Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

SD250.2D e SD400.4D - Cooler do Inferno !

Recommended Posts

Talvez funcione para quem ouve sertanejo e forro universitario.. mas se ouvir algo que tenha dinâmica, vai ver que ao invez de espaço, você ouve o vruuuuuuuuu do cooler, é BEM chato.

 

[]

 

Sandro

Magoei :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Magoei :(

 

Magoa não :) Heavy metal, da na mesma... e eu ouço bastante... rsrsr mas tambem ouço jazz e Erudito, os os coolers atrapalham..

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho consciencia disso, mt eh psicologico. Problema eh q to usando como residencial, mas n vou usar ele como definitivo. Com som baixinho ele jah abafa sem problema a sd, mas o ruim eh ter no carro ow mesmo em casa akele ruido quando tu quer escutar alguma musica mais baixinho.

 

Talvez daria pra fazer um D.I.Y. bem basico e cortar akele parte da plastico e meter um outro cooler maior porem mais silencioso, claro q vai ficar um negocio feio bagarai mas ao menos eh funcional

 

Axo mais interessante a idéia de um sensor de temperatura, um circuito bem simples e funcional, que controle a velocidade ou o acionamento do cooler só quando necessário.

 

-----------------------

Sandro, mas deixa eu dar uma ideia que talvez dê certo.. kkk

O step do fluence fica dentro do porta-malas? pq no clio, o step fica dentro de um buraco no porta-malas.

E se vc fizer um mini hack e colocar os 2 SDs no espaço vazio da roda do step? pq aí o carpete que fica por cima vai abafar bastante e barulho, e vc ainda pode colocar um feltro betumado por cima da roda, pra abafar mais ainda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Calculei um divisor de tensão para regular a velocidade do cooler de acordo com a temperatura.

 

Você vai precisar de:

 

1 Resistor de 1/2 W de 160 Ohms

1 Termistor NTC de 200Ohms/25C com beta entre 3000 e 4500

 

Remova o fio positivo do cooler da placa

Ligue o resistor de 160 ohms entre o positivo do cooler e o negativo do cooler (que continua na placa)

 

Ligue o termistor ao + da placa e ao + do cooler

Com isso á 25C vai ter +- 10V no Cooler e com 65C +-18 V, com 75C +- 18V (usado beta 3000)

 

Se quiser mais velocidade procure termistores com Beta mais alto, menos velocidade beta mais baixo

 

Por exemplo se usar um com beta 5000 em 75 C tem 22V no cooler

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em anexo uma planilinha pra calcular o divisor de tensão

Só altere os campos em Amarelo, usei 160 ohms de resistencia fixa por ser a mesma resistencia calculada do cooler

 

edit não upa....

 

[]

 

Sandro

Editado por sepacheco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sandro, nao se como é a ventoinha dos SD, nem a diferenca entre elas e ventoinha comuns de 12V e 10cm (diam.), mas minhas experiencias com uso de resistor p/ reduzir rotacao de ventoinhas mostraram que elas se comportam de forma parecida com um diodo com alta impedancia: num circuito <fonte + resistor + fan>, o resistor so reduzia a corrente pelo circuito, e a tensao que ia p/ fan continuava a mesma. A reducao na corrente nao era suficiente p/ baixar a rotacao de forma significativa (talvez porque a corrente consumida pela fan ja seja baixa mesmo), e o barulho permanecia. Aumentando a resistencia, a fan parava de repente...

 

Eu tive um controlador de fan da zalman que provavelmente tinha, alem do potenciometro, um regulador de tensao dentro da caixinha.

 

Talvez valha a pena testar o seu projeto antes de fuçar o amp.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sandro, nao se como é a ventoinha dos SD, nem a diferenca entre elas e ventoinha comuns de 12V e 10cm (diam.), mas minhas experiencias com uso de resistor p/ reduzir rotacao de ventoinhas mostraram que elas se comportam de forma parecida com um diodo com alta impedancia: num circuito <fonte + resistor + fan>, o resistor so reduzia a corrente pelo circuito, e a tensao que ia p/ fan continuava a mesma. A reducao na corrente nao era suficiente p/ baixar a rotacao de forma significativa (talvez porque a corrente consumida pela fan ja seja baixa mesmo), e o barulho permanecia. Aumentando a resistencia, a fan parava de repente...

 

Eu tive um controlador de fan da zalman que provavelmente tinha, alem do potenciometro, um regulador de tensao dentro da caixinha.

 

Talvez valha a pena testar o seu projeto antes de fuçar o amp.

 

Exato, boa dica ! a resistencia para o gnd tem que ser maior que os 160 ohms que estimei, pois nsse caso teria a mesma tensão indo pro terra e pro cooler.

 

O cooler consome 0,15A no maximo de rotação.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

.

ué, não tá mais com aquele de 8"???

 

 

Ganhei a aposta, que ele ia "perder" tempo e energia naquilo...

 

Vai calcular, calcular, e vai ficar com o JL que ele já possui.

 

Olha o que eu disse sobre este assunto, quando ele queria fazer este teste com dois subs de 8".

