Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Batistuci

Regulagem woofer e cheiro no alto falante.

Recommended Posts

Boa tarde Galera,

Antes de colocar minhas dúvidas, quero informar que sou bem leigo e acabo comprando coisas que ao meu ver são boas e no final são horríveis rs. Vamos aos meus equipamentos.

CD Pioneer 1580

Modulo 1 Taramps TA2000 e um 1 T800

Duas cornetas 405 trio.

1 Woofer Eros Target Bass

2 baterias, uma no cofre com 60 e outra no porta malas de 110.

Minhas dúvidas:

Estou sentindo cheiro de resina do alto falante quando estou ouvindo meu som, e queria saber se fiz algo de errado. Vi aqui no forum que para regular o ganho eu teria que ver a potencia máxima do meu aparelho e ir nos seus 50% para começar a regular, o problema é que arrumo tudo certo (ao meu ver), pego um estilo de musica que ouço sempre e acerto o modulo para não clipar, só que o cheiro persiste. Vi também no forum que era para pegar a saida do rca do radio e calcular de acordo com o ganho do módulo só que não sei fazer isto. Além do ganho, tem o high Pass, Low Pass e Bass Boost (já deu pra se ligar o quanto manjo de som né). Abaixo estão as informações do modulo e aparelho para que possam me ajudar a regular, precisaria da regulagem tanto no aparelho quanto no módulo.

Modulo:

- Numero de Canais – 01

- Classe de Operação – (D)

- Potência Máxima @ 13,8VDC – 4 OHMS – 2400 WRMS

- Potência Máxima @ 13,8VDC – 8 OHMS – 1502 WRMS

- Potência Máxima @ 12,6VDC – 4 OHMS – 2000 WRMS

- Potência Máxima @ 12,6VDC – 8 OHMS – 1252 WRMS

- Sensibilidade de Entrada – 300mv – (com level a 100%)

- Distorção Harmônica Total (THD) – 0,2 %

- Relação Sinal/Ruído – (> 90dB)

- Fator de Amortecimento – 280

- Resposta de Frequência – 5Hz à 15KHz (-3dB)

- Crossover

High Pass – 5Hz à 50Hz (-12db/8ª) - Variável

Low Pass – 50Hz à 15KHz (-12db/8ª) - Variável

- Bass Boost – 0 a 10db (50Hz)

- Impedância de Entrada – 22K OHMS

- Sistema de Proteção:

Curto na Saída e Tensão Alta / Baixa

- Tensão de Alimentação Mínima – 10,5VDC

- Tensão de Alimentação Máxima – 15VDC

- Consumo em Repouso – 1,3 Amp.

- Consumo Máximo Musical @ 12,6VDC – 102 Amp.

- Consumo Máx. em Sinal Senoidal (100Hz) @12,6VDC – 204 Amp.

- Dimensões (LxAxP) – 268 x 72 x 230mm

- Peso – 3,1Kg

Aparelho:

5 equalizações pré-definidas e 2 personalizáveis

Advanced sound retriever

Equalizador gráfico de 5 bandas

Ganho LPF (-24 a +6 dB)

HPF (50,63,80,100,125,160,200) HZ; Atenuações de 6DB/OITAVA ou 12DB/OITAVA

Loudness em 3 níveis

LPF (50,63,80,100,125,160,200) HZ; Atenuações de 6DB/OITAVA ou 12DB/OITAVA

Nível máximo de saída RCA de 2V

Potência de saída contínua (RMS): 23W x 4 a 4 Ohms

Reforçador de graves

SLA (ajuste de nível de fonte) de 9 níveis

Agradeço realmente a quem possa me ajudar, estou meio frustrado pois no primeiro dia em que instalei este som (não foi eu quem instalei, podem ficar tranquilos que o carro não pega fogo rs), o alto falante queimou e fiquei um mês esperando a chegada dele. Sei que pra muitos isso não é nada, mas pra mim que sou ansioso foi uma tortura.

Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra informação rs, perguntei para o instalador pq havia queimado o outro alto falante e ele me disse que isto acontece por falta de alimentação no modulo e que o Taramps é ruim por causa disto, ele transforma amperagem em voltagem e sempre queima os alto falantes. Isso é verdade ?

