Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
fusca80

Dúvidas de direcionamento e funções da HU - SQ entrada

Recommended Posts

Boa noite pessoal, gostaria de uma ajuda em 2 dúvidas que ainda tenho com relação a um projeto que pretendo iniciar.

Estou entranda agora no SQ mas já acompanho som automotivo des de 1996. O carro será um Corolla 1999, já possuo um kit Morel Tempo de 6" lacrado que peguei em uma troca, minha primeira dúvida é com relação ao direcionamento, sei que a maioria fala que Morel é bom on-axis, mas farei of, ai que surge a dúvida, direcionado para onde? Em que ponto do carro as ondas devem se cruzar? A outra e maior é com relação a HU, quais funções são indispensáveis na hora de escolher? TA é realmente necessário em um projeto de entrada?

Obrigado a todos,

Rodrigo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq off?

TA não é necessário se tu não quiser gastar com isso, mas que melhora muito a experiência de se escutar música, isso não tem como negar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, gostaria de uma ajuda em 2 dúvidas que ainda tenho com relação a um projeto que pretendo iniciar.

Estou entranda agora no SQ mas já acompanho som automotivo des de 1996. O carro será um Corolla 1999, já possuo um kit Morel Tempo de 6" lacrado que peguei em uma troca, minha primeira dúvida é com relação ao direcionamento, sei que a maioria fala que Morel é bom on-axis, mas farei of, ai que surge a dúvida, direcionado para onde? Em que ponto do carro as ondas devem se cruzar? A outra e maior é com relação a HU, quais funções são indispensáveis na hora de escolher? TA é realmente necessário em um projeto de entrada?

Obrigado a todos,

Rodrigo

 

Cara, cruza pelo menos apontando pro centro do carro, em cima do freio de mão... local pode ser na coluna ou nos acabamentos internos dos retrovisores...

 

Sobre Hu, existem modelos que já são feitos pensando em um mínimo de qualidade, vou citar alguns:

clarion linha dxz 785 e 786

pioneer p 80 prs,

kenwood excelon linhas 794,994,996,993, etc

alppine cda 117, 9887,

 

Citei alguns bons, e que tenham usb, pois sq basico a galera não dispensa usb... esses tbm tem um bom equalizador, cortes de frequencia, etc, e se não me enagno a maioria tem TA e alguns tri way.

Eu gosto muito de hus que tenham uma boa voltagem nas saidas rca, tipo de 4 v pra cima.

Abraços

Editado por Guto-Black belt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e qual a faixa de preço para um player desse nivel que você postou gutto?

pois acho de extrema dificuldade achar esses player como o dxz 785/786.

 

Sobre o T.A. tive um sony barato com T.A. e realmente, é bem perceptível a diferença, imagino em um player desse porte que você citou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq off?

TA não é necessário se tu não quiser gastar com isso, mas que melhora muito a experiência de se escutar música, isso não tem como negar.

 

Off pq quero que o som seja bom para o passageiro tbm, como estou entrando nesse nivel agora queria algo mais simples de se acertar.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e qual a faixa de preço para um player desse nivel que você postou gutto?

pois acho de extrema dificuldade achar esses player como o dxz 785/786.

 

Sobre o T.A. tive um sony barato com T.A. e realmente, é bem perceptível a diferença, imagino em um player desse porte que você citou.

 

 

cara, vc encontra esses players entre usados e novos, entre 500,00 e 1200,00 reais.. depende do modelo, mas é nesta faixa

 

tem um cda 117 por 700,00 nos classificados, eu acabei de vender um dxz 785 zerado por 600,00, e por ai vai... tem pioneer 80 prs novo por 1050,00

 

só pesquisar...

 

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo custo beneficio e sem pretenções de um hifi, eu iria nesse cda 117 que ta nos classificados, tem ubs, aceita ipod e iphone, tem eq,ta, etc..

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Cara, cruza pelo menos apontando pro centro do carro, em cima do freio de mão... local pode ser na coluna ou nos acabamentos internos dos retrovisores...

