

 

Achei um link de uma empresa italiana .... Estou só vendo as fotos por enquanto, mas em meio a coisas toscas e de mal gosto, existem coisas bem feitas.

 

http://m.facebook.com/rdcustom?id=156403794451408&_rdr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Amigos !!

 

Geralmente acompanho o fórum mais na leitura, mas sobre esse assunto acho que consigo ajudar em alguma coisa !

 

meu pai tem esse esquema no carro dele! (Saveiro Cross 12/13) - Fica muuuuito Top !!

 

Prós:

 

- Aumento de visibilidade (tem um ganho legal e FOCADO !);

- Visual agressivo ! (o dele é o modelo com "AngelsEyes");

 

PORÉM !... (há um pequeno CONTRA, pelo menos no nosso caso aqui....!)

 

Por ser farol alto e baixo na mesma lâmpada (bi-xenon) [Além do alto amarelo original hehe], as vezes quando vc pisca o alto (tem um esquema que é tipo uma "molinha"que puxa para frente e para trás, ativando e desativando o mesmo), essa porcaria de mola as vezes "trava/emperra"[e somente um dos lados o do motorista fica no alto all-time :banghead ] hauhauahuahuah (não sei se é o meu equipamento que é china ou se todos tem esse problema... mas fica o alerta heuhuehe), como não sei a marca não tem como postar (o que seria interessante se alguém tiver problemas prós e contras postar também para nos aprimorarmos a técnica !!)

 

acho que no mais é isto !

 

#ficadica! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É um eletro imã com uma mola que desloca um tampão que cobre a lente , complicado isso , nunca vi problemas dele travando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse problema de travar o solenóide é comum nos Morimoto Mini até a versão 5.0, mas na 6.0 foi corrigida.

 

Dêem uma olhada nesse link, que mostra um How-to de como resolver este problema (Isso é específico pro Morimoto Mini, mas acho que funciona em qualquer projetor bi-xenon, pq o sistema de solenóide acho que é o mesmo): http://www.hidplanet.com/forums/showthread.php?35918-How-To-Pre-Install-Morimoto-Mini-Tips

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

 

Minha contribuição... mais fotos do retrofit no meu 308.

 

Aproveitei e mandei fazer máscara negra. Não foi DIY, mandei instalar.

 

O carro está meio sujo nas fotos e o farol direito está queimado... mas, dá para ter uma noção! rs

 

Comprei tudo na "The Retrofit Source Inc" e abaixo os itens comprados na época:

 

Products

------------------------------------------------------

1 x Bi-xenon Morimoto Mini Stage III Kit (H1) (MiniH1III) = $305.00

Halos No Thanks

Bulbs H1: Morimoto 3Five 5000K

Ballasts Morimoto 3Five (35w)

Re-sealing Glue Yes please

Wire Harness Relay: H1

Projectors LHD (North American Standard)

Shrouds Gatling Gun

1 x H11: Morimoto 3Five (3FiveH11) = $40.00

Kelvin 5000K

------------------------------------------------------

Sub-Total: $345.00

USPS Express Mail International: $63.42

Total: $408.42

 

dsc02577vt.jpg

dsc02578yr.jpg

dsc02588k.jpg

dsc02587r.jpg

dsc02586fu.jpg

dsc02585dv.jpg

dsc02584h.jpg

dsc02583uu.jpg

dsc02582c.jpg

dsc02581or.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MarcelloDV, eu achei o facho de luz muito fraco ..... Isso é impressão minha? Usou flash pra tirar a foto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noise! concordo com você! rs Queria mais forte do que isso. To pensando seriamente em instalar um xenon de 50w, já que o meu deu mer** (na lampada ou reator, não sei ainda).

 

Ah, as fotos foram batidas sem flash mas com iluminação artificial (lampada fria).

Editado por MarcelloDV

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...