Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Diego Alves

Altura Ideal das Surround de 5" e tem que ser direcionadas?

Recommended Posts

Galera, como alguns ja sabem, estou montando meu home

 

Eu instalei recentemente as Surround que seriam as Books Infinity P153 de 5". Elas estão cerca de 1,80mts do chão e parafusadas na parede, sem direcionamento algum.

 

Esta altura está ideal? ou o certo era abaixar as caixas?

 

tem que ser direcionadas para o ouvinte ou não?

 

vi em alguns lugares no qual dizem ser o correto as caixas ficarem altas mesmo e sem direcionamento, para que façam apenas ambiencia e não seje percebidas.

 

alguma dica?

 

PS: só está nessa altura porque o pedreiro deixou a caixa da fiação muito alta, mais se preciso mudo elas de lugares.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixa elas apontadas pra frete, em direção ás caixas frontais e já era.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixa elas apontadas pra frete, em direção ás caixas frontais e já era.

 

Mais e a altura Boccotte? 1,80 não está muito alto?

 

qual seria uma Altura ideal?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estou usando até mais alto que isto. As minhas estão com 2 metros.

 

IDEAL mesmo é ficar na mesma altura das frontais, mas isto muitas vezes é impossível.

 

As suas estão em suporte fixo ou móvel? Se for em móvel, experimente deixá-las a 90 graus, ou seja, frente a frente. Desta forma você "mata" o foco das surround, que é algo que me incomoda bastante em alguns sets. Fica ainda melhor se você estiver muito próximo das surrounds.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a altura ideal é a altura dos ouvintes, se o posicionamento for horizontal

se houver angulação, aí muda, claro

partindo do pressuposto que estão na altura dos ouvintes, o direcionamento tu pode ajustar da mesma forma como tu faria num carro, privilegiando um ponto (on axis) ou tentando pegar o maior número de pessoas possível

normalmente em set residencial (anda mais se for seguir os padrões adotados pela indústria) não se usa um sweet spot justo, mas fica ao gosto do freguês

tem q ver como é a disposição do sofá, espaço disponível atrás, relação entre sofá e onde as caixas podem ser sipostas, o quanto de dispersão que o sistema proporciona e como tu quer que ele funcione

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais e a altura Boccotte? 1,80 não está muito alto?

 

qual seria uma Altura ideal?

Leia baixo...

 

Eu estou usando até mais alto que isto. As minhas estão com 2 metros.

 

IDEAL mesmo é ficar na mesma altura das frontais, mas isto muitas vezes é impossível.

 

As suas estão em suporte fixo ou móvel? Se for em móvel, experimente deixá-las a 90 graus, ou seja, frente a frente. Desta forma você "mata" o foco das surround, que é algo que me incomoda bastante em alguns sets. Fica ainda melhor se você estiver muito próximo das surrounds.

Perfeito! :legal:

 

 

a altura ideal é a altura dos ouvintes, se o posicionamento for horizontal

se houver angulação, aí muda, claro

partindo do pressuposto que estão na altura dos ouvintes, o direcionamento tu pode ajustar da mesma forma como tu faria num carro, privilegiando um ponto (on axis) ou tentando pegar o maior número de pessoas possível

normalmente em set residencial (anda mais se for seguir os padrões adotados pela indústria) não se usa um sweet spot justo, mas fica ao gosto do freguês

tem q ver como é a disposição do sofá, espaço disponível atrás, relação entre sofá e onde as caixas podem ser sipostas, o quanto de dispersão que o sistema proporciona e como tu quer que ele funcione

Direcionamento em surround? Nem fodendo. Tem que ser o mais disperso possível.

 

as caixas surround TEM que sumir em fator de direcionamento, pode parecer legal num primeiro momento direcioná-las pros ouvintes, mas depois de escutar bastante, vai perceber, que quanto menos focado e disperso, melhor fica!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conheço quem usava as surround atrás do sofá, no chão, viradas pra cima. Do sofá até a parede do fundo tinha uns 30cm.

