Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Fortes

Problema com Spacefox.4ª e 5ª marcha não passa dos 5k RPM

Recommended Posts

Pessoal, to com um problema com minha Spacefox...

 

Antes de mais nada, é uma Spacefox Route, 2009/2010, 1.6, 45.000km rodados

 

Ela não passa dos 5.000 RPM em 4ª e 5ª marchas, de jeito nenhum. Preciso do motor cheio pra fazer ultrapassagens e tenho que usar a 3ª marcha e a 4ª até os 5000rpm e depois passar pra 5ª. Em 4ª marcha ela não passa dos 140km/h e em 5ª não passa dos 165km/h(medidos no painel).

 

A questão aqui não é a velocidade que ela chega ou deveria chegar, e sim o fato de ela não aproveitar toda faixa de potência do motor, dificultando muito ultrapassagens e estar muito gastadora.

 

Outro fator que acho que pode estar envolvido, é que ela é muito gastadora. Completamente fora do que deveria ser com esse motor 1.6 VHT - EA 111 VHT.

 

Segundo a Volkswagen, o SpaceFox Route consome na cidade 12,1 km/l e na estrada 17,5 km/l, quando abastecido com gasolina.

http://carplace.virg...chega-em-breve/

 

Mas minhas médias na cidade ficam na casa dos 7km/l e na estrada na casa dos 9,5km/l. Ela tá com roda 17", okay, mas com as rodas 15" originais as médias eram 8km/l na cidade e 10km/l na estrada e também não passava dos 5000 rpm em 4ª e 5ª e também não andava mais do que isso.

 

Foi feita as 3 primeiras revisões na VW, a 4ª revisão eu fiz em minha oficina de confiaça. Todas as trocas foram feitas conforme plano de manutenção preventiva e a única coisa trocada fora óleos e filtros foi velas na revisão dos 40.000km(conforme plano de manutenção) e depois bieletas e buchas da suspensão(que é um problema cronico da linha Fox).

 

Alguém já viu algo parecido com essa linha de motores e caixa da VW? O que poderia ser? Li em alguns lugares que poderia ser motor fora do ponto, sensor de rotação, problema em bobinas e cabos de vela, mas tudo com outros motores 1.6 da VW e não esse da minha Spacefox.

 

Obrigado.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luz de injeção não está piscando não?

 

Tem que passar o scanner. Geralmente existe um modo de "segurança" quando você perde MAF, MAP e alguns outros sensores, que limitam o motor a determinado giro.

 

Só com o scanner mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto a velocidade: já pensou q o q pode estar te matando o motor é as rodas? pq é um conjunto de roda/pneu mais pesado q as 15, e é normal o carro ter menos final por esse motivo, ou então pode ser erro de velocimetro devido a mudança de diametro da roda. eu sempre indico usar o tirecalculator da 1010tires pra isso.

 

quanto a consumo, talvez pelo comportamento mais agressivo vc esteja tendo um consumo maior... não sei se é teu caso, mas por exemplo, meu fiesta faz 11 na cidade quando ando na manha, e 7 na cidade quando ando mais agressivo....

 

claro, não discordo q possa ser outras coisas, massss........... eu fazia 8km/l na cidade com o fox 1.6 da minha irmã....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fortes, há uns 6 meses tive EXATAMENTE o mesmo problema com meu fiesta 1.0...Levei no mecânico, gastei com limpeza de bicos, troca de velas e nada de resolver...

 

Sabe o que era?

 

Álcool adulterado...deixei o combustível quase acabar e completei novamente na gasolina e nunca mais tive problema...

 

Meu carro não passava dos 4500 rpm...aliás, nem chegava nos 4500 e já cortava...não é típico de corte de giro não...O que acontecia era que o carro subia rotação normal, sem falha alguma e quando chegava nos 4300rpm, era como se eu tirasse o pé do acelerador bruscamente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na Marea qdo a rotação simplesmente não sobe mais é pq a MAF tá ruim

mas só pra saber, é SÓ na 4ª e 5ª que faz isso? nas demais vai até o infinito e além?

pode ser mesmo por conta do peso das rodas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luz de injeção não está piscando não?

 

Tem que passar o scanner. Geralmente existe um modo de "segurança" quando você perde MAF, MAP e alguns outros sensores, que limitam o motor a determinado giro.

 

Só com o scanner mesmo.

 

Bom. Não tem luz nenhuma piscando. Na revisão dos 40.000km foi passado o Scanner e estava ok. Vou pedir para repassarem o Scanner. Semana passada voltei lá, mas o cara que mexe na eletrônica estava em período de férias e essa semana já deve ter voltado.

 

O que seria MAF, MAP?