Compartilhar este post

Link para o post

Outra informação rs, perguntei para o instalador pq havia queimado o outro alto falante e ele me disse que isto acontece por falta de alimentação no modulo e que o Taramps é ruim por causa disto, ele transforma amperagem em voltagem e sempre queima os alto falantes. Isso é verdade ?

carambaaaaaaaa de onde esse "estaladoor' tirou essa "ele transforma amperagem em voltagem e sempre queima os alto falantes"

nao tem isso naoo cara....

vc postou quase todas as informações necessárias, faltou as informaçõesdo falante e da caixa que vc ta usano..

o falante ja foi amaciado ?

vc pegou ele novo e ta decento o cassete nele ??

quando o falante ta novo pode até ser casual ele sair um cheiro de resina mesmo.... até que ele fique macio mesmo...

ou entaoo o falante ta distorcendo muitoo a ponto de defer a bobina!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite Wallace,

Fiz uma caixa mas não gostei, pedi uma coisa e quando fui ver era outra. Mandei em outro lugar e me parece que vai ficar bacana com 150 litros, só que como as cornetas jarrão vão estar na mesma caixa acho que vai dar uma baixada na litragem, é isso mesmo? Quanto ao alto falante, estou ouvindo uma hora ou outra alto mas com um baita medo de queimar a bobina. E também não sei como amaciar o alto falante, pra te falar a verdade nem sabia que isto era necessário. Se puder me ajudar com algo, agradeço.

Um forte abraço e muito obrigado pela força.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei nem falando, o alto falante é novo sim mas já tinha mandado para Eros para substituir a bobina que havia queimado. Então quanto a distorção acho que não, pelo menos quanto a analise de ouvido né, as batidas estão bem bacanas, o ganho esta bem abaixo da metade e o modulo não clipa agora quando vou ouvir um psy trance e a batida é constante o cheiro acaba vindo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei nem falando, o alto falante é novo sim mas já tinha mandado para Eros para substituir a bobina que havia queimado. Então quanto a distorção acho que não, pelo menos quanto a analise de ouvido né, as batidas estão bem bacanas, o ganho esta bem abaixo da metade e o modulo não clipa agora quando vou ouvir um psy trance e a batida é constante o cheiro acaba vindo.

tipo cara quando o alto falante é novo eh normal dar um cheirinho mesmo.... amaciar quer dizer usar ele sem forçar mto pelo menos no começo....

mais alguma regulagem no seu aparelho deve estar errada... eu te aconselho a levar em alguma loja especializada para dar uma olhada ou marcar aki exatamente as regulagens q está no aparelho.... mais o ideal seria vc por o aparelho para tocar em flat e regular no cross.... isso q estou dizendo é oque eu me informei aqui no forum algum membro mais experiente vai te ajudar a regular os cortes no cross

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu meu parceiro, amanhã mesmo vou pegar todas as configurações do meu aparelho. Mais alguém ?

Compartilhar este post

Link para o post

como nosso amigo ja explicou...

o "amaciamento" do falante é usar ele por alguns dias sem espancar mt o falante pra que ele se solte, e nesse periodo e normal sair um cheiro mesmo...

sobre o player, seria bom fazer os cortes no player no cros e no modulo ? SIM! pois assim o corte fica mais preciso, mas em teu caso e melhor deixar em flat o player e fazer os cortes no cros!

e se vc nao tem nennhum pouco de conhecimento e melhor levar em uma loja reconhecida...

sobre a litragem da caixa, com o driver na caixa do falante a litragem diminui sim, porem nao uma coisa muitoo drastica, mas se houver uma maneira de aumentar um pouco a litragem da caixa para fica no ponto exato seria melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

como nosso amigo ja explicou...

o "amaciamento" do falante é usar ele por alguns dias sem espancar mt o falante pra que ele se solte, e nesse periodo e normal sair um cheiro mesmo...

sobre o player, seria bom fazer os cortes no player no cros e no modulo ? SIM! pois assim o corte fica mais preciso, mas em teu caso e melhor deixar em flat o player e fazer os cortes no cros!

e se vc nao tem nennhum pouco de conhecimento e melhor levar em uma loja reconhecida...

sobre a litragem da caixa, com o driver na caixa do falante a litragem diminui sim, porem nao uma coisa muitoo drastica, mas se houver uma maneira de aumentar um pouco a litragem da caixa para fica no ponto exato seria melhor.

