Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marcmass

Tratamento acústico: Focal Bam em conjunto c/ Manta adesiva e Feltro?

Recommended Posts

Boa noite colegas de fórum.

Sou novato no fórum e no mundo do som automotivo, e gostaria que me esclarecessem algumas dúvidas! E se possível, dessem sugestões para o tratamento acústico que pretendo fazer! Será feito em um fiesta hatch rocam 2013.

Peço que tenham paciência caso as minhas dúvidas sejam muito básicas ou eu fale alguma besteira, rs...

 

Após ler muitas sugestões de equipamentos de entrada para SQ, montei o meu primeiro sistema de som:

  • Clarion DXZ585usb
  • Amplificador R300-4 Rockford Fosgate
  • Kit 2 vias 650-CS-2 Nar
  • Subwoofer 0804-SW-2 Nar
  • Cabos da knukonceptz

Para o tratamento acústico (a princípio, apenas nas 2 portas dianteiras) usarei:

  • manta da Focal Bam XL
  • manta asfáltica adesiva
  • feltro betumoso

Pensei em fazer da seguinte forma:

 

-Portas dianteiras:

1-Camada externa (atrás dos Mids): Como gastei muito na Focal Bam (500 reais!), pensei em otimizar seu uso e recortá-la em 2 quadrados de aprox. 22x22cm, pra colocá-los somente atrás dos Mids (da mesma forma que o STP Crystal). Ao redor deles colaria a manta adesiva;

2-Camada interna: Cobriria apenas os espaços ao redor dos buracos com manta adesiva;

3-Atrás dos forros de plástico: colaria feltro betumoso.

 

Dúvidas:

  1. preciso passar cola de contato ou primer atrás das mantas ou não há necessidade??
     
  2. Há a opção de cobrir a lataria externa inteira com manta, e colar o quadrado de focal bam por cima da manta. Se eu fizer assim não vai ficar pouco espaço atrás dos Mids?
     
  3. Mesmo cobrindo as portas com 2 mantas diferentes e feltro, ainda fará muita diferença se eu não instalar os baffles??
     
  4. Um instalador de uma loja famosíssima em Campinas me disse que a Focal Bam é fraca!. E um forista também disse que ela não é manta acústica. Vi que a Focal realmente é muito leve perto de uma manta asfáltica de construção e não daria a mesma rigidez nas portas. Por esses motivos optei por utilizar a manta adesiva como base e a focal Bam apenas como complemento. Agora vem a minha principal dúvida: como otimizar a utilização do restante da Focal Bam???

Gostaria que ajudassem a configurar a melhor forma de utilização desses 3 produtos. Mantenho da forma que sugeri? Faço tudo diferente? Inverto a focal bam e a manta asfáltica?? Em que outras áreas do carro posso utilizar a Focal Bam???

 

Agradeço caso possam me ajudar!!!

Marcelo

Editado por marcmass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom já que já gastou 500pilas numa manta , feltro usa so no forro da porta nos plásticos, forra a lata da porta com manta asfáltica de 4mm e joga a focal por cima ai fica bom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

manta da Focal Bam XL

manta asfáltica adesiva

feltro betumoso (betumado) :legal:

 

Pensei em fazer da seguinte forma:

 

-Portas dianteiras:

 

1-Camada externa (atrás dos Mids): Como gastei muito na Focal Bam (500 reais!), pensei em otimizar seu uso e recortá-la em 2 quadrados de aprox. 22x22cm, pra colocá-los somente atrás dos Mids (da mesma forma que o STP Crystal). Ao redor deles colaria a manta adesiva;

R: Aq vc vai ter que 1º fazer uma camada de manta, p/adicionar peso a chapa e evitar que ela vibre, se não for usar manta própria p/ambiente automotivo, é extremamente recomendável aplicar essa camada esquentando com soprador p/colar bem. Por cima dessa, complementa com a BAM. Eu acabei de usar um rolo desse num Corsa e deu na tampa p/2 portas, só essa chapa externa tb. A minha sugestão é separar o conteúdo da embalagem em 2 partes iguais. Começar a usar do início da porta (região do midbass) p/trás, se não der p/cobrir a chapa toda, blz, mas aí já vai uns 80 a 90% com certeza.