 

quanto a velocidade: já pensou q o q pode estar te matando o motor é as rodas? pq é um conjunto de roda/pneu mais pesado q as 15, e é normal o carro ter menos final por esse motivo, ou então pode ser erro de velocimetro devido a mudança de diametro da roda. eu sempre indico usar o tirecalculator da 1010tires pra isso.

 

quanto a consumo, talvez pelo comportamento mais agressivo vc esteja tendo um consumo maior... não sei se é teu caso, mas por exemplo, meu fiesta faz 11 na cidade quando ando na manha, e 7 na cidade quando ando mais agressivo....

 

claro, não discordo q possa ser outras coisas, massss........... eu fazia 8km/l na cidade com o fox 1.6 da minha irmã....

 

Quanto a limitação de velocidade, é a mesma com as rodas 15" originais ou com as atuais.

 

O perfil original é: 195/55R15. Atual: 205/45/ZR17. Diferenças totais de 3,49%, cálculados via 101tires.

 

A diferença de consumo, é a mesma do que tinha no prisma com esse mesmo jogo de pneus 17". Por isso tenho certeza que não é o jogo de rodas que tá fazendo com que o carro tenha esse consumo excessivo e perda de desempenho. Acredito sim que elas estão ajudando, mas não creio ser a causa do problema.

 

Fortes, há uns 6 meses tive EXATAMENTE o mesmo problema com meu fiesta 1.0...Levei no mecânico, gastei com limpeza de bicos, troca de velas e nada de resolver...

 

Sabe o que era?

 

Álcool adulterado...deixei o combustível quase acabar e completei novamente na gasolina e nunca mais tive problema...

 

Meu carro não passava dos 4500 rpm...aliás, nem chegava nos 4500 e já cortava...não é típico de corte de giro não...O que acontecia era que o carro subia rotação normal, sem falha alguma e quando chegava nos 4300rpm, era como se eu tirasse o pé do acelerador bruscamente...

 

Não pode ser combustível, pois abasteço em postos diferentes. Shell, Ipiranga, Petrobrás. Gasolina Normal, Aditivada, Shell Power, Podium e Etanol. O carro tem o mesmo desempenho.

 

 

No Etanol ela fica bem diferente, anda bem mais. Ela muda da água pro vinho, mas não passa de 5000 em 4ª e 5ª.

 

1ª a 3ª ela vai até o fim.

 

Como já disse acima, descarto o peso das rodas, pois com as 15" originais ela também não passa dos 5000 rpm em 4ª e 5ª.

 

-------

 

Vou passar agora na oficina e vou ver se eles conseguem passar o scanner e vou atualizando.

 

Obrigado até aqui.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sensor de velocidade ou o MAP foi pro pau .

 

Aposto mais no sensor de velocidade , ja passei por problema parecido e era o maldito que estava ruim e se perdia em alta velocidade , a injeção entra no modo proteção e limita o RPM.

 

Mais pode ser varias outras coisa, só engatando o Scanner movel e ir rodando até fazer o problema para descobrir onde ta o erro , ou tirar sensor por sensor e testar manualmente .

 

 

Com essa medida de pneu que tu usa não tem muito culpa as rodas não , se as 15" originais forem de ferro aposto que o peso seja quase o mesmo das 17" de aluminio.

 

Esses motores são Bem economicos , essa media ai é bem abaixo do costume desses carros .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz complicado teu problema aí, pois então meu carro (golf) tem o mesmo motor que o seu spacefox e eu rodo com 225 45 17 e não pesa muito mais que as 15, o que eu chuto aí no seu caso é pouca pressão da bomba de combustível ou o catalizador do escap entupido, além do MAP como já foi dito!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo isso se chama programação! Limita o giro do carro na ultima marcha permitindo assim estabilidade no motor e faixa de segurança, pois se não o motor iria explodir!!!

 

Tenho um Fox modelo novo 1.0 marca 200 km no painel! Atualmente estou rodando no etanol, de 4ª marcha bate 7.000 se deixa arder!! Agora de 5ª marcha mantêm estável 5.000 e não passa de 190 com pé no fundo, assim deixando o motor rodar estável e sem forçar!!

 

Uma coisa eu te falo, essa motorização VHT é amarrada! Para ter melhores respostas desse seu motor sem qualquer alteração... tem que deixa arderrr!!!!!!!!!

 

Seu carro esta com roda alterada, é 1.6 mais é perua.. tem mais lata! Já dirigi Fox 1.6 e sinceramente a única diferença notada e o giro que sobe mais rápido, conseqüentemente melhora na resposta da aceleração! O 1.6 em questão também não passava de 5.000 de 5ª marcha e 190km no painel!

 

Em relação ao consumo Fox hacth ou perua, ambos são um chupa cabra!

 

O único problema que vejo em seu veiculo é o fato de não passar de 5.000 de 4ª marcha!