 

http://autoforum.com...67#entry3116331

 

Hahahah pacheco, Larga mao, vc vai ficar 6 meses desenhando, executando, alinhando, trocando caixa, calibrando fs no duto. Se for por hobby e vontade de experimentar novas coisas beleza, ou o desafio de tirar leite de pedra como uma diversao e quebra de paradigmas, vai fundo, mas vc ja tem um w6 ai, o fo** é o tamanho da caixa para ficar de agrado, hahaha mas vc vai empatar no volume de litros com estes dois de 8".

 

Essa eu quero ver hahaha, aposto o toba do Kleber que vc abandona os dois de 8", até porque não irá acertar caixa de primeira.

 

Sim estou jogando praga.

 

Bjos.

Editado por Felzero

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou fazer uma pergunta bem imbecil:

 

REALMENTE precisa de cooler num módulo tão pequeno? Também estou sofrendo com o sd250 atrás do carpete!

 

É que o meu ainda tá na garantia, senão desligava aquilo lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é recomendado desligar o ventilador, o que pode ser feito é ligar o ventilador no REMOTE desde que o player forneça corrente suficiente, veja no manual.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

troca ele por aqueles de chipset de placa mãe de computador, são menos barulhento !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei ótima a idéia de fazer um circuitinho pra variar a velocidade. Só acho que fazer a tensão cair nos resistores é osso... Faz o divisor de tensão e coloca um transistorzinho pass apenas para controlar a corrente. A "saída" do divisor vc liga na base do transistor, a fonte de alimentação no coletor, e o cooler no emissor. Assim vc não dissipa a potencia no divisor resistivo, e sim no transistor. Se vc usar um parrudinho como o TIP41, você não precisará de dissipador para ele.

 

Agora, na minha opinião, eu trocaria esses módulos por outros.

 

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Agora, na minha opinião, eu trocaria esses módulos por outros.

 

 

Abraços!

 

+1

Sempre ouço falar que os amps digitais são econômicos, porém até que ponto? qual seria a diferença de consumo fazendo o teste com senoidal/60hz de um amp digital x ab pra produzir 400wrms? alguém tem essa informação?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

+1

Sempre ouço falar que os amps digitais são econômicos, porém até que ponto? qual seria a diferença de consumo fazendo o teste com senoidal/60hz de um amp digital x ab pra produzir 400wrms? alguém tem essa informação?

 

nao sei, mas meu ab comia tanta bateria que as vezes o cara da fente achave que eu estava piscando pra ele, quando tocava trance.

 

com classe d nem mexe, mesma potencia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os Classe-D são normalmente 90% eficientes, os Classe AB em torno de 60%. Então por exemplo, um classe AB para gerar 400W na saída precisa puxar > 660W. O Classe D, < 450W. É uma boa diferença... Honestamente eu não tenho nada contra os classe-D (especialmente com indutores de saída com núcleo de ar), mas eu acho um absurdo usar um cooler no amplificador. Além do barulho, tem a sujeira. Se tratando de componentes SMD, dependendo do tipo de pó que entrar, pode ferrar com tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Honestamente eu não tenho nada contra os classe-D

nos agudos a diferença é ABsurda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nos agudos a diferença é ABsurda

Engraçadinha você hein ? :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive o desprazer de escutar um pdx tocando morel tempo.

Classe D só para graves.

A voz e o agudo uma bosta.

Pdx sd deve ser bem pior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Depende de muita, muita coisa.

 

Depende se é classe D ou A/B hauahaha.

 

Não tem, se comparar amplificadores com o mesmo valor de custo, A/B até o momento vai ser superior em qualidade de audio. Infinitamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Possuo um Sd400 1d e um sd1500 até quesó o cooler do sd400 esta ligado tudo bem, o problema é quando liga o do 1500 as vezes quando o som não ta auto incomoda um pouco!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cortei o acrílico do meu sd250, arranquei o cooler. Fiz um furo para o novo cooler (super silencioso da marca Akasa) de 9cm de 12v. Ficou beeem melhor. Só não coloquei o potenciômetro nele porque só tinha um e vou usar em outro lugar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha humilde opinião, humilde porque tudo que sei sobre instalação e tal, aprendi aqui no fórum e muitas dúvidas foram tiradas com o colega Sepacheco, no Clube do Marea, eu não compraria um módulo desses. Antes de polemizar, queria deixar registrado a inovação, qualidade e esmero com que é produzido, mas para sim, o simples fato de deixar de produzir um rack legal, uma caixa que harmonize com o porta malas, enfim, um trabalho que fica bonito de se ver, como a foto que coloco abaixo:

 

PIC17.jpg

 

Imagina isso com dois SDs? Prefiro os amps antigos, grandes, bonitos, que possibilitam uma imagem dessas. Volto a dizer, não estou criticando a qualidade e honestidade dos SDs, simplesmente que ficam escondidos no acabamento. Minha opinião, volto a dizer, som bem montado, bem ajustado tem que exibir uma instalação bonita.

 

Everton Farias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...