 

2-Camada interna: Cobriria apenas os espaços ao redor dos buracos com manta adesiva;

R: OK. Existem outras soluções, mas essa funciona tb.

 

3-Atrás dos forros de plástico: colaria feltro betumoso.

R: OK. Existem outras soluções, mas essa funciona tb.

 

 

Dúvidas:

 

preciso passar cola de contato ou primer atrás das mantas ou não há necessidade??

R: Não, apenas esquentar com soprador a manta que vai ser colada na chapa externa p/derreter bem a camada asfáltica e evitar que descole em dias quentes.

 

Há a opção de cobrir a lataria externa inteira com manta, e colar o quadrado de focal bam por cima da manta. Se eu fizer assim não vai ficar pouco espaço atrás dos Mids?

R: Já respondi acima.

 

Mesmo cobrindo as portas com 2 mantas diferentes e feltro, ainda fará muita diferença se eu não instalar os baffles??

R: O baffle é obrigatório, é uma solução barata e que funciona.

 

Um instalador de uma loja famosíssima em Campinas me disse que a Focal Bam é fraca!. E um forista também disse que ela não é manta acústica. Vi que a Focal realmente é muito leve perto de uma manta asfáltica de construção e não daria a mesma rigidez nas portas. Por esses motivos optei por utilizar a manta adesiva como base e a focal Bam apenas como complemento. Agora vem a minha principal dúvida: como otimizar a utilização do restante da Focal Bam???

R: Como já respondi acima, esse rolo vai dar apenas p/as duas portas. Cubra a chapa o máximo que puder com a BAM p/"amortecer" o som do midbass.

 

Gostaria que ajudassem a configurar a melhor forma de utilização desses 3 produtos. Mantenho da forma que sugeri? Faço tudo diferente? Inverto a focal bam e a manta asfáltica?? Em que outras áreas do carro posso utilizar a Focal Bam???

R: Já respondido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Rodizzi e Alex_84! Era pra eu ter escrito bemutado, mas digitei errado, rs...

 

Levei em 5 instaladores para fazer orçamento, apenas um deles sugeriu aquecer a manta (justamente a famosa de Campinas, que criticou a focal e tinha o orçamento mais caro) e um deles ainda disse que não sabia instalar e que enquanto instala os equipamentos deixaria eu instalar as mantas por conta própria, rs...

 

Alex, em relação a parte interna e ao forro, você disse que há outras soluções. Pensando em custo-benefício e facilidade de instalação (estou pensando sériamente em instalar por conta própria, por dificuldade em achar bons instaladores na região de Campinas) você sugere outras opções ou acha melhor eu manter nessas mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Preciso conhecer pessoalmente a focal BAM.

Muita gente fala que é uma opção pra tratamento completo e muita gente fala que não.

Se for só dumping ou só massa não é completo rs.

O que você acha ? Tem massa suficiente pra fazer a porta ou não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda prefiro a boa e velha manta com EVA colado por cima. :legal:

O filtro fica bom, mas tem que se atentar com a espessura dele, se for muito espesso, há possibilidade de entortar ou estufar o forro da porta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom na semana passada eu mandei fazer no meu carro o tratamento das portas dianteiras. Levei o + mastigado possível e ficou jóia:

 

- Em ksa eu desmontei os forros de porta e fiz sozinho a 1ª etapa:

 

Forro de porta

 

- Limpei o forro de porta com álcool p/tirar a poeira que tava

 

- [ADIÇÃO DE MASSA] Aqueci a manta Vedacit com secador de cabelo, apenas p/amolecer e moldar/colar melhor no forro. Colei uma camada em 90% do forro e nos pontos mais frágeis, reforcei com mais uma camada.