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Tenho um Fox modelo novo 1.0 marca 200 km no painel! Atualmente estou rodando no etanol, de 4ª marcha bate 7.000 se deixa arder!! Agora de 5ª marcha mantêm estável 5.000 e não passa de 190 com pé no fundo, assim deixando o motor rodar estável e sem forçar!!

 

 

1.0 a 190KM/h com 5000 RPM ? :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se pá nem é problema, lol.

 

Dombroski, nem esquenta... Eu tive essa maldição, sofre para bater 170 de painel na reta... Com muita boa vontade chega perto de marcar 180 na descida..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1.0 a 190KM/h com 5000 RPM ? :blink:

 

Amigo ao me referir 5.000, quer dizer na casa dos 5.000 sendo assim com variação de 5.000 a 6.000!

 

Estou falando em rodovia e não em centro urbano!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo ao me referir 5.000, quer dizer na casa dos 5.000 sendo assim com variação de 5.000 a 6.000!

 

Estou falando em rodovia e não em centro urbano!

 

Mas cara, 1.0 a 190 Km/h estáveis entre 5000 e 6000 rpm na rodovia ? Certeza ? pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo ao me referir 5.000, quer dizer na casa dos 5.000 sendo assim com variação de 5.000 a 6.000!

 

Estou falando em rodovia e não em centro urbano!

 

fox 1.0 190km/h?

 

soh se for jogando de um penhasco.

tenho um fox 1.0 e o carro nao vai, é manco de doer.

 

quanto a space do dono do topico acho que tem que passar o scaner mesmo como o kleber disse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas cara, 1.0 a 190 Km/h estáveis entre 5000 e 6000 rpm na rodovia ? Certeza ? pasmafaute

 

Amigo eu disse: “Agora de 5ª marcha mantêm estável 5.000 e não passa de 190”

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fox 1.0 190km/h?

 

soh se for jogando de um penhasco.

tenho um fox 1.0 e o carro nao vai, é manco de doer.

 

quanto a space do dono do topico acho que tem que passar o scaner mesmo como o kleber disse.

 

Ao amigo "Fortes" espero que tenha ajudado a esclarecer algumas duvidas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas se for MAF o scanner vai acusar.

 

 

Bomba nao é, pois ela teria problema em alimentar em qualquer marcha

 

Consumo alto e motor nao desenvolvendo:

 

Sonda Lambda

Sensor de temperatura

 

Nisso fica com mistura rica sempre

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas dicas. Tudo anotado aqui.

 

Como amanhã tenho reunião a manhã inteira, já deixei o carro na oficina hoje no fim da tarde. Pedi para que eles passem o scanner, verifiquem os sensores, verifiquem o sistema de escapamento, bobinas, cabos, velas e ponto do motor.

 

Deixei avisado que o motor não corta giro, e sim não passa daquela rotação e que não importa o combustível, nada muda.

 

Esse problema dela é velho, quer dizer, eu peguei ela em agosto/12 quando troquei meu Prisma 1.4 pela Spacefox. Esse carro era da minha mãe, andava muito na cidade, mas a manutenção sempre foi feita corretamente, como descrevi anteriormente, mas ela já tinha me dito certa vez, que o carro não passava de 140km/h em 4ª marcha ao tentar ultrapassar um caminhão.

 

Só que até agora isso não me incomodou muito(sempre incomodou), mas como esse ano tenho muitas viagens já programadas, não quero deixar pra ter algum problema no meio do caminho, ou então acabar ficar me matando pra fazer tudo que é tipo de ultrapassagem...

 

As rodas originais dela são de liga leve, iguais a da img abaixo:

http://quatrorodas.abril.com.br/imagem/fwa/1235168963534_39.jpg

 

Assim que obter uma resposta, aviso...

 

Obrigado mais uma vez.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora não entendi mais nada.

 

Foi passado o scanner no carro. Parametros ok, não acusou nenhuma irregularidade ou mal funcionamento em nenhum sensor. Escapamento limpo sem nenhum problema.

 

Foi identificado apenas que precisa fazer a seguinte manutenção:

 

- Llimpeza de bico;

- Limpeza da TBI. O corpo da borboleta tá bem carbonizada;

- Cabos de vela estáo faiscando; As velas estão novas, foram trocadas em novembro 2012;

- Filtro ar e filtro do Combustível estão muito sujos. Foram trocados em novembro/2012;

- Suspiro do óleo do motor entupido. Já tá sujando meu motor de óleo por fora, tenho acompanhado isso nos últimos dias e já tava ficando preocupado pois não sabia o que era.