Mas me diz uma coisa, verifiquei no site da Eros e lá falam em 121 lts por acaso uma litragem maior prejudica o alto falante ?

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

quanto maior a caixa vai gerar um grave mais longo... isso vai depender da sintonia da caixa tbm, tente usar um corte maior no player para nao fazer o alto falante descer mto para deixar umas pancadas mais secas.... estou na hora do meu almoço agora. anoite quando chegar vou ver certinho as configuraçoes como estão no meu player e vou marcar aki... ai vc tenta fazer o teste ... abraços

Compartilhar este post

Link para o post

quanto maior a caixa vai gerar um grave mais longo... isso vai depender da sintonia da caixa tbm, tente usar um corte maior no player para nao fazer o alto falante descer mto para deixar umas pancadas mais secas.... estou na hora do meu almoço agora. anoite quando chegar vou ver certinho as configuraçoes como estão no meu player e vou marcar aki... ai vc tenta fazer o teste ... abraços

Valeu mesmo pela força meu camarada, vou esperar até a noite então. E a caixa meu brother, você acha que uma euclides vai fficar bom em meu som ?

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu mesmo pela força meu camarada, vou esperar até a noite então. E a caixa meu brother, você acha que uma euclides vai fficar bom em meu som ?

opa é o seguinte se o cara q vc mandou fazer a caixa nao acertou a caixa mesmo sendo dutada imagina a euclides q eh mais chatinha de fazer?

se eu fosse vc arriscaria fazer uma caixa identica a q o manual recomendou caixa euclides na minha cidade eu só vi em tornados de 15... está tocando relativamente bem

mais vamos ao q interessa

meu som não possuia crossover... então nao sei qual regulagem seria a correta....

no meu módulo tbm nao consigo tem informar como estava pois vendi meu som hj para montar um novo projeto um pouco mais forte

mais as configuraçoes do player eu anotei exatamente como estava lá meu aparelho para nao ter erro

é do mesmo módelo do seu entao nao tem como dar errado

sub w : nor

sub w ctrl : 100hz

bass boost : 0

hpf settings 100 hz : -6

sla : 0

fader - front 1 ...... no seu caso caso como tem uns driver monstro pode deixar no 0 ou no rear 1

balance: center 0

loudness: hi

espero ter ajudado qualquer coisa estamos aew... sobre o cross vou tentar me informar com os instaladores que conheço para te ajudar

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

opa é o seguinte se o cara q vc mandou fazer a caixa nao acertou a caixa mesmo sendo dutada imagina a euclides q eh mais chatinha de fazer?

se eu fosse vc arriscaria fazer uma caixa identica a q o manual recomendou caixa euclides na minha cidade eu só vi em tornados de 15... está tocando relativamente bem

mais vamos ao q interessa

meu som não possuia crossover... então nao sei qual regulagem seria a correta....

no meu módulo tbm nao consigo tem informar como estava pois vendi meu som hj para montar um novo projeto um pouco mais forte

mais as configuraçoes do player eu anotei exatamente como estava lá meu aparelho para nao ter erro

é do mesmo módelo do seu entao nao tem como dar errado

sub w : nor

sub w ctrl : 100hz

bass boost : 0

hpf settings 100 hz : -6

sla : 0

fader - front 1 ...... no seu caso caso como tem uns driver monstro pode deixar no 0 ou no rear 1

balance: center 0

loudness: hi

espero ter ajudado qualquer coisa estamos aew... sobre o cross vou tentar me informar com os instaladores que conheço para te ajudar

abraços

Valeu mesmo Paulinho, já está me dando uma luz no fim do túnel rs. Passei hoje em uma loja de som aqui perto de casa e o cara me falou que a caixa esta toda errada kkkkkk, ele parece ser bem instruído e vou seguir seus conselhos. Caso você consiga a regulagem do modulo não esqueça do amigo aqui.

Um forte abraço parceiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Toma cuidado pq as vezes voce regula no volume 55 e nao ta clipando, ai na proxima musica pode ser mais alto e clipar nesse mesmo volume, então as vezes pode ser isso.

Cheirar queimado quando o AF e novo é normal, tenho 2 EROS MB 3.2 e tocando a uns 4 meses e até hoje sinto um pouco o cheiro. Mas nada de anormal. O que nao pode deixar é clipar mesmo.

Alto falante queima por distorção(CLIP) na grande maioria.

