Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ClaudiaGM

6 mecanicos e concessionária não resolveram

Recommended Posts

Venho aqui como último recurso porque estou tentando resolver antes de pensar em abrir esse motor.

 

Meu carro é um Peugeot 206 Soleil 1.6 2000-2000.

 

Dia 15 de março, estáva voltando para casa e começou a chover. Passei no final de um viaduto e a poça dágua era maior do que eu imaginei. O carro praticamente diminuiu a velocidade quando entrou na agua, Andei mais uns 15 metros e ele começou a falhar e morreu. Liguei e fui para casa. A luz espia acendeu. No dia seguinte (domingo) fui almoçar em uma amiga e a luz continuava acesa.

Na segunda pela manhã, ia levar o carro na oficina, porém a luz apagou e acabei não levando

A partir dai, o carro começou a ficar frouxo. Ele não tem mais torque, mal consigo ultrapassar, Está fraco como um carro 1.0, porem não está falhando.

 

Levei no meu mecânico de confiança. Ele passou o scanner e acusou BOBIBA e VELA, mas deu como problemas passados, Problemas atuais não tinha nenhum. Ele disse que na hora molhou mas ja secou.

O carro continuou fraco e cada vez mais.

Levei no mecânico da minha mãe, ele fez vários testes e disse que não encontrou nada. Disse que poderia ser a correia fora do ponto. Verificou e ela estáva OK.

No dia seguinte, perguntei a um amigo que tem um carro igual e ele me indicou outro mecânico. Levei nesse e ele olhou e disse que não encontrou nada e que poderia ser catalisador.

Levei em um especializado, ele tirou o catalisador, olhou disse que estáva OK.

2 dias depois eu não aguentava mais a fraqueza e levei em uma oficina grande e la, eles tiraram a sonda lambda e fomos dar uma volta. Não pude falar que melhorou pois o barulho era muito alto e não deu para saber direito, mas parece que melhorou muito pouco.

Continuei andando com o carro, e um dia conversando com uma amiga, ela me indicou outro mecânico que disse que era correia fora do ponto, porém falei que ja olharam isso. Mas ele disse que o carro estáva normal.

Enfim, resolvi levar na Peugeot e na hora, o chefe dos mecânicos disse que o barulho do motor não estáva normal. Deixei o carro la o dia todo. Fui buscar as 5 da tarde e ele me pediu desculpas e disse que não encontrou o problema. Nem cobrou pelo serviço.

 

Algumas coisas que acontecem após isso:

- barulho do motor mudou (parece 1.0)

-carro frouxo, não anda

-Não tem mais torque

-está gastando mais

- Faço a 3000/rpm o que antes fazia com 2000

-está esquentando rápido, mas não passa de 90 (apenas ando 10 quadras e ele ja vai para 80)

-Está derrapando quando saio numa subida, antes não fazia isso.

-Tenho torque só quando saio em 1°

- Antes, numa ultrapassagem, eu grudava no banco e a frente do carro até levantava. Não faz mais isso.

 

Se lembrar de mais alguma coisa, coloco depois

 

Gostria de saber se alguém ja passou por algum problema parecido, pois estou pensando seriamente em abrir o motor, pois o carro nunca deu problema e está extremamente bem conservado.

 

claudia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teu motor "bebeu" agua ai não tem jeito é calço hidráulico , provavelmente já era a parte de força do motor .

 

Manda abrir e verificar , cabeçote e parte de baixo .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Velas e cabos de vela podem causar esses problemas

Editado por Reginaldocm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Velas e cabos de vela podem causar esses problemas

 

Esse carro não tem cabo de vela.

 

 

Minha amiga teve um prolema parecido, porém foi a bobina por espaço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tbm acho que eh bobina. E um limpa contato em todos sensores e central.

 

Enviado de meu Galaxy Nexus usando o Tapatalk 2

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha é difícil, se vc já olhou tudo isso e não resolveu, tente a roda fônica, pode ser ela. quando ela dá defeito o carro erra o tempo de ignição ou seja, fica fora do ponto de ignição, como se vc pegasse um carro carburado e desse uma atrasado ou adiantada no ponto do distribuidor, tá ligado??? a faisca chega no momento errado na vela, isso aumenta consumo, perde torque estas coisas.