 

Sobre Hu, existem modelos que já são feitos pensando em um mínimo de qualidade, vou citar alguns:

clarion linha dxz 785 e 786

pioneer p 80 prs,

kenwood excelon linhas 794,994,996,993, etc

alppine cda 117, 9887,

 

Citei alguns bons, e que tenham usb, pois sq basico a galera não dispensa usb... esses tbm tem um bom equalizador, cortes de frequencia, etc, e se não me enagno a maioria tem TA e alguns tri way.

Eu gosto muito de hus que tenham uma boa voltagem nas saidas rca, tipo de 4 v pra cima.

Abraços

 

Então essa é minha dúvida: Em um som em que os cortes serão feito pelo cross do kit e o direcionamento off, é realmente necessário uma HU com TA e cortes de frequência?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se quer um som bom tanto pro passageiro quanto pro motorista, direciona cruzando no meio do carro... ou cruzando no banco de tras...

Off axis perde muito detalhe... já tive morel tempo e on axis é outro tweeter, muito mais detalhe, foco e imagem bem definida.

Mas não custa testar do jeito que você quer também.

Como já falaram, TA !

Editado por murillo_g_b

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se quer um som bom tanto pro passageiro quanto pro motorista, direciona cruzando no meio do carro... ou cruzando no banco de tras...

Off axis perde muito detalhe... já tive morel tempo e on axis é outro tweeter, muito mais detalhe, foco e imagem bem definida.

Mas não custa testar do jeito que você quer também.

Como já falaram, TA !

 

Ok, queria mais um "norte" mesmo para começar, saber realmente o que procurar em uma HU, ja deu uma clareada nas idéias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então essa é minha dúvida: Em um som em que os cortes serão feito pelo cross do kit e o direcionamento off, é realmente necessário uma HU com TA e cortes de frequência?

 

Cara, a diferença de preço entre oq tem e oq não tem, é pouca... agora se é pra pegar qualquer bosta, ai pega um painerzão golfinho e seja feliz...rsrrs

 

essa é a real, o problema é que a maioria das hus que são feitas pra ter uma qualidade sonora decente, já vem com TA e bom EQ, etc...

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EU particularmente prefiro então tweeter refletindo no vidro que cruzado, se a intensão é REALMENTE fazer o passageiro escutar alguma coisa e abolir o uso de TA

se perde em foco, mas se ganha em preenchimento de cabine

acertar tweeter off é tão complicado quanto on axis, temos que fazer ter perdas iguais pros dois lados (não tem como, vai perder top end, vai perder detalhamento, vai perder alguma coisa...), e quando falo disso falo em ter a percepção de uma orelha ser igual a outra, sem de um lado parecer mais brilhante, mais extenso ou mais detalhado que do outro lado

virando os tweeters para o parabrisa se facilita muuuuuuito este trabalho

 

claro, se a intensão é simplificar, o que eu falei é válido

mas pra quem quer partir pra um set SQ a coisa muda, a complexidade muda, e os equipamentos mudam também, e também muda a questão de querer o caroneiro escutado tão bem quanto o motorista

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, a diferença de preço entre oq tem e oq não tem, é pouca... agora se é pra pegar qualquer bosta, ai pega um painerzão golfinho e seja feliz...rsrrs

 

essa é a real, o problema é que a maioria das hus que são feitas pra ter uma qualidade sonora decente, já vem com TA e bom EQ, etc...

 

abraços

 

Não é querer qualquer bosta, se fosse para isto, ficava com o que tenho no carro, só queria saber pq investir R$ 1.650,00 em um Alpine cda117 se tem Alpine por R$ 350,00, talvez algumas funções poderiam não ser necessárias para meu projeto, mas todos já foram unânimes em recomendar um player com TA, ótimo, já mudo meu pensamento...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EU particularmente prefiro então tweeter refletindo no vidro que cruzado, se a intensão é REALMENTE fazer o passageiro escutar alguma coisa e abolir o uso de TA

se perde em foco, mas se ganha em preenchimento de cabine

acertar tweeter off é tão complicado quanto on axis, temos que fazer ter perdas iguais pros dois lados (não tem como, vai perder top end, vai perder detalhamento, vai perder alguma coisa...), e quando falo disso falo em ter a percepção de uma orelha ser igual a outra, sem de um lado parecer mais brilhante, mais extenso ou mais detalhado que do outro lado

virando os tweeters para o parabrisa se facilita muuuuuuito este trabalho

 

claro, se a intensão é simplificar, o que eu falei é válido

mas pra quem quer partir pra um set SQ a coisa muda, a complexidade muda, e os equipamentos mudam também, e também muda a questão de querer o caroneiro escutado tão bem quanto o motorista