 

E olha, eu achei MUITO bom. Não cheguei a testar nada com surround muito proeminente, como Resgate do soldado Ryan (uma boa referência pra multicanal) ou Senhor dos Anéis... mas tava bem legal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra exemplificar como está, fiz um desenho...ai fica mais facil para análise.

 

 

 

As torres 3-way tem 1,50mts de altura, as books estão fixas na parede sem direcionamento nenhum e totalmente "de pé" em 90º e estão a 1,80mts do chão

 

O sofá está encostado na parede e as books são fundas (deve ter uns 25cm de profundidade) e eu vou afastar o sofá da parede em 25cm...pro sofá ficar "na frente" das books caso eu baixe mais elas.

 

vistalateral.jpg

 

Aqui na vista frontral...as torres estão a +- 1,60 metros de distancia ( uma torre da outra) e as books estão com +- uns 2,60 metros de distancia uma da outra.

vistafrontalt.jpg

 

e agora com esse contexto...como fica melhor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então pelas respostas (agradeço a ajuda desde já) está até que razoavel.

 

e pelo que eu entendi, se baixar um pouco elas ficaria melhor, correto?

 

e de qualquer forma vou afastar o sofá da parede, vou aproveitar e fazer um suporte atrás pra por copos...ahsaiushahsuias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não vejo as fotos, mas pode simplesmente deitar as books (falantes pra baixo) pra testar

consegue?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conheço quem usava as surround atrás do sofá, no chão, viradas pra cima. Do sofá até a parede do fundo tinha uns 30cm.

 

E olha, eu achei MUITO bom. Não cheguei a testar nada com surround muito proeminente, como Resgate do soldado Ryan (uma boa referência pra multicanal) ou Senhor dos Anéis... mas tava bem legal!

 

eu afastando o sofá da pra fazer ela em suporte, virado pra cima...só tenho que ver o espaço, pq elas são bem grandes...asuiahsuiahsuia

 

 

não vejo as fotos, mas pode simplesmente deitar as books (falantes pra baixo) pra testar

consegue?

 

Não dá cara, não tem suporte para elas que faça isso...elas pesam 6kgs cada e medem 330mm x 187mm x 267mm (A x L x P)

 

isso que fode tudo...hsuiahsuiahusia

Editado por Diego Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eita... seu caso aí é complicado.

 

Eu montaria as caixas lateralmente, ou seja, paralelas com a parede do fundo, encostadas na parede. Muito embora do jeito atual você já esteja off axis, acredito que o método atual atrapalhe a ambiência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eita... seu caso aí é complicado.

 

Eu montaria as caixas lateralmente, ou seja, paralelas com a parede do fundo, encostadas na parede. Muito embora do jeito atual você já esteja off axis, acredito que o método atual atrapalhe a ambiência.

 

E se eu montar como voce tinha citado...elas atrás do sofa com a frente virada para o Teto...será que fica melhor?

 

Paralela a parede do fundo (1 cx de frente com a outra) seria assim?...o problema seria no suporte...teria que fazer uma prateleira...e acho que ficaria esquisito...rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

E se eu montar como voce tinha citado...elas atrás do sofa com a frente virada para o Teto...será que fica melhor?

 

Paralela a parede do fundo (1 cx de frente com a outra) seria assim?...o problema seria no suporte...teria que fazer uma prateleira...e acho que ficaria esquisito...rsrsrs

 

Pois é... sua situação aí é meio complicada mesmo. No seu caso, se o único jeito for como está, fica assim mesmo. Não dá pra querer tudo perfeitinho... hehehehe

 

No meu caso, tenho 1 metro até a parede de fundo, e minhas surrounds são embutidas na parede (drywall)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é... sua situação aí é meio complicada mesmo. No seu caso, se o único jeito for como está, fica assim mesmo. Não dá pra querer tudo perfeitinho... hehehehe

 

No meu caso, tenho 1 metro até a parede de fundo, e minhas surrounds são embutidas na parede (drywall)

 

Pois ééé...fodaaa....

