Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
_ed_

Montar tampão fechado (estilo caixa) ou aberto? (comum)

  

3 votos

  1. 1. Qual o estilo de tampão?

    • Tampão aberto (comum)
    • Tampão fechado (estilo caixa)


Recommended Posts

Boa noite a todos,

A um certo tempo venho aos poucos comprando alguns acessórios para colocar no meu pálio (G2).

Tenho um player pioneer que está tocando dois falantes bomber de 6" nas portas do pálio e atrás não tenho nada.

Comprei 2 6x9 hbuster quadrixiais daqueles modelos que dizem ser 110watts rms cada um (duvido), e ganhei 2 6x9 selenium pentaxial daquele kit de 160watts.

Meu primeiro problema é que um dos 6x9 da selenium está com os twitters queimados, só está tocando o médio grave. Então a primeira questão é a seguinte:

 

Posso desligar também os twitters do outro 6x9 da selenium e deixar os dois trabalharem somente com médio grave pra não ter uma diferença de agudos? Se eu cortar os twitters deles ainda terão a impedância de 4 Ohms? Irei usar um sd200.2d então preciso casar dois falantes em 2Ohms para cada canal.

 

Os dois Hbuster's pretendo deixar como estão, com os twitters ligados.

 

A segunda questão é a seguinte, tenho amigos que me aconselham a montar os 6x9 em um tampão fechado embaixo com a profundidade de mais ou menos 15cm, e outros dizem pra montar aberto do jeito padrão.

O que me aconselham? qual eu teria melhor desempenho?

Gosto de um som mais grave com bom médio. Sei que 6x9 não faz milagre, mas por enquanto é o que tenho.

A fiação já está passada, com porta fusível e tudo, só preciso decidir como será o tampão e o que farei com os 6x9 da selenium.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Att,

Ed Carlos Egert Galvão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja fiz um tampão dutado para 6-6x9 a muito tempo atrás, não calculei nada na epoca era no olhometro mesmo .

 

Posso falar ? ficou muito bom mesmo , tinha mais ou menos uns 80x35x15 e 6x dutos de 2"

 

Todo mundo perguntava qual o sub que tinha na mala e ficavam besta com o rendimento dos bixinhos .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como vc não tem sub, eu tenho muita convicção que os 6x9 em caixa vão render alguma coisa melhor no seu carro. Eu fiz uma no tampão e estou usando com 4 pentaxiais selenium 6x9. O problema como o amigo acima disse é que tem q ser feita no olhometro pois os fabricantes de 6x9 não divulgam os parâmetros para caixas (com exceção dakele 6x9 da bomber de 150w que vc pode ver pra tirar uma base).

 

No meu caso como já tinha subwoofer, eu fiz a caixa do tampão do maior tamanho possivel e coloquei 2 dutos, esse foi meu olhometro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi que os dois sugeriram a caixa dutada... confesso que pensei nela selada, pois até então só tinha visto as seladas tocando. Mas creio que com a dutada realmente terei um grave mais intenso.

Pois as caixas seladas dos meus amigos não dão muito grave... acho que vou colocar 2 dutos de 4" ou 4 dutos de 2". Qual a profundidade mínima recomendada? Não quero perder muito espaço no porta malas.

Outra coisa, sobre os 6x9 selenium, o que acham de deixar os dois sem twitter? ou é melhor deixar só o que ta estragado sem twitter mesmo?

grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É melhor simular essa caixa antes para acertar pelo menos a sintonia o que pode ajudar muito no rendimento , sintoniza nos 50hz e boa .

 

Eu desligaria sim o tweeter do outro que não queimou , pelo menos sabe que vão tocar igual , mais tanto faz pode deixar ligado tambem que não muda nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, sobre simular caixas eu não tenho tanta experiência =/

Não quero tmb que os 6x9 excursionem muito pra não estragar. Muita gente diz que eles trabalham melhor em selada por poder bater mais forte sem danificar... enquanto na dutada eles excursionam mais.

Só que como não tenho tanta experiência não sei em quem acreditar rsrs

por isso busquei ajuda aqui :)

Quanto aos seleniums eu vou desligar o twitter mesmo, mas me diz uma coisa, se eu tirar os twitters vai mudar a impedância? será que ainda será um falante de 4ohms?

Grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vc não ker q os 6x9 excursionem muito, então já é decisão confirmada de vc usar eles em caixa, seja selada ou dutada.

 

Eu acho também que vc não deve se preocupar com esse problema de excursão excessiva a não ser q vc faça uma caixa BEM generosa (o que eu acho dificil acontecer). Quanto a decisão sobre dutada ou selada acho q no seu caso q tem espaço pra fazer a caixa do tamanho q quiser, seria melhor fazer a simulação no programa (eu não manjo fazer).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem um user que colocou 2 pares de um 6x9 bravox e fez um regaço, não me lembro o nome dele. mas se procurar encontra fácil! troca uma ideia com ele, com certeza vai te ajudar bastante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alto-falantes 6x9" rendem melhor em Free-air (tampão comum). A não ser que seja estes alto-falantes sejam de uma linha voltada para tocar em caixas acústicas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alto-falantes 6x9" rendem melhor em Free-air (tampão comum). A não ser que seja estes alto-falantes sejam de uma linha voltada para tocar em caixas acústicas...

 

discordo.... qnd o 6x9 ta numa caixinha da um grave beeeemmmm legal porem fica sem voz pq ta no fundo da mala.... com um tampao estilo caixa tem tudo pra ficar bom... vai dar um grave muito melhor q free air e vai ter voz pq vai estar fora da mala...

 

 

eu apostaria no tampao estilo caixa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Put@ merd@, estou louco pra montar os 6x9 jbl esse aqui:

 

http://www.jbl.com/PT-BR/Products/Paginas/ProductDetails.aspx?PID=GTO938

 

Em um tampão fechado, mas não queria subir muito o tampão, e embaixo a caixa do sub vai atrapalhar, vou ter que bolar algo.

 

Mas voto com certeza no tampão fechado com duto ou não, questão de fazer um teste antes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpa a demora galera.

Levei o carro pro cara fazer o tampão, aí o cara ficou enrolando, dizendo que ia ficar estranho fechado, e eu vi que ia ocupar bastante espaço (usamos muito o porta malas)

Por fim acabei me rendendo ao tampão normal mesmo. Ficou um som legal, mais grave... mas não se compara ao tampão fechado embaixo, meu amigo tem um assim e toca de mais.

Mais pra frente quando sobrar uma grana vou ver se mando fazer um fechado caprichado e elevado para ocupar menos espaço na mala.

Obrigado a todos pela dica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...