Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sergiomontanha

Compressor 100L para pintura com motor de ar condicionado

Recommended Posts

Fala pessoal,

 

Como alguns já sabem, tenho um fusca que está parado há muito tempo, que comprei já sabendo do trabalho que daria para deixá-lo do meu jeito. Estive verificando os serviços de lanternagem e pintura e, no nível que procuro, está com um preço proibitivo. Os que cobram um valor que seria mais ou menos "acessível", pelo que conheço de carros e pintura, não estão servindo nem pra pintar rodas. Diante disso, resolvi dar uma de "louco" e eu mesmo fazer o serviço em casa, com muita calma e sem nenhum prazo para terminar. Comecei a reunir as ferramentas quando resolvi fazer o motor dele em casa e comprei jogo de soquetes com catraca, torquímetro, dois cavaletes, macaco mini-jacaré, fora as ferramentas que todo adepto do "Faça Você Mesmo" tem em casa. Como o preço do Compressor anda meio pesado (um compressor de 5.2 pés e 50 lts está custando quase R$ 1.000,00 fora o frete), andei vendo algumas soluções alternativas e viáveis e esbarrei numa imagem de um compressor nessa configuração e me interessei muito. Depois de conversar com técnicos em ar condicionado e buscar várias informações, resolvi tentar montar a ferramenta e experimentar para ver o que saía.

 

Chega de conversa e vamos ao ponto:

 

Comprei um reservatório de ar de 100l de um compressor Schulz usado. O camarada jogou soda cáustica na pintura do reservatório para remover a tinta e montar um compressor e acabou desistindo. Como ficou exposto enferrujou a parte de cima e tive que fazer um trabalho de remoção da ferrugem e do restante da tinta e efetuar uma nova pintura, feita com primer e tinta em spray. Notem na primeira foto que o cara curtia "REP"

 

1001508v.jpg

 

1001509h.jpg

 

Aqui o cilindro já removido, no primer e pintado:

 

1001511d.jpg

1001514v.jpg

1001517x.jpg

 

Montagem:

 

1001524c.jpg

1001526h.jpg

 

Capa de proteção da ventoinha que ainda está secando, feita com uma tampa de balde, uma lixeirinha de R$ 2,00, um pedaço de carpete sem resina e passada a resina de fibra:

 

1001531p.jpg

 

 

Pistola que será usada:

 

1001543o.jpg

 

 

Segue a lista de materiais e os preços:

 

- Cilindro 150,00

- Compressor 30.000 BTU's 2,5 CV 120,00 ( Esse foi barato!)

- Válvulas, Dreno e Pressostato 136,00

- Primer e tinta 56,00

- Rodas 40,00

- Motor elgin de refrigeração novo 35,00

- Outras despesas (fios, fitas, plug...) 50,00

 

- Total 587,00

 

Achei um custo excelente e estou satisfeito com o trabalho que fiz. Espero que ele tenha uma bom desempenho na pintura. [¨]

 

 

 

Vou postar um vídeo em seguida!

 

Um abraço,

Sérgio.

 

Edit: Importante - O tipo de compressor a ser usado é o alternativo (modelo nas fotos). Em conversa com os técnicos em ar condicionado, ficou claro que os compressores do tipo Scroll e Rotativos, são mais econômicos e silenciosos, mas são muito sensíveis pra essa utilização. Talvez com o compressor parado e fixo em um lugar específico, o uso desses modelos seja possível, mas não me foi aconselhado o uso.

 

Edit 2: Muito importante - Como não havia especificado, usei válvula de retenção para não forçar a linha do compressor e manter o ar dentro do cilindro, purgador e o principal, a VÁLVULA DE SEGURANÇA. A minha abre em 125 PSI sendo que o set do pressostato é de 80 a 120 PSI. No caso do pressostato der defeito e o compressor continuar enchendo a válvula de segurança irá preservar a integridade do cilindro de ar. Esse compressor chega a empurrar 500 PSI, então, o sistema de segurança é obrigatório e sugiro que seja feito com peças novas, senão o compressor transforma-se em uma bomba relógio. O cilindro deve estar em bom estado pra não colocar em risco o usuário. Um cilindro de ar desses faz um estrago enorme se explodir. Espero ter ficado claro.

Editado por sergiomontanha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue um vídeo do teste de enchimento do compressor de 80 a 120 libras que é o set do pressostato:

 

 

Um abraço,

Sérgio.