 

Mais vou fazer o teste, tenho 2 banquetas em casa, vou colocar elas atrás do sofá e virar as caixas pra cima e ver como fica...depois tento fazer com elas uma de frente com a outra...

 

se ficar melhor do que está, ai quebro a parede e mudo as caixas de lugar...vou aproveitar que o pedreiro vai fazer a edicula ai vou no embalo...ashuaishuiahsu

 

mais vlww mesmo.

 

e meu receiver tem a opção de surround frontal alta, quando estiver sobrando uns trocos em minhas idas ao PY acho que vou trazer 1 par de P143 e colocar na altura da TV...ashuiasuiasuha

 

encher de caixa a sala, e deixar minha esposa loka...hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Precisa quebrar não... só descer uma eletrofita da caixa até o rodapé. A eletrofita você cobre com fita de fibra de vidro e mete massa corrida por cima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Precisa quebrar não... só descer uma eletrofita da caixa até o rodapé. A eletrofita você cobre com fita de fibra de vidro e mete massa corrida por cima.

no mínimo demanda a abertura de uma canaleta, não?

simplesmente passar a fita vai ficar um "quebra-molas" na parede depois de passar a fita de fibra e mais massa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for bem lixadinho fica quase invisível. Mas fica mais alto sim. É uma opção pra não ter que cortar, o que demandaria a mão de obra de um pedreiro, e, também, acaba deixando o local mais alto, pois geralmente o pedreiro fecha faceando a massa com a superfície da parede. Aí vem massa corrida em cima e... fica o cordão mais alto.

 

Uma solução é fechar o corte com massa de areia média ou grossa, deixando uns 5mm mais baixo, e fazer todo o arremate com gesso cola ou com massa corrida. Aí se o pintor for caprichoso fica lisinho!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galeraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...fiz uns testes aqui...

 

Caixas Surround na posição original que estava.

Caixas Surround na vertical uma de frente com a outra

Caixas Surround viradas para o Teto

 

E a que mais me agradou fui justamente a posição original.

 

ela toca forte mais não é percebida pelos ouvidos sua lucalização...isso em questão de Multicanais no qual é distribuido audio igual para todas as caixas.

 

e no filmes ficou excelente a ambiencia mesmo.

 

A unica diferença que eu fiz foi MUDAR A POSIÇÃO DO OUVINTE...antes estava bem no canto do sofá (é onde que fica a chesi)

Agora está mais para o centro...bem de frente com o canal central, e ficou bem melhor que antes.

 

agradeço a ajuda de todos =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu até tinha comentado com o Kleber de um video no youtube, que o cara fixou as caixas no teto direcionadas para baixo, bem em cima do sofá, com uns suportes de ferro tipo 'U', e as caixas eram grandes tb..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu até tinha comentado com o Kleber de um video no youtube, que o cara fixou as caixas no teto direcionadas para baixo, bem em cima do sofá, com uns suportes de ferro tipo 'U', e as caixas eram grandes tb..

 

Da pra fazer um suporte, e no meu caso seria bem simples...

 

mais furar a lage e etc pra por a bicha sei não...da muita mão de obra...e não tem como eu testar pra ver se ficaria bom...hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara.....ontem ouvi o home do Diego.....ow coisa linda, show de bola....

 

Não sei com relação a altura, etc....

 

Mas, tá muito bom, Joss Stone, estalando a lingua, muito perceptível......Spanish Harlem nem se fala da Rebecca Pidgeon, BB King....tocando muito.

 

Deu vontade de vender todo o som do carro pra montar um home pra mim tb..hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é.... quem escuta um sistema residencial bom as vezes desiste de montar automotivo

 

E por mais tops que sejam os equip automotivo, nunca se compara a um residencial...até porque minhas torres 3 vias alem de espaço na sala tem 20cm de largura e 1,5mts de altura...ja no carro pra tirar alguns litros é sofrível...hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...