 

Não estou querendo abolir o Ta, só queria saber o quanto ele seria necessário para esse projeto, já cheguei a conclusão que é realmente necessário, agora com relação ao direcionamento o que eu queria era ter um som "igual" para ambos, não sei o quão "ruim" o som soaria para o passageiro com um direcionamento On, na minha opinião não adianta eu estar desfrutando de um som maravilhosamente acertado e o passageiro não estar ouvindo da mesma forma, por enquanto eu penso dessa forma, com o tempo posso mudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é querer qualquer bosta, se fosse para isto, ficava com o que tenho no carro, só queria saber pq investir R$ 1.650,00 em um Alpine cda117 se tem Alpine por R$ 350,00, talvez algumas funções poderiam não ser necessárias para meu projeto, mas todos já foram unânimes em recomendar um player com TA, ótimo, já mudo meu pensamento...

 

e pra que comprar hu nova? só novato compra novo, pode reparar, os mais velhos de forum, tudo compra equipos seminovos...

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não estou querendo abolir o Ta, só queria saber o quanto ele seria necessário para esse projeto, já cheguei a conclusão que é realmente necessário, agora com relação ao direcionamento o que eu queria era ter um som "igual" para ambos, não sei o quão "ruim" o som soaria para o passageiro com um direcionamento On, na minha opinião não adianta eu estar desfrutando de um som maravilhosamente acertado e o passageiro não estar ouvindo da mesma forma, por enquanto eu penso dessa forma, com o tempo posso mudar.

 

se se preocupa com o ta, esquece o passageiro, pra ficar igual pros dois vc não pode usar o Ta, pois ele acerta o palco pra vc ou pro outro lado... ai vc escolhe...

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e pra que comprar hu nova? só novato compra novo, pode reparar, os mais velhos de forum, tudo compra equipos seminovos...

abs

 

Foi só para comparativo... Vou comprar o que encaixar no orçamento, nova, semi nova, alpine, clarion...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tbm acho quero som bom p/ todos os passageiros e nao apenas p/ mim. Se eu acertar o palco p/ o meu lado o passageiro vai ficar ruim...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando o palco estiver centralizado pra você, o meio do palco vai ser o retrovisor pro passageiro.

Fica bem deformado.

Na minha opinião não dá pra fazer um acerto 100% SQ se preocupando com o passageiro.

Ou você cruza os tw em algum ponto (ganha em foco, detalhamento, top end...) e esquece o TA pra deixar o mesmo som pro motorista e pro passageiro, ou você usa o TA e fica ótimo pra você e mais ou menos pro passageiro.

Ou ainda você faz offaxis simplifica tudo, mas o problema do TA continua.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se é um SQ sério, não dá pra ter palco pro passageiro. Ou 8 ou 80.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos que estão respondendo ao tópico, quero dizer que por esse ser meu primeiro projeto visando um som interno com uma qualidade maior não será um "SQ sério" 100% fiel, claro que com o tempo posso mudar e partir para um SQ 100%, mas nesse momento não, então lancei o tópico para saber que caminho seguir, quais funções priorizar ao adquirir um player e saber no mínimo para onde apontar os tw para ter um som agradável para quem segue ao meu lado no carro.

A opinião de todos foi válida, me ajudaram a traçar o caminho a ser seguido nesse primeiro momento.

Obrigado a todos,

Rodrigo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos que estão respondendo ao tópico, quero dizer que por esse ser meu primeiro projeto visando um som interno com uma qualidade maior não será um "SQ sério" 100% fiel, claro que com o tempo posso mudar e partir para um SQ 100%, mas nesse momento não, então lancei o tópico para saber que caminho seguir, quais funções priorizar ao adquirir um player e saber no mínimo para onde apontar os tw para ter um som agradável para quem segue ao meu lado no carro.

A opinião de todos foi válida, me ajudaram a traçar o caminho a ser seguido nesse primeiro momento.

Obrigado a todos,

Rodrigo

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...