Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
neil

Estou necessitando de uma GRANDE ajuda

Recommended Posts

Estou com um equipamento chamado CrimeScope. Ele à 3 meses atras deu defeito e eu fiz manutenção mas voltou a dar defeito nos mesmos componentes.

 

É um equipamento de forense. Custou 96mil estalecas (acho que pela estrutura do equip. nem vale)

 

Ele fica ligado diretamente a um nobreak de 2KVA(grande!) pra evitar variações da rede.

 

 

dsc04908t.jpg

 

Aqui, a sequencia do funcionamento. Fonte ligado na tomada alimentando o reator, que por sua vez liga a limpada (equipamento desmontado).

 

sequencia.jpg

 

 

sequencia2o.jpg

Quando deu defeito, fusível aberto, testei e constatei que 3 componentes estavam em curto. O IRFP450 e o 1º e 3º G4PC40S

 

nomes.jpg

 

 

 

Alguns detalhes da placa. A direira a fonte e a esquerda placa de controle.

 

sequencia3.jpg

 

 

Depois que foi feita a manutenção, os mesmos 3 componentes entraram em curto novamente(2 meses depois). Tem algo dando pau na fonte. Alguem tem alguma ideia de qual componente trocar tambem? Se eu trocar esses 3, provavelmente ele volte a funcionar mas pode voltar a dar defeito. alguem tem alguma ideia ate de uma proteção pra colocar ou algum componente pra trocar junto so como preventivo???

 

 

Grato a todos.

Editado por neil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá. Então estamos tratando de dois componentes que apesar de serem muito parecidos com transistors, não o são. O primeiro é um controlador de pulso por acionamento pelo Gate e o segundo uma espécie de IGBT, módulo de criação de energia de no-breaks. Não sei o funcionamento particular dos mesmos no equipamento, mas não adianta trocar cada vez que queima. É necessário verificar mais componentes na saída dos mesmos, pois algo está em funcionamento irregular causando sobrecorrente neles e ocasionando a queima, ou a tensão está muuuuito elevada em relação ao que deveria, pois eles trabalham acima de 600Volts e é tensão pra caramba! Tem que localizar mais algum semicondutor avariado por aí, acredito que não aparente aspecto de queima, mas os defeitos não param por aí. Proteção seria um componente de sacrifício tipo um fusível ou diodo que aguente um limite inferior dos componentes, mas acho que não é aplicável, visto que é uma placa pronta. O técnico tem que possuir o esquema eletrônico dele e se possível imagem em blocos de funcionamento. 96 mangos é grana heim... prepara o bolso que o conserto não fica por menos de 10k...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá. Então estamos tratando de dois componentes que apesar de serem muito parecidos com transistors, não o são. O primeiro é um controlador de pulso por acionamento pelo Gate e o segundo uma espécie de IGBT, módulo de criação de energia de no-breaks. Não sei o funcionamento particular dos mesmos no equipamento, mas não adianta trocar cada vez que queima. É necessário verificar mais componentes na saída dos mesmos, pois algo está em funcionamento irregular causando sobrecorrente neles e ocasionando a queima, ou a tensão está muuuuito elevada em relação ao que deveria, pois eles trabalham acima de 600Volts e é tensão pra caramba! Tem que localizar mais algum semicondutor avariado por aí, acredito que não aparente aspecto de queima, mas os defeitos não param por aí. Proteção seria um componente de sacrifício tipo um fusível ou diodo que aguente um limite inferior dos componentes, mas acho que não é aplicável, visto que é uma placa pronta. O técnico tem que possuir o esquema eletrônico dele e se possível imagem em blocos de funcionamento. 96 mangos é grana heim... prepara o bolso que o conserto não fica por menos de 10k...

 

Esse circuito e pra simplesmente ligar uma lampada de Xenon. A lâmpada é acoplada a uma fibra óptica de + ou - 1cm de diametro. è equipamento de fora e não acho manual de serviço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sera que vc nao pegou falso os componentes?

 

Comprei o IRF e os IGBTs pela FARNELL. Eu tambem pensei nisso.

 

Ta osso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Comprei o IRF e os IGBTs pela FARNELL. Eu tambem pensei nisso.

 

Ta osso

Doficil mso que seja falso, outro jeito e jpgar alguem que entenda dessas fontes

 

E

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Doficil mso que seja falso, outro jeito e jpgar alguem que entenda dessas fontes

 

E

 

To quase chutando o balde e trocando os IGBTs, zener, diodo, IRF, regulado e o LM pra ver no que da!!!!

 

Vou tentar achar algum esquema de fonte com IGBT com saida de 320Vac pra ver se da uma luz.

Valeu pela ajuda

Editado por neil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece ser uma full bridge. Pode ter danificado os IR2110. Eu trocaria também diodos e resistores de gate.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece ser uma full bridge. Pode ter danificado os IR2110. Eu trocaria também diodos e resistores de gate.

 

Valeu a dica.

 

 

 

OBS: A farnell tem 2 tipos de IR2110 a venda.

um conforme a foto da placa, o IR2110-1, que custa R$17,60 http://www.farnellne...14,4599137.aspx MAS tambem tem o IR2110 , que custa R$7,47 http://www.farnellne...37,4599137.aspx .

Olhei o Data Sheet mas não tem diferença, então posso comprar esse mas barato né? ou por algum motivo e melhor comprar o outro?

 

 

Tem mas alguma dica??? Quer mais alguma foto??

 

Vai ajudar muito.

 

valeu galera pela força!

Editado por neil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não deu certo? Qualnsua prioridade sobre esse equipamento .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não deu certo? Qualnsua prioridade sobre esse equipamento .

 

 

Não troquei ainda. Vou tocar as peças "na doida" mesmo. Trocar o IRF, IGBT, IR, Lm etc.... tambem trocar os diodos e resistores do Gate.

Ja testei, e a principio o que esta queimado e o IRFP e 2 IGBTs, mas como ja falei, ja fiz a manutenção dessas mesmas peças e voltou o defeito depois de 3 meses. pra garantir vou trocar as outras por garantia.

 

Prioridade.... ALTA. temos outros equipamentos que tem luz forense mas esse tem uma qualidade muito superior. Manutenção dele nao tem no Brasil. Qualquer peça, tem que falar com a empresa que importou e solicitar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...