Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

SD250.2D e SD400.4D - Cooler do Inferno !

Recommended Posts

Pessoal

 

Estou montando um som bem básico no meu Fluence Privilege Com Um SD250.2D pro sub e um SD400.4D para o Stereo (Falantes NAR Serie 3 Na frente e Serie 2 atras Sub indefinido) Usando o player original que já tem alinhamento de tempo (mas não RCA), e um Crossover Kicker I3x

 

Bem estou quase abortando tudo por um motivo... O ruido dos coolers dos SDs...

Eu não escuto musica exasperadamente alta, o Fluence é MUITO , mas MUITO silencioso, planejava deixar os amps na frente tem espaço pra eles em baixo do painel.. mas na primeira ligada , sem chance ! É muito forte pro volume de audição que quero no carro que quero... Mesmo no porta malas incomoda.

 

Pois bem, o Guto Almeida deu a sugestão de tirar ele dos 24V da placa e passar pros 12V do remote, já ajuda um monte, MAS se o Juliano projetou com esse cooler ele deve precisar de todo o fluxo em carga total.

Pensei em utilizar um termistor PTC em serie com o cooler algo na faixa de 100-200 ohms/25C para não eliminar fluxo em alta temperatura, ou seja coloco o PTC encostado nos circuitos que esquentam, quando eles atigirem por volta de 70C o cooler vai estar no máximo, em 25C o cooler vai receber em torno de 10V.

 

O que acham ?

 

 

[]

 

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é deixar na frente, dentro da cabine. O jeito é deixar na mala e torcer p/abafar o ruído.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já pensou em usar dissipador de mem. RAM nos fets e demais semicondutores "esquentantes"?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu to com 2 SD em baixo do banco. Só que nao acho tão barulhenho assim. Se eu tiver com o ac ligado na velocidade 2, ja tampa o barulho dos coolers. E colocando o volume do player no 3, ja nao escuto mais barulho de cooler.

 

 

No geral, carros da renault tem um espaço bom em baixo dos bancos dianteiros. Axo que fica prático e discreto, além de dar uma atenuada no ruído dos coolers.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sandroca, realmente são barulhentos. Se você não vai usar "no talo", pode deixar os ventiladores em 12V sim. 24V é previsto para situações extremas.

 

PTC seria uma boa sim, o problema é que os componentes que aquecem estão "isolados" termicamente uns dos outros. Dá pra monitorar um dos FETs da saída, por exemplo... não é 100% preciso, mas se tem uma margem.

 

Eu apenas abaixaria a tensão. O meu 250.2 está BEM sujo e o cooler ficou barulhento quando liga, depois de alguns segundos normaliza. Como tenho 2 ventoinhas no CarPC + a ventoinha do 250.2, há um ruído baixo sim, mas nada muito dramático. O próprio ar condicionado faz mais barulho que as 3 ventoinhas no porta-malas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

instala por baixo da forração lateral do porta malas, entre a lata externa do veiculo e as barras do "monobloco", por baixo do paralama trase

 

Já fiz o teste, é só não "tapar" a cooler, não encostar a face do modulo em nada e deixar uma distancia, tem muito espaço ali para um modulo tão pequeno.

 

hmonobloco.jpg

Editado por Felzero

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alias leiam NTC o PTC aumenta a resistência com a temperatura, o NTC abaixa

 

Pra ter uma ideia, a Renault fez um modo soft do ar condicionado por causa do barulho do mesmo... O carro a 100 Km/h com ar ligado tem ruido interno de 58 dB..... ou seja qualquer coisa incomoda...

 

[]

 

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixa os bichos no porta-malas. Outra solução seria deixar os dois sem a tampa de acrílico/cooler, e fazer uma tampa única com uma ventoinha roletada de 110mm... BEEEEEEEEEEEM mais silencioso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixa os bichos no porta-malas. Outra solução seria deixar os dois sem a tampa de acrílico/cooler, e fazer uma tampa única com uma ventoinha roletada de 110mm... BEEEEEEEEEEEM mais silencioso!

 

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não rola trocar os dissipadores por dissipadores parrudos passivos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não rola trocar os dissipadores por dissipadores parrudos passivos?

 

Difícil... se os componentes de potência ficassem todos no verso, era só montar em cima de uma boa chapa de alumínio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em qualquer casa dedicada a eletrônica encontro esses malditos coolers pra comprar?

 

Via celular!!!!!!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em qualquer casa dedicada a eletrônica encontro esses malditos coolers pra comprar?

 

Via celular!!!!!!

 

Modelos comuns, costuma achar.

 

Modelos com rolamento, só pedindo da China ou desmontando um cooler de boa qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas kleber, posso colocar um cooler comum em um amplificador e conseguir bom resultado. Sem barulho? <br /><br />Via celular!!!!!!<br /><br /><br />

Editado por claytonzmvox

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Problema as vezes nem é o mancal do cooler, e sim seu desenho de pás... você pode trocar por um ultra mega caro ball bering sleeveless que custa quase o mesmo do SD 250.2 e continuar com o barulho...

Dou como exemplo meu PC, Meu Atlhon 5300 X2 64 queimou e pra não jogar a placa mae fora, teve que comprar um Phenom X6..

