Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rickfvb

Fullranges - Iniciando experimentos

Recommended Posts

Eu prometi pra esposa que vou fazer um sofá sob medida e alguns quadros que ela vai poder escolher o desenho, além de alguma arte abstrata, de madeira envernizada.

Vai ter um sub dentro do sofá, absorvedores dentro dos quadros e os outros enfeites serão os refletores...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o dia das mães foi aqui em casa, a sala finalmente está arrumada.

Isso já me motivou a trocar os cabos, e deixar o que eu considero definitivo no set.

Todos os RCAs são Chord CobraPlus. Os cabos speaker são os Chord Odissey 2. Coloquei pra funcionar o pré valvulado, na verdade um amp de fone de ouvido modificado. Estou nesse momento ouvindo algumas das válvulas que eu tenho aqui (12AU7), tentando entender o que cada uma oferece de bom.

Os Fountek são os falantes da vez, na saída do reciever, configurado na opção Analog Direct.

Set impressionante de imagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Muita informação em 1 topico só. Tenho acompanhado e agora peço ajuda.

Assim como alguns começarei a testar alguns fulls, mas tudo bem improvisado até escolher algum para ir ao possante. Já encomendei um pequeno-grande Class T amplifier, o Indeed:

http://www.ebay.com/itm/290916281986?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649

Agora a ajuda: Quais fulls recomendam que eu comece os testes?? Irei trazer da Madisound/parts/woofersetc. No máximo com 4 1/2" de diametro total.

Além de trazer de fora, temos opções razoavelmente interessantes por aqui??

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo ganho, pra ir direto pro carro é o Vifa que o Franco testou e desenvolveu o filtro. Os demais, é pra quem quer testar, ouvir, experimentar. Se quer uma solução prática e rápida, vai nos Vifa.

Bons cabos, RCA e Speaker (bons mesmo, não Knu nem Monster) fazem miséria com esses falantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

rick,

Dai perde a graça.. hehehe... mas já anotei a dica. Já li muito do topico do Franco também.

Mas, já respondendo a pergunta do Cristiano. Levarei um deles para o carro, mas penso em fazer mini books. Sinceramente não tenho idéia se farei apenas 1 full, full +mid, 3 vias (dai já não será tão mini). Minha idéia é usar o amp que comprei, com um dock para Ipod e as caixas como som da sala de Jantar.

Até numa LT eu já pensei, mas inicialmente, a idéia é de caixas pequenas. Não preciso dizer muito o porque, já que tb sou casado.. hahahahha....

Off topic. Existe alguma patroa nesse mundo que também goste de caixas, falantes e "hi-fi"??? A minha adora sentar na frente do HT HK que tenho e esbanjar volume ouvindo o show da Paula Fernandes, U2 e Adele.... mas fala pra ela que estou pensando em montar umas caixas... hahahhaha....

Compartilhar este post

Link para o post

Cristiano,

Já havia lido a respeito de todos eles, menos o Mark Audio. E espantou-me esse trecho:

"The bass response from the CHP-70 Gen. 2 in a properly tuned box is excellent for this smaller sized driver. Typically, in a Bass-Reflex or Vented box, lower responses close to 40Hz can be obtained.

Uma simples Bass reflex conseguiria chegar em 40hz usando um full de 4"??

Compartilhar este post

Link para o post

cobertor curto

se tu quer extrair todo grave deles, o agudo não vai aparecer

se tu quer ter um full tocado até o top end, não queira graves

além disso, até pode ter os 40Hs numa dutadinha, mas certamente não como F3, deve ser como F6 ou até F10

Compartilhar este post

Link para o post

cobertor curto

se tu quer extrair todo grave deles, o agudo não vai aparecer

se tu quer ter um full tocado até o top end, não queira graves

além disso, até pode ter os 40Hs numa dutadinha, mas certamente não como F3, deve ser como F6 ou até F10

F10 só se for a 10cm do cone... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

rick,

E tem coisa melhor que uma sarninha para coçar algumas horas?? Ou uma bela frieira... hahahahha....

Agora a dispo$ição não disponho no momento.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai nos Fostex e no Vifa então, compra os componentes pra fazer o filtro proposto no tópico do Franco, são tiros certos.

Depois vai comprando mais coisa pra testar

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu rick, comprarei. O Fountek não recomenda?? FR89 alguém já testou?? Diferem algo dos FR88??

O filtro proposto pelo Franco serve para os Fostex tb??

Pedindo a ajuda dos intendidos. Usarei o indeed como amp e um Ipod 4a geração como transporte, usando a saida de dados para evitar amplificação do Ipod. No entanto preciso de um dock de qualidade que recarregue e permita transmitir o audio tb... e ai? Alguma sugestão?? Ou algum transporte prático e barato que funcione com lossless?? Squeezebos seria interessante, mas o preço é proibitivo mesmo lá fora....

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu rick, comprarei. O Fountek não recomenda?? FR89 alguém já testou?? Diferem algo dos FR88??

depois de colocar o Fostex FF85wk e o Fountek FR89 pra tocar num amp bom mesmo, tu vai ter vontade de jogar o Fountek no lixo

só não faço isso pq custou caro, maldito imposto rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

O FR89 já foi testado por aqui??? acho que perdi esse post.. hehehe...

Tá com o FR88 ai sobrando?? Manda ver uma caixinha..hehhehe... ou faz preço camarada... kkk...

Compartilhar este post

Link para o post

Calmae Cristiano! Faz o notch pro Fountek. Mudou minha vida!rs

Vai no Fostex da recomendação do Cristiano.

E no Vifa do Franco, te dará alegria na certa. Depois disso o Fostex 126en, e acho que minha saga com Fullranges termina.

Compartilhar este post

Link para o post

.33mH//8.2uF//4.7ohms

.33mH é manha de fazer. Levei umas 2 horas pra fazer, aferir e finalizar os meus de .339mH

Compartilhar este post

Link para o post

Desembolsei um troco, e o Cristiano me mandou um par de Mundorf de fio chato!

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem a noobice, mas por que, especificamente, alguns Fulls (ou seriam todos?!?!?!) precisam de um notch? Amenizar deficiências??

Compartilhar este post

Link para o post

agora que vi!

anunciei outro par de 0,33mH, mas acho que vou tirar...

falta só o resistor pra fazer o notch daí, pq cap de 8,2 eu já tenho

:)

só pra confirmar, é tudo em paralelo e em paralelo com o circuito, né?

Editado por CristianoLO

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem a noobice, mas por que, especificamente, alguns Fulls (ou seriam todos?!?!?!) precisam de um notch? Amenizar deficiências??

Alguns? Todos, dependendo da faixa utilizada.

Todo falante tem ressonâncias de cone (cone breakup). Dependendo do cone esta ressonância gera um pico nos médios mais altos (8-10k, no caso de cones duros, como kevlar ou fibra de carbono), até o caso de falantes de papel de fibras longas, que ressonam em torno de 1-3Khz.

Tudo depende, inclusive, do tamanho do cone, do material, do peso. Os melhores falantes do mercado conseguem minimizar ao máximo as ressonâncias, a ponto delas se tornarem leves colorações. Outros conseguem jogá-la pra um ponto onde o falante não responderá. Mas elas sempre existirão.

O notch é um filtro tipo "stop band". Você usa pra matar essa ressonância.

• Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post

Cristiano, tenho um monte desses resistores de ceramica aqui, posso te mandar um par. Vamos acertar isso por MP.

No caso, os 3 em paralelo, em série com o falante.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...