 

quando dá calço hidráulico quebra o motor mesmo, fura pistão, entorta biela, fura bloco, estas coisas. não te preocupa com esta hipótese.

 

 

 

EDIT: motivo, o retardado aqui não viu que é uma user...

Editado por fabricioM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas vc trocou a bobina e velas???? pode ser, achei que vc tinha trocado, mas relendo vi que não, esta bobina é uns 300k e um jg de velas (compre ngk) é uns 70k. sei pois tenho um 207 e é mesma coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Teu motor "bebeu" agua ai não tem jeito é calço hidráulico , provavelmente já era a parte de força do motor .

 

Manda abrir e verificar , cabeçote e parte de baixo .

 

Se der calço hidráulico o motor tranca e é praticamente todo danificado...

 

Nao tem essa de deu calço e fez o motor perder força.

 

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha sugestão,

 

Experimente retirar o filtro de ar e dar uma volta, caso nao resulte em nada, leve em algum eletricista e manda limpar todas as conexões com limpa contato, visto que o primeiro problema relatado foi alguma pane elétrica que foi acusada no painel...

 

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Se der calço hidráulico o motor tranca e é praticamente todo danificado...

 

Nao tem essa de deu calço e fez o motor perder força.

 

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

 

Pode até ter haver com o calço hidráulico.. Entrou pouca água e só empenou uma válvula. Ou uma biela. Mas isso e um milagre... Porque geralmente fode tudo! Huhehuhehuhe... Mas ainda acho ser bobina.

 

Enviado de meu Galaxy Nexus usando o Tapatalk 2

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Pode até ter haver com o calço hidráulico.. Entrou pouca água e só empenou uma válvula. Ou uma biela. Mas isso e um milagre... Porque geralmente fode tudo! Huhehuhehuhe... Mas ainda acho ser bobina.

 

Enviado de meu Galaxy Nexus usando o Tapatalk 2

 

Mas nesses casos o motor falha muitttooo,

 

E vibra feito uma trilhadeira...

 

Segundo ela, o motor passou a esquentar mais rápido após o ocorrido além dos demais sintomas, pode ter ocorrido choque térmico e empenado o bloco...

 

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fábricio o nome e de mulher cláudia

 

 

pior...

 

ou melhor??? [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa "poça" de agua que você passou, chegou a entrar agua no carro?

notou se os tapetes estavam molhados?

 

vai que era meio funda,

 

rsrs

 

car2.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, possibilidades são muitas.

 

Chuto que puxou água, deu um calço hidráulico pequeno que fez a correia "pular" e ficou com o ponto bem atrasado. Acho que o mecânico não olhou isso direito.

 

O carro está com dificuldade para pegar de manhã bem cedo (mais frio)? É uma possibilidade.

 

Se está esquentando mais, é quase certo de ter furado a junta do cabeçote. Resumindo: Melhor retirar o cabeçote e ver o que aconteceu lá dentro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é até estranho ler mulher falando sobre torque.. elas mal e mal normalmente sabem o que é cv..

eu tambem voto em bobina/vela.. é o que normalmente vai pro estouro..

ta certo que foi colocado no scanner e acusou "antigamente", mas não custa tentar..

Editado por Gledson Borba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, possibilidades são muitas.

 

Chuto que puxou água, deu um calço hidráulico pequeno que fez a correia "pular" e ficou com o ponto bem atrasado. Acho que o mecânico não olhou isso direito.

 

O carro está com dificuldade para pegar de manhã bem cedo (mais frio)? É uma possibilidade.

 

Se está esquentando mais, é quase certo de ter furado a junta do cabeçote. Resumindo: Melhor retirar o cabeçote e ver o que aconteceu lá dentro.