Editado por João Miguel.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola, teu Target é 18" pra usar esse alto volume acima de 100L? Passe as dimensões externas da caixa e comp. , larg e altura do(s) duto(s).

Explique melhor qual o modelo do alto falante..... Eu por exemplo deixo meu 18" em 50 a 125Hz maximo quando em vol. alto, pra saber se tá em 50Hz é só girar todo o botão do High Pass ate 50 no teu Taramps, já o Low pass pode deixar quase no fim perto de 15k ... e use a saida RCA de Sub nele, assim tera um low pass feito pelo CD player exatamente em 125 ou 160Hz. Pode ser que assim não ''judie'' tanto pois talvez esteja tocando uma gama muito alta de frequencias etc.....

Ah isso se vc ja não abandonou seu tópico rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Ola, teu Target é 18" pra usar esse alto volume acima de 100L? Passe as dimensões externas da caixa e comp. , larg e altura do(s) duto(s).

Explique melhor qual o modelo do alto falante..... Eu por exemplo deixo meu 18" em 50 a 125Hz maximo quando em vol. alto, pra saber se tá em 50Hz é só girar todo o botão do High Pass ate 50 no teu Taramps, já o Low pass pode deixar quase no fim perto de 15k ... e use a saida RCA de Sub nele, assim tera um low pass feito pelo CD player exatamente em 125 ou 160Hz. Pode ser que assim não ''judie'' tanto pois talvez esteja tocando uma gama muito alta de frequencias etc.....

Ah isso se vc ja não abandonou seu tópico rsrsrs

Mas me diz uma coisa, meu Taramps é de 2000rms e esse falante é de 2250 não dá pau ? Só comprei este modulo pois o vendedor falou que casava, agora estou com uma bucha.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaziada me ajudem, no player tem uma configuração onde esta escrito Tras/Sub , Sub/Sub, em qual devo deixar ?

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem crossover? Se tem crossover eu usaria tras/sub e ligaria o mesmo no TRAS e faria os cortes no cross. Se não tem liga na saida SUB o target bass e faz os cortes pelo player e na saida TRAS liga o modulo da corneta e faz o corte pelo modulo da corneta.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas me diz uma coisa, meu Taramps é de 2000rms e esse falante é de 2250 não dá pau ? Só comprei este modulo pois o vendedor falou que casava, agora estou com uma bucha.

Abraço.

Apesar de ter 2000w ele nem deve estar dando teoricos 1500 /1600w devido a pouca bateria, também estou usando o meu assim devido a falta de $.

Na verdade vc não está tirando todo o potencial do woofer, eu mesmo acho que vc deveria adquirir algo mais puxado pra sub quando se usa apenas "um" woofer fica dificil tocar "musica" pra fora, dai vc vai la e tora o volume pra ver se compensa rsrs, isso que eu tinha hpx 15" ainda assim senti falta de sub, a solução foi um qualquer de 18" e não me arrependo... agora se concentre e responda as minhas perguntas acima, senão fica dificil te ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de ter 2000w ele nem deve estar dando teoricos 1500 /1600w devido a pouca bateria, também estou usando o meu assim devido a falta de $.

Na verdade vc não está tirando todo o potencial do woofer, eu mesmo acho que vc deveria adquirir algo mais puxado pra sub quando se usa apenas "um" woofer fica dificil tocar "musica" pra fora, dai vc vai la e tora o volume pra ver se compensa rsrs, isso que eu tinha hpx 15" ainda assim senti falta de sub, a solução foi um qualquer de 18" e não me arrependo... agora se concentre e responda as minhas perguntas acima, senão fica dificil te ajudar.

Vou pegar as medidas e te passo, quanto ao modelo do alto falante é aquele Target Bass 4.5k de 2250 wrms.

Compartilhar este post

Link para o post

i Aposto que seu target e de 8 Ohms ne ??

cara compra aii uma SD8K e compra +1 Target =D

mas olha só se seu woofer for 8ohms, sendo otimista o modulo vai mandar 1200rms em cima do woofer ou seja, metade do que ele precisa..

isso pode acarretar queima da aparelhagem, pq quando der o gravao, o woofer vai pedir potencia mas o modulo não vai ter para liberar ai causa akelaa distorção....

i essas distorções fazem um malll do caraii pra bobina do woofer

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...