Editado por sergiomontanha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fico dahora , meu pai ta terminando de reforma um fusca, porem um cara ta fazendo , ja gastamos cerca de uns 5 mil , mais meu pai gosta do carro ja casou com ele. porem agora ta tudo novo deis de motor a lataria, acredito que vai fica bom o serviço semana que vem talvez fique pronto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fico dahora , meu pai ta terminando de reforma um fusca, porem um cara ta fazendo , ja gastamos cerca de uns 5 mil , mais meu pai gosta do carro ja casou com ele. porem agora ta tudo novo deis de motor a lataria, acredito que vai fica bom o serviço semana que vem talvez fique pronto

 

Valeu Marcos, espero que o serviço do fuscão fique perfeito.

 

ficou legal!

Po Parabéns Sérgio. Trampo da hora. Mandou ver.

 

Enviado de celular

 

Fernando e Clayton, Valeu os comentários.

 

Uma abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sergio trabalho muito bom , mais Cade o filtro ? use um duplo dos bons.

 

Arruma umas peças pra ir treinando muito antes de iniciar o fusca , aprenda a trabalhar com pano de microfibra ajuda muito no acabamento e evita a casca de laranja que é o mais complicado para quem ta começando .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sergio trabalho muito bom , mais Cade o filtro ? use um duplo dos bons.

 

Arruma umas peças pra ir treinando muito antes de iniciar o fusca , aprenda a trabalhar com pano de microfibra ajuda muito no acabamento e evita a casca de laranja que é o mais complicado para quem ta começando .

 

Filtro de entrada ou saída? Se for o de entrada, estou comprando essa semana um desses para comrpessor mesmo que parece um funil e vou colocar na entrada. Ela fica vedada por enquanto, só tirei o tampão pra fazer o vídeo. Vou treinar antes pra achar o ponto da regulagem da pistola e me acostumar com o equipamento. Como preciso pintar a porta e as janelas dos fundos da casa, aproveito pra fazer esse teste e depois arrumo umas peças velhas pra treinar. Tem algum exemplo do pano de microfibra? Indica algum ou alguma marca específica. Você utiliza com o desengraxante ou apenas seco?

 

Valeu e um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Massa! O ruído é infinitamente mais baixo! Esse motor é novo?

 

E o fusca? Vi uns vídeos sobre como separar a lata do chassi sozinho, usando 2 cavaletes e um macaco hidráulico. Vai separar o seu pra dar um grau?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Massa! O ruído é infinitamente mais baixo! Esse motor é novo?

 

E o fusca? Vi uns vídeos sobre como separar a lata do chassi sozinho, usando 2 cavaletes e um macaco hidráulico. Vai separar o seu pra dar um grau?

 

O ruído é muito mais baixo. Se for comparar com o motocompressor então, fica evidente a diferença.

 

Novo não, nem pensar. Estive vendo um motor desse em sites no exterior, ele novo, tá saindo U$ 250,00. Tem que ser usado e como o compressor vai trabalhar apenas até 120 PSI (esse chega a dar 550 PSI) e sem pressão constante na linha, Dura a vida toda. Estive reparando no vídeo e o tempo de enchimento ficou em pouco mais de 2 minutos. Na minha opinião está excelente.

 

Quanto ao fusca, vou separa a carroceria do chassi sim. Se fizer a pintura só por cima, logo o trabalho fica todo perdido e não vale à pena. Vou pedir os assoalhos Estriguarú de São paulo pra substituir os meus. Quero ver se monto uma "Rotisserie" pra girar a carroceria e ficar melhor de trabalhar.

 

Um abraço,

Sérgio.

Editado por sergiomontanha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava vendo, quem mexe com restauro de fusca tem uma plataforma que já alinha toda a carcaça... pena que isto acaba saindo mais caro que o fusca... :vts

 

Tô doido pra pegar logo a fuqueta e começar a brincadeira... Vai manter as suspensões originais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava vendo, quem mexe com restauro de fusca tem uma plataforma que já alinha toda a carcaça... pena que isto acaba saindo mais caro que o fusca... :vts

 

Tô doido pra pegar logo a fuqueta e começar a brincadeira... Vai manter as suspensões originais?