 

Limpeza de bico e injeção, troca do filtro de ar, troca do filtro de combustivel, troca dos cabos de vela - R$432,00

 

Suspiro do óleo entupido - R$146,00 - O pessoal da mecânica disse que com esse suspiro entupido, pode formar uma borra no carter e com isso e que o óleo perde a suas propriedades lubrificantes e pode haver mistura de água(devido a borra) na mistura fazendo com que o carro perca desempenho.

 

Palheta traseira - R$35,00 - Essa eu tenho que trocar, tá velha e não limpa mais.

 

Higienização AC - R$127,00 - Tenho muito problema de renite e minha última troca completa de filtros foi em Novembro, o filtro do AC tá muito sujo. Vale a pena fazer, ou vale a pena comprar o spray e fazer em casa? http://www.jocar.com....aspx?CP=703505

 

Total: R$740,00 ou R$613,00 sem a higienização do AC.

 

Meu medo é esse suspiro do óleo. Meu pai teve problema na ex-s10 TD 4x4 dele, porque tinha água junto no diesel e ele teve que fazer bomba e os bicos com 100.000km e foi uma baita grana pra fazer tudo. Tenho medo que me estoure alguma coisa no motor e eu fique empenhado com isso, principalmente porque to indo viajar quinta feira de madrugada.

 

O que que vocês acham dos preços e dos serviços que precisam ser executados?

 

Obrigado e abraços

 

------------

 

edit:

 

li na internet que quando os filtros estão muito sujos e que se o suspiro do carter está entupido e com algum problema, que pode sujar bicos e a TBI, contribuindo para a perda de desempenho e o aumento do consumo.

 

tá certo isso?

Editado por Fortes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, todos estes fatores contribuem para diminuir desempenho e aumentar o consumo.

 

Troca as velas logo, custa uns R$60,00 o jogo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, todos estes fatores contribuem para diminuir desempenho e aumentar o consumo.

 

Troca as velas logo, custa uns R$60,00 o jogo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, todos estes fatores contribuem para diminuir desempenho e aumentar o consumo.

 

Troca as velas logo, custa uns R$60,00 o jogo

 

 

Filtro de ar: 10.000km

 

Filtro de combustivel: 10.000km

 

Cabos de Vela & Velas: 20.000 a 30.000km

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 27/03/2013 at 10:50, Fortes disse:

Agora não entendi mais nada.

 

Foi passado o scanner no carro. Parametros ok, não acusou nenhuma irregularidade ou mal funcionamento em nenhum sensor. Escapamento limpo sem nenhum problema.

 

Foi identificado apenas que precisa fazer a seguinte manutenção:

 

- Llimpeza de bico;

- Limpeza da TBI. O corpo da borboleta tá bem carbonizada;

- Cabos de vela estáo faiscando; As velas estão novas, foram trocadas em novembro 2012;

- Filtro ar e filtro do Combustível estão muito sujos. Foram trocados em novembro/2012;

- Suspiro do óleo do motor entupido. Já tá sujando meu motor de óleo por fora, tenho acompanhado isso nos últimos dias e já tava ficando preocupado pois não sabia o que era.

 

Limpeza de bico e injeção, troca do filtro de ar, troca do filtro de combustivel, troca dos cabos de vela - R$432,00

 

Suspiro do óleo entupido - R$146,00 - O pessoal da mecânica disse que com esse suspiro entupido, pode formar uma borra no carter e com isso e que o óleo perde a suas propriedades lubrificantes e pode haver mistura de água(devido a borra) na mistura fazendo com que o carro perca desempenho.

 

Palheta traseira - R$35,00 - Essa eu tenho que trocar, tá velha e não limpa mais.

 

Higienização AC - R$127,00 - Tenho muito problema de renite e minha última troca completa de filtros foi em Novembro, o filtro do AC tá muito sujo. Vale a pena fazer, ou vale a pena comprar o spray e fazer em casa? http://www.jocar.com....aspx?CP=703505

 

Total: R$740,00 ou R$613,00 sem a higienização do AC.

 

Meu medo é esse suspiro do óleo. Meu pai teve problema na ex-s10 TD 4x4 dele, porque tinha água junto no diesel e ele teve que fazer bomba e os bicos com 100.000km e foi uma baita grana pra fazer tudo. Tenho medo que me estoure alguma coisa no motor e eu fique empenhado com isso, principalmente porque to indo viajar quinta feira de madrugada.

 

O que que vocês acham dos preços e dos serviços que precisam ser executados?

 

Obrigado e abraços

 

------------

 

edit:

 

li na internet que quando os filtros estão muito sujos e que se o suspiro do carter está entupido e com algum problema, que pode sujar bicos e a TBI, contribuindo para a perda de desempenho e o aumento do consumo.

 

tá certo isso?

Mano desculpa desenterrar o tópico, mas eu quase chorei quando vi isso, me diga? Resolveu? Pq não tem um mecânico minha cidade que deu jeito até agora!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...