O treco vem com um P. cooler chique, pas de aluminio, ball beering sleveless, mas... bem só vou dizer pra "ataiá" comprei um zalmann não resolveu, adeus HTPC... não da pra assistir filme com aquela turbina funcionando... tive que comprar outra placa mae memória e processador...

Usei muito tempo um Pioneer GMX904 que é um classe A e precisava do Cooler, esse sim o cooler não incomodava.

 

[]

 

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal

 

Estou montando um som bem básico no meu Fluence Privilege Com Um SD250.2D pro sub e um SD400.4D para o Stereo (Falantes NAR Serie 3 Na frente e Serie 2 atras Sub indefinido)

ué, não tá mais com aquele de 8"???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo o que eu entendi você chegou a testar os coolers ligado a 12v e não ficou satisfeito correto ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Problema as vezes nem é o mancal do cooler, e sim seu desenho de pás... você pode trocar por um ultra mega caro ball bering sleeveless que custa quase o mesmo do SD 250.2 e continuar com o barulho...

Dou como exemplo meu PC, Meu Atlhon 5300 X2 64 queimou e pra não jogar a placa mae fora, teve que comprar um Phenom X6..

O treco vem com um P. cooler chique, pas de aluminio, ball beering sleveless, mas... bem só vou dizer pra "ataiá" comprei um zalmann não resolveu, adeus HTPC... não da pra assistir filme com aquela turbina funcionando... tive que comprar outra placa mae memória e processador...

Usei muito tempo um Pioneer GMX904 que é um classe A e precisava do Cooler, esse sim o cooler não incomodava.

 

[]

 

Sandro

 

Mas o grande, ao menos, pode operar com rotação mais baixa e não gerar ruído. Enquanto o pequeno vai se esguelar pra movimentar o mesmo volume de ar.

 

Eu deixaria a venotinha original em 12V mesmo, e os amps na mala. Acho que será a melhor opção em custo x benefício.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e esses novos sd tao falando q n tem mais esse ruido horrivel, eh verdade?

 

O meu to quase cortando os fiozinhos do cooler porque pqp, n guento mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e esses novos sd tao falando q n tem mais esse ruido horrivel, eh verdade?

 

O meu to quase cortando os fiozinhos do cooler porque pqp, n guento mais

 

eu tenho 2 dos SD's novos embaixo do banco, e é como falei.... Com o carro desligado, basta colocar alguma musica pra tocar, mesmo com o volume baixo, e o ruído dos coolers ja somem.

Até mesmo o ventilador do AC faz mais barulho na velocidade 2...

 

Edit: acho que vai de cada um, e de cada carro kkkkk.

Mas se a pessoa ficar lendo muito sobre ruído de cooler, ela ja fica com aquilo na cabeça e vai procurar o ruído... Eu mesmo sou assim... Logo que coloquei o kit 2 vias, tava com a sensação de que o tw do lado direito tava tocando mais alto. Eu sabia que tinha montado certo, mas nao fiquei em paz enquanto nao desmontei tudo de novo pra saber se eu tinha ligado os fios corretamente. Depois q eu ví q tava tudo certo, acabou a sensação de um tw mais alto que o outro kkkkk

Editado por victorj

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu compliquei mais e botei um regulador de tensão de 15V nesses coolers, diminuiu um pouco o barulho e ficou melhor.

 

Reparei que o Kleber falou que ao ligar o seu Sd o cooler faz mais barulho e depois normaliza, é um saco esses cooler e bucha pois é assim que começa antes de travar de vez, já é bom pensar em trocar ou lubrificar com graxa grafitada que dura mais alguns meses.

 

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tenho 2 dos SD's novos embaixo do banco, e é como falei.... Com o carro desligado, basta colocar alguma musica pra tocar, mesmo com o volume baixo, e o ruído dos coolers ja somem.

Até mesmo o ventilador do AC faz mais barulho na velocidade 2...

 

Edit: acho que vai de cada um, e de cada carro kkkkk.

Mas se a pessoa ficar lendo muito sobre ruído de cooler, ela ja fica com aquilo na cabeça e vai procurar o ruído... Eu mesmo sou assim... Logo que coloquei o kit 2 vias, tava com a sensação de que o tw do lado direito tava tocando mais alto. Eu sabia que tinha montado certo, mas nao fiquei em paz enquanto nao desmontei tudo de novo pra saber se eu tinha ligado os fios corretamente. Depois q eu ví q tava tudo certo, acabou a sensação de um tw mais alto que o outro kkkkk

 

Eu tenho consciencia disso, mt eh psicologico. Problema eh q to usando como residencial, mas n vou usar ele como definitivo. Com som baixinho ele jah abafa sem problema a sd, mas o ruim eh ter no carro ow mesmo em casa akele ruido quando tu quer escutar alguma musica mais baixinho.

 

Talvez daria pra fazer um D.I.Y. bem basico e cortar akele parte da plastico e meter um outro cooler maior porem mais silencioso, claro q vai ficar um negocio feio bagarai mas ao menos eh funcional

Editado por LukasRS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ué, não tá mais com aquele de 8"???

Indefinido = em testes ! Tá sem frequencia mais baixas

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aumente o volume do som! PRONTO, resolve o problema!! haha

 

Talvez funcione para quem ouve sertanejo e forro universitario.. mas se ouvir algo que tenha dinâmica, vai ver que ao invez de espaço, você ouve o vruuuuuuuuu do cooler, é BEM chato.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...