Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Dallebu

Uno Mille SQPL - Confort

Recommended Posts

Bom dia.

 

Sou novo no forum, embora eu acompanhe amuito tempo o conteudo.

Gostaria de apresentar o meu projeto SQPL, montado em um Fiat Uno Ex ano 2000.

O set é composto por:

- Kit 2 vias dianteiro "hibrido" formado por Midbass Focal Polyglass 6" + Tweeter Selenium 1TW1, totalizando cerca de 140W RMS.

- Kit 2 vias Focal Polyglass, formado por Midbass Focal Polyglass 5" + Tweeter Focal, totalizando cerca de 120W RMS.

- Amplificador Italiano da marca RCF (renomada fabricante de caixas de som amplificadas, para shows e eventos) modelo Artesuono ART6000, 6 canais, 50W x 6 em 4omh, 65W x 6 em 2ohm,

130W x 3 em bridge 4ohm, tem LPF, HPF e BPF (Band Pass Filter, que permite aplicar 2 filtros ao mesmo tempo, filtro de graves e filtro de agudos, caso seja usado um Mid em sistema 3 vias),

todos os terminais banhados a ouro, amplificador de muita qualidade e potencia, os Watts declarados são poucos mas fortes, quem conhece receivers Harman Kardon sabe do que falo,

o Bomber UpGrade não ficava nem um pouco ocioso, mesmo tendo só 130W no Bridge. ;)

- Cd Player Pioneer DEH-2380UB

-Cabo RCA Stetsom

Falta o subwoofer, pois eu tinha um Bomber Upgrade 250W 12" mas vendi para trocar por um Questo Audio 250W 12", que vou comprar em breve, pois ainda estou finalizando o projeto do

porta malas.

O carro recebeu um tratamento acustico especial para fical mais silencioso, permitindo que o som não seja atrapalhado pelos ruidos de motor/vento/pneus.

Para comparação meu Uno está mais silencioso em todas as situações do que um Honda Fit 2012 e empata com uma Saveiro Cross 2013, carros que costumo dirigir no trabalho.

O projeto foi mudado algumas vezes, por isso as fotos estão meio diferentes do que está agora (Tweeters Selenium estão na frente e Focal atrás etc) mas quando eu tiver tempo eu atualizo, junto com o Sub Questo e outros acabamentos.

As portas foram vedadas com manta asfáltica e foi aplicada espuma tipo "caixa de ovo" por dentro. Quem conhece o Uno sabe o quanto ruim é a porta pra se aplicar alto falantes,

pois existe um buraco retangular enorme e não ha lugar próprio para o falante, por isso tive que construir um suporte em MDF e um baffle bem comprido (o que causou uma perda de graves)

para que o vidro não esbarrasse no falante. :banghead

O Kit 2 vias traseiro foi montado no acabamento plástico lateral, que foi devidamente tratado contra vibrações e ganhou uma vedação de borracha ao longo da borda.

Por tras desse acabamento (vão oco que fica na lata) foi aplicada manta asfáltica e feltro em toda parte, tambem para reduzir o barulho que vem de fora.

O assoalho,porta malas e caixas de roda do carro foi tratado com manta asfáltica, foram aplicadas 2 camadas de feltro no assoalho na frente e 1 camada na parte traseira inteira,

incluindoi porta malas e caixas de roda.

Em 2/3 da parede corta fogo e caixas de roda dianteiras foi aplicada uma camada de 7mm de E.V.A. (Agora quase não se escuta barulho de spray ao passar em poças d'agua ou chuva forte.)

Ampliquei tambem um revestimento de Feltro betumado no capô do carro, pois não achei o revestimento original que vinha nos modelos Top de Elba e Premio e Uno Turbo.

A parte que falta aplicar Feltro é o teto, coisa que pretendo fazer em breve...

Resumindo, meu som não é focado em SQ, pois não tem aquele palco sonoro super definido, com processadores de áudio caríssimos etc etc, mas pra mim que curto muito escutar musica,

está um espetáculo, inclusive pra quem senta atrás, qualidade incrível sem distorção, e com volume sifuciente pra causar problemas auditivos futuros se ficar abusando. :vts

Não pretendo ter mais potencia pro Sub, poi com o UpGrade eu tinha que manter o ganho em menos da metade pra não atrapalhar.