 

Vou manter as originais sim. Talvez a única alteração que faça seja a instalação da caixa de direção do monza pra ter mais precisão. Como o meu motor é 1.6 com um comando 284, adiconando os freios à disco traseiros, já fica de bom tamanho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O do Monza serve? Só achei referências sobre o câmbio do Del Rey CHT (que é longitudinal). Só precisa virar a coroa pra ele funcionar invertido, mas ganha uns centímetros a mais, o motor fica no limite.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O do Monza serve? Só achei referências sobre o câmbio do Del Rey CHT (que é longitudinal). Só precisa virar a coroa pra ele funcionar invertido, mas ganha uns centímetros a mais, o motor fica no limite.

 

Segue o link: http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,1089.0.html

 

se não conhece o http://www.forumfuscabrasil.com/index.php e o http://www.fusca4ever.com.br/forum.php não sabe o que está perdendo. [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O 4ever eu tentei cadastrar, mas nunca veio o e-mail de confirmação. Nem há link para reenvio.

 

Tô fazendo o cadastro agora no forumfusca!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O fusca4ever é TOP. tem muita coisa boa lá, uma galera que faz absurdos com o besouro.

 

Não vejo a hora de comprar outro aircooled pra começar a mexer, comando w120, IE, câmbio 8x35. Dá trabalho pra muito 2.0.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O fusca4ever é TOP. tem muita coisa boa lá, uma galera que faz absurdos com o besouro.

 

Não vejo a hora de comprar outro aircooled pra começar a mexer, comando w120, IE, câmbio 8x35. Dá trabalho pra muito 2.0.

 

O meu é similar ao W110 e o câmbio 8x35. Depois de acertado vai se o "fusca de sinal" hehehe... [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

8x35 é o do SP2?

 

Pra dia-a-dia vou precisar de câmbio de 5 marchas. Pensei num 1.9 com comando W120. O consumo rodando normal se mantendo em 8-9 por litro tá bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

8x35 é o do SP2?

 

Pra dia-a-dia vou precisar de câmbio de 5 marchas. Pensei num 1.9 com comando W120. O consumo rodando normal se mantendo em 8-9 por litro tá bom.

 

8x35 é do fusca 1300. Quero o carro forte na arrancada.

 

O câmbio do SP2 é 8x31, mas não caia nessa de que é de SP2 precisa ser caro. Essa relação de coroa e pinhão é a de todos os fuscas pós 84. Não é bicho de 7 cabeças pra arrumar.

 

Em relação ao 5 marchas, pra fusca é um troço complicado. Tem gente que anda fabricando, mas não conheço a viabilidade e a resistência. A que conheço que é top é a gene berg e custa acho que por volta U$ 15.000,00, ou seja proibitivo. Tem alguns tópicos falando sobre isso lá no FFB e no F4E. Acho difícil um motor 1.9 com W120 manter esse consumo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensei no câmbio do Del Rey mesmo.

 

Outra possibilidade seria o 1.6 turbo. Mas o barulho dos 1900-2300 são MUITO lindos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensei no câmbio do Del Rey mesmo.

 

Outra possibilidade seria o 1.6 turbo. Mas o barulho dos 1900-2300 são MUITO lindos.

 

Com certeza o barulho dos 1900 são show, mas já ouviu um motor 1600 com escapamento com abafador lateral da Sillenauto?

 

http://www.silenautt...br/?menu=midias

 

Dá uma olhada e depois me fala. :legal:

 

Edit: Carro turbo para o dia a dia não acho viável. pasmafaute

Editado por sergiomontanha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Com certeza o barulho dos 1900 são show, mas já ouviu um motor 1600 com escapamento com abafador lateral da Sillenauto?

 

http://www.silenautt...br/?menu=midias

 

Dá uma olhada e depois me fala. :legal:

 

Edit: Carro turbo para o dia a dia não acho viável. pasmafaute

 

Coisa linda esse barulho, hein?

 

Rapaz, como tem opção pra esses aircooled. Antigamente não era muito fã da mecânica dele, mas estou cada vez mais gostando.

 

A turbina seria grande, e usaria radiador de óleo de 900mm (opala). Acho que aguenta o tranco, em uso corriqueiro ela nem encheria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

8x35 é pra tiro curto, não passa de 140. Talvez um 8x33, que é dos 1600 antes de 84.

Ah, vira e bielas são forjados, antes de 84. De preferência vira de 1600, que tem dois furos de lubrificação.

no F4E, tem muita receita de bolo, das mais civilizadas até as mais brutas. Tem o blog do Chico Biela, que tem muita receita de preparação de cabeçote.