 

difícil puxar pouca água, pois se puxa, puxa mesmo, nunca vi um calço hidráulico pequeno, até porque se puxar uns 60ml de água já não tem mais espaço para a água dento do cilindro com o pistão para cima, ai já teria entortado uma biela ou coisa parecida.

 

junta de cabeçote no minimo fica sem lenta plana, e geralmente mistura água e óleo, ou desce o nível de água óleo fica igual cafe com leite, estas coisas.

 

este problema dela é ignição, é vela, bobina ou roda fônica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

difícil puxar pouca água, pois se puxa, puxa mesmo, nunca vi um calço hidráulico pequeno, até porque se puxar uns 60ml de água já não tem mais espaço para a água dento do cilindro com o pistão para cima, ai já teria entortado uma biela ou coisa parecida.

 

junta de cabeçote no minimo fica sem lenta plana, e geralmente mistura água e óleo, ou desce o nível de água óleo fica igual cafe com leite, estas coisas.

 

este problema dela é ignição, é vela, bobina ou roda fônica.

 

Digo puxar pouca porquê pode não ter emborcado totalmente a tomada de ar. Não o suficiente pra quebrar uma biela, mas o risco de ter entortado uma biela é grande. Conheci motor que rodou mais de 40k km com biela torta... :vts

 

Problemas com sensor hall eu não acredito. Peugeot tem uns dramas eternos com o sensor hall, o carro perde a lenta e começa a falhar, até que morre. Tive 2 peugeots, um dava toda vez que fazia curva à esquerda, e foi resolvido na ccs com uma limpeza. O meu atual já deu umas 3x em seus 150k km, geralmente a falha para logo em seguida. Parece que está só com 2 cilindros queimando, pois vibra muito. Outro dia deu por conta de água, peguei uma chuva FORTE com pista alagada, coisa de 15-20cm de água (um pouco abaixo do centro da roda). Dei umas pisadas e "limpou".

 

O que chama a atenção aí é o aquecimento. Pode ter furado no sentido de uma das galerias de água, e não do óleo, que seria então contaminado em menor proporção.

 

Não tenho certeza quanto ao motor 1.6 8v, mas o 1.4 8v usa o mesmo bloco, e a bobina é montada sobre as velas, sem cabos. Geralmente um defeito na bobina faria o motor falhar severamente, o que não parece o caso, pois alguns mecânicos consideraram "normal".

 

Eu veria a questão do ponto primeiro, mas o superaquecimento aí não é normal, nem mesmo em um motor com ponto muito atrasado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não sei se foi sobre meu comentário, mas sensor hall não é mesma coisa que roda fônica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hall é quem "lê" a fônica. A polia fônica é só uma peça de metal com ímãs (creio que existam modelos em que é ótica). Acho difícil a polia dar problema, até porquê não é submetida a grandes esforços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu chuto problema com ignição, a água era suficiente para chegar no filtro do ar? se a parte de ignição estiver normal, peça para o mecânico ver o gráfico da sonda se ela esta trabalhando como deveria... o carro da algum "pipoco" na admiçao ou escapamento?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tire a vareta do oleo e ve se está com a cor de café com leite. Isso indica que entrou agua no motor.

Antes de abrir o motor, peça para o mecanico conferir corretamente o ponto do motor, se estiver ok peça para medir a compressão do motor, medindo a compressão tem como saber se danificou o motor por dentro. Ele vai remover as velas e colocar tipo um relogio ligado a uma mangueira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chuto parte elétrica/eletrônica!

 

Não vi ninguém falando aí em cima, mas indico fortemente verificar a central da injeção eletrônica (ECU). Os Franceses têm uma certa sensibilidade a umidade!

 

Abraços e boa sorte,

Rodrigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigada a todos.

Jaá imprimi tudo que vocês falaram e vou mostrar para meu mecânico.

Vou também medir a compressão e assim que tiver respostas, posto por aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"...nossa... que azar... 6 mecânicos, é muita coisa... se estivesse no seu lugar... ja pesquisaria preços pra abrir o motor e verificar... mas essa decisão vai de pessoa pra pessoa..."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...