Espero sugestões, e espero terminar rápido a parte de acabamento! :legal:

 

p1010530c.jpg

 

p1010921d.jpg

 

p1010927a.jpg

 

p1010929d.jpg

 

p1010930lv.jpg

 

p1010931e.jpg

 

p1010521z.jpg

 

foto2232n.jpg

 

foto2241.jpg

 

foto2242.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

que legal cara! parabéns pela dedicação, o espírito da coisa é esse mesmo! vc fugiu bem da modinha e fez o negócio do seu jeito!

 

:rever1:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

trampo ta decente ein?

eu só nao teria colocado o 1tw1 na parte trazeira.. deixaria apenas o woofer..

mas ta muito legal viu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

que legal cara! parabéns pela dedicação, o espírito da coisa é esse mesmo! vc fugiu bem da modinha e fez o negócio do seu jeito!

 

:rever1:

 

Obrigado! Acho que cada um tem o direito de montar o som do jeito que deseja, independente de ser Trio, Sq, Sqpl ou Spl, o importante é o dono gostar, e os outros respeitarem!

trampo ta decente ein?

eu só nao teria colocado o 1tw1 na parte trazeira.. deixaria apenas o woofer..

mas ta muito legal viu!

 

Obrigado! Olha o 1tw1 não ta mais na traseira, eles estão nas colunas, e na traseira coloquei os Tweeters Focal estavam no painel. Fiz isso pois os Selenium são muito bons e tem suporte direcionável, enquanto que os Focal estavam em uma posição ruim...

Coloquei Tweeter na frente e atrás pois eu tinha 4 Misd e 4 tweeters, e que anda no banco de trás gosta bastante.

No Uno acontece uma coisa curiosa, quem está na frente não escuta claramente o som vindo de trás, e quem senta atrás não escuta claramente o que vem da frente, praticamente cada fileira de bancos tem seu Kit 2 vias independente.

 

Obs. Os Foacal de 6" eram coaxiais, e transformei em kit 2 vias tirando o tweeter da base do falante e posicionando onde eu quiser. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana o projeto, parece uma instalação limpa e bem feita.

 

Embora para qualquer coisa "SQ" não recomendo falantes traseiros.

 

Agora, mille confort é ironia!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana o projeto, parece uma instalação limpa e bem feita.

 

Embora para qualquer coisa "SQ" não recomendo falantes traseiros.

 

Agora, mille confort é ironia!

 

Obrigado pelo elogio! Esqueci de falar que todo o serviço foi feito por mim.

kkkkkkk o "Confort" é por causa do isolamento acústico que fiz nele, un Mille con mesmo nível de ruidos de carros de 50.000 R$.

O problema é que o "Confort" para por ai mesmo, porque o carro só tem trava e alarme [^] , mas ao menos é espaçoso.

Em quanto aos falantes traseiros te garanto que quem senta atrás não reclama :vts mas meu foco não é o SQ puro, mas ter um som com MUITA qualidade para o dia a dia, e qualidade não se resume somente ao palco sonoro (que tambem existe no meu uno pois os tweeters foram cuidadosamente direcionados. Digamos que eu quis chegar a um bom compromisso :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esqueci de dizer que pra passar a fiação eu desmontei o carro todo, passei os fios bem ordenadamente pelo assoalho, degurados com fita adesiva, e de modo que o RCA fique o mais longe possível de qualquer fonte de interferência eletronica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive que parar p/ elogiar hehehe.... Belo trabalho, uma dúvida: o teto do uno do meu irmão só falta cair com o subwoofer, passou manta em todo o teto ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo elogio! Esqueci de falar que todo o serviço foi feito por mim.

kkkkkkk o "Confort" é por causa do isolamento acústico que fiz nele, un Mille con mesmo nível de ruidos de carros de 50.000 R$.