Não inventa câmbio de 5 marchas, se quer tranquilidade pra rodar com o carro em alta velocidade, vai no 8x31, que custa na faixa de R$250 coroa e pinhão. A parte de usar IRS e duplo A, é complicado. À menos que use offroad, ou MUITO forte, acho que não vale à pena. Já tive Fusca e Variant, acho que a única modificação que realmente valeria a pena é na caixa de direção. O resto, pro uso civilizado dando uma "brincada", dá conta.

Até o freio a disco traseiro é relativo. Com o sistema dianteiro bem acertado, com disco ventilado, acho que não há necessidade.

Considero que uma IE, com um bom comando, você consiga um canhãozinho confiável. E não ficaria inventando serviço, colocaria logo pra rodar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, pelo que vi a troca da caixa de direção já resolve o problema da maldita assimetria entre os braços. Na traseira dizem que o amortecedor dianteiro da D20 segura MUITO a onda.

 

Se for isto mesmo, melhor ainda. Menos problema pra cabeça. Ainda não consigo gostar da idéia do cáster variar com o curso da suspensão, todo fusca que eu dirigi até hoje você tinha que "buscar" o bicho o tempo todo.

 

Na traseira o IRS me permitiria rodar mais baixo ao menos. O plano inicial é rodar com 17". Aí não sei se precisaria baixar.

 

Bom, as ideias são muitas. Necessidade mesmo é isolamento acústico e ar condicionado. :vts

 

Ah, IE será obrigatório. Não tenho muito saco pra ficar acertando carro não. Meu carro tá a um mês com problema nas travas elétricas por preguiça minha de ajeitar um mísero chicote!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

8x35 é pra tiro curto, não passa de 140. Talvez um 8x33, que é dos 1600 antes de 84.

Ah, vira e bielas são forjados, antes de 84. De preferência vira de 1600, que tem dois furos de lubrificação.

no F4E, tem muita receita de bolo, das mais civilizadas até as mais brutas. Tem o blog do Chico Biela, que tem muita receita de preparação de cabeçote.

Não inventa câmbio de 5 marchas, se quer tranquilidade pra rodar com o carro em alta velocidade, vai no 8x31, que custa na faixa de R$250 coroa e pinhão. A parte de usar IRS e duplo A, é complicado. À menos que use offroad, ou MUITO forte, acho que não vale à pena. Já tive Fusca e Variant, acho que a única modificação que realmente valeria a pena é na caixa de direção. O resto, pro uso civilizado dando uma "brincada", dá conta.

Até o freio a disco traseiro é relativo. Com o sistema dianteiro bem acertado, com disco ventilado, acho que não há necessidade.

Considero que uma IE, com um bom comando, você consiga um canhãozinho confiável. E não ficaria inventando serviço, colocaria logo pra rodar.

 

Concordo com o Rick! Câmbio de 5 marchas é desnecessário e colocando uma relação 8x31 fica ótimo.

 

Então, pelo que vi a troca da caixa de direção já resolve o problema da maldita assimetria entre os braços. Na traseira dizem que o amortecedor dianteiro da D20 segura MUITO a onda.

 

Se for isto mesmo, melhor ainda. Menos problema pra cabeça. Ainda não consigo gostar da idéia do cáster variar com o curso da suspensão, todo fusca que eu dirigi até hoje você tinha que "buscar" o bicho o tempo todo.

 

Na traseira o IRS me permitiria rodar mais baixo ao menos. O plano inicial é rodar com 17". Aí não sei se precisaria baixar.

 

Bom, as ideias são muitas. Necessidade mesmo é isolamento acústico e ar condicionado. :vts

 

Ah, IE será obrigatório. Não tenho muito saco pra ficar acertando carro não. Meu carro tá a um mês com problema nas travas elétricas por preguiça minha de ajeitar um mísero chicote!

 

No caso do amortecedor, teve um camarada que testou o amortecedor do Astra, acho que 99, e disse que ficou muito confortável e firme. Só não me lembro se ele usou os amortecedores dianteiros ou traseiros.

 

Em relação a "buscar" o carro o tempo todo, não deves esquecer dos estabilizadores traseiros que sempre quando começava a fazer barulho, os "mexânicos" tiravam e diziam que aquilo não servia pra nada. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...