 

- [iSOLAMENTO ACÚSTICO E ELIMINAR ATRITO ENTRE PEÇAS RÍGIDAS] Depois disso, recortei um pedaço de feltro betumado do tamanho do forro e fui recortando sobre o forro p/não tampar as fixações, furos. Não colei ele no forro pq não sabia se a porta ia fechar com todos esses materiais a +, então só prendi com fita p/o feltro não cair.

 

P/fazer a parte das chapas externa e interna eu levei numa loja p/um amigo fazer o serviço, pois dá BEEEEM mais trabalho. No meu carro eles desmontaram praticamente todos os componentes da porta p/melhorar o acesso p/colar a manta. Eu acompanhei o serviço por umas horas e realmente era algo que não ia dar mesmo pra fazer em ksa. Até máquina do vidro, maçaneta da porta tiraram, kkk.

 

Chapa Externa

 

Na chapa externa preferi investir pq é uma região que molha, corre o risco de descolar e grudar no vidro, etc.

Chapa Externa

- [ADIÇÃO DE MASSA] Nessa etapa a porta foi limpa com desengraxante p/tirar poeira e graxa que vem de fábrica. Foi aplicada uma camada de Dynamat Xtreme aquecendo com soprador p/aderir bem. Embaixo da barra de reforço lateral também foram colados uns "calços" de manta p/evitar uma possível vibração.

 

- [iSOLAMENTO ACÚSTICO/AMORTECIMENTO DA 1ª REFLEXÃO DO MIDBASS] Após colar o Dynamat, foi colada uma camada de Focal BAM por cima, deu certinho uma caixa de XL p/as duas portas.

 

Chapa interna

 

- [ADIÇÃO DE MASSA] Nessa etapa, copiei em partes o conceito do muriloalanis aqui do forum. O meu instalador fez um sanduíche (Vedacit-Tela de aço-Vedacit). Esse "sanduíche" foi parafusado na porta p/possibilitar futuras manutenções à máquina do vidro e mesmo assim deixar essa região rígida.

OBS: No restante da porta foi colocada entre 1 e 2 camadas de Vedacit também.

Editado por Alex_84

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom na semana passada eu mandei fazer no meu carro o tratamento das portas dianteiras. Levei o + mastigado possível e ficou jóia:

 

Legal mesmo seu post.

Só uma dúvida, onde comprou a dynamat ?

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal mesmo seu post.

Só uma dúvida, onde comprou a dynamat ?

Abraço.

 

Ia comprar STP, mas como o Ianaconi tá com esse material parado na alfândega há uns meses eu tive que mudar os planos. Comprei aq no fórum com o RSN.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alex, qual o contato do RSN????

 

Muito bom o seu esquema para tratamento acústico! Vi que é dificil achar uma loja que faça algo completo assim, e se fazem, cobram muito caro!

Estou pensando sériamente em fazer por conta própria pelo menos as portas traseiras...

Editado por marcmass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um colega meu que já teve loja de som disse que o feltro faz muita sujeira, que quando abria uma porta que tinha feltro,estava cheio de pó dentro dela...

Pensando nessa questão, o que acham da idéia de usar EVA ou batida de pedra no lugar de feltro nos forros das portas?

Editado por marcmass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem mistério. Manta asfaltica mais feltro betumado ou não betumado . Paciência e local beeeeeeeem limpo. Não tem erro. Fica bom e economiza. Não me vejo comprando focal bam stp e afins.

 

Via celular!!!!!!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alex_84, pela sua experiência, você acha que se eu colocar EVA no lugar do feltro, não vai ser a mesma eficiência???

E no baffle, você colocou algum material para vedar o contato dele com o mid e com a lataria?

 

Obrigado,

Marcelo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...