O problema é que o "Confort" para por ai mesmo, porque o carro só tem trava e alarme [^] , mas ao menos é espaçoso.

Em quanto aos falantes traseiros te garanto que quem senta atrás não reclama :vts mas meu foco não é o SQ puro, mas ter um som com MUITA qualidade para o dia a dia, e qualidade não se resume somente ao palco sonoro (que tambem existe no meu uno pois os tweeters foram cuidadosamente direcionados. Digamos que eu quis chegar a um bom compromisso :legal:

 

Uno é um carro honesto, já andei bastante. Claro que não é uma maravilha, mas não precisa andar muito para achar coisa menos confortável.

 

Se você está satisfeito, é o que importa. Para mim falante traseiro acaba incomodando, mas aí é de cada um.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive que parar p/ elogiar hehehe.... Belo trabalho, uma dúvida: o teto do uno do meu irmão só falta cair com o subwoofer, passou manta em todo o teto ?

 

Valeu mesmo :legal:

O teto ta original, é a unica parte do carro que ainda não foi tratada, mas quando eu estava com o Subwoofer que aparece na foto eu ainda não tinha conseguida botar a mão no outro par de falantes Focal, então eu tinha um Bomber Upgrade e 1 kit 2 vias de 5", e o resultado é que o ganho do Sub sempre foi mantido baixo pois em certas músicas ele atrapalhava pois encobria muito os mids, ou seja nunca tive a oportunidade de ver o teto tremer um pouco [¨] . Vendi o Sub uns 2 meses antes que chegassem os Focal 6" da frente.

Na verdade não estou exatamente sem sub, mas estou com duas caixas de Mini system Aiwa 6" ( [^] ) ligadas em paralelo (total 3Ohm), que na teoria aguentam 75W cada uma, totalizando teóricos 150W, o problema é que mesmo com ganho baixo meu módulo "estupra" elas, principalmente com hip hop. Mas é só pra não ficar sem nada, pois no final desse mês termino o projeto do sub no porta malas e chega um belíssimo Questo Audio 12" 250W pra botar ordem na casa :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uno é um carro honesto, já andei bastante. Claro que não é uma maravilha, mas não precisa andar muito para achar coisa menos confortável.

 

Se você está satisfeito, é o que importa. Para mim falante traseiro acaba incomodando, mas aí é de cada um.

 

Olha pro meu uso eu estou muito satisfeito, e como o carro está muito conservado não pretendo vende-lo tão cedo.

Exatamente, cada um tem que escolher o som do próprio jeito, sem medo de ser feliz :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu mesmo :legal:

O teto ta original, é a unica parte do carro que ainda não foi tratada, mas quando eu estava com o Subwoofer que aparece na foto eu ainda não tinha conseguida botar a mão no outro par de falantes Focal, então eu tinha um Bomber Upgrade e 1 kit 2 vias de 5", e o resultado é que o ganho do Sub sempre foi mantido baixo pois em certas músicas ele atrapalhava pois encobria muito os mids, ou seja nunca tive a oportunidade de ver o teto tremer um pouco [¨] . Vendi o Sub uns 2 meses antes que chegassem os Focal 6" da frente.

Na verdade não estou exatamente sem sub, mas estou com duas caixas de Mini system Aiwa 6" ( [^] ) ligadas em paralelo (total 3Ohm), que na teoria aguentam 75W cada uma, totalizando teóricos 150W, o problema é que mesmo com ganho baixo meu módulo "estupra" elas, principalmente com hip hop. Mas é só pra não ficar sem nada, pois no final desse mês termino o projeto do sub no porta malas e chega um belíssimo Questo Audio 12" 250W pra botar ordem na casa :vts

 

Aguardo fotos !!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aguardo fotos !!!!

 

Hoje (domingo) dei uma boa adiantada no acabamento do porta malas. Revesti com carpete as poucas partes que ainda estavam na lata, e terminei a parte em MDF que "veste" o amplificador, inclusive já revesti com carpete. Amanhã coloco as fotos pois quando terminei ja tava ficando escuro...

Agora é só começar a encher o saco do marceneiro pra fazer a caixa, que vai ter 55L, assim como manda o manual do alto falante.

 

caixauno.jpg

 

Esse é o projeto da caixa, feita para melhorar o aproveitamento do PM, assim como a colocação do amplificador.

projetocaixa55l.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pro seu som melhorar 100% com uma mudança só, deveria trocar esse aparelho, desculpe a sinceridade mas esse pioneer ai não vale nada :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem espaço ao lado do duto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pro seu som melhorar 100% com uma mudança só, deveria trocar esse aparelho, desculpe a sinceridade mas esse pioneer ai não vale nada :legal:

Olha, esse Pioneer não é nenhuma maravilha mesmo, mas acho que ta longe de não valer nada [¨] . Tive experiencia (em carros de conhecidos) com players bem piores como Hbuster e aqueles Players de 100 R$ que só tocam cartão SD ou USB. Por enquanto vou manter esse Pioneer, ao menos até sobrar um dim dim, pois tenho despesas já programadas de manutenção com o carro.

Tem espaço ao lado do duto?

A principio tem sim, a caixa de roda vai ficar rente a caixa até um certo ponto, depois ela vai recuando e fica espaço, mas talvez na hora eu faça o furo frontal e coloque um "joelho" no duto, pois reto não cabe...

FINO!!!

 

Valeu! :legal:

Na verdade eu tenho que tomar vergonha na cara e tirar boas fotos de como o carro está agora, pois essas fotos que postei eu ja tinha no Imageshack e fiquei com preguiça de tirar novas [^]

Mas amanhã pego emprestado uma boa camera e aproveito e faço um video, apesar de estar sem Sub por enquanto... [^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais umas fotos do PM. Tirei com o celular mesmo, s[o pra mostrar...

A fiação ainda ta desorganizada pois ainda tenho que comprar velcro pra segurar tudo.

 

p21041312472.jpg

 

p21041312471.jpg

 

p2104131247.jpg

 

p2204130755.jpg

 

p22041307551.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais tarde sai o video do som tocando, sem subwoofer por enquanto. Vai demorar a carregar no yoututbe pois é em "HD" ! Ficou bom o Audio!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fotos atualizadas, sendo que ainda faltam os acabamentos definitivos dos 4 mids e dos tweeters traseiros.

As proteções vão ser feitas em MDF no estilo "quadrado com cantos arredondados" para acompanhar o design do carro.

 

Obs. Não reparem na sugeira [^]

 

img2574mx.jpg

 

img2575zy.jpg

 

img2579x.jpg

 

img2580j.jpg

 

img2583vg.jpg

 

img2581qn.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como prometido está ai o video do som tocando!

Tocando com Loudness desligado e com equalisador em flat.

Lembrando que é melhor assistir em no mínimo 480p

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse fim de semana chema meu Sub Questo 12" 250W. Vou tirar umas fotos do acabamento novo dos falantes, que fiz em MDF e revesti com uma malha fina preta.

Inicialmente eu queria fazer apenas o acabamento para os mids da frente, mas como consegui um material extra e meu fim de semana tava sem programas resolvi fazer 6 acabamentos, 2 da frente com grade removível, 2 traseiros fixos para os mids de 5" e 2 para os tweeters. Terminei tambem o revestimento do porta malas, pois estava faltando o revestimento interno da tampa da mala, que fiz com papelão e carpete. Esse fim de semana coloco umas fotos, inclusive do Questo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ups.

Acabamento dos mids e fotos do Sub :legal:

 

p1030043pa.jpg

 

p1030044l.jpg

 

p1030046s.jpg

 

p1030047.jpg

 

p1030048o.jpg

 

p1030049pt.jpg

 

p1030050v.jpg

 

p1030051t.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha pro meu uso eu estou muito satisfeito, e como o carro está muito conservado não pretendo vende-lo tão cedo.

Exatamente, cada um tem que escolher o som do próprio jeito, sem medo de ser feliz :legal:

Concordo plenamente! Tudo bem feito, parabéns. Mudando de assunto, qual os nomes da 1ª e última músicas? Editado por mbtche

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...